Isolamento acustico

    Autor Mensagem
    rafael2358
    Veterano
    # mar/05


    Ae pessoa, eu to querendo montar um estudio de ensaio, em um quarto aqui de casa (meu irmão via casar e o quarto vai sobrar hehe), no momento eu quero só isola-lo acusticamente... Vcs conhecem algum site que venda, espumas, ow algum item para isola-los... por quanto vcs acham que sai p/ isolar um quarto de mais ow menos uns tres metros e vinte, por quatro... vcs acham que da nesse espaço?

    00 slipknot 00
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    rafael2358
    coloca isopor ao redor da sala...
    ...isso isola muito

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    00 slipknot 00
    Isopor não isola. É lenda. Nem caixa de ovo.

    Espuma eu comprei em loja que mexe com confecções e artigos para colchões, tá ligado? Espuma ortopédica de colchão é bem mais em conta que o Sonex (ou concorrentes) e tem densidade suficiente.
    Mas espuma também NÃO ISOLA o som. Apenas absorve OS AGUDOS. O que vai aliviar bastante os ouvidos de quem está fora da sala.
    O que isola o som é CONCRETO e ESPAÇO COM AR, ou seja, o ideal seria construir uma segunda parede no quarto e deixar um espaço com ar entre as duas paredes. O que é inviável. É claro que eu não fiz isso aqui.

    Cada placa de espuma eu paguei, se não me engano 19 reais (não lembro porque faz bastante tempo) e ela tem o tamanho de um colchão de solteiro. Mede seu colchão aí e calcula.

    Falou.

    mahler
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: mahler
    · votar


    E aê pessoal, tô desenterrando aqui pra tirar uma dúvida. Já li bastante sobre tratamento sonoro/isolamento sonoro e pretendo fazer um tratamento no meu quarto, pois, apesar de meu amp 15 watts transistor não incomodar muito, pretendo pegar um blues junior no futuro. Para saturar as válvulas, eu precisaria de muito volume, o que fica inviável no quarto. Enfim, que eu quero saber é: Se eu colocar aquelas espumas de 16 reais/m², vou poder usar o valvulado de boa? Só vou tocar com a guitarra mesmo. E outra coisa, pra quem tem o blues jr: Eu gosto de tocar a noite. Queria saber se ele propicia bons timbres com volumes mais baixos. Valeu!

    Ardinal
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mahler

    Se vai tocar com pouco volume a noite, e tocar mais alto durante o dia, acho inviável o isolamento, ainda mais se tratando apenas de guitarra!
    Cara pense,será, você,a guitarra e 1 comodo ! Só! Não creio que necessite de um volume tão alto a ponto de incomodar a vizinhança ! Resumindo, acho que não compensa você gastar com isso nas condições que você exemplificou !

    mahler
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: mahler
    · votar


    Ardinal
    Opa cara, assim, como eu disse, tenho um amp de 15 watts transistor, e uso ele no volume 4. Se eu passar disso, já fica um tanto audível do lado de fora do quarto, e com chances de incomodar quem mora comigo.
    O problema é que eu quando eu pegar um valvulado, dificilmente eu conseguirei tocar com a saturação das válvulas (precisa de muito volume mesmo) no meu estado atual, por isso eu tô pesquisando opções de absorção sonora. Valeu!

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mahler
    Uma coisa é tratamento acústico, outra coisa é isolamento.

    Colocar espuma, caixa de ovo, etc só serve pra melhorar a acústica dentro da sala (controlar a reverberação, etc...). Isolamento é parede dupla, vidros e portas duplas,... Vai um investimento considerável.

    mahler
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: mahler
    · votar


    TG Aoshi
    Sim, mas, tu acha que colocando espuma não vai atenuar o problema? Eu não quero isolar o som como se fosse um estúdio, só quero absorver ele para que não incomode quem mora aqui em casa, entende? Eu li aqui no fórum que a espuma é boa para isso porque absorve as frequências agudas, mas não sei a veracidade dessa afirmação.
    Também queria saber se eu colocar a espuma só em duas paredes adianta alguma coisa, pois colocando nas 4 fica muito dinheiro. Valeu!

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mahler
    não cara...esquece...isolar uma sala a ponto de vc colocar os 15w de um blues Jr pra cranckar o Power é impossível pra um quarto domestico...vc vai gastar um carro popular pra isso, ou então fara algo q pouco vai ajudar...uma solução mais sensta pra vc seria a construção de um isobox...pesquise sobre isso no fórum de amplificadores q vc vai entender! Abç

    mahler
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    ALF is back
    Opa cara, ótima ideia essa do isobox, não conhecia. Mas acho que não serve pra mim porque não tenho interesse em gravar, só tocar mesmo... Tô procurando uma variação de isobox que sirva pra tocar normalmente, mas até agora não encontrei. Acho que vou ter que me contentar com a saturação do pré mesmo hehe
    Valeu!

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mahler
    vc poe um mic dentro do isobox, passa o mic poe uma interface com um bom preamp e ouve no fone de ouvido tudo q acontece dentro da caixa, ou em monitores de som...mas tudo isso tbm é trabalhoso, caro, ocupa espaço...enfim, melhor então comprar um bom valvulado single ended de 5w, como o pedrone Titan (8w) ou acedo 276 (6w) ou qualquer outro nessa linha...vc vai aproveitar mais o volume deles do q seria com Um blues Jr, e seria a solução mais barata e de qualidade!

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Ou então pluga logo a guita em linha no PC com uma boa interface de áudio e simula qualquer amp com softwares...isso sim seria o mais pratico e de melhor custo beneficio...eu ainda prefiro um amplificador...mas ai já é questão pessoal!

    mahler
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: mahler
    · votar


    ALF is back
    Cara, acho que não tem jeito mesmo... Mesmo sendo um valvulado de 6w, ainda acho difícil saturar um power aqui no quarto. Enfim, obrigado pela ajuda, esclareceu bastante aqui. =)

    p.s.: encontrei esse atenuador no mercado livre, será que funciona?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496452625-pedal-electro-harmoni x-nano-signal-pad-atenuador-passivo-eh-_JM

    edit: também prefiro amp hehe, eu uso vsts quando dá vontade de tocar de madrugada, mas não pretendo investir nessa área
    valeu!

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mahler
    pois é...6w ainda é mto! RS
    Cara, não conheço nada sobre atenuadores...nunca usei e nem sei como funciona, mas tem um usuário aqui do fórum q construiu seu próprio atenuador e é mto feliz com ele...se ele construiu e ficou satisfeito, entendo q ele tenha boa experiência com vários atenuadores e pode te ajudar! O Nick dele é Ramsay! Ele fez um tópico sobre isso no fórum de amplificadores...da uma procurada (é q do no cel, se não procurava e trazia o link pra vc)

    Ramsay
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Ramsay
    · votar


    p.s.: encontrei esse atenuador no mercado livre, será que funciona?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496452625-pedal-electro-harmoni x-nano-signal-pad-atenuador-passivo-eh-_JM


    mahler

    Esse pedal não passa de um controle de volume dentro de uma caixa e com um resistor de 1M (que dá a impedância de entrada) ligado entre o jack input e o terra.
    E tanto é que o site da Ehx informa que a bateria de 9V serve apenas para ligar o led do pedal.

    Edit: Como eu nunca ví um pedal desses aberto, eu não posso afirmar com certeza que só existe esse resistor de 1M. Pode ser que haja mais alguns resistores e/ou capacitores, ou não.

    raules
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Olá galera! Pra evitar um novo tópico resolvi postar minha dúvida nesse!

    Bem, eu moro em uma casa de madeira e to querendo isolar meu quarto de sons externos! No começo eu achava que aquelas espumas faziam maravilhas, e tinha até projetado fazer uns 5m² de divisoria de eucatex e forrar tudo de sonex! Mas descobri que isso ajuda no tratamento acústico, mas no isolamento é quase inútil!

    Ouvi falar sobre paredes duplas, mas moro em uma casa de madeira (e o pior, alugada)! Tá tenso gravar qualquer brincadeira aqui em casa! TV Ligada direto, mamãe conversando, cachorro latindo...

    Será que é impossível arrumar um jeito economico e que pelo menos reduza um pouco do ruído externo nessas condições?

    MMI
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    raules

    Será que é impossível arrumar um jeito economico e que pelo menos reduza um pouco do ruído externo nessas condições?

    Sim. Para seu caso, sugiro um isobox.

    raules
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Mas minha ideia é cantar e gravar violão no mic condensador...
    Acho que vou ter que esperar comprar uma casa pra fazer algum tipo de isolamento mesmo :'(

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    raules
    Acho que vou ter que esperar comprar uma casa pra fazer algum tipo de isolamento mesmo :'(

    Que mané comprar casa o que! Grava de madrugada, pede pra galera calar a boca, usa colchão, cobertor, se vira! Depois trata na mixagem, usa gate, noise reduction!

    Da-se um jeito! Só trabalhar!

    raules
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Sim Slash, o que eu não queria era depender de silêncio!

    Mas do mesmo jeito, vou cobrir 5m² do quarto de divisórias de Eucatex e forrar de sonex! Acho que isso vai melhor na acústica né?

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Mas do mesmo jeito, vou cobrir 5m² do quarto de divisórias de Eucatex e forrar de sonex! Acho que isso vai melhor na acústica né?

    Vai é deixar sua sala morta! Isso é tratamento acústico, tem lugar e quantidade específica pra se aplicar espumas. O ideal é contratar um profissional habilitado para fazer os devidos cálculos e saber onde e quanto usar. Caso não possa fazer isso, mobilhe bem o cômodo, com estantes, cortinas, tapetes e sofás... Isso ja ajuda bastante!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isolamento acustico