Qual a importância da divisão esquerda-direita numa gravação estéreo?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/07


    Sou iniciante em gravações e, a princípio, gravaria todos os instrumentos de uma música em estéreo, mas não faria diferença de pan. Gostaria que me dissessem qual a importância do pan.

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    erico.ascencao

    Não sei se entendi o que você quis dizer... mas trabalhar com o som stereo deixa o som muito mais vivo e interessante. Existem diversos truques que podem ser feitos, como aplicação de efeitos como reverb ou delay de formas ou em quantidades diferentes na esquerda ou na direita, posicionar o instrumento num ambiente imaginário, ou mesmo usar diferentes trilhas (por ex: gravar um violão com 2 microfones e colcar sons predominantes diferentes em cada lado). Claro, você normalmente não precisa mexer no pan na hora de GRAVAR, em especial coisas como microfones, que são "mono por natureza". Mesmo equipamentos que produzem sons em stereo (ex: alguns pedais de guitarra, teclados) podem ser gravados "no centro", com as configurações do stereo sendo feitas no próprio equipamento. Mas na hora de mixar, o pan faz toda a diferença.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    erico.ascencao
    O Pan (de panorama) é essencial para separar os sons no espaço imaginário que o cérebro recria ao ouvir uma música em estéreo.

    Faça o seguinte experimento: Pegue um player qualquer (PC, IPOD, Diskman...) e escute uma música do seu gosto com um parde fones de ouvido. Tente perceber onde os diferentes instrumentos pareceriam estar posicionados caso a banda estivesse na sua frente (faça de olhos fechados ou no escuro total).
    Você vai notar que cada instrumento está numa posição em relação à sua cabeça. Mais para a esquerda, ou mais para a direita, nitidamente no centro, etc.

    Isso é o pan de cada instrumento. Você pode colocar 100% para um lado ou para o outro, ou variar este percentual de acordo com a separação que julgar ideal. Se tudo fosse gravado no centro, embolaria.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É, estou falando da mixagem mesmo...

    Então, a idéia de dispor o pan como vimos um banda num palco é boa? Sei lá, 70% de guitarra de um lado, 70% de baixo no outro, e a bateria dividida ao meio? Usar 100% de um lado é exagero, né?

    PS.: desculpa pelo ESTÉTEO do título...

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    erico.ascencao
    na minha concepção 100% só se for algum riff jogado no meio da musica, algum efeito especial tipo ping-pong ou coisa do tipo...ficar com o instrumento 100% de um lado eu não goso de por nas minhas mixagens não

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    erico.ascencao

    O jeito de trabalhar com o stereo depende muito do que você busca. Tradicionalmente, a bateria fica como uma bateria "normal" - bumbo no centro, caixa ligeiramente deslocada, chimbal um pouco mais para o lado, etc. O baixo costuma ficar no centro, porque ocupa bastante "espaço" no mix. Guitarras e teclados espalhados a gosto.

    Mas claro, isso é um mix básico. Existem estilos psicodélicos ou de reggae, por exemplo, que colocam o baixo 100% em um dos lados. Em mix de jazz, também acontece de colocar a bateria jogada lá longe num dos lados. Vai muito do que você procura, e você pode (e deve) fazer experimentos.

    Eu particularmente gosto de pans fechados, com no máximo 50% para os lados em instrumentos que apareçam muito. Mais que isso, só coisas específicas (percursões, por exemplo). Para aumentar a separação do stereo, em vez de usar apenas o pan, existem outros truques, como colocar um ligeiro atraso, mais reverb, ou fazer um corde de frequências no lado que fica com o volume mais baixo. Isso simula certas propriedades de um instrumento num espaço, e aumenta (bastante) a ilusão do "espaço imaginário".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a importância da divisão esquerda-direita numa gravação estéreo?