Qual a ordems dos sustenidos na armadura???

    Autor Mensagem
    James
    Veterano
    # nov/04


    Qual a ordems dos sustenidos na armadura??? preciso saber pq vou ter chamada oral na facu e esqueci a ordem de todos os sustenidos...por favor me ajudem!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    nenhum = dó
    1 = sol
    2 = ré
    3 = lá
    4 = mi
    5 = si
    6 = fá#
    7 = dó#

    É fácil, é tudo 5as justas (3,5 tons)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    ... ou melhor:
    .

    0 # = dó maior / lá menor
    1 # = sol maior / mi menor
    2 # = ré maior / si menor
    3 # = lá maior / fá# menor
    4 # = mi maior / dó# menor
    5 # = si maior / sol# menor
    6 # = fá# maior / ré# menor
    7 # = dó# maior / lá# menor


    James
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    já q vc manja vc pode me ajudar, como vc faz pra descubrir os acidentes de uma nota
    tipo. alguem pergunta qual acidente tem em lá maior como vc faz?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    Eu não sei como aprendi isso, mas acho que pode ser assim:

    a primeira nota que aparece é o F#, encontrado na escala de sol.

    depois é o F# e o C# que tem na escala de Ré

    depois é o F#, o C# e o G# que aparecem na escala de lá e vai aumentando.

    Veja este tópico que criei que ensina como montar as escalas e , lógico, descobrir os acidentes pelo círculo das 5as:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/

    James
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    ow valeu aki cara...fiquei estudando aki ee esqueci de agradecer a vc...
    valew cara

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    Disponha!

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Eu acho q a ordem dos sustenidos na armadura é diferente da ordem das tonalidades quais os sutenidos aparecem!!!!

    Tipo!

    Está certo Leandro, mas a ordem dos sutenidos na armadura de clava nao é do maior, sol maior e assim por diante!!

    é FA DO SOL RE LA MI SI

    :)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior

    É verdade, mais prático também pra decorar!

    Então é ir falando: fadosolrelamisi - fadosolrelamisi - fadosolrelamisi

    deathmeister
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    .Qual a ordems dos sustenidos na armadura???

    Armadura de Bronze
    Armadura de Prata
    Armadura de Ouro

    Luc
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    James

    como vc faz pra descubrir os acidentes de uma nota
    tipo. alguem pergunta qual acidente tem em lá maior como vc faz?


    Para os sustenidos eu faço assim:

    Primeiro eu decorei o fadosolrelamisi que o Pannuci falou. Eu acho que é melhor decorar assim, pq já tá na ordem.
    Depois, para cada nota (nos sustenidos, hein ?), o último sustenido que vai estar na armadura é a "nota anterior" da nota pedida.

    Por exemplo:
    Pedem a armadura de Sól: Fá vem antes de Sol, e como é em sustenido, a resposta é FÁ#.
    Pedem a armadura de Ré: Dó vem antes de Ré, e, sendo sustenido, vai lá na decoreba (fadosolrelamisi) e a resposta é FÁ# e DÓ#. Por que ir lá na decoreba ? Porque, nessa regra, você vai ter que incluir os sustenidos que vêm antes da nota anterior à nota que pediram. (vixe, complicou, hein ?)
    Pedem a armadura de Lá: Sól vem antes de Lá. Como é sustenido é SOL#. Na decoreba, FÁ#, DÓ#, SOL#.

    O inverso, portanto, funciona:

    Que nota tem na armadura os seguinte sustenidos: Fá, dó, sol, ré, lá ?
    Lá vem antes de Si, então a resposta é SI.

    E se for fá, dó, sol, ré, lá, mi ? Fá vem depois de mi. Mas, no caso, não é Fá, mas sim, FÁ# a resposta. Pq ? Nessa técnica imbecil é porque a armadura do Fá natural não tem sustenidos, mas, sim, bemóis. É por eliminação. Mesma coisa que com C# (fá, dó, sól, ré, lá, mi, si). Dó vem depois de Si. Mas a armadura de clave de dó, não tem acidentes. Então, por eliminação, vai pra próxima, que é Dó#. Talvez devessem eliminar é a minha resposta.

    É uma dica bem menos erudita que a do Leandro Pannuci, mas funciona.

    Balbino Junior

    Seu Balbino, mestre do violão. Espero que minha vulgaridade não venha a ofender vossa sabedoria.

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Luc
    Seu Balbino, mestre do violão. Espero que minha vulgaridade não venha a ofender vossa sabedoria.

    Ironia hein!!!

    MAs e isso ai! Sua dica funciona!!!

    abraços!

    Luc
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Balbino Junior

    Pô, Balbino. Falando sério, agora. Não foi ironia. Foi uma "brincadeira séria". Já pedi sua ajuda várias vezes (sobre o método Bonna, sobre o compositor de Recuerdos de La Alhambra, sobre microfonação de violão e isolamento acústico) e curto pra caramba suas gravações. Vc acha que eu ia ser moleque, agora, de vir aqui e tirar você com ironia ? Eu escrevi isso porque minha dica é muito primária, e sei que você já estuda um tempo, e poderia achar besteira. Não é ironia. Foi mais um pedido de "desculpa pela minha ignorância no assunto", pra você e pro James, que é quem tá pedindo ajuda, do que qualquer outra coisa. Vc entendeu como ironia a seu respeito ? Se você entendeu assim, me desculpe; não foi a minha intenção.

    Proponho o seguinte:
    Se você se sentiu desrespeitado, mas agora que eu expliquei, você entendeu que não foi falta de respeito, tá tudo certo !
    Se você se sentiu desrespeitado, e nem com a minha explicação você deixou de se sentir desrespeitado, quebre um violão na minha cabeça, e aí tá tudo certo também.
    Se você não se sentiu desrespeitado, então tá tudo certo desde o começo.

    Blz ?

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Luc
    Cara! larga a mao! Eu nao me senti desrespeitado nao! heheh! So achei q tava tirando sarro da minha cara! hahhahaha! Mas de boa! Nao tem pq pedir desculpas pra postar nada aqui! Nem q o Espirito de Beethonven frequentasse o forum, quanto mais a mim! hahahahah!!!

    Essa foi foda!!!

    Abraçao!

    Luc
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Balbino Junior

    Então tá blz. A gente continua amigos. Amanhã vamos no parquinho.

    Falou !!!!!!!!!!

    Basshero
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Luc
    aonde vc aprendeu isso ai??

    Luc
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Basshero

    Cara, eu tive um professor de música, chamado Beto Ianniceli, que me falou que cada um desenvolve seu modo de aprender uma coisa, porque assim, aprendendo do seu modo, você aprende melhor. E é verdade. Faz dois anos que eu aprendi armadura de clave, e até hoje não esqueci.

    A dica pra aprender do seu modo é você perceber na matéria ensinada coisas que você pode associar a você mesmo, ao seu dia a dia, à maneira como se sente, a coisas que você gosta, a outras coisas que você já aprendeu, etc.

    Por exemplo: Pra aprender a trabalhar a escala pentatônica menor no piano eu primeiro tive que aprender como se constrói uma escala pentatônica menor em determinado tom. Depois peguei músicas dos Beatles, de quem gosto bastante, em que eles usam esta escala (na maior parte das vezes eles utilizam a pentatônica menor da relativa menor da tonalidade da música, como nos solos de Let it Be, ou Something), e improvisei até descobrir as combinações de notas e cromatismo dentro da escala que mais me deixavam satisfeito. Depois é só incorporar às suas próprias bases, na tonalidade que você quiser.
    Então eu liguei a escala pentatônica menor (matéria ensinada) aos Beatles (coisa que eu gosto ou com que me identifico), e depois adaptei o uso dela ao meu gosto (achar minha própria maneira).

    Outro exemplo: Pra aprender a identificar e dar nome a um acorde à primeira vista complicado, primeiro eu tive que aprender Intervalos. Depois é só perceber que um acorde maior é formado por uma tríade, sendo Tônica, Terça maior, e quinta maior, e que é a terça quem define se o acorde é maior ou menor. Daí, quando você bate o olho numa cifra assim: Cm79/D, você já sabe que a terça maior de Dó é Mi. A tônica do acorde é C. É menor, porque está escrito lá (Cm), então tem Mi Bemol. Tem a sétima menor, porque também tá escrito lá (Cm7), então tem Si Bemol. Tem a nona, porque tá escrito lá (CM79), então é ré (que aliás, eu sei que ré é a nona de dó, porque a oitava é dó mesmo, e é oitava justa, então não tem intermediários como "oitava menor", ou "oitava aumentada", como acontece com as quintas, por exemplo). Por fim, acaba-se percebendo que o baixo, a nota que vai "sustentar" o acorde é o Ré, porque também tá escrito lá (Cm79/D). Então eu juntei a matéria aprendida (Intervalos), com acordes maiores sendo formados por tríades e sendo a terça quem determina a tonalidade maior ou menor (coisa que eu já havia aprendido, e usava bastante ao tocar), e acabei incorporando à minha maneira de ler música (achar minha própria maneira).

    Cara, isso é psicologia básica: você só aprende algo (e desenvolve), se você tiver um feed back. Um exemplo bem idiota: não adianta alguém chegar pra você e dizer que "O Flea usa bastante slap porque o som dele visa incorporar elementos de funk ao rock", se você não sabe o que é slap, o que tem a ver com funk, e nem mesmo quem é o Flea. Você que, pelo nick é baixista, não precisa concordar ou discordar da afirmação, mas, para que você possa argumentar, você vai ter que saber essas coisas. Parece imbecil, mas fala essa frase do Flea (e complementa com "e é por isso que ele é o maior baixista de todos os tempos, uhúúúúúú (!!!!!)" ) pra alguém que não sabe nada de música, mas é muito fã de Red Hot. Provavelmente vai ser a primeira coisa que o cara vai falar, quando alguém falar que o Flea é uma bosta.

    E outra coisa é sempre perguntar. Eu sou um dos mais burros desse fórum, mas era muito mais burro antes de começar a perguntar e o pessoal, a ajudar.

    Ana Melo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    a ordem eh:
    FA, DO, SOL, RE, LA, MI, SI

    a ordem de qual escala tem quais sustenidos jah foi citada, soh gostaria de lembrar q nas escalas menores existem alteraçoes no sexto e no setimo grau da escala melodica (na ida apenas) e no setimo grau da escala harmonica!

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ana Melo
    Legal sua parte adicional! Mas o q tem a ver com o topico!? heheh To brincando!

    Ludiwg
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Bom dia..

    Sei montar as armaduras de clave na clave de Sol. Mas não encontro muito sobre o assunto na clave de Fá. Sei que é só segui o ciclo de quintas para montar as armadoras, porem alguém tem algum modelo na clave de Fá?

    makumbator
    Moderador
    # mai/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ludiwg

    A ordem é exatamente a mesma na clave de fá e na clave de dó. Não muda a ordem de entrada de acidentes apenas por mudar a clave.

    Basta você inserir na mesma ordem que faria na clave de sol que vai estar correto. Obviamente os locais das notas são diferentes, mas a ordem permanece inalterada.

    Na clave de fá o primeiro sustenido entra no fá da quarta linha (e segue daí). O primeiro bemol entra no si da segunda linha (e segue daí).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a ordems dos sustenidos na armadura???