Qual a importância da divisão esquerda-direita numa gravação estéreo?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/07


    Sou iniciante em gravações e, a princípio, gravaria todos os instrumentos de uma música em estéreo, mas não faria diferença de pan. Gostaria que me dissessem qual a importância do pan.

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    erico.ascencao

    Não sei se entendi o que você quis dizer... mas trabalhar com o som stereo deixa o som muito mais vivo e interessante. Existem diversos truques que podem ser feitos, como aplicação de efeitos como reverb ou delay de formas ou em quantidades diferentes na esquerda ou na direita, posicionar o instrumento num ambiente imaginário, ou mesmo usar diferentes trilhas (por ex: gravar um violão com 2 microfones e colcar sons predominantes diferentes em cada lado). Claro, você normalmente não precisa mexer no pan na hora de GRAVAR, em especial coisas como microfones, que são "mono por natureza". Mesmo equipamentos que produzem sons em stereo (ex: alguns pedais de guitarra, teclados) podem ser gravados "no centro", com as configurações do stereo sendo feitas no próprio equipamento. Mas na hora de mixar, o pan faz toda a diferença.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    erico.ascencao
    O Pan (de panorama) é essencial para separar os sons no espaço imaginário que o cérebro recria ao ouvir uma música em estéreo.

    Faça o seguinte experimento: Pegue um player qualquer (PC, IPOD, Diskman...) e escute uma música do seu gosto com um parde fones de ouvido. Tente perceber onde os diferentes instrumentos pareceriam estar posicionados caso a banda estivesse na sua frente (faça de olhos fechados ou no escuro total).
    Você vai notar que cada instrumento está numa posição em relação à sua cabeça. Mais para a esquerda, ou mais para a direita, nitidamente no centro, etc.