Mofo nas cravelhas do violino

    Autor Mensagem
    hpept
    Veterano
    # jul/09


    Olá galera,
    estou com um problema no meu violino. Recentemente descobri que as cravelhas do meu violino estão mofando. Vem se criando aquele mofinho verde que também aparece no pão de uma semana atrás. Em particular, as manchas se localizam em lugares de difícil acesso, como nas linhas de união do cilindro com a parte que se aperta com os dedos, e onde as cordas se enrolam. Já tentei retirar ele com um produto para limpeza de moveis (tipo cera) mas voltou. Ontem tentei com outro produto usado para tirar mofo do couro dos sapatos. Vamos ver se vai se formar de novo.
    Alguem tem experiencia com este problema? alguma dica para solucionar de uma vez?
    Detalhes: uso o violino quase diariamente, com as mãos limpas antes de manusear, e depois eu limpo com um paninho seco e coloco no estojo protegido da poeira.
    O grande problema está em onde eu moro. Tem uma umidade danada (e pensar que moro em apartamento no 7o andar) e tudo mofa: sapatos, cintos de couro, roupa nos armários, fitas cassete (esta nunca vi antes)... até eu vou mofar deste jeito!!! Help!

    Starry night
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Olha
    Fungo é extremamente difícil de eliminar. Mesmo "limpando" eles não são totalmente eliminados e voltam sempre. O negócio é não criar um ambiente propício pra que eles cresçam descontroladamente. Se você puder, o ideal seria levar seu instrumento pra um profissional realmente especializado em restauração (curiosos existem muitos e podem danificar seu instrumento). Eles podem ter produtos apropriados para o tratamento, mas às vezes isso não se resume apenas à aplicar o produto, pode ser que toda a madeira tenha que ser tratada, mexer no verniz, lixar, etc, pode ser bem complicado ($$$). Seria o ideal, se você realmente estiver consultando um especialista.

    Outra opção: trocar as cravelhas (o fungo só está mesmo nas cravelhas? Mesmo trocando, ele pode voltar depois, se estiver em outras partes do instrumento ou onde ele é guardado). Além disso, comprar um desumidificador de ar, já que o local onde você mora é tão úmido. Mas cuidado também pra não deixar o ar muito seco (umidade abaixo de 30%), pois pode ser fatal pro instrumento. Existem higrômetros que não são tão caros e podem te a judar a monitorar a humidade no ambiente. Outra coisa, como é que você está guardando seu instrumento? Verificou se há fungo no estojo? Há também algum estojos especiais que dizem (não sei se é verdade) que podem protegê-lo das variações da humidade. Vai de você avaliar se o custo benefício compensaria investir num estojo melhor parao seu instrumento.

    Ah, e não vai mofar não que tratar fungo em humanos é mais difícil ainda! ;-)

    E, pra gente não achar tudo quanto é fungo é inimigo, já tem empresa patenteando uma tipo de fungo que consegue melhorar a tonalidade na madeira sem destruí-la!! Só que esses não vêm de graça pros nossos instrumentos... :-(

    hpept
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Obrigado Starry night.
    O violino é novo, tem 7 meses, e o estojo também, por isso acho que o problema não deve estar nele. O fungo está bem localizado na madeira das cravelha, parecendo não ter atacado a madeira do violino, talvez porque ele está protegido pela verniz.
    O violino sempre é guardado no estojo, mas nem sempre eu fecho, para deixar respirar e porque também é um saco toda vez abrir o zíper, por isso que só deixo a tampa encostada. Pensei em colocar no estojo, perto do cabo, aqueles saquinhos de sílica gel que vem em equipamentos eletrônicos e câmaras, mas estava com receio deles absorver demais e o violino rachar.
    Até já pensei em comprar um desumidificador, mas ai o problema é não secar o ar demais. Vou ter que comprar também um higrometro como você sugeriu.
    Obrigado.

    Starry night
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu acho que não tem perigo de o ar secar demais com o desumidificador, e rachar o instrumento, a não ser que você faça uso exagerado, esqueça de desligá-lo, etc. O meu cello já pegou variação de quase 40 graus num mesmo dia (onde moro há temperaturas negativas), tempo seco, e aguentou bem, mesmo eu saindo com ele só com a capa de lona (bem reforçada, é verdade). E com o higrômetro você conseguirá controlar o nível desejado de umidade, que dia deve ligar o desumidificador, etc. Alguns estojos de violino já trazem o higrômetro, mas se seu estojo está em bom estado, compre só o higrômetro, acho que você consegue encontrar um razoável por uns 60 reais, por aí. Diminuindo a umidade do ar já vai dar uma boa ajuda no controle da proliferação do fungo, desde que você fique sempre de olho. Também há umidificadores para os instrumentos, mas desses você não vai precisar, a não ser que mude pra um lugar muito seco. Boa sorte! Depois conta pra gente como tá indo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mofo nas cravelhas do violino