Ar Condicionado x Isolamento Acústico

    Autor Mensagem
    Izzy Dragon
    Veterano
    # ago/07


    Estou estudando projetos para construir um HS bem simples quando me mudar, no início do ano que vem.

    Li bastante sobre isolamento aqui e em outros fóruns, achei modelos detalhados de projetos do tibo box-in-a-box... mas nenhum deles fala como fazer com o ar condicionado!

    Como fazer pra refrigerar a sala, sendo que se abrir um buraco pro Ar vai ferrar totalmente com todo o projeto de isolamento?

    A solução é construir um estúdio e ganhar de brinde uma sauna? heheh

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Você tem que instalar o ar condicionado com dutos, tipo ar condicionado central. Mantendo o ruido do aparelho longe do estúdio. Com o sistema bem montado apenas o ar frio entra.
    Abraço,
    Alex

    Izzy Dragon
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    AlexB
    Depois do seu post fui pesquisar sobre esses dutos...

    Dá uma olhada nessa imagem.

    Como fazer isso sem que haja vazamento? No caso dessa imagem, o som da sala de gravação não vazaria pelo duto para a sala da técnica? (Imagine isso num ambiente residencial... uma banda ensaiando na "gravação" e alguém querendo ver TV na "técnica).

    Seria possível usar aqueles canos redondos prateados num ar-condicionado comum? Se sim... como fazer a vedação?

    Izzy Dragon
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Claro que no caso, o meu objetivo não é deixar o ar condicionado tão longe.
    Pode ficar no quarto ao lado (meu home-studio vai ocupar só 1 cômodo, onde ficará instrumentos, PC e tal...), ou no próprio quarto... se houvese uma forma de fazer isso sem vazamento.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    Izzy Dragon
    Velho, no seu caso, basta usar com condicionador de ar "split", daqueles em que só o difusor e os comandos ficam dentro do estúdio, ligados por pequenos dutos ao motor, que normalmente pode até ficar fora de casa. É quase que um padrão em estúdios de médio porte. Ar condicionado central é fora da realidade, para HS, ao menos que vc tenha uma casa grande e vá usá-lo para todos os ambientes.

    Abraços.

    Izzy Dragon
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Christhian
    Velho, no seu caso, basta usar com condicionador de ar "split", daqueles em que só o difusor e os comandos ficam dentro do estúdio, ligados por pequenos dutos ao motor, que normalmente pode até ficar fora de casa

    E dá de zerar os vazamentos pelo canal que liga o difusor ao motor?
    A instalação é cara?

    Valeu pela força
    Abração

    AlexB
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: AlexB
    · votar


    O circuito de tubos não pode ser direto, você vai ter que colocar umas curvas e tubos(ductos) de tamanho diferente para evitar que o som trafegue livremente. Ar frio entra por cima e a saida tem que ser distante da entrada. Existem companhias que já instalam o ar condicionado, levando em conta a acústica do ambiente. Existem grelhas que diminuem a propagação do som dentro dos ductos. Barulho de ar condicionado é um problema para todos, não só para estúdios. De uma pesquisada no mercado e veja as soluções que as empresas oferecem, provavelmente você já encontra tudo pronto.
    Abraço,
    Alex

    guitng
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Com certeza nesse caso o split é o mais indicado, não irá afetar em nada no isolamento acústico além de ser mais silencioso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ar Condicionado x Isolamento Acústico