Música Celta

Autor Mensagem
nay.guitar
Veterano
# jul/08
· votar


esta discussão sobre música não leva a lugar nenhum...
o samba não é mais do jeito que era há uns 50 anos...
o rock não é mais do jeito que era na época de Elvis...

porque a música Celta também não pode ter mudado??!

porque essa dificuldade em aceitar que novas bandas surgem, trazendo novidades aos estilos musicais??!

Eu continuo airmando com toda a minha convicção que The Corrs são uma banda de Celtic Folk Pop Rock / Rock, e tem uma excelente qualidade....

ouçam uma das músicas instrumentais deles, e vocês verão...

ouçam The Minstrel Boy, ou Haste To The Wedding...

mas pra mim essa discussão não vai a lugar nenhum...

eu páro por aqui, mas não me dou por vencida...

Wonderland
Veterano
# ago/08 · Editado por: Wonderland
· votar


O termo música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Escócia, País de Gales e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores. É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.

Ouça Tuatha de Danann (folk metal muito muito foda..), Blackmore's Night, Braia, Waylander, Ensiferum, Elvenking, Finntroll. Loreena McKennit.. etc >D

Jethro Tull.. falam que é progressivo mas parece muito com música celta.

Wonderland
Veterano
# ago/08 · Editado por: Wonderland
· votar


Ricnach

"Reconstruir" a música celta não é impossível não. É que não existe música celta no mainstream. Ouça as bandas aí em cima e me diga depois. E Corrs não é celta na minha opinião.. pode ter tin whistle e etc, mas pra mim é pop.

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


Cara, celta é estilo folclórico - como o samba de raiz, tango, lundú, baião, flamenco, música cigana etc.

Você acaba ficando preso dentro de certas regras que caracterizam o estilo - se você transgredir, você deixa de fazer o estilo.

Podem surgir gênios como Piazzolla, que modificou totalmente a linguagem do tango. Mas a música de Piazzolla ainda é tango porque respeita algumas regras.

Pra música celta, eu nunca vi ninguém fazendo essa "aproximação" com a modernidade.

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


Wonderland


Acho que está havendo uma confusão por aqui. Acho que existe algumas regras que devem ser respeitadas.

1 - Cada um pode fazer e escutar a musica que quiser

2 - Os estilos musicais costumam ser nomeados, e uma vez nomeado, ele dá lugar a uma musica específica, e não devem ser desrespeitados exatamente para não dar lugar a discussões sem sentido.


Muito bem, os Celtas, ou melhor, a palavra celta designa um povo e uma cultura extinta (mas que deixou algumas características na irlanda).

Este é um dado histórico, e não há discussão.

outra coisa é a música que estes povos executavam, que, como a música grega antiga, se perderam por falta de continuidade cultural, por influências estrangeiras, e mesmo por falta de uma notação musical sofisticada que indicasse o temperamento, entre outros detalhes que nem mesmo a nossa notação abarca.

Então, a música Celta, histórica, já morreu. Agora, as releituras Pop/celta, metal/Celta e etc... existem, mas não possuem um trabalho histórico sério, e nem podemos dizer que reconstruíram a música executada pelos povos Celtas mesmo porque não existe nenhuma fonte material ou oral sobre esta tradição.

Novamente, bandas como jethro Tull realmente não são de Rock progressivo, ela se iniciou como folk/rock e depois incorporou o Hard Rock também, e são inspirados na música renascentista, principalmente, mas não exclusivamente, a dos bardos, mas há muita influência da musica erudita desta época.

Não confundam bardos com celtas!!! Embora a cultural celta tivesse esta tradição de comunicação através do canto poético (pratica comum em vários povos), os Bardos, que depois foram conhecidos como Trovadores, que temos conhecimento, já estão influenciados pela prática Romana e pelos instrumentos romanos, que possuiam uma tradição parecida, de canto poético, inclusive o latim se espalhou rapidamente pelo continente europeu, exatamente nos territórios Celtas, devido ao alastramento da língua latina promovida pelos Bardos, sempre nômades...

viktor 999
Veterano
# ago/08
· votar


tem uma banda de mulheres que tocam esse tipo de musica se chama celtic woman quem quiser entrar no site para saber mais sobre esse estilo de musica http://www.celticwoman.com/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Celta