Barroco

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


existe o barroco brasileiro!!! so que ninguem da valor!! entao quase nao tem cd!!! e livro de historia da musica nao fala, so fala da musica da europa

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Jabijirous
Como foi? Conta ae o que tu sabe.

Ken Himura
Veterano
# mai/06
· votar


so que ninguem da valor!!
Não é bem verdade. O Barroco brasileiro é muito escasso, por isso existe uma dificuldade em conseguir qualquer coisa relacionadas às músicas da época. E a música brasileira (junto com a maioria das outras artes) só toma força (em âmbitos internacionais) no romantismo.

Mas existem uma porrada de orquestras de câmara fodas que só tocam música brasileira!

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Marcio Filho
Alguém conheçe outros do Barroco? Me indiquem algumas músicas...
Escute Bach.
Bach
É considerado o pai da música.


Nem mais.....

Mais compositores barrocos? Pietro Baldassare, Jean Baptiste Lully, Henry Purcell, Jean-Philippe Rameau.....Ah, e não sei se já falaram em Pachelbel, em Telleman já devem ter falado....

Aconselho a ouvir a minha música preferida de Bach, a Toccata e Fuga em Fá maior....É excelente!!!!!!!!!!

Ata
Veterano
# jun/06
· votar


Fora Haendel e Vivaldi, os crássicos do barroco.

_music_4_ever_
Veterano
# jun/06
· votar


Ata
Fora Haendel e Vivaldi, os crássicos do barroco

claro....mas pensei ke já o tinham referido....

som
Veterano
# jul/06
· votar


existe o barroco brasileiro!!! so que ninguem da valor!! entao quase nao tem cd!!! e livro de historia da musica nao fala, so fala da musica da europa

essa discussão de valorizar a própria arte é complicada. nós próprios, brasileiros, frequentadores do fórum, devemos conhecer e reconhecer dúzias de melodias de bach, mozart, vivaldi e outros nomes que a maioria de nós sabe apenas dizer, não sabe explicar (se me perguntarem quem é vivaldi, posso dizer que é um compositor, o das quatro estações, que era italiano, mas pára por aí, ... um conhecimento superficial)

agora quantas músicas de compositores brasileiros eu conheço? um trecho de 'O Guarani', algumas 'bachianas' de villa-lobos e só.

então se ninguém dá valor, eu faço parte desse grupo que não dá valor e muitas pessoas que reclamam disso talvez sejam como eu.

Ken Himura
Veterano
# jul/06
· votar


agora quantas músicas de compositores brasileiros eu conheço? um trecho de 'O Guarani', algumas 'bachianas' de villa-lobos e só.

Deveria procurar mais coisas. A música brasileira é extremamente rica.

som
Veterano
# jul/06
· votar


Ken Himura

Deveria procurar mais coisas. A música brasileira é extremamente rica.

concordo.

agora, estudando música, estou tendo essa chance.

antes, quando só era ouvinte, ficava mais distante disso e me restringia a ouvir os compositores mais famosos e citados (Bach, Mozart, Beethoven, Pachelbel, Vivaldi, etc).

desde que comecei já descobri muitas outros que não são tão comentados, mas que são à altura dos que já ouvia ou às vezes até mais impressionantes. Isso inclui naturalmente compositores estrangeiros e nacionais.

e deixo até como dica a que tem o hábito de ouvir música clássica, que vá além desse espectro de poucos nomes e ouça músicas de "desconhecidos"

_music_4_ever_
Veterano
# ago/06
· votar


som

podia pesquisar no google.

Eu pesquisei biografias de alguns compositores como Bach e Vivaldi e muitos outros e descobri muita coisa que não sabia a seu respeito.

Por exemplo, que Bach tinha sido pai de 20 filhos (teve 2 casamentos, tendo 7 filhos da 1ª mulher e 13 da 2ª).

E Vivaldi, por exemplo, foi padre mas teve uma amante que era cantora.

Pseudonimum
Veterano
# out/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Up!

É o seguinte: estou me dedicando a tocar algumas músicas do Bach (pai) no violão, e gostaria que alguém me desse uma luz quando aos detalhes técnicos. Eu estudo em conservatório, mas não violão, e sim piano, então não tenho muito conhecimento sobre a música erudita no violão.

Enfim, mesmo que não toquem violão, agradeceria se me apontassem sobre essas questões técnicas da execução da música barroca.

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Pseudonimum
Tem que procurar alguém que toque alaúde pra te dar uma luz. Não sei se tem alguém aqui no fórum =/

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Pseudonimum
Eu já vi o supermulti tocando uns Bach no violão... Talvez ele saiba. =)

Pardal
Veterano
# out/08
· votar


Pseudonimum

Cara, o mais importante é você separar da música o que é melodia e o que é ornamento escrito. Existem ainda alguns detalhes que você pode observar quee starão presentes em algumas músicas em particular. O mais indicado é que você começe pelo Prelúdio da primeira suíte, a BWV 996, até o início do presto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Barroco