montagem de um studio

    Autor Mensagem
    pacificpoker
    Veterano
    # out/07


    entã eu tava querendo montar um mini studio, n ia derrubar a parede pra colocar lá de vidro e nem trocar os vidros e tal, tava querendo fazer uma coisa simples, só com aqueles negocios que tem o formato das caixas de ovo... tipo uma espuma, e mais algumas pequenas coisa... mas eu tava pesquisando que o studio n é o melhor lugar pra avaliar timbre essas coisas, pq as paredes absorvem frequencias importantes, assim o studio seria um lugar pra melhorar o ritmo com a banda, etc

    eu queria saber um forma de ter uma absorsão razoavel, e que o ambiente n atrapalhe no timbre, pq eu queria colocar umas caixas tbm lá pra poder escutar musica e colocar o PC lá, tipo um escritório para se tocar guitarra... se alguem puder ajudar eu agradeço

    Foukez
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Poh legal essa sua pergunta,tambem tenho essas duvidas...

    Zeraus
    Veterano
    # out/07
    · votar


    tipo um escritório para se tocar guitarra...

    Definição bárbara! Eu gostaria de montar um tb heheh

    catselidis
    Veterano
    # out/07
    · votar


    escritório para se tocar guitarra...
    essa foi a melhor definição que eu já li...
    nota 10!

    ogner
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Rapaz, existe outro forum ali do lado. GRAVACAO $ hOME ESTUDIO
    Lá tem bastante informaçao!

    braddock
    Veterano
    # out/07
    · votar


    pacificpoker,

    Não recomendo usar somente material absorvedor, precisa de um isolante acústico. Uma parede dry wall com recheio de lã de vidro saí 150 reais o m2 (ver na www.isonar.com.br). Não precisa derrubar nenhuma parede, apenas será construido um quarto dentro do quarto para criar uma barreira para o som. Vale muito mais a pena o drywall com lã de vidro do que uma espuma.
    Os materiais absorvedores são para tratamento de som, no caso de home studio, não é tão necessário.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    pacificpoker
    precisa definir melhor uma coisa: voce quer isolar o ambiente, pra não vazar som pra fora?
    a dica do nosso amigo braddock é pra isolar o som, pra não vazar pros vizinhos.

    tudo o que voce falou é sobre o tratamento acustico (que é diferente de isolamento). pra mexer na qualidade do som pra voce.
    essa é sua preocupação principal? pra tocar que tipos de instrumentos?
    se voce quer um abiente bem tratado, tem que fazer uma avaliação do ambiente (é um negocio um pouco chatinho, tem que calcular as áreas e o volume da sala, verificar os acabamentos de todas as superficies...). por que depende tambem das frequencias, se é mais grave ou mais agudo, etc.
    tem uns softwares que fazem isso. inclusive a eca-usp tava desenvolvendo um software livre desse tipo para amadores.

    pacificpoker
    Veterano
    # out/07
    · votar


    então... eu queria um isolamente do som, pra n vazar pra fora, e n ter perda da qualidade do som, que é o mais importante, essas dicas q o braddock fez, alteram a qualidade do som?


    pra tocar que tipos de instrumentos?
    guitarra, e eu estava pensando em colocar algumas caixas pra musica tbm, ligadas em um computador

    ZeeG
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pra t uma sala perfeita vc tem q le um livro bom d acustica e vai tah cheio d logaritimo, uns calculos cabulosos pra posiciona as caixas, engenheiro tira d letra, e gasta muito. Nao tem como uma coisa caseira ser mt boa pra monitoraçao, entao tendo um fone bom eh oq conta.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    pacificpoker
    bom, só pra guitarra o isolamento é mais tranquilo...
    mas tem que ver que altura voce quer tocar, e que horas da madrugada!
    se voce não quiser tocar absurdamente alto, tiver um comdo que não seja geminado com o vizinho, fechar as portas e janelas, vai conseguir um isolamento bem razoavel. e ficar um pouco sufocado...

    tem uns macetes, tipo vedar as juntas das portas e janelas com feltro ou borracha, que segura o vazamento de som, etc.

    e um jeito caseiro de tratar o ambiente é ter coisas absorventes, tipo sofá, cama, tapete, tecidos e carpetes. geralmente ambientes de estudo é bom que absorva um pouco a mais que o normal.

    o que acontece geralmente é que, fechando mais o ambiente pra isolar, voce acaba acentuando um pouco a reverberação, o que geralmente não é bom. mas isso só dá pra ter certeza avaliando o lugar.

    mas se voce quer mesmo um isolamento bom com som de qualidade, só chamando um profissional.

    conehc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    pacificpoker
    se for só pra estudar sozinho que tal um bom fone de ouvido? vc estuda na frente do pc, tranquilo, ninguem ouve, voce nao ouve ninguem. Caso o baterista tenha bateria eletronica, compra uns 5 portapro, um power play, uma mesa de som e temos um ensaio silencioso.

    Montar uma coisa do jeito que voce quer é muito complicado, ainda mais dentro de casa - bateria é uma coisa barulhenta e nao tem um botaozinho de volume como o resto das coisas. Eu ensaio em um quarto separado da casa de um amigo, la tem uns tapetes, teto de madeira, a parede é um pouco mais grossa... o som é bom mas vaza muito mesmo com tudo fechado. Uma coisa é certa: a maioria das familias so acha a banda legal quando esta pronta... poucas estao dispostas a aguentar a rotina de ensaios.

    Sem contar que um esquema assim demanda muita grana. Mas se voce estiver disposto a gastar, um amigo meu fez um comodo na casa dele pra poder colocar computador, as guitarras dele, violao, dar aulas, etc. gastou uma boa grana e ainda nao está pronto. Pense o seguinte: um comodo com 24m² de paredes demanda 3600 pra poder isolar com lã de vidro. isso sem contar a madeia do teto, o carpete do chao e ja assumindo que o quarto ja existe... no minimo uns 4000 e se for querer ensaiar com banda coloca mais uns 1500 em pa pra voz. Dá pra ver que ja fiz essa conta muitas vezes... eu tenho um projeto de musicas proprias que nao tem lugar pra ensaiar, dai pensamos em construir um lugar ou aligar uma garagem so pra isso, mas o barulho incomodaria os vizinhos.

    arantes
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Estes links eu baixei vários arquivos inportantes para ajudar a montar um home studio, sao muito bons.
    Baixe estes arquivos clicando no link a seguir e depois digite o código de verificação.

    Curso-Sonorização.pdf http://w13.easy-share.com/5114461.html
    Microfonando a Bateria.doc http://w14.easy-share.com/4934351.html
    Acustica para Home Studio.pdf http://w14.easy-share.com/4935021.html ou http://w14.easy-share.com/4934931.html
    Amplificador.doc http://w14.easy-share.com/4937891.html
    Curso Conserto de Auto Falante.pdf http://w14.easy-share.com/4934011.html
    Tecnico de Som.doc http://w14.easy-share.com/4934851.html
    Direitos Autorais.pdf http://w13.easy-share.com/5182211.html


    Se gostar repasse estes links aos amigos!

    pacificpoker
    Veterano
    # out/07
    · votar


    então.. mas o qu u queria saber é que se todas essas formas e absoção dosom, vão piorr a qulidade de timbres

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    pacificpoker

    é o seguite: vc tem o material p absorver e o material p tratar!!

    p absorver geralmente é lã de vidro ou de rocha, fazendo room im room!!

    Agora p tratar, usa-se madeira, pedras e espumas sonex, entre outros!!

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    pacificpoker
    tratar o ambiente é equilibrar as absorções e reflexões de um ambiente, e para as diferentes faixas de frequencia.
    cada tipo de ambiente tem uma demanda: sala de apresentação, estudio de gravação, etc.

    pra saber quanto voce deve ter de absorção ou reflexão, só calculando o espaço que voce tem. e isso não é simples.

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    arantes
    legal esse material.
    pelo menos pra mim, que não entendo muita coisa, é muito interessante!
    valeu!

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    pacificpoker
    de uma lida no "Acustica para Home Studio.pdf" que o nosso amigo arantes postou. acho que é isso que voce quer saber, mais ou menos.

    Chronos newGuitar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    assim possual.

    Eu tenho um amp aki com entrada de fone.
    c eu bota o fone ele não sai aquele som alto?
    vai sai só pelo microfone?
    ai eu não vo te que veda porta janela e etc?
    eu vo toca só guitarra não vai c nem no volume máximo.
    c eu dexa por exemplo num vol5 e no amp coloca um vol baixo tbm, eu psso toca sem fone e não veda nada?
    em um horário das 14:00 ás 18:00 no máximo.
    2 horas por dia.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Chronos newGuitar
    abaixar o volume da guitarra pra estudar não acho bom. muda o timbre. preferencialmente deixe no maximo, ou quase no maximo.
    mexa no volume do ampli.

    e quanto ao fone, experimente.

    pra saber se precisa vedar, só conhecendo seu entorno.

    Deivinhodjd
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olá pessoal....
    Comprei todo o equipamento de meu home studio.
    Agora só falta saber ligar tudo direitinho.
    Quem puder me ajudar dê-me umas dicas por favor...
    Placa M-audio audiophile 2496
    Mesa Xenix 802
    Microfone Samsom C01
    Fone Akg (não sei a série mas é ótimo)
    Ampli de guitarra Meteoro Nitrous Drive
    Guitarra Fender Strato American Standar
    Baixo Condor XB 250
    Violão Shelter Nylon Ativo DSR 30
    Pedais Boss od2, dd3, bf2, wah Cryin Onner
    Volume Ernie Ball
    Bons cabos P10, P2, RCA, Canon
    Sofware Vegas Video 3.0
    '' Sonar 4
    '' Fruity Loops ( com o qual eu construo BATERIAS)
    '' Cakewalk 9 ( desse eu não sei nada)
    Agora eu só preciso saber ligar e usar tudo isso.
    Não sou tão leigo, mas é a primeira vez que tenho acesso a um equipamento melhorzinho.
    Agradeço a todos ..
    Abraço
    ''

    Deivinhodjd
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ah, já ia me esquecendo....
    Será possível monitorar com qualidade as minhas gravações com uma caixa amplificacda de 400 watts????
    Se alguém souber por favor me ajude falow??
    Grato

    conehc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Deivinhodjd
    A audiophile é pci? Entao liga ela no seu computador, instala os drivers que vieram com ela (provavelmente vai ter de instalar o asio tbm.

    A mesa que você comprou não tem muitos recursos de monitoramento (como as 1204 que já tem um subgrupo pra monitoração) entao não dá pra inventar muito, logo eu faria uma "gambiarra". Eu ligaria o Control Room out (2 cabos p10) nas entradas da placa de som (cabo p10-rca). Daria um jeito de usar a própia saida de audio da placa pra poder monitorar (já que a mesa nao permite isso).

    O microfone vc vai usar pra captar voz e instrumentos acústicos? Então é so ligar o phanton da mesa, depois liga o mic na entrada balanceada e está pronto (equalize, mexa no volume, coloque efeitos a vontade). A guitarra tambem pode ser microfonada. E caso queira dar um "plus" pode microfonar e ligar em linha e gravar duas trilhas com o mesmo audio.

    O baixo você pode ligar direto na mesa, mas como baixista recomento a você um bdi-21 - ele é um direct box e pré-amp. Vai ser uma mao na roda quando quiser gravar instrumentos em linha, principalmente porque com o direct (bdi desligado) o som do instrumento (guitarra, baixo, violao) melhora bastante.


    O problema da monitoração é que fones e essa caixa que voce falou não vai te dar um referencial legal na hora de mixar. O ideal seria um par de monitores ativos, mas se nao der pode ser o seu fone mesmo (se for o k66 melhor ainda)

    Observações:
    O nitrous drive nao é lá aquela grande coisa, no futuro vc poderia pegar um ampli melhor, porque o timbre dele vai limitar muito a guitarra.

    Nao seria o caso de pegar uma xenyx 1204? Ela te daria muito mais recursos a um preço nao tao alto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a montagem de um studio