Ajuda com gravação de violão

    Autor Mensagem
    nFall
    Veterano
    # jul/07


    Bem, pelo que eu ouvi por ae o melhor modo de gravar violão é microfonando. Mas o problema que eu nao tenho uma sala acustica legal nem mesmo um microfone apropriado pra isso ( conto apenas com um LeSon SM-58 ). O violão que eu vou usar é eletrico e ativo, gostaria de saber se alguem ae poderia me dizer quais resultados eu teria se ligasse ele direto em linha no PC.

    Raphael cox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nFall

    Quem disse isso??

    Não que seja o melhor modo de gravação, existem diversas formas de explicar:

    Tem pessoas que gravam violão assim:

    1- Grava em Linha e usa Dois microfones ( um para o som acustico e outro mais para palhetadas)...

    2- Grava só em linha e tá bom...

    3- Grava várias vezes com diferentes EQ´s no pre-amp, assim..quando for mixar, você pode fazer alguns jogos...

    4- Alguns so gravam Microfonado...depende muito.

    Você pode testar várias formas, é gosto, o microfonado pega o som da caixa acustica do violão, ou seja, o som mais real...

    Dependendo da tua placa e do pre-amp que tu vai usar (se for usar) pode ficar bom...depende dos teus recursos para uma boa gravação

    catselidis
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: catselidis
    · votar


    nFall
    Cara, dá uma ouvida no violão dessa música e veja se você gosta: http://www.4shared.com/file/19532962/22919f5/O_Trigo.html


    Eu postei em outro tópico, explicando como gravei:
    "cara, antes de qualquer outra coisa, fico feliz por você ter gostado das gravações... Não sou tão bom músico assim (eu engano bem...) e estou aprendendo juntamente com todos daqui a gravar e mixar com qualidade...
    Não tenho bons instrumentos (isso talvez seja o mais difícil) nem tão bons equipamentos de som, mas aos poucos estou adquirindo aquilo que efetivamente dá bons resultados, sem me preocupar tanto com a questão de "especificações técnicas" somente.
    Em relação ao violão, creio que este último que gravei em "O Trigo" ficou muito legal - me surpreendeu! Meu violão é um desses baratinhos, de nylon, com captação - porém nessa música não estava ficando legal a gravação com ele plugado, então tentei microfoná-lo e pegou muito ambiente "negativo" e muito ruído, apesar de ter ficado com o timbre mais natural. Então fiz o seguinte: Gravei, ao mesmo tempo, ele plugado no meu toneport e microfonado com microfone C3 Behringer a 40cm mais ou menos da boca do violão, passando pelo Pré MIC200 também da Behringer (a Behringer é a baciada dos home-studio - hahahaha), cada um gravado em uma pista diferente. Depois, joguei cada pista, 70% pra um canto do stereo e ajustei os volumes para conseguir um equilíbrio. Comprimi o som do violão microfonado (com ratio 4:1) e pronto! Gostei pra caramba!!! "


    Espero que te ajude.
    Abraço!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nFall

    Com microfone dinâmico não vai ficar legal. Eu já fiz uma gravação assim, como teste, com um ótimo microfone dinâmico, e ficou um lixo !!
    Para microfonar violão é preciso um microfone a condensador.
    Talvez o Microfone C1 da Behringer que está em torno de R$250.
    Parece ter um ótimo custo/benefício.

    nFall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    El_Cabong

    Pretendo nao gastar nada =/ Isso que me complica a situação. Bem, vou tentar me virar aqui

    catselidis
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nFall
    você ouviu a gravação? o que achou?
    se for tentar com o dinâmico, aproxima mais do que eu falei... tenta, e vê se juntando dá certo...

    rbpaiva
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Um microfone muito bom pra gravação de violão é o AKG C1000S.
    Há também o AKG C3000B(é melhor que o anterior, mas também é mais caro!).

    Muitos têm usado uma combinação desses 2 modelos, com resultados excelentes(profissional!).

    Grande abraço!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    nFall

    Cara, esse violão que voce tem é daqueles que tem um preamp ja no instrumento não é, esse tipo de instrumento já tem um mic interno, voce pode usar ele mesmo, voce ja gravou alguma coisa pra ver se o resultado te agrada... o inconveniente seria a captação do deslize dos dedos sobre as cordas assim como batidas no corpo do instrumento já que ele capta tudo que vai pra dentro dele.

    EDIT:
    A dica do catselidis ai em cima é muito boa. Tenta isso também. lógico, se voce tiver como...

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nFall
    Pretendo nao gastar nada =/ Isso que me complica a situação. Bem, vou tentar me virar aqui

    Neste caso, na minha opinião seria melhor plugar. Desde que a captação dele seja boa.
    Por exemplo: eu tenho um violão de aço V3 da FOX com captação Shadow que plugado fica excelente.

    catselidis
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: catselidis
    · votar


    Eu tenho percebido que os violões de aço plugados oferecem um resultado muito bom, desde que haja um pouco de bom senso na hora de equalizar e usar efeitos.
    O problema maior é violao de nylon em trechos musicais onde ele é o destaque e requer-se uma maior variação dinâmica. O nylon plugado, nestes casos, tende e ficar evidentemente artificial.
    Se a parte musical não expor tanto o violão, mesmo plugado, havendo uma boa captação, o resultado é excelente!
    A única regra que existe é a do bom senso.
    Meu amigo nFall, não se prenda à fórmulas mágicas... Experimente e adapte o que você tem à sua música. O máximo que pode acontecer é você ser original! Fuja dos clichês!!!
    Abraço!

    AlexB
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Em gravação de violão o Shure sm-57 é muito bom, o Lesom varia muito de qualidade os antigos eram muito bons já os atuais tem deixado muito a desejar. Microfones a condensador só são melhores se você tiver um local com boa ambiência e sem ruidos, em locais "barulhentos" ou com má ambiência fuja dos condensadores, pois só vão te causar problemas. As características direcionais dos dinâmicos evitam uma série de sons indesejáveis em locais de acústica ruim. Existem captadores eletro acusticos muito bons, mas também existem uns que são uma desgraça, se tiver um bom tente usar um Direct box ou algo parecido. O principal requisito é ter um bom som limpo, pois até a ambiência dá para picaretar depois no DAW.
    Abraço,
    Alex

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    AlexB

    Concordo com vc, o mais importante é gravar o som limpo.....depois podem ser feitas as alterações necessárias!!

    aliás eu to querendo susbstituir os captadores do meu violão tagima dallas (cordas de aço) ..... alguém pode me indicar um que seja o mais natural possível? e de preferência que não sofra interferências também!

    Valeu!

    ulissescds
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    se eu colocar um violao eletrico/para a mesa e da mesa para a uca 202 depois para o pc da para ficar legal
    usando o acid ou samplitude?

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    ulissescds

    Não conheço a sua interface, mas eu faço isso com a minha Delta 1010(não querendo comparar) e fica ótima a qualidade, bem profissional!!

    Faz um testezinho...é mole de fazer, e vc pode tirar as suas próprias conclusões!!

    Abraço.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pé de chinelo
    aliás eu to querendo susbstituir os captadores do meu violão tagima dallas (cordas de aço) ..... alguém pode me indicar um que seja o mais natural possível? e de preferência que não sofra interferências também!

    O meu violão de aço tem captador Shadow e o som é limpíssimo e bem natural.
    Se bem que o melhor captador pra violões mesmo é o Fishman

    Edit:
    He He!!!
    Agora que eu vi!! Eu falei do meu violão logo alí em cima, mas há 3 anos atrás!!!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    El_Cabong / Pé de chinelo

    Concordo com El_Cabong , Fishman é o que há em captador de violão!! Eu os prefiro. Creio que pode ter melhores, mas em relação custo/beneficio aqui no Brasil, é ele mesmo!!

    carnisa1
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Upando esse tópico para tirar um dúvida, se eu gravar com o microfone da câmera, encher de equalizadores e obter um resultado bom, ou pagar para gravar em estúdio? Tenho um violão de nylon e preciso para gravar uma parte da música...

    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carnisa1

    se eu gravar com o microfone da câmera, encher de equalizadores e obter um resultado bom, ou pagar para gravar em estúdio?

    O que seria esse "resultado bom"?
    Para um vídeo no youtube, pode ser que sua câmera dê esse resultado bom esperado. Mas gravar num estúdio, com microfones legais e numa sala legal, obviamente dá um "resultado bom" que é beeeeem melhor.
    Em estúdio uma gravação que saiu bem legal foi feita com 2 condensadores, um grande e um pequeno (no corpo e no braço, respectivamente), um de ambiência e para assegurar, um canal em linha. Os 2 mics próximos colocados na mix com pan separados, o ambiência e o linha dando um molho no meio disso. Fica muito bom, nenhuma câmera teria feito isso...

    Abç

    carnisa1
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    MMI
    Um resultado "bom" seria algo assim, claro que não iria usar o áudio direto da câmera, faria passar por vários equalizadores, no caso, eu deixaria o microfone perto do violão.
    http://www.youtube.com/watch?v=iUFDQ_T6MmA
    To vendo um estúdio, mas acredito que os preços são salgados...

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    carnisa1

    Com microfone de câmera costuma ficar uma bosta. Vc não tem algum microfone separado, mesmo que modesto?

    carnisa1
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    makumbator
    Putz, tenho aqueles de karaoke que vem nos DVDs com jogos...
    Usando um p10/p2 será que grava em linha?

    Bog
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carnisa1
    faria passar por vários equalizadores

    Como assim, vários equalizadores? Precisa de mais de um? ô.o

    Mas enfim: não tem mágica. Nem é só o equipamento, também tem a questão de saber como usá-lo. Dificilmente um leigo chega no mesmo resultado de um profissional, mesmo usando o mesmo equipamento. Usando equipamentos precários então, é praticamente impossível.

    Dito isso, eu costumo gravar tudo em linha, até violão. Violão soa melhor microfonado... com equipamento apropriado, ambiente apropriado, posicionamento apropriado... Nas minhas condições, gravo em linha mesmo. Este é o resultado que eu consigo:



    MMI
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carnisa1

    Melhor esse mic de karokê que o mic da câmera. De toda forma, sugeriria também a fazer em linha, usar um equalizador só e uma comprimida, quem sabe um reverb para arrematar. Costuma bastar para dar um resultado bacana para um vídeo no youtube, próximo desse.

    makumbator
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Bog

    Hhashs! Uma gracinha sua versão no violão! Adorei amigo!

    carnisa1

    Vc está confundindo gravar em linha com microfone. Em linha é a partir de uma captação de contato(seja uma já embutida no instrumento ou uma externa adaptável). Se vc usar o microfone do karaokê, não estará gravando em linha, obviamente.

    Mas vale a pena testar tanto com a câmera quanto com o mic do karaokê. O que ficar melhor leva! Hheheh!

    carnisa1
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bog
    Gostei bastante da versão!
    Bom, qualquer coisa que der errado vou tentar ir em um estúdio e ver quanto custa.
    MMI
    Ok, vou tentar!
    makumbator
    Putz, pensava que em linha seria usando a entrada de linha do pc...
    Vou testar os dois! Como disse, se der errado, vou ter que ir em um estúdio...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Olá, desenterrando mais um tópico...
    Esses dias estava pensando numa maneira de gravar meu violão em dois canais separados.
    Tenho uma micro mesa da Behringer (Xenyx Q502) e essa mesa tem uma entrada mono e duas entradas stereo, ou seja, quatro entradas sendo duas L e duas R.
    Pesquisei e descobri que essa mesa não envia a gravação em pistas separadas, ela mixa e manda uma coisa só...
    Então pensei, eu poderia plugar o violão em linha em uma das entradas Stereo (R, por exemplo) e plugar um microfone na outra entrada (L), desse modo eu teria um canal stereo com duas gravações diferentes, aí basta separar em canais mono e trabalhar separadamente. Até aí, blz... A minha dúvida é:

    Existe um programa bem levinho que dê pra gravar dessa maneira? Pesquisei sobre o Audacity e descobri que não dá pra fazer isso.
    Eu sei que no Pro Tools é possível, tenho inclusive instalado na minha máquina, mas quero fazer a gravação por um notebook, porque onde o meu pc fica, a acústica é ruim, então queria gravar no note dentro do meu quarto fechado, mas não quero instalar nenhum DAW pesado no note. Então nada de Cubase, Sonar, Reaper e afins... Teria que ser algo como o Audacity mesmo. Valeu!

    Nycolas
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Beto Guitar Player Cara, o Reaper é levíssimo e tem todas as funcionalidades de um Cubase, por exemplo... Em casa eu uso ambos, o Reaper pra ouvir as tracks, cortar, modificar andamento, e o Cubase pra montar o projeto que vou usar ao Vivo.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Nycolas

    Valeu brother, na verdade eu não conheço o Reaper, eu apenas imaginava que é um DAW pesado. A mixagem eu vou fazer no Pro Tools, então eu só queria outro programa apenas para gravar, por isso não queria nada pesado.
    Vou dar uma pesquisada no Reaper, obrigado pela indicação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com gravação de violão