Encordoamento D´Addario para Violino

    Autor Mensagem
    Martte
    Veterano
    # jul/10


    Boa noite!!!!
    Uma opinião de vcs que já usaram as cordas D´Addario:
    Qual a qualidade do som dessas cordas? e durabilidade, considerando o uso diário?
    A D´Addario Prelude é muito diferente da D` Addario Helicore?
    Há ganhos trocar Mauro Calixto por uma dessas?
    Abraço

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Qual a qualidade do som dessas cordas? e durabilidade, considerando o uso diário?
    A D´Addario Prelude é muito diferente da D` Addario Helicore?


    A Prelude é quase igual à Mauro Calixto. A Helicore é como se fosse uma Dominant genérica. Quanto à durabilidade, é normal. Dura tanto quanto uma calixto.

    Há ganhos trocar Mauro Calixto por uma dessas?
    Pela Helicore sim. Pela Prelude, não vale à pena.

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ken Himura
    Obrigada pela opinião.
    Estou pensando em mudar o encordoamento porque não estou mais gostando do som do meu(Mauro Calixto).
    Quero colocar uma cordas que produzam um som melhor(já sei tocar um pouco melhor tb , rss).
    Essa D´Áddario Helicore foi o que encontrei de melhor aqui em minha cidade.
    Então, vou testá-las. Com certeza ,daqui a algum tempo, meus ouvidos pedirão algo melhor... e assim caminha a humanidade...rss.
    Abraço

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Martte
    Hehehe, é bem assim mesmo.

    kishi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: kishi
    · votar


    Martte

    Quanto à Mauro Calixto, apesar de ter enjoado, ela é uma boa corda no que tange à sonoridade, tocabilidade e a durabilidade?

    Desde já agradeço a atenção dispensada. Abraços.

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kishi
    Bom dia!!!!
    Não sei se realmente vc tá perguntando, mas de qq forma, vc mesmo já respondeu.
    Dentre as cordas brasileiras, a Calixto é a que se destaca neste itens que vc citou.
    Elas me satisfizeram por um ano. A medida que vc vai aprendendo a reconhecer os sons, vc vai desejando que seu violino produza um som melhor. E , acredito eu, aí entram as cordas (alem de vc, claro rss)
    Ao trocar as minhas pela D´Addario Helicore, percebi uma mudança bastante grande na sonoridade e no toque. Tem um som mais doce e são mais macias que as Calixto.
    Sei que essas cordas que coloquei não são Top, mas no momento estão me satisfazendo. Quando essas não me convencerem mais, vou partir pro que há de melhor.
    Ai, definitivamente, tirarei a dúvida: SOU EU OU AS CORDAS? RSS
    Abraço!!!!!

    kishi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: kishi
    · votar


    Martte

    Obrigado pela resposta. De fato eu estava perguntando. Eu sou músico novo, e toco há pelo menos 1 ano, quase que diariamente. E, dentre esse 1 ano que toco, 10 meses toquei com o encordoamento que veio com o meu eagle ve 441. Recentemente troquei as cordas e coloquei uma marca chinesa (obs: não sei o nome, pois estava escrito em chinês) baratinha, paguei 10 reais no jogo (hauhauhau). Elas são até boas, são macias ao tocar e o som é até melhor do que as cordas originais, porém, sua durabilidade é uma incógnita. Ocorre que, como eu ainda estou começando, estou testando as diversas marcas de encordoamento para ver qual me agrada mais. E estou testando das mais baratas às mais caras. E, a próxima será a Mauro Calixto, por isso da pergunta.

    E , acredito eu, aí entram as cordas (alem de vc, claro rss)

    eu acredito que o principal seja o violinista (rs...). Mas, as cordas também são muito importantes. E, quer um conselho? O cavalete também é peça importante no tocante à sonoridade. Meu amigo, que toca comigo, tem um violiono igual ao meu e, recentemente, trocou o cavalete original por um aubert 3 estrelas, o qual melhorou o som (potência) em, pelo menos, 30%. Fica aí a dica, ao menos que você já tenha um bom cavalete ou que você não dê tanta importância à potência do som.

    Ao trocar as minhas pela D´Addario Helicore, percebi uma mudança bastante grande na sonoridade e no toque. Tem um som mais doce e são mais macias que as Calixto.

    É exatamente o som que quero. Me desculpe a indiscrição, mas, quanto pagou no jogo de cordas da D'addário? Pois, no meu caso, parece loucura colocar uma corda de 100 + reais em um instrumento que custou 350 reais.

    Desde já agradeço a atenção. Abraços.

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kishi
    Respondi pra vc ainda a pouco , lá no outro tópico, sobre o cavalete com ébano.
    Qto as cordas, acho que se vc usou até agora as originais chinesas(corajoso vc) irá gostar das M. Calixto por um bom tempo. Vc paga na faixa de 30,00 por elas. CustoXbenefício bom.
    Qto as Helicore, comprei em loja física., numa promoção por 98,00.
    Vc não encontra no ML por menos de uns 130,00.
    Abraço!

    kishi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: kishi
    · votar


    Martte

    Obrigado pela resposta sobre o cavalete. Pela sua resposta, acho que estava tentando ensinar o pai nosso pro vigário (rs...).

    Qto as cordas, acho que se vc usou até agora as originais chinesas(corajoso vc)

    Acho que a palavra não é coragem e, sim, inexperiência (rs...).

    De fato, acho que o ideal é trocar o encordoamento de, pelo menos, 8 em 8 meses. As cordas originais estavam enrijecidas e, portanto, o som estava prejudicado. Pela falta de experiência nao notei isso. Coisa de noob, marinheiro de primeira viagem. Agora estou mais esperto. Abusando da sua solicitude, de quanto em quanto tempo você troca o encordoamento?

    Quanto ao encordoamento da D`addário, deixa pra lá. Muito caro para mim. "je suis pauvre!" Como o meu intento não é ser músico profissional, a Mauro Calixto, se for razoavelmente boa, serve pra mim. Um dia quem sabe eu compro um jogo da D`addário (encordoamento para ricos (rs...)) para experimentar.

    Valeu pelas resposta. Abraços!

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Oi,kishi!
    ...acho que estava tentando ensinar o pai nosso pro vigário (rs...).
    Que nada!!!! VC contribui. Eu aprendo um monte por aqui e tb pergunto.
    Sou novata tb. Comecei a tocar no final de 2008.
    Qto as cordas, sempre usei as M. Calixto, pois de cara as chinesas irritaram meu ouvido e achei que não valia a pena pagar mais que o preço da Calixto sendo eu uma iniciante.
    Agora, após quase dois anos , sinto necessidade de coisa melhor. Como já falei em postagem anterior, qdo o ouvido pede e o bolso ajuda, dependendo do tamanho dele, vc investe.

    de quanto em quanto tempo você troca o encordoamento?
    Olha, os experts aqui, falam em pelo menos de 6 em 6 meses.
    Eu acho que depende do uso. Nesses dois anos que toco, não cheguei a usar 2 jogos Calixto inteiros. Troquei algumas, La e Mi que arrebentaram. E agora troquei todas, pois já tinham dado tudo que podiam.
    È isso.!!!!
    Ah! É sempre bom ter um jogo extra, pois se a corda arrebentar( pode inclusive arrebentar sem vc estar tocando, no estojo, por exemplo) vc não fica na mão.
    Abraço!!!!

    hpept
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ah! É sempre bom ter um jogo extra, pois se a corda arrebentar( pode inclusive arrebentar sem vc estar tocando, no estojo, por exemplo) vc não fica na mão.

    Isto acontece comigo a toda hora com a Mauro Calixto. Não sei quantas vezes já abri o estojo e encontre o Lá estourado (tanto no violino quanto na viola). Já cansei de reclamar com a loja em que compro cordas, portanto coloquei Dominant no violino para experimentar a durabilidade. Espero que seja maior, senão vai sair caro pra cacete...rsrsrs
    Agora já trocar Calixto para Dominant na viola vou pensar duas vezes, porque não é tão barato assim. Uma pena, porque já para mim as Mauro Calixto não tem nada mais pra dizer.

    Martte
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Martte
    · votar


    hpept

    Eu tive "sorte" com minhas M. Calixto. Uma única vez a Lá arrebentou sozinha, no estojo, e outra vez a Mi, por inexperiência minha -apertei demais - rss. No mais, em quase 2 anos de Calixto, foi só lucro. Agora, como vc falou ...já para mim as Mauro Calixto não tem nada mais pra dizer.... Isso acontece. Vamos nos tornando mais exigentes. Pena que o poder aquisitivo não acompanha na mesma velocidade.
    Abraço!
    Ah! Verifica se essas cordas da M.Calixto que vc compra são do mesmo lote, se não têm um pouco de ferrugem, porque, acredito, vc foi premiado com tantas que arrebentam...e longe de vc rss.
    Conselho: troca de fornecedor.
    E...felicidades com a Dominant... meu futuro investimento

    kishi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: kishi
    · votar


    Martte

    Ah! É sempre bom ter um jogo extra, pois se a corda arrebentar

    Pois é, a corda mi já estourou na minha cara enquanto tocava, mas, eu estava precavido. Além de que, no começo, quando não tinha cordas extras, meu professor vivia me alertando para tê-las.

    qdo o ouvido pede e o bolso ajuda, dependendo do tamanho dele, vc investe.

    No meu caso, a grande verdade é que o bolso não ajuda. Sei que, quanto maior o investimento, maior o ganho de qualidade. O meu sonho é a Dominant da Thomastik ou a Pirastro chromcor, mas, como já dissera, "no money". Além do fato de que o meu violino custou 350 reais, portanto, acho que seria uma incongruência colocar uma corda que custa mais de 200 reais.

    Valeu pelas respostas. Abraços.

    hpept

    Isto acontece comigo a toda hora com a Mauro Calixto. Não sei quantas vezes já abri o estojo e encontre o Lá estourado (tanto no violino quanto na viola).

    Já vi esse seu comentário em outro tópico. Foi o motivo que me desanimou de colocar as Mauro Calixto. Mas, pelo comentário da Martte, pode ter sido uma tremenda falta de sorte. Ou o seu violino pode ter alguma rebarba ou algum ponto de fricção que cause o desgaste da corda. O fato de ser só a corda lá reforça essa tese. Vai aqui uma dica que acho que você já sabe, mas, levando em consideração que pessoas que não saibam possam ler, então: é bom passar lápis nos sulcos da pestana e do cavalete, sobre onde ficam as cordas. É uma maneira de lubrificar estes pontos, diminuindo sua aspereza. Mais uma vez estou ensinando o pai nosso pro vigário (rs...).

    Uma pena, porque já para mim as Mauro Calixto não tem nada mais pra dizer.

    Quer dizer que, quanto à sonoridade e tocabilidade, as M. Calixto são boas?

    Um dia que me der a louca vou comprar uma dominant thomastik ou a pirastro chromcor. Bom, valeu pela resposta. Abraço.

    kishi
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    hpept

    Quanto à corda rebentar sem estar tocando, muita gente, ao afinar, passa da afinação correta e deixa a corda muito tensa, um dos pré-requisitos para que ela estoure. Falo isso por experiência própria. Pra ajudar, vai aí uma dica de afinador digital muito bom: http://www.baixaki.com.br/download/aptuner.htm. Espero que goste. Abraços.

    hpept
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: hpept
    · votar


    kishi

    Eu não sou "muita gente" ... eheheh... uso um afinador digital, exatamente o que vc sugeriu, (mas meu ouvido é bom o bastante para afinar certinho, por exemplo com a ajuda de um teclado) e tenho micro afinadores, portanto as chances de tencionar muito as cordas estão perto de zero. Se tivesse este problema, provavelmente estouraria o mí, o mais fino e delicado, que ao contrário nunca me deu problema.
    Acredito que o problema seja nas cordas mesmo, porque elas sempre estouram no mesmo ponto, ou seja, em correspondência da bolinha. As MC, diferentemente das outras cordas, não tem aquele anelzinho dourado, mas sim uma espécie de chapeuzinho de latão embutido que envolve o nó no final da corda. O problema é justamente aqui: o nó exacerba as tensões na corda, que sendo sintética, só reage bem o esforço de tensão axial pura, sendo que qualquer tensão transversal não oferece resistência nenhuma.
    Eles encontraram esta solução para reduzir custos (deles, não os meus!) mas com evidente perda de qualidade.
    As cordas dos outros fabricantes são enroladas naqueles anelzinhos, o que deixa a corda trabalhar corretamente, e portanto não estouram tão facilmente.
    Quanto a questão das rebarbas, deveria ser o mais sortudo do mundo a ter um violino e uma viola com rebarba no micro afinador da corda lá... deveria seriamente pensar em apostar na mega sena...kkkkk

    kishi
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    hpept

    Com certeza você não é "muita gente" (rs...)! Pelo que tenho visto, você é um violinista experiente. Eu e minha mania de querer ensinar o pai nosso pro vigário (rs...). Me desculpe. Eu vi em uma comunidade do orkut sobre violinos, no tópico Mauro Calixto, o Paulo Tavares (Luthier) e todos os ex-consumidores destas cordas criticando-as. Parece que a qualidade caiu bastante, em especial no que tange a durabilidade. Acho que vou testar o encordoamento da Dominante Izzo, dizem que é bom. Você conhece? Tipo, sei que bom mesmo são a Dominant, Pirstro, D'addário entre outras, mas, o fato é que não tenho dinheiro para comprá-las, por hora, e ainda sou neófito no violino. Um dia eu fico bom como você! Abraços!

    hpept
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kishi
    Eu não sou experiente não, em termos de violino. Só mexo com ele há um ano e meio, portanto sou super novato, mas de coisas técnicas eu entendo (e gosto). Se vc viu que tem muitos "ex-consumidores" da MC provavelmente deve existir uma razão.
    Me falaram na loja onde eu compro (repito, me falaram, não verifiquei as fontes) que o negócio não está mais nas mãos do Mauro (que é o cara) mas de um irmão dele, e para manter um custo competitivo para o usuário final mexeram nos materiais, barateando sim, mas perdendo em qualidade. Parece também que a MC está fabricando cordas com dois níveis de qualidade diferentes... provavelmente só encontrei dos piores.
    Conheço poucos tipos de cordas. No meu primeiro violino, um Parrot, troquei logo as cordas chinesas por um encordoamento em aço da Paganini. Ele tinha uma única qualidade: que não perdia afinação, mas não era nada macio de tocar.
    No violino Eagle (e também na viola) troquei logo por cordas Mauro Calixto. No violino não gostei do som no começo... os graves eram muito "areiosos" mas depois foi melhorando um pouco. A viola mais ou menos, sem infâmia e sem louvor.
    Recentemente troquei as MC do violino por um jogo Dominant medium... ai é outra história....eheheheh

    kishi
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    hpept

    MC está fabricando cordas com dois níveis de qualidade diferentes
    Também vi esse comentário. Infelizmente, perdemos a chance de ter boas cordas nacionais à preços acessíveis. Só nos resta os encordoamentos importados (Dominant, Pirastro entre outras).

    No meu primeiro violino, um Parrot, troquei logo as cordas chinesas por um encordoamento em aço da Paganini.
    Conheço os violinos da parrot (foi o meu primeiro também) e o encordoamento da paganini. Ninguém merece nenhum dos dois.

    Abraços!

    blonski
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tem as cordas da Plander, são boas para estudo, multifilamento. Já usei as de tripa, mas desafinam muito, tem um som bem suave, mas a durabilidade é baixa.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    As cordas Paganini só servem pra uma coisa: usar a mi deles misturada com cordas de núcleo sintético ou composto (Dominant, Infeld, Tzigane, Obligato etc). Aço (ou aço revestido com ouro) na mi e sintético nas outras é uma combinação muito popular dentre os grandes violinistas atuais.

    E, entre os do passado, era bem popular também. Mas a mistura principal era aço na mi, tripa na sol e sintético nas outras duas.

    Isso dá uma potência animal nos agudos.

    kishi
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    As cordas Paganini só servem pra uma coisa: usar a mi deles misturada com cordas de núcleo sintético ou composto (Dominant, Infeld, Tzigane, Obligato etc)

    Então, quer dizer que a corda mi não precisa ser de uma boa marca, pode ser das mais baratinhas?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kishi
    Depende. Eu digo isso da Paganini porque ela é de aço puro e bem resistente, até. Dependendo da combinação (outras cordas, violino, arco etc), pode soar até mais que a mi de ouro da Evah Pirazzi.

    O que o pessoal (essa galera top aí, tipo Joshua Bell, Anne Sophie Mutter, Sarah Chang e correlatos) costuma muito usar é uma corda mi baratíssima (entre 1 a 2 dólares a unidade dela), mas que soa muitíssimo bem - a Goldbrokat.

    Agora, fora a mi, a Paganini é tipo arame. Muito dura, som absurdamente estridente e rasgado. Eu, particularmente, não gosto de usar cordas de aço em todas.

    kishi
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ken Himura

    Obrigado pela resposta. Muito interessante. Abraço.

    ric_paes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    [b][Ken Himura]

    vc conhece o encordoamento Tzigane? Ele é durável? E o som, é bom?

    Ken Himura
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ric_paes
    Ele é excelente! Mas tem violino que não soa muito bem com ele. O lance é juntar uma grana e experimentar mesmo. Tem muita gente top usando tzigane também, vale a pena!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encordoamento D´Addario para Violino