Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Música Celta

      Autor Mensagem
      yvo
      Veterano
      # mai/04


      eu nao tenho mta noçao do que seja.. se alguem ae puder esclarecer (dando exemplos dessas musicas)

      Comanche
      Veterano
      # mai/04
      · votar


      yvo
      Amiguinho, música celta, é a música feita na europa ocidental ... geralmente é uma música meio melancólica, feita com instrumentos de cordas e bateria leve ... e alguns outros instrumentos inusitados, usados para big bands, só que a favor da melancolia da música.
      São músicas calmas e relaxantes.

      E elas são sub divididas em New Age, Tradicional, Fusion e Folk. Talvez tenha mais sub divisões, mas só ouvi essas até agora.

      Recomendo :

      Dougie Mcclean (pegue Caledonia desse cara, com um solo de gaita de fole)
      Iain MacDonald
      Tarras
      Christy Moore
      The Corrs

      yvo
      Veterano
      # mai/04
      · votar


      Comanche

      valeu! ms ae musica celta poderia ser considerada musica erudita? pq nos primordios antes desse forum existir, tinham postado um topico falando sobre musica erudita, e incluiam musica celta nsiso

      Comanche
      Veterano
      # mai/04
      · votar


      yvo
      Hum, ai eu já não sei, eu entendo musica celta como musica contemporania.
      Sim, claro que existe musica celta à tempos. Mas ai não posso especificar para você compositores.

      paulao_jazz
      Veterano
      # mai/04
      · votar


      Música celta, até onde eu sei, é a música composta pelos celtas na idade média. duh...

      essa contemporanea citada pelo Comanche eu acredito que seja a música influenciada pelo estilo da musica celta original.

      ziotti
      Veterano
      # mai/04
      · votar


      yvo
      pode ser sim um tipo de musica erudita kra, se nao me engano os celtas habitaram a europa central a se espalharam pelo continente até serem exterminados pelos romanos.

      Sir Nightfall
      Veterano
      # jun/04 · Editado por: Sir Nightfall
      · votar


      Os celtas sempre estiveram muito ligados à religião, e assim como quase toda as expressões de sua cultura, a música também estava intimamente relacionada a temas de cunho religioso. Tanto que os músicos eram – em sua maioria – ligados a classe sacerdotal dos Druidas.




      A música ou, mais precisamente, o tocar dos instrumentos era considerado uma manifestação do mundo dos espíritos. Sendo assim, o músico era um ser privilegiado, pois suas faculdades lhe permitiam captar pequenas manifestações do Outro Mundo, e desta forma, ele traduzia aquilo que absorveu para a música.




      Exatamente por este motivo, é comum a temática musical celta estar ligada aquilo que eles mais respeitavam: a Natureza. Um bosque, a brisa, a alvorada, o outono – ou qualquer outra estação – enfim, cada pequeno movimento da Natureza carrega um som, e era função do músico senti-lo e traduzi-lo em música.




      Com o advento da cristandade no mundo céltico, toda esta conotação entre religião e música, de certa forma, se perdeu. No entanto, os “motivos ligados a Natureza” mantiveram-se vivos, e até hoje estão presentes no trabalho de cantores e instrumentistas contemporâneos

      Instrumentos



      Os instrumentos celtas são todos bem característicos, isso porque a música folclórica irlandesa conservou fortes traços da música celta. E através desta herança rica e ímpar, a Irlanda lega ao mundo esplendorosas sonoridades, todas com um estilo único e incomparável.




      Pois bem, mais um exercício mental. Pense na Irlanda, pense na música irlandesa. Que instrumentos lhe vêm a mente? Acho que muitos responderão a harpa ou a flauta. Agora, pense na música escocesa. Qual o primeiro instrumento que você imagina um escocês tocando? A maioria, certamente, dirá a Gaita de Foles.




      As características da musicalidade celta foram absorvidas pela cultura mundial, portanto, a grande maioria das pessoas tem, ainda que vaga, uma idéia sobre o que foi – ou melhor – o que é a música e os instrumentos que estavam presentes no folclore ancestral.




      Além da flauta, harpa e gaita de foles, que já foram citados, ainda resta um importante instrumento – de percussão – chamado Bodhran. Feita as devidas apresentações, vamos conhecer um pouco mais sobre estes instrumentos.




      Flauta – A flauta é um instrumento que ao longo da história conheceu inúmeras variações, inclusive uma das variações é conhecida como flauta celta ou Feadan. Este tipo de flauta, pertence à classe das flautas de bico (em oposição às flautas transversais).

      Em composições musicais provenientes ou inspiradas no folclore celta é fácil perceber a importância da flauta, sendo um instrumento que proporciona identidade à música por meio de um ritmo encontrado somente neste estilo de composição musical.




      Harpa – A presença da harpa na cultura celta é inegável, tanto que a Irlanda fez deste instrumento um de seus símbolos nacionais. Este instrumento de cordas é bastante antigo, surgiu na África por volta do ano 2000 a.C., no entanto, o modelo mais conhecido – chamado modelo triangular – surgiu no século IX na Europa. Com o passar dos anos surgiram duas variações deste mesmo modelo, e uma delas ficou conhecida como harpa irlandesa ou celta. Este tipo particular de harpa, cujo nome em gaélico é Clasrsach, difere-se pela sua coluna curva e seus sete ditals ou alavancas que são pressionadas com os dedos para mudar a afinação das cordas.

      Na sociedade celta, os harpistas eram considerados pessoas privilegiadas por ter o dom de tocar este instrumento.




      Gaita de Foles – A origem deste instrumento é discutível. Crê-se que se surgiu na Ásia e os romanos a levaram para a Escócia, onde criou raízes e tornou-se um símbolo nacional.

      Neste instrumento de sopro, o ar é retido em uma bolsa – chamada odre – e, posteriormente, ele é dirigido aos tubos de saída providos de palhetas.




      Bodhran – O bodhran é um instrumento bastante peculiar na música celta. É uma espécie de tambor, onde o couro de algum animal é esticado sobre um arco de madeira. Tradicionalmente, a matéria-prima do arco é o tronco de freixo (árvore de madeira amarelada e dura, comum na Europa) e o revestimento é feito com pele curtida de cabra, cervo ou bezerro.

      Este instrumento, conhecido também como tambor irlandês, pode ser tocado com as mãos ou baquetas.



      cara nao sei se isso ajuda mas tirei desse site:

      http://www.casacelta.hpg.ig.com.br/musica.htm

      Géssica Turunen
      Veterano
      # jun/04
      · votar


      yvo
      Se vc quiser ter uma noção do que é Música Celta, ouça Loreena McKennitt...Pra mim, ela é a melhor do estilo...Eu adoro e me inspiro nela pra formar o meu estilo de cantar.

      Vale a pena conferir!!!

      "With Best Wishes..."

      -----Géssica Turunen-----

      SaintFerio
      Veterano
      # jun/04
      · votar


      Eu li acima que THE CORRS é uma banda CELTA???

      The Corrs que eu conheço é uma banda Pop que é formada quase que inteiramente por mulheres e tá longe pra caramba da música Celta hehehe! Bom, pelo menos as poucas músicas que conheço delas...

      stratopeido
      Veterano
      # jun/04
      · votar


      yvo

      puta confusao q o povo faz sobre de celta / musica tradicional inglesa / musica classica / musica renascentista

      entra nesse site aqui.. www.cupofwonder.com

      tem um artigo sobre isso..

      FabianoCG
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      que eu saiba, Jethro Tull é progressivo

      gabrielviolao
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      JIMMY PAGE se amarra em música Celta.."BLACK MOUNTAIN SIDE/WHITE SUMMER tem muita influência deste estilo.

      FabianoCG
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      acho que a música celta aqui ou está sendo muito generalizada ou muito popularizada. Ou então os dois.

      Fabiano Gomes

      Snyper
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      Olá Pessoal..
      THE CORRS, bom, uma excelente banda, que foi influenciada pelos tambores celtas de Matzain, algumas músicas dela realmente lembram (de longe), ou melhor, sugerem (bemmm de longe) alguma coisa celta, até mesmo medieval.Sir Nightfall, mandou-nos um excelnte texto explicando sobre música celta, se vocês lerem ficarão bem por dentro.
      Tambor celta, é mais ou menos aquele tambor que fica quase que chorando no fundo da música do Shaman - Fairy Tale - É um som muito bonito e parece sangrar uma dor muito profunda, sendo que dor, era um dos fardos que o povo celta levava consigo.

      stratopeido
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      ai meu deus.. hauhauahu, pera ai q la vem a lenda dos druidas, duendes, tavola redonda..

      stratopeido
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      Jethro Tull - The Whistler
      Jethro Tull - Acres Wild
      Jethro Tull - Velvet Green

      Jethro Tull e o melhor estilo q mistura musica folclorica com rock e blues.. tem uma tal d Lorena McKenith q tem uns instrumental muito legal, tem ate uma musica famosa dela, se n me engano eh "mummers dance", na internet vc encontra muito sobre isso, mas costumam fazer uma confusao do kct..

      N vamos entrar em discussao sobre oq eh celta, oq e musica tradicional inglesa, renascença e erudito.. musica celta e confundida com tudo q soe feito trilha sonora d filme medieval.. So tenho uma duvida, como q se pode afirmar q tal musica e celta? Que metodos d escrita eram usados? considerando um povo cagado com os celtas, acho incrivel q possa existir musicas genuinamente celtas..

      SoldierOfFear
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      Os "celtas originais", por assim dizer, como povos primitivos, devem ter tido música primitiva, monofônica e percussiva. A música "celta" de hoje foi a que proliferou entre os descendentes de celtas mais atuais. Ou seja, musica tradicional Irlandesa, Galesa e Escocesa principalmente.

      Sei pouco desse estilo de música mas sei que é caracterizada por escalas pentatônicas. Instrumentos que são comuns como a harpa de colo com conjuntos de cordas unidas formando arcordes, harpa comum (tipicamente galesa) e rabeca, trazidas da música européia, gaita-de-foles (irlandesa), gaita-de-saco(escocesa), Tin Wistle (flauta doce) e etc.

      gunsnzeppelins
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      Pelo que eu saiba, a música celta é aquela música folclórica européia, como por exemplo Black Mountain Side, Bron Y Aur Stomp, The Battle Of Evermore, That´s The Way do Led Zeppelin. Alguémme corrija se euestiver errado.

      Thiagocc
      Veterano
      # ago/04
      · votar


      Que eu saiba Celta é um carro, e música Celta é a música que toca dentro deste carro...

      piada horrível! Rs..

      mezzo_forte
      Veterano
      # out/04
      · votar


      só esclarecer uma coisinha, celta quer dizer oriundo da irlanda, durante idade média
      algumas músicas podem ser consideradas celtas pelo seu rítimo, instrumentos e sempre que as ouvimos lembramos dakeles centauros brincalhões tocando uma cornucópia hehehe
      greensleaves pode ser considerado um rítimo celta, e geralmente é usado esse tipo de instrumento de sopro as vezes usa-se batidas e triângulos
      se vc procura música celta tradicional, é só procurar por música wicca ou drúidica, como o amigo dae d cima disse, são mto ligadas à religião
      valew povo flw

      SoldierOfFear
      Veterano
      # out/04
      · votar


      mezzo_forte
      Foi Merlin quem inventou, não foi?

      Dogs2
      Veterano
      # out/04
      · votar


      Comanche
      The Corrs

      o antigo é meio celta, new age.
      O The Corrs antigamente era muito bom

      mezzo_forte
      Veterano
      # out/04
      · votar


      músicas new age nada mais são que rebuscar o passado musical europeu.
      você pode perceber em grupos como ERA (axo mto bom) que eles remixam e fazem arranjos diferentes para óperas (vejam the mass - versão de O Fortuna, Carmina Burana /e Habannera - Uma música da ópera Carmen de Bizet que eles interpretam numa versão mais cigana) tb com músicas celtas e canto gregoriano (vide Avemani e Dorime) mas com um rítimo alterado e, às vezes, até atual

      agora, voltando ao outro assunto, merlin foi um druida de destaque, por auxiliar arthur na mitologia saxonica, mas nada mais que isso, ele apenas fez-se aparecer, algo q n era comum aos celtas q preferiam ficar no anonimato, pois quando eram descobertos eram vítimas de discriminação, como na época da inquisição

      SoldierOfFear
      Veterano
      # out/04
      · votar


      mezzo_forte
      Mas eu sempre pensei que ele, juntamente com o rei arthur e a fada do dente, que compuseram greensleaves, a música celta mais famosa da idade média.

      pedrunk
      Veterano
      # out/04
      · votar


      o folk metal eh influenciado pela musica celta =p

      bandas q eu curto de folk metal:

      Waylander, Finntroll, Elvenking, Ensiferium, Cruachan...

      eu axo bem legal =p

      Princess of the Darkness
      Veterano
      # jan/05
      · votar


      The Corrs
      Eh uma banda de pop, de 4 integrantes : Jim Corr, Sharon Corr, Caroline Corr e Andrea Corr (todos irmãos). Eles usam instrumentos celtas sim, Caroline usa bodhrán, Andrea usa tin whistle e Sharon usa o fiddle (o violino). E alguma de suas músicas são celtas, como Toss The Feathers, Along the with girls entre outras...

      Ken Himura
      Veterano
      # jan/05
      · votar


      Escutem Thuata de Danann

      Paladin
      Veterano
      # jan/05
      · votar


      Sempre designei "música celta" um termo muito genérico, que serve para conceituar qualquer música que seja feita na região onde a cultura celta existiu (norte da Escócia ou Inglaterra, não sei exatamente). Mas julgo que o termo "música celta" esteja mais associado às canções celtas do passado, que hoje permanecem vivas em bandas "folk" ou "celtic". Não creio que tenha algo a ver com new age ou The Corrs, mas sim com melodias folclóricas alegres e jubilosas cheias de harpas, flautas, flautins, bodhrans e tudo o mais relacionado ao antigo povo celta. Provavelmente se você procurar por "Irish traditional song" ou algo semelhante no Kazaa você achará alguma coisa genuinamente celta, pois acredito que os tal povo possam ter habitado a Irlanda ou arredores. Também é possível tomar conhecimento dessas melodias tradicionais ouvindo bandas de folk metal como Cruachan (a mais famosa desse estilo) ou mesmo a nossa Tuatha de Dannan.

      nay.guitar
      Veterano
      # jul/08
      · votar


      claro que The Corrs é música Celta....

      o Metal não se divide em vários tipos...??!

      então...

      todas as músicas dos Corrs tem a presença do violino e do Tin Whistle...

      é justamente este toque irlandês que faz da banda um sucesso, mesmo durante sua pausa...

      é uma banda que faz muito sucesso no Reino Unido, além de ser muito apreciada em sua terra natal, a Irlanda.

      julgar uma banda sem conhecer, realmente, a música dela é totalmente errado...

      eu conheço todas as músicas deles, e posso afirmar, sim, que eles são uma banda que toca música pop, sim, mas tem toques Celtas em todas elas.

      procure a definição do estilo da banda...

      estará escrito: Celtic Folk Pop Rock/ Rock

      ou seja, Celta!

      eu recomendo escutar The Corrs, a todos os que desejam conhecer melhor a música Celta, principalmente:

      Toss The Feathers
      Lough Erin Shore
      Along With The Girls
      Haste To The Wedding
      Paddy McCarthy
      Joy Of Life

      alem de todas as outras músicas...

      Ricnach
      Veterano
      # jul/08
      · votar


      Bom, este assunto está postado em musica erudita, e a música celta é por definição uma musica popular...logo, não pertence a este tópico. Porém o assunto foi levantado. Os celtas viveram em boa parte da Europa, Portugal, espanha, França, Inglaterra etc... como varios outros povos que viviam na Europa, foram exterminados pelos romanos, ou como no caso da irlanda formaram-se alguns guetos, mas que foram perdendo a cultura original.

      Neste sentido musica Celta é uma musica do passado que não deixou registro, e é impossível ser recuperada. O que conhecemos hoje são as musicas dos bardos, em geral de origem romana, que se apropriavam também de alguns ritmos locais, assim o que temos hoje são alguns registros mais ou menos precisos sobre a mistura dos ritmos celtas com instrumentos romanos, entre outros. A própria reconstrução da musica renascentista e medieval é complicada, questões como o temperamento e técnicas interpretativas podem fazer com que toquemos uma musica totalmente diversa.

      Ou seja, reconstruir a musica Celta é praticamente impossível, e o que temos hoje são bandas POP usando desta "ideia" para vender discos, mas não se trata de forma nenhuma de uma reconstrução "erudita", real.

      Existem sim, um movimento na Europa de reconstrução histórica das religios que foram destruidas pela igreja Catolica, busca de textos antigos e etc, eu conheço alguns trabalhos de estudos Germanicos, de Celtas conheço pouco, mas também existem, mas no final das contas tirando a parte de literatura, a construção musical trata-se mais de uma invenção guiada do que uma reconstrução.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música Celta

      300.609 tópicos 7.796.835 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2016 Studio Sol Comunicação Digital