Os "cabeça-inchada" dos sax (para assuntos não relacionados ao instrumento) d8B--<

Autor Mensagem
fran329
Veterano
# ago/09
· votar


Ei Luiz, por falar em sax, já tá juntando dinheiro pra comprar o seu, ou tá ao menos tentando aprender a tocar um, vc tem sorte pq já no meu caso não tenho muitas opções, não conheço gente disposta a ensinar por aqui, anda meio dífícil a gente conseguir o que quer mas fazer o que né.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


fran329

Ei não diz isso,......

Sem "chances" desse fórum de sax andar.
"Your Latest Trick".

:)

fran329
Veterano
# ago/09 · Editado por: fran329
· votar


Achei no - instruções ----> click aqui - blog mnemosina é bem interessante. Tem vários modelos de saxofones, até os que eu nem conhecia o melhor é que a gente pode ouvir o som de cada um e distinguir os tipos, é bem legal mesmo.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


Afinado em sib, é maior e mais grave do que o barítono, soando uma oitava abaixo do sax tenor (sua nota mais grave é o sib 0 grave (equivalente ao sol# uma OITAVA ABAIXO da corda sol do violoncelo!).


Isso dá um nó na cabeça.....

fran329
Veterano
# ago/09
· votar


Luiz Almeida

Isso dá um nó na cabeça.....

É mas vc vai ter de se acostumar com essas coisas, se pensa em levar a sério essa história de aprender um dia a tocar saxofone.

Por exemplo, a afinação do sax tenor é igual a do sax soprano reto, avendo pouca diferença no som, o mesmo acontece com o soprano curvo, por ser a mesma afinação, mas varia por causa do tipo já que um é curvo e o outro não.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Ei Luiz, por falar em sax, já tá juntando dinheiro pra comprar o seu.....

Não Fran, eu não penso em comprar um sax.
No atual momento da minha vida, a música está em 3° lugar.
O que eu faço atualmente, musicalmente falando, é dedicar um pouquinho ao estudo da clarineta.
Gostaria mesmo era de poder tocar trompete, mas não consegui embocadura para tocá-lo. Tive um trompete que acabei dando e um flugelhorn que vendi.
Gosto muito do som do sax tenor, mas não sei se eu teria paciência para tocar na clave de Fá (preguiça de estudar). Não sei se eu compraria um, é muito investimento pra nenhuma perspectiva musical.
Acho que é isso.

fran329
Veterano
# ago/09
· votar


Por falar em sax soprano reto, acredito que ela seja o sax predileto do Kenny G, já que na grande maioria dos shows, clips e etc dele, é o sax que ele mais utiliza.



Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Isso dá um nó na cabeça.....

Afinado em sib, é maior e mais grave do que o barítono, soando uma oitava abaixo do sax tenor (sua nota mais grave é o sib 0 grave (equivalente ao sol# uma OITAVA ABAIXO da corda sol do violoncelo!).

Acho que o autor deveria ter dito que a nota mais grave é o Lá# / Sib (digitado), equivalente ao som da nota Sol# da corda Sol do Violoncelo.
Isso é que dá um nó nos miolos, fazer a transposição.

fran329
Veterano
# ago/09
· votar


Luiz Almeida

Éhhh pelo menos vc é sincero e está certo, mas se vc tinha um trompete que é o que vc gosta mesmo e seria capaz de tocar pq o deu? Poxa eu acho que mesmo que se tivesse um sax, e preguiça de aprender a tocar, eu esperaria ela passar ( mesmo que durasse uns 20 anos) sei lá, quem me dera eu tivesse algum conhecido que possuisse um sax e fosse capaz de dá-lo. É mas acho que um dia vc vai conseguir tocar o seu tão sonhado trompete, de preferência já com a embocadura, e pelo menos ainda sonho com um sax.

fran329
Veterano
# ago/09
· votar


Luiz Almeida

Afinado em sib, é maior e mais grave do que o barítono, soando uma oitava abaixo do sax tenor (sua nota mais grave é o sib 0 grave (equivalente ao sol# uma OITAVA ABAIXO da corda sol do violoncelo!).

Acho que o autor deveria ter dito que a nota mais grave é o Lá# / Sib (digitado), equivalente ao som da nota Sol# da corda Sol do Violoncelo.


Ei eu sou muito nova pra ficar maluka, e melhor pararmos de falar em afinação, isso é muito difícil, não sei afinar nem meu violão, na verdade nem sei tocá-lo e finjo estar tentando aprender vejá só. Assim vou longe mesmo.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


fran329

O problema todo foi a "embocadura" que eu "nunca" irei conseguir, por isso eu dei o trompete, alguém iria utiliza-lo, menos eu.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Falei que dava nó.....

fran329
Veterano
# ago/09
· votar


Luiz Almeida


O problema todo foi a "embocadura" que eu "nunca" irei conseguir, por isso eu dei o trompete, alguém iria utiliza-lo, menos eu.

Pq a embocadura?

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


fran329

Pq a embocadura?

A embocadura é a adaptação da boca ao bocal/boquilha do instrumento.
No caso da família dos metais (bocal), a embocadura é mais difícil.
Quem tem problemas nos lábios, falha na arcada dentária, má formação óssea da mandíbula/maxilar, uso de aparelho ortodôntico, falta de dentes, sequelas de traumas, etc; tem mais dificuldades de formar a tal embocadura, principalmente para os trompetes.

fran329
Veterano
# ago/09
· votar


É, que pena, ei ... eu acho que meu maxilar é meio torto, mas quando comprar meu sax talvez eu não tenha problema, vamos ver o que acontece, para tudo dar-se um jeito, só não para a morte.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Acho que pro sax não tem muito problema, e dependendo do seu maxilar, talves você não tenha nenhum problema com o trompete.

O trompete eu havia ganhado de outro músico, então nada mais justo do que eu doa-lo também.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Vamos colocar "CALOR" nesse tópico.

Pra mim, a música "The Heat Is On" de Glenn Frey é uma das músicas mais bem montadas de todos os tempos, claro que ela é uma "propaganda" do filme "Um Tira Da Pesada", mas quando digo "bem montada" é por causa do arranjo instrumental, é só reparar em cada instrumento.

"The Heat Is On" - Glenn Frey


http://www.youtube.com/watch?v=1-mU-YSk32I

Alguém poderia dizer qual o "sex" dessa criatura que está tocando "sax"???


Mais um pouco de sax (e polícia também) com a música do filme "Miami Vice":

"You Belong To The City" - Glenn Frey


http://www.youtube.com/watch?v=oZXLcPWKQyU

Até que é bonzinho.


O cara gosta mesmo de 'tocar" pra polícia:

"Sexy Girl" - Glenn Frey


http://www.youtube.com/watch?v=rivwxLRR_Ms

Cômico.....


Outra "jóia" antiga pra quem gosta de dançar:

"Footloose" - Kenny Loggins


http://www.youtube.com/watch?v=S72XDbLndgk

Notaram alguma diferença na moda de antigamente para as modas atuais???

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Mais uma do Glenn Frey.
O cara era guitarrista/tecladista da banda "Eagles", na sua ficha não consta nada sobre ser saxofonista, mas faz questão de ter em suas músicas o sax (and sex).

"The One You Love" - Glenn Frey


http://www.youtube.com/watch?v=6kFWhSK1Exs

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Já que ninguém posta nada..... vou postar algo relacionado ao trompete.

Esse é sem dúvida um dos melhores trompetistas da história do Jazz. Além de dono de uma voz peculiar.
O seu nome??? Claro.... Louis Armstrong!
Notaram?
Louis Armstrong..... bom, deixa pra lá (temos algo em comum, gostamos de trompete).
Pra mim uma música que todos conhecem quando falamos desse cara é "What a Wonderful World".
Então, vamos ouvir:

"What a Wonderful World" - Louis Armstrong

Em cores:

http://www.youtube.com/watch?v=vnRqYMTpXHc


"Hello Dolly Live" - Louis Armstrong


http://www.youtube.com/watch?v=kmfeKUNDDYs

Essa lembrou um pouquinho de uma música do Ramones......

"I Don't Want to Grow Up" - The Ramones


http://www.youtube.com/watch?v=aZk0-nf576w

E claro:

"What a Wonderful World" - Joey Ramone


http://www.youtube.com/watch?v=VKJHWzicN_4

Luiz Almeida
Veterano
# set/09
· votar


Como este tópico anda "super mendigo", e eu querendo fazer "chover" no molhado, trago hoje uma banda que pra mim foi um grande talento apagado dos anos 70/80.

Supertramp - "It's Raining Again"


http://www.youtube.com/watch?v=5MltrnVOG2s

Saxofone: John Helliwell

Estou parecendo um locutor falido.....

fran329
Veterano
# nov/09
· votar


Luizzz... desculpa, nossa faz tempo que eu não passo por aqui, mas poxa, quem aguenta tanta coisa pra ler, senti saudade desse fórum, minha mãe não me deixava nem me aproximar do computer, porém, sei que nada justifica tanto tempo sem postar né, mas o sonho não morreu é claro (ainda quero o meu sax), tô sem trabalhar, queria ao menos um estágio pra juntar um dinheiro suficiente, diria uns R$1.800,00 (aí é que minha mãe me mataria) pra comprar talvez um Conn, ou até mesmo um Arena, Júpiter anda muito caro pow, mas dizem que ele é um ótimo sax intermediário, apesar de que eu não sei nada de sax, só que são bonitos assim como o som que sai deles, adoraria mesmo aprender a tocar, seria algo para passar aos meus filhos. Ei Luiz, só capaz de escrever um artigo só falando sobre sax, mas acho que ninguém gostaria de ouvir minhas baboseiras kkkkkkkkkkk, só vc mesmo!!! Mais tarde eu passo aqui novamente, até garoto.

Luiz Almeida
Veterano
# nov/09
· votar


fran329

Hehehehe, esse tópico me faz bem de vez enquando!

fran329
Veterano
# nov/09
· votar


Bem, se vc gosta de saxofone, faz mesmo bem, falar de algo que gostamos é como um afago na cabeça, nos dá prazer, mesmo quando não sabemos o q dizer (meu caso), sabe, eu gostaria de aprender a tocar vários instrumentos, a música p'ra mim é verdadeiramente especial, seria capaz de dedicar toda minha vida à ela e ao estudo dos instrumentos, principalmente é claro, do saxofone. Também sou fascinada por piano de cauda e violino. Para mim são instrumentos clássicos, e que devem ser respeitados.

fran329
Veterano
# nov/09
· votar


Luiz - Louis Armstrong... só agora me toquei kkkkkkkk, vc e sua paixão por trombone.

Luiz Almeida
Veterano
# nov/09
· votar


Luiz - Louis Armstrong... só agora me toquei kkkkkkkk, vc e sua paixão por trombone.

TROMPETE..... hahahaha

fran329
Veterano
# nov/09
· votar


TROMPETE..... hahahaha

Oh, ok ok, erro de cálculo, ou seria ortografia, foi mal Luiz!!!

Sabe que o meu (quase) forte é o sax, e eu que pensei que tinha mesmo me tocado, sendo que o seu ... forte (predileto) é TROMPETE. Eh eh, trombone é bem maior né?

fran329
Veterano
# nov/09
· votar


Luiz Almeida

Deixa eu te perguntar, se você tivesse de R$ 3.000,00 à R$ 5.000,00 reais, compraria um sax (não um trompete, vou logo avisando) novo de não tão boa qualidade (tipo eagle, jupiter ou arena), ou um usado, porém, de marca renomada (conn u.s.a., yamaha, julius keilwerth, martin handcraft) não importa se alto, soprano ou tenor, mas me diga, qual dentre ambas as opções, qual vc escolheria?

Luiz Almeida
Veterano
# nov/09
· votar


fran329

Um Jupiter novo seria a minha opção!

Eagle e Arena novos eu não pegaria.

Só pegaria um usado (Conn, Yamaha, e acho que Selmer) se realmente estivesse em bom estado, e com a "certesa" da boa procedência (não for produto de roubo).

Mas vai depender muito do instrumento, mesmo novo, precisa pensar bastante. Deixar de lado a ansiedade, o consumismo desenfreado, o que é top ou não. Tudo isso deve ser levado em consideração, pois é um investimento alto.

Veja se entendeu.


"não um trompete, vou logo avisando"

Hehehehe...
Já desisti de tocar trompete, e já estou desistindo de tocar clarineta também, pois está afetando a minha "mordida"/arcada dentária.
Acho que vou tocar "chocalho"!!!!!

fran329
Veterano
# nov/09 · Editado por: fran329
· votar


Luiz Almeida

Acho que vou tocar "chocalho"!!!!!

kkk, sei não ohh, tenta com flauta doce...

Um Jupiter novo seria a minha opção!

Alguns sax da Júpiter estão saindo mais caros que um Yamanha Yas23, poxa pode ser que ele seja o mais "fraquinho" da marca ou talvez a loja não seja confiável não sei (se chama jogmusic - *R$ 3.300,00, ainda por cima novo e se vc pesquisar ainda acha por um preço inferior) mas é um yamaha, e tem lojas em que um júpiter não sai por menos que isso (*).


Eagle e Arena novos eu não pegaria

Eu também não, preferiria mesmo um júpiter, vejo saxofonistas mais experientes falarem muito bem dos modelos da júpiter, apesar de serem intermediários.


Só pegaria um usado (Conn, Yamaha, e acho que Selmer) se realmente estivesse em bom estado, e com a "certesa" da boa procedência (não for produto de roubo).

Também sou cricri com isso, não compro nada de procedência duvidosa, sem a querida "notinha fical", ou quelquer outra coisa, de certo legal, que comprove a origem idônea do produto.

Eu estive olhando em alguns sites, sax à venda e mercado livre, vi saxofones que variavam de R$ 800,00 à R$ 15.000,00 (no caso, um legítimo selmer francês), fiz uma verdadeira investigação, e foquei os sax de marcas mais renomadas, vi alguns da yamaha, julius keilwerth, buecher, conn (me decepcionei por não encontrar um lady face, um 14m americano ou um 50m) acho que vi também uns três martin handcraft, um rarissimo vito kenosha, dois buffet crampon, dois amati kraslice e nenhum yahagisawa (outra decepção), posso não saber tocar mas me informo sobre as marcas e acredite, me senti tentada, principalmente pq haviam alguns sax, no caso do mercado livre, que estavam aparetemente bem conservados, tinham o documento original de compra, e o vendedor tinha qualificação 100% positiva, sem falar que apesar de alguns saxofones serem bem novinhos (1957,1965,1988) o preço que seria investido na compra de um, eu acredito que não seria perdido na revenda se fosse o caso do comprador querer "passar adiante", por se tratar de um modelo raro, e as pessoas não se importam muito com o preço se o sax for "top de linha". Passei horas babando na frente do computer, só saí quando minha cabeça começou a doer, não teve jeito, mas fiquei sonhando por muito tempo!!!

Ahh, também tem o Selmer Bundy II (é americano e apareceu recentemente, para estudo me parece, não deve ser confundido com um Selmer Paris, porém, o nome engana), mas tem gente que gosta dele.

Luiz Almeida
Veterano
# nov/09
· votar


fran329

Estou bem por fora de preço de instrumentos em geral, mas como disse, "novo" seria um Jupiter, os outros eu não compraria novo.
Tem uns usados mais em conta de umas marcas não tão boa, os famosos "custo X benefício".

Se você puder comprar um Yamaha seria melhor, mas cuidado com o "Made IN".

Procure escutar melhor cada marca e modelo para se decidir por qual comprar, pesquisar você já faz, procure pelos reviews.


kkk, sei não ohh, tenta com flauta doce...
Acho que a transversal seria melhor, conheço um ex-saxofonista que trocou o sax pela flauta transversal por causa da "mordida" também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os "cabeça-inchada" dos sax (para assuntos não relacionados ao instrumento) d8B--<