Gravação barata (voz e violão)

    Autor Mensagem
    Jimmy1hendrix
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Jimmy1hendrix


    Ae galera, tudo bom?

    Eu dei uma procurada aqui no fórum e eu não achei o que realmente quero, além de que os tópicos mais próximos do meu interesse que achei são bem velhos!

    Assim, eu queria fazer uma gravação aqui em casa de voz e violão, mas gravando um de cada vez...

    Eu gostaria de dicas para compra de:
    -microfone
    -mesa (mesmo que for só um canal)
    -um programa fácil de usar (de preferência de graça ou bemmm barato)

    PS: Eu quero o mais barato possível, mas que seja bom... não quero também gastar muito pouco e ter uma gravação péssima...

    Desde já agradeço a ajuda.

    makumbator
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Mesa é dispensável nesse caso, pois vc vai gravar um de cada vez, e como quer gastar o mínimo possível, pode eliminar esse item. Para o violão o ideal seria um microfone condensador bem flat, e como vc quer algo mais em conta, procure os condensadores mais baratos da Behringer. Mas ele precisa de phantom power, e por isso seria necessário e interessante incluir um pequeno pré valvulado com a função phantom, podendo ser o MIC-100 ou 200 da Behringer, ou um modelo semelhante da Samsom(não me recordo o nome exato do modelo). O mesmo microfone do violão seria usado para voz, através do mesmo pré.
    Em relação a programas, tanto faz, desde que seja multipista. Há inclusive opções grátis.

    Free:

    Kristal

    http://www.kreatives.org/kristal/

    Audacity

    http://audacity.sourceforge.net/

    Pagos:

    Adobe audition
    Cubase
    Nuendo
    Sonar
    PT

    Jimmy1hendrix
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu não entendi direito, eu só preciso de um microfone??

    Eu sou novato nessas coisas de gravação, eu só queria saber como gravar o violao e depois a voz, eu preciso de uma placa de som externa? pq eu tenho um notebook, a placa eh a normalzona q tem entrada pra fone e microfone...

    makumbator
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    Jimmy1hendrix

    precisa apenas do mic mesmo, mas se ele for condensador, irá precisar necessariamente do pré com phantom power, mas se o mic for dinâmico pode-se até dispensar o pré(mas mesmo nesse caso seria desejável usá-lo para ter um melhor sinal). Para ter melhor qualidade sonora de gravação, menos ruídos e menor latência, seria legal ter uma interface de áudio externa em USB ou firewire, mas pode-se usar a interface interna do notebook também sem problemas.

    Como vc não vai gastar em mesa ou interface externa, recomendo que invista um pouco mais no mic para ter um modelo de maior qualidade. Depois basta baixar um dos programas grátis, instalar, configurar e sair gravando!

    Jimmy1hendrix
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Jimmy1hendrix
    · votar


    Que modelos de microfone você recomenda?
    Eu tava lendo que pra ser condensador é bom ter um tratamento acústico né? (que não é o meu caso)
    E como eu faço para ligá-los na placa do notebook? Eu posso usar um adaptador de XLR pra p2 (eh p2 o de fone normal?)? Existe adaptador pra p2?

    Tem algum lugar onde ensine a mexer nesses programas? Ou é só eu fuçah q eu descubro?

    E vlw ai pela ajuda kra...

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Jimmy1hendrix
    E como eu faço para ligá-los na placa do notebook? Eu posso usar um adaptador de XLR pra p2 (eh p2 o de fone normal?)? Existe adaptador pra p2?

    Se você quer uma gravação sem ruídos (limpa), vai precisar de um pré amplificador para microfones dinâmicos, ou de um pré-amplificador com phanton power para microfones a condensador.
    Sem o pré amplificador a tua gravação vai ficar pior que a de uma fita cassete.
    Pode ser um MIC100 ou um mixer mesmo, por exemplo UB502, ambos da Behringer.
    Cabos:
    - 1 com dois plugues XLR, fêmea para conectar no mic e macho para conectar no mixer ou pre-amp, (ligação simétrica).
    - 1 com plugues P10 stereo para a saída do mixer, e P2 stereo para conectar no line-in do notebook.

    Jimmy1hendrix
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    um behringer xm8500 serve de microfone?

    e quanto custa um desses pre amps ai?

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Jimmy1hendrix
    Eu tenho um XM8500. É excelente para microfonar vocais, e dá também para microfonar cubos de guitarra.
    Agora, microfonar instrumentos acústicos como violão, não fica bom. Eu já testei.

    Acho que o melhor e mais barato para ti seria um microfone condenser Behringer C1. Excelente para microfonar tanto voz como violão. e talvez o pré amplificador MIC100.

    Jimmy1hendrix
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    um sm57 eh bom pra microfonar violão? pq eu posso arranjar um por uns tempos emprestado...

    RafaelF
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Jimmy1hendrix

    Por R$ 350 reais você compra um condesador usb da SAMSON como o C01u e grava voz e violão sem maiores problemas, com boa qualidade e sem nenhuma outra necessidade.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bom, para gravar voz você precisará dum microfone. Para se obter um som legal, é bom comprar um microfone condensador, logo você precisará do phantom power. O mesmo microfone servirá para gravar violão. Então o que você precisará será:

    - Uma placa de som boa. Recomendo a Fast Track Pro, pois ela já tem o phantom power. R$800 no ML.
    - Um microfone condensador. Tem os Behringer C1 por R$250 no ML.

    kiki
    Moderador
    # jul/08
    · votar


    outra coisa: tão importante quanto o microfone é onde voce posiciona ele em relação ao violão.

    evite colo car o microfone apontado para a boca do violão.
    dois lugares que eu acho interessante:
    - apontado pra casa 12, na junção do braço com o corpo
    - apontado pra ponta do cavalete, logo abaixo da mão da direita
    mas isso é o que eu cheguei com minha pouca experiencia. de uma pesquisada no assunto, é fundamental.

    RafaelF
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao

    Porque não simplificar e comprar um mic condenser USB? Dispensa o phantom, dispensa a placa (pois ele tem um conversosr AD interno) e custa R$350.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RafaelF
    Boa...

    Na verdade, não conheço muito sobre estes microfones USB, só ouvi falar de leve. Ele chega a ter a qualidade dos microfones tradicionais? O phantom power é "via USB"?

    RafaelF
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, é justamente pro perfil do Jimmy1hendrix, quem quer fazer umas gravações, sem gastar muito, mas com qualidade suficiente pra divulgar. Eu já testei e ele é o que o preço diz, um condenser de nível inicial da samson. O phantom é via usb sim. Da pra gravar voz e violão com uma qualidade aceitavel.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RafaelF
    Andei pesquisando sobre os USB e descobri que não é possivel usar outro dispositivo de captação simultaneamente ao mic USB. Assim, por exemplo, você não pode captar o violão através do microfone e ligado em linha simultaneamente. Você pode me confirmar esta informação?

    RafaelF
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao

    Cara, isso depende do software. Pro software, o mic é como uma interface de audio qualquer. Se o software suporta gravação de duas interfaces simultaneamente, isso não será problema. Vai ser a mesma coisa que usar duas fast track no mesmo pc ou uma placa externa e uma pci ao mesmo tempo.

    francisalex
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Amizades, eu havia criado um tópico perguntando sobre microfones para gravação de violão e voz. Meu tópico foi fechado e eu advertido, com razão, pela moderação. Agradeço o Lelo Mig e o Ismah pelas respostas.
    Decidi comprar um par do Behringer C2 mesmo, pelo preço, tem a qualidade que preciso agora, e o formato, pois quero gravar voz e violão simultaneamente, como que "ao vivo". Sei que não vou fazer milagres mas acho um bom começo. Me falta uma interface ou placa de som externa, queria indicações desse produto que "case" bem com o C2, na faixa de 400 à 550 reais.
    Ja disse não espero fazer milagres, mas quero ter algo básico pra começar a brincar com mixagem, me dou muito bem com softwares.
    Obrigado =D

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-594843674-m-track-m-audio-pvend er-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-601725417-tascam-iur2-usbmidiio s-interface-de-audio-nova-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596629731-tascam-us-122-mk2-int erface-de-audio-usb-gtia-loja--_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-597890853-presonus-audiobox-int erface-de-audio-usb-_JM

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação barata (voz e violão)