Sequenciar músicas com compassos alterados

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: zélo cardoso


    Prezados amigos do FCC, um amigo meu, compositor e cantor de muito conhecimento musical, quer gravar 04 músicas aqui no meu home estudio, mas por ele compor músicas elaboradas, com acordes dissonantes, cheias de alterações harmonicas, em uma das músicas acontece a alteração de compasso, a música inicia em 4/4, mas em alguns trechos (pequenos) altera para 2/4, 3/4 e volta ao "normal" novamente. Minha pergunta é: Eu uso o Cubase SX3, se escolho um Time Signature 4/4, o que posso fazer quando chegar nos trechos em que acontece essas alterações ?
    Tem como eu mudar o compasso em diversos trechos de uma música ?
    Obrigado, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Será que não fui claro em minha dúvida ? Alguém me dê uma força aí!!!
    Vamos lá gente amiga e experiente do FCC !!!

    horacio.jo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    não seria no tempo track? em project você aumenta ou diminui a velocidade com o lápis, em cada trecho que há diferença de compasso!
    Acho que não entendi a pergunta, pois penso que isso com certeza você sabe!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Meu grande brother Horacio.jo, a cho que eu é quem não fui claro na pergunta, vou tentar de novo:
    Eu escolho o compasso 4/4, e a velocidade (tempo) acho que é 110, mas em pequenos trechos da música, o compasso muda para 2/4 e 3/4 (coisa de "maluco", mas muito bem feita, inclusive esta música já ficou em 1º Lugar, vencendo uma das edições do Festival de Alegre, e na época quem tocou com esse camarada, meu amigo, foram músicos que tocavam com o Hermeto Paschoal, que na época eram conhecidos dele, pois ele morava no Rio), e no Cubase SX3 que é praticamente igual ao Nuendo, depois que escolho qual é o compasso (4/4)não consegui alterar em partes da música para outra definição (time signature).
    Desculpe se ainda não consegui explicar, mas valeu meu amigo pela atenção!!!
    Grande abraço, Zélo Cardoso

    horacio.jo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    entendi meu amigo zélo cardoso vou dar uma olhada nisso hoje a noite, se você não encotrar a resposta antes talvez eu possa ajudar!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Muio obrigado meu grande amigo, você sempre prestativo e solidário!!!
    Que bom que no mundo existam pessoas assim feito você!!!

    ricolb
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    Entendi a sua pergunta, deparei-me com umas partituras de cantata pra coral, que utilizava muito estas mudanças. Quanto a sua dúvida, eu não uso o Cubase, nem conheço ele, mas me parece ter uma "cara" parecida com o Sonar, que é o que eu uso, então posso te explicar como é no sonar 8. Talvez seja algo parecido no Cubase. No Sonar é só clicar no menu "Insert" e escolher "Meter/Key Change..." Vai abrir uma janela onde vc fará os ajustes que vc precisar, podendo escolher a partir de qual compasso se dará a alteração, para voltar a fórmula de compasso original, basta repetir este procedimento, escolhendo, claro a partir de qual compasso. Bom espero que encontre algo parecido no Cubase, abs!

    ricolb
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: ricolb
    · votar


    zélo cardoso
    dá uma lida aqui tb, vê se te ajuda

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ricolb
    Valeu meu brother, muito obrigado, vou tentar agora mesmo as suas dicas e ler os lances do "link"!!!
    Obrigado mesmo!!! Valeu!
    Grande abraço, Zélo Cardoso

    horacio.jo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso é assim que faz no nuendo, no cubase é a mesma coisa
    abre a janela project - tempo track
    marca na régua com o lápis o trecho que deseja mudar o compasso
    clica no botão bem em cima a direita o último botão com o desenho de uma cerquinha (grade),
    abrirá a janela process bars
    seleciona a opção inserts bars e em signature digita o compasso desejado.
    Esse compasso ficará apenas entre o localizador direito e esquerdo que você marcou na régua,
    aí você pode marcar outra parte e mudar o compasso novamente.
    Espero que eu tenha sido claro na minha explicação.
    Qualquer coisa posta aí! Boas gravações! abraço!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu horacio.jo !!!
    Muito obrigado meu brother !!!
    Grande abraço !!!

    janne warman
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    zélo cardoso
    fiko feliz em ver q ainda existem pessoas assim no mundo/forum

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu horacio.jo é isso mesmo que você citou aí!!! Obrigado, problema resolvido!!!
    Obrigado a todos que postaram suas dicas !!!
    Grande abraço, Zélo Cardoso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sequenciar músicas com compassos alterados