Analisador de espectros, equalizacao

    Autor Mensagem
    Quico
    Veterano
    # mar/07


    Gostaria de saber como uso uso o analizador de espectro na hora de produzir uma musica. queria saber de tecnicas e explicacções de como "encaixar" bem os instrumentos dentro de suas frequencias, saber a real utilidade do analizador.. sei que tem gente no forum que manja de producao como Jabijirous e otrous.. será q dah pra dar uma luz aki?? hehee
    já procurei no google e e tudo q é lugar sobre isso mas nao achei nada, alguem tiver algum tutorail sobre isoo tmb vai ajudar um monte! vlw

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Quico
    sinceramente, eu só usaria o analisador de espectro pra enxergar freqs. que estão além da capacidade de reprodução dos meus monitores.
    À primeira vista pode parecer o mais correto usar um equalizador pra deixar a sua música "flat" de acordo com o analisador, mas isso não é a realidade da produção. O seu ouvido é quem manda, e o costume dele em ouvir músicas bem produzidas nos seus monitores, que sejam eles caixas de micro-systems ou monitores de verdade. Se sua monitoração for muito deficiente ele pode ser uma ajuda, uma ferramenta.
    Em alguns poucos casos eu coloco um PAZ (analisador da Waves) no final da cadeia de efeitos da master só por curiosidade, mas quem diz se a música está bem equalizada ou não é você. Claro que se vc ver discrepâncias muito grandes no PAZ, vale a pena dar uma revisada, mas caso contrário, não acho válido.
    Essa é só minha opinião.

    Abraços.

    Quico
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    ...Claro que se vc ver discrepâncias muito grandes no PAZ, vale a pena dar uma revisada
    e o oq seriam discrepancias mnt grandes?
    eu concordo com voce que é o ouvido quem manda, mas é interessante saber tambem teoricamente como é o certo, não só na prática. as vezes com a aplicacao de certo conhecimento voce cegua mais rápido a um resultado agradável auditivamente.
    é que nem na hora de compor uma musica, em primeiro lugar vem o ouvido, mas voce nao pode negar que a teoria ajudar e muito! principalmente em sequencias de acordes mais dificeis harmonicamente!

    obrigado pela resposta, Abraço

    patureba
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Vou dar uma diquinha, saca so ,
    bota o equalizador os compressores tudo o que quiser, e por ultimo vc pode colocar o PAZ analyzer (waves) nele vc vai ver os picos que estao dando. como o equalizador esta funcionando e se vc mexer no EQ e tirar os picos.
    QUICO NAO SOU BOM DE EXPLICAR ASSIM, mas vc pode me add que te dou umas dicas legais de produçao e etc... abraços
    anderson_patureba@hotmail.com

    apos me add se indentifique-se

    quem precissa de ajuda pode add tb. uso o sonar 4 e 6. abraços.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Quico
    na verdade o exemplo que você usou sobre composição não tem tanto a ver com o uso de um analisador de espectro.. rs
    Isso pq ele pode acusar pra vc um pico em 5Khz que pode parecer anormal se vc comparar com o espectro de outras músicas, mas pode ser necessário na sua música.
    A GROSSO MODO, a gente busca uma eq mais flat, com alguma acentuação em graves e agudos (mto pouca), dependendo da proposta ada música, claro. Pode ser que vc queira médios e médio-graves ressaltados, como num Jazz.
    O PAZ pode funcionar bem se vc sente que tem alguma freq. sobrando mas não sabe qual é. Aí ele pode indicar o caminho. Apesar de que eu prefiro ficar procurando a freq. no equalizador. rs

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    concerteza o ouvido é quem manda, mas o analisador só te mostra se tem muito grave ou pouco grave etc etc

    isso vai depender do estilo de musica que voce esta mixando, se for um drum and bass o grave é a parada, agora nao pode exagerar senao fica embolado o som, eu uso aqui pq minhas "genelec" modelo do ano 3000 hehehe tem MUITO GRAVE, entao eu sempre tiro um pouco de grave ai tem horas que o ouvido nao sente diferença, mas faz toda diferença

    mauller
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Olá! Novato aqui. Sou músico e tenho muitas gravações de coisas que toquei. Muita cisa de ensaio, gravações ao vivo...autenticos bootlegs..de todo o tipo de qualidade...tento colocar mais audível. A maioria já reequalizei. Uso o T Racks. Tinha aquela versão antiga e gratuita e me virava muito bem com ela, mas do nada, depois de tempos direita, começou a ratear. Fecha sozinho e perco o que tinha feito. Arranjei um jeitinho de salvar. Mas é um saco. Dou um print e salvo a foto do que já equalizei. Fecho o programa, abro a foto, abro o programa de novo e aí copio a equalização. Busco a música, boto pra tocar de novo, ajusto o resto e salvo, sem perder muito tempo. Peguei o T Racks CS, fiz tudo o que mandam no registro.... pior...não funciona direito tb. Não salva... Enfim, alguem conhece algum programa de equalização que não seja só um equalizador gráfico..q tenha alguns recursos como o T Racks (versão 1 ta ótimo)..gratis, por favor. Esse Paz que vcs falam...nunca ouvi falar. Vou procurar saber mais..valeu!

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Tem que mudar.
    Pontos de atenção:
    - arquivos de gravações antigos:
    - aqui não é só a equalização que resolve, é na verdade um processo de recuperação, que envolve muito mais : retirada de ruídos, volume, EQ , Pan etc...
    - arquivos novos
    - estudar e aprender a gravar melhor, isto é melhorar o processo de captação, para evitar que os problemas dos arquivos antigos se repitam;

    Softwares:
    - começa por uma DAW (Digital Audio Worstation)
    é melhor começar por um produto legalizado de médio custo benefício.
    Uma boa DAW já tem muitos recursos , e vem com muitos plugins nativos, que se bem utilizados proporcionam bons resultados.
    Mas tem que estudar e praticar.
    E a medida que for evoluindo pode comprar mais plugins e até avançar para outra DAW mais sofisticada.

    Softwares gratuítos:
    Existe muita coisa boa que complementa os pagos.
    A lista é muito grande.
    Mas nos pagos é que esta a solução completa, pois tem atualizações constantes e um melhor suporte.
    Alternativamente uso o Linux também, que tem muitos softwares bons, em sua maioria gratuitos.

    Uso Geral:
    Aprenda a utilizar visualizadores de espectro de ondas para analisar o arquivo de áudio, e encontrar as frequências com problemas.
    Visualizadores de onda são uma ferramenta importante para usar junto com os equalizadores.
    Tanto pode ser com softwares pagos como por gratuitos, ou aqueles nativos da DAW.
    O Reaper por exemplo é pago mas é muito poderoso, e tem um excelente custo/benefício.
    Os plugins tem a aparência simples na parte gráfica, mas isto não quer dizer que não sejam bons.
    A interface é mais simples somente para economizar recursos do computador, mas os plugins fazem bem para o fim que foram propostos.
    São bons.
    Eu não me satisfaço com uma DAW somente, uso o Mixcraft Pro Studio, Magix Studio, Real Band, Sonar, Band in a Box e muitos outros, e as vezes até o Reaper.
    E tento obter o melhor que cada software pode oferecer.
    Como você é iniciante é melhor se concentrar em poucos softwares, mas a medida que for aprendendo ampliar.
    Assim como editores de áudio e de partituras, enfim todo um arsenal de ferramentas.
    E o melhor caminho é o da legalização, passo por passo, dentro das nossas possibilidades financeiras.
    É uma coisa que não tem fim.
    O T Racks é bom, mas existem melhores opções.
    Usar softwares não legalizados não leva a nada, se um dia você quiser divulgar , num trabalho mais sério, vai se complicar.
    Toda hora dá problemas de configurações, e não se pode fazer upgrades.
    E o que aconteceu com você é o melhor exemplo.
    E cada vez que instala e reinstala é outra confusão e dor de cabeça, e se perde muito tempo.
    E depois que começa a ter outros softwares legalizados, a coisa complica mais ainda.
    Hoje em dia os bons softwares já contam com proteção eficiente, e quando se consegue instalar algo, mas lá na frente vai dar problemas.
    E aí como é que fica, trabalhos e trabalhos anteriores podem ser perdidos.

    Tem uma versão do Adobe Audition (uma DAW completa) mais antiga que é gratuita, mas bem poderosa, muito embora já seja um software ultrapassado, mas mesmo assim muito bom, e tem coisas que faço nele também.
    O espírito é o seguinte cada software é uma ferramenta que se completa com as outras (exporta numa e importa na outra).

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    "Paulo anhaia" (produtor famoso e muito foda) pesquise sobre esse cara no youtube, ele teve a gentileza de criar uma video aula aplicando plugins frees e a DAW Reaper versao de avaliçao. E o resultado foi fera. Vale a pena conferir.

    JJJ
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    mauller

    Confere se o seu Windows está no sistema americano ou brasileiro de numeração.

    Sim, isso pode fazer diferença...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Analisador de espectros, equalizacao