Covers e Autorais gravadas em versões acusticas

    Autor Mensagem
    bluesquare
    Veterano
    # ago/17


    Boa tarde pessoal! No começo do ano minha banda gravou uma série de vídeos acústicos com algumas musicas autorais nossas e alguns covers, entre eles Stairway to Heaven, Patience, Black.. Se puderem dar uma conferida, ficariamos muito gratos!

    Segue o link da Playlist: https://www.youtube.com/watch?v=m7d5b5zK3hM&list=PL9L-1ZIjXeLgBDvOG3sj 7AYUKPx6oWNXt&index=2

    Espero que gostem! Comentários e sugestões são sempre bem-vindas!

    Vitarossi
    Membro
    # ago/17
    · votar


    bluesquare,

    Sei lá, não simpatizei não, mas essa é só a minha opinião.
    Também não é a minha praia... Daqui a pouco talvez apareça alguém que possa opinar com propriedade.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Che tem uma corda desafinada nesse violão, parece ser a B ou a mizinha... Muito cuidado com isso! A apresentação está bem feita, há um cenário interessante, um jogo de câmeras legal.

    Violão não tem entonação perfeita, ele sempre semitona bastante.
    Eu recomendo afinar pelo afinador, mas dar uma verificada nas oitavas


    e-----------3--
    B-------3------
    G----2-----0---
    D-2-----0------
    A----0---------
    E-0------------


    É melhor deixar ele redondo sobre si mesmo, do que deixar ele no afinador.

    Ficou também a impressão que o canário não estava se ouvindo direito, porque desafinou algumas vezes, mas acertou em outras, o que quer dizer que ele está cantando na intuição. Aliás, o inglês é bastante bom, onde normalmente vocalistas pecam aí!
    Se o som captado foi acústico de fato, com o áudio da câmera, pessoal tem que segurar o braço... A voz ficou bem miudinha. Mas mesmo assim, o canário está cantando fora e longe do mic o tempo todo, isso é problema!

    *** Ouvindo Patience, parece mais ser a mizinha desafinada.***

    Também é admirável a segurança do guitarrista.

    O arranjo está estranho. Dobras são legais, mas para uma gravação! Acho que poderia deixar o violão segurando a harmonia, e a guitarra partir para coisas mais diversas, acordes abertos e com dissonâncias.

    Por exemplo Patience que é C G A D, pode virar uma pestana na casa 5, e tocar-se C6 (875555), G9/B (755785), A (577655), D9 (557755) ou um D9/F# aberto (ambos já em preparação pro riff de "turn arround" dessa progressão)...

    Outra ideia é trazer técnicas de slide e arpeggio pra guitarra, que é mais propício a se conseguir fazer pontes de improviso. Um peteleco de distorção pra dar um sustain e harmônicos a mais, também vai bem. Esse Peavey tem um timbre legal, e dá pra chegar nisso de boa, pessoalmente adoro el.

    Primeiro corrigir os erros do vocal, mas ele pode fazer uma percussão, isso soma bastante a apresentação. Pode ser uma meia lua, um pandeiro, um chocalho, um cajón...

    Agora... Vocês estavam tocando cada um pra si... Não olharam nenhuma vez pro público (aqui representado pela câmera). Os óculos de sol só somam pra isso, a menos que vocês estivessem chapados - o que não parece o caso - ele é dispensável... "Ah mas fulano usa óculos"... Pois é mas esse fulano, provavelmente tem uma imagem muito forte e característica, em que o óculos faz parte. Vocês são pessoas normais, que se vestem de modo normal, tocando uma música apenas... Vale pensar nisso.

    NOTA: Vi só agora que é uma playlist, por isso hora parecia uma corda e hora outra corda, e hora nenhuma corda desafinada...

    bluesquare
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ismah

    Cara. fiquei muito feliz que alguém tenha visto e criticado! Haha É que aqui na minha cidade não tem praticamente ninguém que entenda de musica ou tenha banda.. entao a gente mostra pro pessoal, e todo mundo acha uma maravilha kkk por isso mesmo que decidi postar aqui, para ter opiniões mais bem formadas, e seu comentário fez exatamente o que precisávamos!

    tem uma corda desafinada nesse violão
    Realmente, tem alguns videos que dá a entender isso mesmo! Mas acho que o problema maior foi na minha guitarra.. ela está com um desvio chato na afinação, já até levei a um luthier e ele disse que seria o caso de fazer uma compensa no nut, ou tentar subir o calibre das cordas para ver se da uma corrigida.. então to esperando a próxima troca para ver se resolve, senão vou tentar essa compensa mesmo!

    impressão que o canário não estava se ouvindo direito
    Temos esse constante problema em nossos ensaios.. Além da acustica do nosso "estudio" nao ser tao boa, todos os integrantes tem uma aparelhagem legal, amps bons, etc.. mas o vocal ainda está na famigerada "caixa de som multiuso", já estamos pegando no pé dele sobre isso a um bom tempo, e está na nossa listinha de próximo investimento!

    O som captado foi todo pelo mic das cameras mesmo, bem caseirão.. na próxima tentaremos dar uma segurada!

    Também é admirável a segurança do guitarrista.
    Sendo o guitarrista, fico lisonjeado! haha

    Vi só agora que é uma playlist
    hehe, sim tem varias musicas nossas ali junto (Sorrow, Old Times e Jack Daniel'Z, Azul e Vermelho e Desastres Quimicos)
    Se possível, da uma escutada nelas e me fala o que achou! Estão todas em versões acústicas, bem diferentes do que costumamos toca-las normalmente, mas estamos em estúdio esse mes gravando nosso primeiro CD, e na terça agora gravo as faixas de guitarra! Então algumas sugestões seriam muito bem-vindas hehehe

    Muito Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não, não é a guitarra. É o violão mesmo.
    E não, não dá a entender, ESTÁ desafinado.

    Quanto a sua guitarra, prefiro não palpitar sem ver.

    Não acho ruim a acústica e nem o método de gravação, pois acaba um tendo um pouco mais de transparência na ideia, do que seria a apresentação acústica. Eu gosto de grandes produções, mas não adianta fazer um vídeo caseiro parecer uma grande produção. Até dá para tratar vídeo, refazer isso e aquilo, mas perde o sentido...

    A questão do vocal, é bastante complicada, não é tanto a caixa o problema, porque o investimento para algo acima, fica alto. Trocar seis por meia dúzia, não adianta também...

    Cuidado com esse disco! Quem vai produzir, precisa dizer exatamente o que estou dizendo, e ir além... Já mostrou esse material?
    É função do produtor lapidar o trabalho da banda! Mas tem gente que grava o que vier, como vier e não pensa em produção... Honestamente, por ESSES vídeos, eu queria acompanhar todos num ensaio valendo, pra ver o que sai. De cara colocaria todo mundo pra treinar algumas coisas bem específicas, que estão fora...

    Já quanto o autoral, esse é mais difícil julgar... Como vou achar defeito na expressão alheia? Agora se a pergunta é s'eu gostei, o papo é outro. Lamento, mas não é o tipo de música que EU consumo, tenho gostos mais peculiares, etc...

    Significa que é ruim? De modo nenhum! Significa que eu não sou o teu público! Mas eu to longe, antes de chegar a ter relevância a minha opinião, é preciso levar em conta a relevância da opinião de gente mais próxima... Se a turma aí ta curtindo - indiferente do grau crítico que o fazem - é o que importa...

    bluesquare
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Entendi! Quanto ao disco, é realmente bem diferente do que foi gravado nesses videos aí! Da uma conferida nas duas faixas que ja estao prontas, vai ser mais ou menos nesse rumo!

    https://www.youtube.com/watch?v=NsNr8MPM11I

    https://www.youtube.com/watch?v=hC-DqVjf8uY

    Não vou dizer que fizemos uma super-produção nesses videos, a idéia era meio que gravar uns "ensaios acústicos", ai nem tratamos os videos ou corrigimos nada, foi meio que ao vivo mesmo! hehe Já a gravação do disco, estamos gravando em um estúdio profissional, com produtor e tudo mais, é uma outra pegada!

    Ismah
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Você ainda não entendeu...
    1- Não há nada errado com a gravação dos vídeos...
    2 - Entendi que é um ensaio acústico, onde ligaram a câmera e saíram tocando...
    3 - Entendi que não foi nunca a ideia de uma superprodução, e que é um som ACÚSTICO, nada a ver com a banda
    4 - O disco pode dar certo, mas não é o gênero que eu gosto, o que não impede de outras pessoas gostarem.

    O disco em si tem realmente outra pegada. Meu gosto pessoal obviamente interfere, e eu gosto de sonoridade VELHA... Achei bastante sem médios, tudo muito escavado, muito sub, pouco médio-agudo... Guitarra que é médio-agudo berrando, só tem grave e agudo pronunciado... De cara, puxaria frequências 800, 1k, 1k5.
    O solo não veio pra frente, não tem peso (aqui é 500~800Hz)... Um wah poderia ajudar...

    O arranjo é simples, não tem mui o que se inventar...
    Eu gosto da bateria com caixa como um tapa na orelha. O bumbo está com um tempo de release longo, e falta ambiência geral.

    Mas ainda colocaria antes a turma pra treinar o que tem dificuldade. Teu canário pode gritar mais, berrar mesmo, a música é agressiva... Canta apenas, sem interpretar a letra... Isso é trabalhável, se chama impostação!

    Quanto a haver produtor, não significa que ele saiba o que está fazendo, ou que está fazendo como deveria seu trabalho... Mas parto do pressuposto que ele sabe o que está fazendo...

    Tem uma nota estranha em 3:13, eu regravaria esse solo para tirar a dúvida.

    bluesquare
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    De cara, puxaria frequências 800, 1k, 1k5.

    Cara, vou te dizer que não entendo praticamente nada de frequência na teoria, sempre quis buscar entender mais sobre essas coisas.. acho que seria bom dar um upgrade na nossa parte teórica kkk

    O solo não veio pra frente

    Também fiquei com isso na cabeça... Essas duas faixas que postei foram gravadas em 2011, porém no mesmo estúdio, com o mesmo produtor.. como elas vão estar nesse álbum também, ele vai fazer uma nova mixagem/masterização junto das novas, então vou pedir para ele dar uma olhada nisso! Com certeza vai ficar diferente das que vamos gravar, mas não tem jeito... até queríamos gravar novamente elas, com algumas mudanças, mas vai uma grana que não temos! kkk

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    " frequência na teoria" não é responsabilidade tua saber, nem do produtor (mas convém que ele saiba), é do engenheiro de mix... Se quiser dominar, o assunto é amplo, começa pelo "Arte da mixagem" do David Gibson, é um excelente panorama geral de como mixar.

    A questão de ficar diferente por serem faixas antigas tem jeito sim! É pra isso que serve masterização, pra tornar um grupo de músicas um álbum, e não uma coletânea...

    bluesquare
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Que legal! Obrigado pela dica, vou ver se acho este livro! Sempre foi um assunto que me interessei, porém nunca fui atrás de entender!

    Bom, vamos ver como vai sair! Assim que as faixas estiverem prontas vou postar aqui :D

    Espero que fique legal, é um álbum que estamos querendo gravar a 9 anos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Covers e Autorais gravadas em versões acusticas