Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Tuba e sua historia e afinações

Autor Mensagem
Avid
Veterano
# ago/06


Instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina numa campânula em forma de sino. Dotado de bocal e de três a cinco pistões, possui todos os graus cromáticos.

Existem tubas de vários tipos: tenor, barítono, êufona, baixo e contrabaixo. Desde o seu aparecimento, na primeira metade do séc. XIX, logo foi incorporado nas orquestras sinfônicas.

Alguns elementos históricos

A tuba é originária do “ophicleide”, uma espécie de tubo com chaves utilizada por volta de 1800, ainda antes da invenção do sistema de pistões. Este instrumento começou a ganhar popularidade nas pequenas bandas de metais da Grã-Bretanha, onde um antecessor do atual Sousafone, chamado Helicon, era usado devido à sua portabilidade (mais fácil de transportar).

Mais tarde, Richard Wagner utilizaria uma variante deste instrumento baseada no Corne Inglês, razão pela qual surgiu a chamada Tuba Wagneriana. Em 1860, John Philip de Sousa patenteou um novo tipo de tuba baseado no Helicon, dando origem ao atualmente chamado Sousafone.

Por esta altura, os alemães Johann Moritz e Wilhelm Wieprecht construiram o modelo de tuba que seria o percursor do modelo mais utilizado hoje em dia. Desde esta altura, o design e conceito geral da Tuba permaneceram inalteráveis, mas diversas variantes foram sendo introduzidas, incluindo instrumentos com 4, 5 e 6 pistões, pistões com válvulas rotativas, Sousafones em fibra de vidro (para serem usados em desfiles).

Atualmente, as tubas podem ser encontradas nas mais diferentes formas e combinações e a variedade aumenta drasticamente se incluirmos nesta categorização os Bombardinos (que também são chamados de Tuba Tenor). Assim, encontramos Tubas em diferentes afinações (Sib, Do, Mib, e Sol), com campânulas desde 36 a 77 centímetros de diâmetro, voltadas para cima ou para a frente, lacadas ou cromadas, com pistões normais ou com válvulas rotativas (ou ambos), com 2 até 6 pistões etc.... e a variedade é ainda maior se adicionarmos as várias cambiantes dos Sousafones (como por exemplo o raríssimo Sousafone com 2 campânulas).

Nas bandas filarmônicas, cabe às Tubas o fundamental papel de suporte harmônico, uma vez que compõe o naipe de instrumentos que atua no registo grave.

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


e ai vem a pergunta!!!!! a tuba pode ter uma grande relação entre o contra baixo eletrico ou arcústico com a tuba-contrabaixo? será que podemos transpor???? uma coisa eu digo tuba e um instrumento belo pena que é obsoleto!!!!!

fui!!!!!!!!!!

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


alguém é fã de tuba por aqui?????????????????///

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Eu curto tuba!
Nunca toquei, mas já vi umas minas chegando junto de um tocador de tuba:
- "Nooossa, como é graaande!"


Avid
a tuba pode ter uma grande relação entre o contra baixo eletrico ou arcústico com a tuba-contrabaixo?

Tecnicamente, sim, tendo em vista que ambos tem o papel "genérico", se é que se pode dizer isso, de suporte harmônico (como você citou em seu bom texto), sendo responsável pela "baixaria" na música.

Entretanto, o baixo elétrico atual atua geralmente sozinho numa banda, enquanto que a tuba atua juntamente com outros instrumentos (no caso de uma orquestra), sendo assim não a total responsável pelas linhas graves (como o é o baixo elétrico).

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


Rachmaninoff

Valeu por abrilhantar esse forum!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Tuba e sua historia e afinações

290.760 tópicos 7.586.638 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital