Autor |
Mensagem |
renato_nog Veterano |
# jun/08
Olá a todos,
Estou com uma M-Audio Fast Track Pro USB adquirida recentemente.
O problema é o seguinte: antes dela, eu fazia umas gravações simples, ligando teclado e contrabaixo diretamente no Line-In da placa de som do PC (offboard). Como forma de "monitorar" a gravação, eu ligo a saída da placa no meu aparelho de som, com um cabo P2 (PC) x RCA (Som). Ouço os sons diretamente das caixas, ou plugo o fone de ouvido diretamente no aparelho de som.
Com a Fast Track Pro, eu liguei a USB no Pc (ok);
O PC "lê" a interface (reconhece o drive - já atualizado).
Mas só que eu gravo, e não escuto em "real time": somente escuto a gravação depois de realizada. Para poder me ouvir nesses testes, tenho ligado o fone de ouvidos diretamente na M-Audio. Ou seja, configurei a placa do PC para reproduzir os sons, e a Fast Track para gravar.
Pergunta: por que o PC "ouve" a gravação, mas não "reproduz" em tempo real? Há algum erro aí? A USB não é suficiente para isso (apesar de que ela capta a gravina, mas não reproduz)?
Muito obrigado, desde já! Renato
|
AlexB Veterano |
# jun/08
· votar
O jeito correto é gravar e ouvir pela Fast track pró. Se quiser ouvir através da placa de audio do PC há uma grande possibilidade de haver latência. Em um bom PC com a fast track bem confugurada você pode ouvir o audio já processado na fast track sem latência perceptível. Mas a fast track também lhe dá a possibilidade de ouvir o audio diretamente sem passar pelo PC, o que te permite gravar evitando a latência alta do processamento do som no caso de computadores lentos. Abraço, Alex
|
renato_nog Veterano |
# jun/08 · Editado por: renato_nog
· votar
AlexB
Muito obrigado pela resposta!
Refiz as ligações desta maneira:
Out/USB da M-Audio ---> In/USB do PC
Out/RCA da M-Audio ---> In/RCA do ap. de som (onde estão ligadas as 2 caixas)
Dessa maneira, eu utilizaria a M-Audio como minha placa de som para todas as propriedades, correto?
Desinstalei do PC a placa (hardware) de som offboard (uma Creative). Desinstalei também o seu plugin do pC.
Reinstalei o plugin da M-Audio (atualizado do site - FTP_V32_5.10.00.5119).
Liguei a M-Audio, mas o que acontece agora: eu vejo e ouço que o som está sendo gravado, mas depois o PC não reproduz o som. Por exemplo, eu não consigo ouvir o que foi gravado para depois fazer qualquer overdub. Nem com fones de ouvidos ligados diretamente na M-Audio.
Entro nas propriedades de som, e vejo isto: http://img519.imageshack.us/img519/7697/propriedadesvolumeod6.jpg
Parece que o som ainda esta desativado, apesar das configurações que eu fiz: http://img519.imageshack.us/img519/7932/propriedadesudiojv5.jpg (aba "áudio")
http://img100.imageshack.us/img100/6592/propriedadeshardwaresp7.jpg (aba "hardware")
Agora, to em desepero! hahahaha Fiz algo de errado ainda? Ou será que - pelas suas explicações - meu PC não está suportando a M-Audio corretamente? Tenho um PC ainda "fraco", mas essas operações teoricamente simples ele teria que fazer numa boa.
Se puder me ajudar, agradeço muito. Abraço Renato
|
AlexB Veterano |
# jun/08
· votar
Você tem que dizer para o programa que você usa para gravar que a saído do som é pela fast track pró. Apenas isto. Abraço, Alex
|
renato_nog Veterano |
# jun/08
· votar
Já está configurado: http://img246.imageshack.us/img246/6667/propriedadesaudacityug5.jpg
Bom, enfim... valeu pela ajuda! Deve ser alguma incompatibilidade da Fast Track com minha máquina mesmo. Logo, logo estarei com uma nova (morrendo de vontade de usar pra valer a m-audio).
abraço, Renato
|
AlexB Veterano |
# jun/08
· votar
Experimenta colocar um checkmark na segunda caixa. Abraço, Alex
|
Dr Jivago Veterano |
# jun/08
· votar
Com essa ligação você consegue ouvir algum som pela Fast Track (música videos, jogos, etc...)?
Porque se conseguir o problema pode ser na configuração do software VST que não está reproduzindo o som do instrumento na placa correta.
Acho pouco provável que seja problema de compatibilidade com seu PC.
|
renato_nog Veterano |
# jun/08
· votar
Problema resolvido
O "problema" foi pura e simplesmente inexperência de quem usa pela primeira vez uma interface na vida (pra não dizer burrice mesmo.. hahaha).
Eu ainda não tinha regulado da maneira correta o botão "Mix": como ele estava totalmente na posição "In", eu só ouvia o instrumento no momento em que tocava, e não depois de gravado no Audacity.
Se eu regular o botão totalmente à direita (posição "PB"), eu escuto o som do PC; se deixá-lo em posição flat, escuto ambos: instrumento + playback direto do pc.
Obrigado pela ajuda (e espero prestar mais atenção no equipamento nas próximas vezes.. hhahha).
Abraço, Renato
|