Ajuda com termos técnico - Alguns eu entendo outros não!

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08


    Ajuda com termos técnico - Alguns eu entendo outros não!

    Gostaria do pessoal que manje de Studio / Home Studio / Gravação, que explicasse alguns termos técnicos para me ajudar e ajudar o pessoal que tb não conheça.

    Minha sugestão é, pra cada termo técnico, serem respondidas as questões:
    - O que é?
    - O que faz?
    - Como funciona?
    - Onde se usa?

    Alguns exemplo de termos técnicos a serem explicados:
    Codecs
    Conversores
    Tag
    Masterizar
    MIDI
    Mixar
    Players
    Plugins
    Plugins VST / DXi
    Seqüenciadores
    Sintetizadores
    Streaming

    E quem puder sugestionar mais termos (que eu sei que existe muito mais), pode upar ...


    GRATO.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Fernando de almeida

    Parabéns por mais esta iniciativa!

    Estou tentando formular algumas respostas mas fiquei na dúvida sobre a metodologia a ser seguida.
    No caso de "streaming" por exemplo. "Streaming" não faz nada, é apenas uma modalidade de transmissão de dados. Devo suprimir "O que faz?" ou apenas informar algo como:

    O que faz?
    Não se aplica.

    Estou perguntando de antemão para que as questões possam seguir um mesmo padrão.

    Alguma outra sugestão?

    Abs.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    No caso de "streaming" por exemplo. "Streaming" não faz nada, é apenas uma modalidade de transmissão de dados. Devo suprimir "O que faz?" ou apenas informar algo como:

    Sim, se algumas das questões não for aplicável ao termo que esta sendo explicado, cancele essa questão.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    [edit]

    busterchair
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu tenho um arquivo em casa q é tipo um Dicionário de Gravação.
    Chegando em casa vou postar aqui para vocês. Se não me engano, eu peguei no site homestudio.com.br

    enquanto isso deem uma olhada lá.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    busterchair
    eu tenho um arquivo em casa q é tipo um Dicionário de Gravação.
    Chegando em casa vou postar aqui para vocês. Se não me engano, eu peguei no site homestudio.com.br


    Legal vou dar uma olhada no site ...
    Qto ao seu dicionário, se for possível, poste, além dos termos citados, qtos outros mais para deixarmos o tópico o mais completo possível.
    Grato.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    A idéia é aprofundar nos temas ao máximo?

    Abs

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    A idéia é aprofundar nos temas ao máximo?
    Se possível sim ... O máximo possível ...
    Muitos desses termos tem muito além do significado da própria palavra (ou tradução) ... Todos os termos tem muito porques, muitos poréns e muitoas condições e que dificulta o aprendizado (considerando que não estamos numa sala de aula aprendendo exclusivamente o assunto) ...

    Por exemplo o MIDI sei que ele é um protoclo de comunicação, e é abreviatura de Musical Instrument Digital Interface e não contém audio (como muitos confundem com arquivos .mid). Sei também que existe um padrão (creio que seja o lance da pinagem ou alguma coisa no próprio protocolo) e que muitas empresas NÃO seguem esse padrão para "forçar" o consumidor utilizar somente produtos deles, ou seja, o padrão MIDI desse empresa só funciona com equipos MIDI dessa mesma empresa.
    Eu sei que vc, MauricioBahia tem o Wavebox Argos e o MIDI dele é o padrão (conforme o Marcelo da Wavebox me disse) ... alguns controladores ou pedaleiras de outros fabricantes que tenha MIDI, não funciona no ARGOS (seja pra usar ele como controlador ou para controlá-lo), devido esses outros fabricantes não usarem o MIDI padrão ...

    Voltando à sua pergunta, esse pouco que eu sei de MIDI não é tudo, tem muitas outras coisas por trás do MIDI ainda, então se fosse possível alguém esclarecer, por exemplo, o MIDI (tudo, inclusive os dados que eu citei), seria legal ...
    Bom, só exemplifiquei o MIDI, mas tem vááááááários outros termos que eu acharia legal saber o máximo possível.

    Abr

    AlexB
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    MauricioBahia
    Você deu a definição de STREAMING de internet, em audio significa o caminho do sinal de audio, às vezes o pessoal usa streaming em vez de signal flow, para definir o caminho de transmissão do áudio. Muito usado em estúdios analógicos para definir o sinal "vivo". O sinal que está sendo transmitido no momento.
    Abraço,
    Alex

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    AlexB
    Fernando de almeida

    Acho melhor editar o que escrevi para evitar confusões e aguardar um pouco para escrever algo mais completo e sem "distorções". ;-)

    Abs

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    Acho melhor editar o que escrevi para evitar confusões e aguardar um pouco para escrever algo mais completo e sem "distorções". ;-)

    Brow, mas se vc souber de algum termo pode citar ... vc só se confundiu com um termo, normal ...

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Fernando de almeida

    Tá tranquilo! É que leva um tempinho para articular/agrupar alguma informação bem trabalhada e fundamentada.

    Abs

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    busterchair
    eu tenho um arquivo em casa q é tipo um Dicionário de Gravação.
    E aí brow ... tem como, por favor, passar os esquemas???????????

    Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    busterchair
    eu tenho um arquivo em casa q é tipo um Dicionário de Gravação.
    E aí cara, blz??? Tem como vc dar uma força usando seu dicionário???? Abr.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com termos técnico - Alguns eu entendo outros não!