Captação de instrumentos em ambiente ruidoso - XM8500 x C1

    Autor Mensagem
    stefanov
    Veterano
    # dez/09


    Pessoal,

    Estou com um violão Ibanez V72ECE em casa e para variar a captação piezo dele é quack quack.

    Infelizmente não tenho isolamento ou tratamento acústico no meu estúdio, então acho que usar um mic condensador está fora de questão.

    Eu consigo resultados bons com um mic dinamico Behringer XM8500? Ou é melhor eu continuar com essa m*rda piezo e tentar tratar com meu Nanoverb?

    Fiz uns testes já plugando o mic através do meu Line6 Toneport GX mas infelizmente o préamp desse equip não serve para microfones, fica muito baixo.

    Dependendo da opinião de vocês, eu compro um Behringer MIC100 e microfono violão através do XM8500.

    Obs: compensa espetar esse MIC100 do XM8500 para meu cubo de voz e violão com entrada XLR ou o pré-amp p/ voz do cubo em teoria já é o suficiente?

    OBRIGADO!

    stefanov
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ah, tem a opção do behringer adi-21 também, esqueci de mencionar.

    teclado_mania
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Amigo ente comprar um microfone estilo lapela, da pra fica perto das cordas e não captar tanta coisa.

    stefanov
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: stefanov
    · votar


    valeu, vou procurar mais sobre esses mic de lapela, nunca toquei neles.

    por enquanto vou tentar ajustar o toneport p/ conseguir um timbre convincente com o violão em linha, ou captar com o xm8500 mesmo.

    para quem tem o toneport, se eu passar meu microfone por OUTRO pré como o mic100 vai melhorar a situação?

    ou é melhor eu jogar esse toneport fora e pegar um ux2 ou um fast track? uhauhauha ...


    stefanov
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    upppppp \o/

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    stefanov

    Num outro tópico eu descrevi uma experiência que eu fiz de captação de ruídos do ambiente, com os microfones XM8500 e um condensador Behringer C2.

    * Todos dizem que os condensers captam mais o ambiente que os dinâmicos, por isso um dia eu resolvi fazer um teste com um C2 e um XM8500 para ver se realmente o condenser C2 capta mais o ambiente que o dinâmico XM8500. Liguei os dois na mesa de som, regulei o ganho, os graves, os médios e os agudos para ficarem com sons semelhantes quando se fala de perto, e o nível de decibeis do ruído de fundo era o mesmo, e aí quando eu comecei a aumentar o volume de um e depois de outro, a microfonia dos dois aconteceu no mesmo volume. Ou seja. O C2 (que é cardióide) se comportou que nem um dinâmico na captação do ambiente.

    É verdade que os condensadores captam mais o ambiente que os dinâmicos, mas este C2 eu constatei que é uma exceção.
    Eu captei violão de aço e de nylon com o XM8500 e depois com o C2 condensador. com o segundo a captação fica muito melhor.
    Com o XM8500 para violão fica muito ruim!! As harmônicas são cortadas pois ele capta só até os 15000Hz enquanto que o C2 condensador vai até os 20000Hz.
    O XM8500 só é bom para captar voz, caixa de bateria, cubo de guitarra já que a sonoridade da guitarra é diferente da do violão.

    stefanov
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vlw, El_Cabong. Fiz uns testes, realmente, ficou horrível.

    Estou gravando via captação piezo mesmo, com os seguintes settings.

    - FLAT total no preamp do violão
    - Equalização no SONAR, abaixei entre 2KHz e 3KHZ e dei um up em 100 Hz, mudou legal já.
    - Reverb da Waves, acho que o Ultraverb bem sutil

    Postarei os timbres.

    E vou testar esse ADI-21 para tocar ao vivo, pelo que li aqui, faz maravilhas quando se trata de modificar som piezo.

    []'s

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Com relação a captação piezo. Tem umas que são boas, outras já não.
    Eu tenho um violão de aço flat da marca FOX www.foxguitars.com.br que tem captação Shadow.
    Puxa vida!! É muito boa. O som é excelente!!
    Os captadores da Fishman então, são melhores ainda!!

    stefanov
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: stefanov
    · votar


    Cabong, postei um sample de como ficou, o que vc acha?

    Teste piezo com reverb eq e compressor

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    stefanov
    Ai cara desculpe a demora.

    Pelo que ouvi, ficou muito bom o som do violão, embora que, para ouvir e analisar realmente o violão, seria bom uma gravação só de violão.
    Contudo, o violão jogado dentro desta mixagem com a bateria e teclado, ele soou muito bem.

    Talvez para "suavizar" o toque, para dar a impressão que o violão foi captado com microfone e não com captador piezo, pode se usar um efeito chamado "acoustic" que alguns pedais tem. Eu tenho um X-Vamp que faz isso.
    As vezes também é legal usar no violão a técnica de gravação "overdub". Tu grava o violão, depois grava ele novamente, quase igual ao primeiro, sincroniza as gravações, e coloca uma gravação para o canal direito e outra pro esquerdo. fica um efeito stereo muito legal. O overdub só não fica legal quando o violão está fazendo um dedilhado ou um solo.

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Botei outra gravação aqui, só com voz e violão em um take, usando as mesmas configurações. NÃO SOU VOCALISTA, antes que me encham a paciência.

    El_Cabong, já me decidi quanto a tocar ao vivo, vou usar um ADI21 e reverb de mola do próprio ampli por enquanto, mais pra frente uma zoom a2 ou uma boss ad-3, e em casa vou usar um MXL990, que está pra chegar \o/ O embaçado vai ser essa barulheira na vizinhança, fodendo tudo.

    Pra voz usei um XM8500 mesmo com preset do POD Farm do meu Toneport e violão com aquelas mesmas settings lá de cima para o violão ligado em line. O som não tá legal, principalmente neste teste com acordes, é onde o 'quack quack' aparece do além.

    teste 2

    Valeu a ajuda.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    stefanov
    Infelizmente não tenho isolamento ou tratamento acústico no meu estúdio...
    ...
    ...
    ... e em casa vou usar um MXL990, que está pra chegar \o/ O embaçado vai ser essa barulheira na vizinhança, fodendo tudo.


    Se eu não me engano o microfone condenser MXL990 (ao contrário do C2 que eu falei acima) capta muito o som do ambiente. É claro que a qualidade é bem superior ao C2, mas neste caso acho que precisaria de uma cabine de isolamento acústico para gravar violão com MXL990, senão o cachorro da vizinha latindo vai sair na tua gravação. (rs)

    * depois eu vou ouvir a gravação.

    stefanov
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Então, vou usar pobrex no quartinho e gravar mais de madrugada hahahaha!

    teclado_mania
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    É claro que a qualidade é bem superior ao C2, mas neste caso acho que precisaria de uma cabine de isolamento acústico para gravar violão com MXL990

    Um mic melhor pode ser o v69g, também se você conhecer esses aquarios de bateria seria uma boa opção, e gravar mais a noite, se não é barulho na certa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação de instrumentos em ambiente ruidoso - XM8500 x C1