DIcas de home estudio apenas para ensaio

    Autor Mensagem
    peter.dean
    Veterano
    # dez/08


    BLz galera ???

    Eu tenho um barracao nos fundos da minha casa e gostaria de
    fazer um estudio para ensaiar, nao vou gravar nada la.
    o espaço la e muito bom, tipo 2 quartos......
    La dento vai ter...
    1 bateria
    2 guitarras
    1 baixo
    1 vocal
    ...............................................
    Preciso de 2 DICAS de galera aki do forum ..

    Primeiro -> la na sala onde sera o estudio é quadrada, e feita de
    alvenaria, gostaria de saber como que faço pra isolar o som de maneira bem eficaz, sem construir outra parede e tal,, qual revestimentos usar??? so uma camada de espuma ja resolve ??
    a janela eu vo fazer parede nela.,, e como
    isolar a porta ????

    segundo->Como os caras da minha banda sao meio duros, eu pretendo comprar uma mesa de som + 2 potencias +
    4 caixas de som passivas(que eu ja tenho).
    e ligar assim :
    - 1 caixa em uma guitarra
    - 1 caixa na outra guitarra
    - 1 caixa no baixo
    - 1 caixa no vocal.....
    Fico meio confuso mas eu acho que deu para intender ..
    Ja uzei a busca mas ainda nao achei o que eu queria..
    SO PRA LEMBRAR, E SO PARA ENSAIAR O ESTUDIO

    VALEU D+

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    peter.dean

    Primeiro -> la na sala onde sera o estudio é quadrada, e feita de
    alvenaria, gostaria de saber como que faço pra isolar o som de maneira bem eficaz, sem construir outra parede e tal,, qual revestimentos usar??? so uma camada de espuma ja resolve ??


    Esquece a espuma. O jeito mais pratico e barato acho que é vc fazendo com lã de rocha. Procure em foruns gringos que tem um monte de fotos, explicações e discussões que podem te ajudar!!

    e como isolar a porta ????

    Vc pode comprar ou mandar fazer uma porta de estudio...

    O lance das caixas não ta dando pra entender. Vc vai usar as caixas como amp pras guitarras???

    peter.dean
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O lance das caixas não ta dando pra entender. Vc vai usar as caixas como amp pras guitarras???

    isso mesmo, vou ligar as guitarras nas pedaleiras e ligar a pedaleira na mesa de som,,,, eu ja faço isso com uma guitarra, entedeu ?

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    peter.dean

    Sim, pode ser!
    Mas não sei quanto a qualidade, já que vc vai usar uma caixa pra cada equipamento.
    talvez fosse melhor vc ligar tudo na mesa e mandar o som já balanceado para todas as caixas...mas só testando pra ter certeza!!

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    peter.dean

    cara... só pra ensaio o ideal mesmo é cada instrumento ter seu amp especifico... e uma mesa + potencia + 2 caixas pra voz...

    mas sendo que vc vai usar os recursos que já possui... uma boa idéia é essa do BaNdAiD.

    abs

    peter.dean
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Com relação aos instrumentos eu vo fazer assim mesmo...
    1 mesa + 2 pontecias + 4 caixas de som = 3 instrumentos + voz....
    agora eu gostaria de uma sugestao sobre o local pra ensaiar que ja disse no primeiro post.....
    Por exemplo...
    se eu dexar a parede com esta e colar ne lã de rocha, e emcima da lã de rocha uma espuma.. ja deve isolar bem o som nao ???

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    peter.dean

    Não, sem contar que vc pode ter problemas de saude por causa da lã de rocha...

    O meu conselho é que vc pesquise bem antes de comprar qualquer material, pra não gastar dinheiro atoa! Tem vários sites legais, com fotos, esquemas e dicas por ai!

    Pra começar, espuma não é isolante acustico...

    Amok
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Os principais desafios de um estúdio pra ensaio são o vazamento de som e o controle da microfonia. Uma sala de alvenaria bem vedada (existem veda-frestas auto-adesivos para portas e janelas em lojas de material de construção) já reduz o vazamento. Um piso flutuante vai bem pra bateria. Solução barata: uma chapa de compensado sobre pneus velhos, que você consegue até de graça em borraharias. As caixas de som devem "flutuar" também: pode pendurar ou apoiar sobre um piso flutuante.
    A microfonia é mais difici, pois exige tratamento acustico da sala. Os projetos que existem por aí são um tanto elaborados, mas muito eficientes. A solução mais barata que conheço (obviamente é longe da ideal) é colocar colchões velhos em pé nos cantos da sala, pra funcionarem como bass-traps. O mais dificil é eliminar as ondas estacionárias devido ao paralelismo das paredes. Dá pra fazer uma parede de difusores com garrafas pet cortadas ao meio e coladas lado a lado, montando uma espécie de colméia.
    Um noise gate no microfone ajuda a controlar um pouco aquelas microfonias "gratuitas", mas na hora do som, o vocal vai precisar de um bom microfone hipercardióide e ficar de costas para um dos colchões.

    Sei que muita gente vai dizer que este post é uma heresia. De certo modo, concordo. Mas nem sempre dá pra fazer uma medição precisa de ondas estacionárias e um tratamento acustico top sob medida. O que postei aqui é uma solução modesta mas até que bem eficiente. O conselho final: Não coloque caixas de ovos nas paredes.

    [ ]'s

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Amok

    Sei que muita gente vai dizer que este post é uma heresia.

    Pelo contrário!!!!

    Com a maior acessibilidade da tecnologia, agente tende a pensar que estes projetos elaborados estão ao alcance de todos, mas a realidade ainda está longe disso.

    O que agente mais precisa é de gente com conhecimento dando dicas de modos alternativos, que sejam mais baratos e que possam atender mesmo que não tão bem, a demanda.

    Inclusive gostaria de dar a idéia pra que agente possa abrir um tópico justamente sobre alternativas "baratas" na montagem do home studio.

    O q vcs acham?

    peter.dean
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Qual e a melhor alternativa para isolamento acustico.. SEM CONSTRUIR OUTRA PAREDE...
    qual e a melhor conbinação de materiais ???

    peter.dean
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    OBS. nao quero usar caixas de ovo , colchao... nada dessas coisas velhas..
    eu quero fazer um bom isolamento acustico.. com um bom material
    so nao quero construir outra parede

    peter.dean
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ???

    horacio.jo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Amok
    gostaria de saber mais sobre esses difusores com garrafas pet, se são eficientes, preciso terminar o tratamento das minhas salas, técnica ( não fiz tratamento ainda) e gravação.
    Aqui tem umas fotos do que já fiz http://somnatural.blogspot.com/, claro que o meu objetivo são instrumentos acústicos.

    horacio.jo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ah! pessoal, desculpa aí pois o post é sobre estudio para ensaio, e o meu é para gravação, não quero bagunçar o post, é que me interessou o negócio das garrafas...valeu.

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    horacio.jo
    Amok

    gostaria de saber mais sobre esses difusores com garrafas pet, se são eficientes,

    Estou pensando se não seria mais "visualmente agradavel" construir estes difusores com canos de PVC cortados ao meio e em tamanhos diferentes??

    peter.dean
    Qual e a melhor alternativa para isolamento acustico.. SEM CONSTRUIR OUTRA PAREDE...

    Não sei se tem outra alternativa tão viavel...

    peter.dean
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    desisto uheahuhueahuaeuh
    EU VO CONSTRUIR OUTRA PAREDE....
    mas ai galera , o lugar do estudio e retangular ..
    eu devo construir exatamente outra parede dentro da sala ??

    Amok
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Amok
    · votar


    peter.dean
    Pelo jeito você não está com uma limitação severa de orçamento. Isso facilita as coisas. Já que voc~e se convenceu que deve construir novas paredes, existem algumas regras básicas:

    1. Isolamento é diferente de tratamento acustico. Isolar é atenuar vazamentos de som; tratamento acústico é otimizar o comportamento das ondas sonoras dentro do estúdio.

    2. Para isolar é necessário impedir que o som se propague para fora da sala; essa propagação ocorre pelo ar ou pelo solo. Se houver muita pressão sonora dentro da sala, as próprias paredes podem entrar em ressonância e propagar o som pra fora. Um dos modos de evitar ressonância é ter paredes de alta massa: tijolo maciço ou blocos de concreto recheados de entulho ou areia. Isso exige praticamente a recosntrução da sala e reforço nos alicerces do imóvel. Outro modo é criar paredes sucessivas com densidades diferentes de modo que uma atenue a ressonãncia da outra. Esse é o principio Box-in-box. O modo mais usado de se criar um box-in-box é levantar paredes tipo dry-wall com um afastamento de 8 a 10 cm da parede de alvenaria. O espaço entre elas é preenchido com lã de rocha. Sobre a vedação eu já falei acima. O piso flutuante é importante também pra evitar propagação pelo solo.
    Existem portas anti-ruido disponiveis no mercado. Uma solução mais em conta é fazer uma porta dupla (uma interna e outra externa).
    Em relação o tratamento, procure fazer com que as paredes de dry-wall nã sejam paralelas. Isso inclui um tratamento no teto. O principal objetivo é evitar o aparecimento de ondas estacionárias, que "embolam" o som e aumentam desnecessariamente a pressão sonora dentro do ambiente. Os recursos mais utilizados para "quebrar" as ondas estacionárias são os difusores e os "bass traps". Tem muita informação sobre a construção destes recursos no Audiolist.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    horacio.jo
    Me desculpe, eu me confundi. As garrafas PET funcionam como absorvedores, não como difusores. Montadas do modo que descrevi, funcionam como ressonadores de Helmholtz, atenuando determinadas frequencias.

    [ ]´s

    kiki
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    horacio.jo
    tem uma avaliação tecnica mais profunda sobre esse material nesse livro:

    Estudo do Potencial Tecnológico de Materiais Alternativos em Absorção Sonora

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/180884/p1#5051307

    http://kikipedia.wordpress.com/2008/03/11/estudo-do-potencial-tecnolog ico-de-materiais-alternativos-em-absorcao-sonora/

    primeiro de tudo não to fazendo propaganda nem nada. eu comprei ele (por recomendação aqui no forum), li e gostei. fiz um review e divulgo, pois achei legal. é um estudo academico, achei muito serio e muito interessante.

    Amok
    muito boas as suas contribuições.

    viajando um pouco nas garrafas pet, sera que fazer um painel com as bundinhas da garrafa não daria um difusor? tipo uma parede de pedra.
    sei lá, foi uma ideia que me ocorreu agora...

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    kiki
    Em alguns estúdio se usam umas placas de espuma com este formato de "bunda de garrafa PET". Elas servem pra "matar" o som da sala, ou seja, tornam-no mais seco, com menos reverberação.

    horacio.jo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Amok
    Me desculpe, eu me confundi. As garrafas PET funcionam como absorvedores, não como difusores. Montadas do modo que descrevi, funcionam como ressonadores de Helmholtz, atenuando determinadas frequencias

    beleza cara, estamos todos aprendendo aqui!

    kiki
    tentando encontrar o livro para comprar, encontrei uns pdfs de outras experiencias com materiais de baixo custo. Vamos buscando, conhecimento é assim mesmo: vem em pequenas doses continuas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DIcas de home estudio apenas para ensaio