Violino autodidata: da pra quebrar um galho sim!

Autor Mensagem
hpept
Veterano
# jan/09


Pessoal,
sei que vou ser apedrejado por estar aprendendo a Violino sozinho (o melhor, para declarar isto neste fórum...rsrsrsrsr), mas gostaria de compartilhar com vocês o resultado de duas semanas de pratica autodidata (comprei o violino no dia 8 de janeiro e nunca tinha segurado um violino na mão antes).
Eu acho que o violino não é aquele bicho de sete cabeças como todos os pintam. Precisa sim de muita pratica para se tocar bem, e por isto prometo que vou fazer aulas de violino a partir de fevereiro, mas fiquei tão empolgado que me arrisquei em acelerar os tempos.
É preciso dizer que não sou a jejum de musica, pois toco instrumentos há 30 anos, entre os quais piano, guitarra, violão, flauta e gaita, mas esta é a minha primeira experiencia com um instrumento não temperado e admito que adorei.

Aqui vai o resultado do meu esforço, acompanhado pela benção dos vizinhos de apartamento... ahshuashuashuashua

http://www.4shared.com/file/82351600/e7c56ee0/Nearer_my_God_to_thee1.h tml

Albernardino
Veterano
# jan/09
· votar


legalz
estah muito bom
isso eh um grande incentivo pra pessoas como eu q
faz quase um ano q tenho violino e raramente pego nele :/
ahh tb moro num ap eh moh ruim
as vezes quero tocar de madrugada e nao me deixam nao sei pq :/
asuehuasehau

Dórico
Veterano
# jan/09
· votar


ah, auto-didata para quem já toca outros instrumentos num vale né meu fio!!! Vc pode não ter prática em violino, mas já conhece algo sobre música, q é o q interessa. Música é universal. Aprendeu em 1, será igual para qualquer outro instrumento. Mesmo assim, vc precisará de instruções sobre técnicas. Para isso, se não for com professor, só comprando vídeo-aulas mesmo. (obs.: tb comprei uma viola de arco e comecei a treinar, sendo assim, tb sou auto-didata. Fiz o mapeamento na escala do braço, mapeei pentatônicas, arpejos, modos, etc...) mas mesmo assim vou pegar algumas aulas de técnicas de arco e para correções de postura. Vamo q vamo!! Boa sorte aí, abraços!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/09
· votar


Awesome, buddy =D

Khronos
Veterano
# jan/09
· votar


Palmas...

hpept
Veterano
# jan/09
· votar


Olá pessoal,
obrigado a todos.
Ontem mexi mais um pouco na musica e gravei uma pista de voz por cima. A qualidade é o que é, devido ao microfone da webcam da Clone (ahi meu Deus...) mas com alguns "efeitinhos"até que ficou suportavel.

http://www.4shared.com/file/82458122/5ebf04f9/Neare_my_God_to_thee_voi ce.html

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


Pela milésima vez: Se é pra tocar por diversão, não tem problema, dá pra ser autodidata. Se é pra tocar profissionalmente, NÃO TEM COMO.

o violista
Veterano
# mar/09
· votar


em duas semanas, tá excelente!!!!!!!.Com profesor, iso ahí não hubiese sido posible. Digo mais, hayo que eli te ejecutaría sumariamente!!!!!!Quem faz arte no mundo dos sons, inventa suas proprias técnicas.......a menos que vocé esté a fim de ser um ...funcionario musical....ao serviço de outros intereses (totalmente valido e claro). Um pequenho ejemplo de dois grandes do cello:Casals e Rostropovich, dois enormes com técnicas absolutamente opostas ou Miles Davis e Dizzy Gillespi, também dois diferentes abismales tocando um mesmo instrumento. Também os melhores músicos que escutei e vi são ou eram autodidatas. os outros diría humildemente que sáo funcionarios públicos.......Seja como for, "funcionario ou artista", com menos de 10 anos não se fala quasi nada....Será???

Morgenstern
Veterano
# mar/09
· votar


Olá pessoal ,
Sou violinista/Violista e toco a 10 anos , sou professor de violino
é a minha primeira participação no forum ... pretendo ajudar e ser ajudado =]

Albernadino
Experimentou usar uma surdina de aço ? ela abafa quase 100% do som
é perfeita para estudos em ap
http://www.casadoviolino.com/surdinademetalparaviolinoeviola-p-137.htm l?osCsid=vydutmsjvc

O Fato de aprender violino sozinho esta fora de cogitação para um aluno sem o minimo de instrução musical

Pela milésima vez: Se é pra tocar por diversão, não tem problema, dá pra ser autodidata. Se é pra tocar profissionalmente, NÃO TEM COMO.

Ken , nen por diversão da pra aprender tocar sozinho kkkkk ou sera que alguem se diverte tocando "Brilha Brilha estrelinha" ainda mais com os dedos errados e os braços tortos (Um aluno não desenvolve sem a correta posição).... e não venham me falar que tem gente que aprende autodidata e tem a posição correta pq isso e mentira ..... sendo que qnd eu dou aula alunos meus tem de ser corrigidos toda aula ... imagine quem não tem a quem ser corrigidos (isso vale pra quem é novato em qualquer instrumento e não tem nenhum tipo de experiencia)

MAS como o nosso amigo Dórico disse :
"auto-didata para quem já toca outros instrumentos num vale "

O cara toca a 30 anos guitarra e violão é mais do ke obvio que ele pode detona no violino melhor ke muitos violinistas que se axam o tal (sou violista e odeio violinistas que se axam) , mesmo assim ele pode tocar até bem .... mais sera que terá uma boa educação musical a respeito do instrumento ... de como segurar arco e posições ? ... isso não é teoria é pratica

Estou querendo aprender a tocar guitarra ou violão pra ve se eu evoluo no violino/viola para tocar mais no lado popular ...
Qnd minha pedaleira chegar vou tentar tocar Crazy Train no violino kkkk
eu vi o cara do Vio7 tocando no you tube e "paguei um pau" kkkk

Obrigado e espero ter ajudado

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Rostropovich

Tenho ele tocando o concert pra Cello e orquestra, do Dvorák.
Magnífico!

o violista
Veterano
# mar/09
· votar


sobre "tecnica", desculpen indicar um cellista que não toca clásico, mais acredito que vale a pena ouvir, além do clasico imagino que podem gostar de um.......por ej. J.Satriani, então va na google e digita "CELLONATOR", especialmente para ver como pode ser usado o capotasto.

Ken Himura
Veterano
# mar/09
· votar


Ken , nen por diversão da pra aprender tocar sozinho kkkkk ou sera que alguem se diverte tocando "Brilha Brilha estrelinha" ainda mais com os dedos errados e os braços tortos (Um aluno não desenvolve sem a correta posição)....
Tem doido pra tudo, é só conferir no YouTube.

o violista
Veterano
# mar/09
· votar


Amigo ken, respeito seu formalismo, mais geralmente a arte se encontra nos caminos mais tortos.

has4
Veterano
# mar/09 · Editado por: has4
· votar


hpept

Achei interessante a sua iniciativa, e, concordo e reforço com o dito por Ken Himura, pois realmente ter aulas com professores é bastante necessário para que não colecionemos os vícios, mas também é possível sim o autodidatismo com os recurso que temos hoje na net, etc. (coisas que jamais tínhamos antes).

No meu caso, não é por opção, mas por falta de professores mesmo; o que é comum em cidades do interior. Então, fico aqui brincando com um e outro instrumento, inclusive com o meu violino (já tenho até estante própria rsrsrs e um método). Você, hpept, acabou de me incentivar ainda mais... rsrsrs, talvez até o colega Dórico esteja motivado para tirar do armário o mapeamento na escala do braço, pentatônicas, arpejos, modos, etc...)... inclusive, estou conseguindo até um cavaquinho para estudá-lo na mesma afinação e acostumar-me com as escalas que diferem da escala standard de um violão ou guitarra.

hpept, gostei da gravação, e realmente o fato de você ter uma boa inicialização (e até contato com a música) ajuda bastante no aprendizado, já que encurtará o caminho com as adaptações do que você já sabe e aprendeu com a sua grande noção. Dórico já dizia: pode não ter prática em violino, mas já conhece algo sobre música, q é o q interessa.

Bom... pelo ao menos uma coisa é certa e acho que a gente pode se entender bem aqui e concordar, independente de ser ou não autodidata, isto é,
Seja como for, "funcionario ou artista(ou funcionário público ou funcionário musical) , como diz o violista, é fato que, estamos tratando de um belíssimo instrumento e que, este tópico deu um UP na minha vontade de estudá-lo. Ainda por cima depois do que disse Morgenstern sobre
usar uma surdina de aço - ela abafa quase 100% do som é perfeita para estudos em ap. Eu sequer sabia que existia surdina para violino... gostei da informação e vou tentar obter uma, assim, vou poder estudar nos quartos de hotéis, à noite! rsrs

Vlw mesmo. Bola pra frente! Um dia ainda posto uma gravaçãozinha aqui! rsrsrs

Khronos
Veterano
# mar/09
· votar


http://violinostavares.com.br/loja/product_info.php?cPath=37_74&produc ts_id=131&osCsid=7bfea7d49e4250e51e5cbe5e61aa3f35
surdina de metal

fernando tecladista
Veterano
# mar/09
· votar


hpept
1- não gostaria de ser seu vizinho
2- não gostaria de ser seu médico que vai cuidar da sua DORT

Dórico
Veterano
# mar/09
· votar


O violista
"...mais geralmente a arte se encontra nos caminos mais tortos."

Não precisa dizer mais nada, está corretíssimo. A música não depende de nossas poses e formalismos... depende de músicos livres o suficiente para saber reconhecê-la e expressá-la. (<-- hauaha, viajei aqui!!)
Bach, considerado o maior músico de todos os tempos, é um grande exemplo. Pelo pouco que sei sobre sua história, já deu para entender q ele buscava o q a maioria em sua época não enxergava.

has4
É isso aí kra. Vamo tocar e treinar!! E outra, quem disse q deixei minhas trálhas no armário!! Nem pensar, tenho treinado sempre q possível. Desde aquela época, organizei tudo o q eu precisava para o novo instrumento q acabara de adquirir e, desde então, tenho treinado quase todos os dias, junto ao meu querido amigo metrônomo. Melhorei bastante desde então. Só não empenho mais por não ter muito tempo livre. Mas ainda estou tentando me adaptar com o braço da viola, exercitando principalmente fraseados na horizontal do braço. Bem, é isto aí, treinem mesmo pois, sem dor, não há recompensa!! Abração a todos!

hpept
Veterano
# abr/09 · Editado por: hpept
· votar


has4
Que bom saber que a minha façanha te incentivou em retomar entusiasmo pelo estudo deste belíssimo instrumento. Só por isso valeu a pena. Será que é questão de novidade (no meu pais, a Itália, tem um ditado que mais ou menos diz assim: vassoura nova varre bem por três dias...), mas estou reparando que acabei em dedicar mais tempo para o violino do que para os outros meus instrumentos juntos (guitarra, violão e teclado).
Estou aprendendo mais musicas, todo no ouvido, apesar de saber ler partituras (muito mal e devagar) porque acho partitura um saco, sinceramente, me desculpem os puristas. Agora estou treinando a Ave Maria de Schubert, e o Adagio de Albinoni (comecei ontem e já consigo tirar a primeira parte direitinho sem errar as notas, apesar de alguns deslizes e arranhões que nunca faltam..rsrsrsr).
O que ainda não consigo fazer é tocar rápido. Reparei que não tenho ainda muito controle na mão direita, e erro frequentemente a coordenação, como se tivesse um pequeno atraso de uma das duas mãos (acredito que seja a direita que atrasa, talvez pela inercia do arco que não consigo parar no instante em que deveria). Mas acredito que com a prática as cosas vão melhorar.

fernando tecladista
rsrsrsr... boas...
na realidade a minha vontade de ter um violino nasceu por uma questão de vizinhança mesmo: tenho um vizinho no andar de baixo cuja filha adolescente estuda violino, e fica lá, horas, arranhando com aquele som de burro, ihh oohhhh iiihh oohhh, fazendo aquelas escalas chatas que não acabam nunca. E pior que a janela dela dá direto na janela do quarto do meu filho, que não consegue pegar no sono por causa desta tortura (o siléncio no prédio é o a partir das 22 horas, e ele tem que dormir cedo).
Foi justamente para demonstrar a ela e a mim mesmo que eu iria aprender a tocar violino muito mais rápido do que ela que acabei iniciando com o violino.
Agora ela deverá estar morrendo de inveja, pois quando ela "liga o som" enchendo o saco, eu também abro a janela e começo a tocar, bem melhor do que ela.
O que seria a DORT? uma DOR Terrivel? Acho que o uso do violino não vai piorar o que já estou sentindo, depois de um acidente de carro em que quase quebrei pescoço, e os problemas posturais devidos ao meu trabalho que necessita de eu ficar o dia inteiro sentado na frente de um computador, com a mão do mouse doendo no final do expediente. E mais, não vou passar horas e horas treinando... acho que uma meia hora por dia pra mim dá pra aguentar.

o violista
geralmente a arte se encontra nos caminos mais tortos.
Se for assim, eu sou um artista de verdade!!! Sou mesmo torto...

Dórico
Veterano
# abr/09
· votar


Falaw hpept... rapaz, tenho treinado uma média de 20 minutos por dia. Só que, antes, planejei vários tipos de exercícios e shapes. Nestes 20 minutos, treino quase q sem parar, dando apenas uma rápida relaxada nos braços apenas quando dói. Tiro cerca de 3 minutos para cada exercício. Acho q seria muito bom para vc sincronizar a mão direita com a esquerda. E o melhor, não precisa ficar lendo partituras, hehee. Eu tb não sou muito chegado, pois aquilo nos deixa bitolado. Tenho evoluido bastante e em pouquíssimo tempo treinando assim. Só não tenho tirado nenhuma música, pois é só técnica. Ah, outra coisa, não pode esquecer do metrônomo...
Bem, é só uma sugestão, e muito boa para adquirir técnica rápido, principalmente para quem tem pouco tempo.

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


hpept
Ficou legal pra quem toca a um mês...!

Morgenstern
Veterano
# mai/09
· votar


Ken Himura
Tem doido pra tudo, é só conferir no YouTube.

E mais facil falar o que não tem no you tube ... kkkkk

Otaniel
Veterano
# nov/09
· votar


se alguem kiser um material q montei para meus alunos iniciantes....
solicite pelo msn: violinistadedeus@hotmail.com

pbotsaris
Veterano
# nov/09
· votar


como minha professora de violino falou. uma vez que você decidi ir para o violino você ganha uma carteirinha do clube dos desafinados. a sua a ainda tá a ativa ehehehhe

a minha também! eu acho que quando eu tiver a beira da morte só que eu vou conseguir me desfazer dela

LeandroP
Moderador
# nov/09 · Editado por: LeandroP
· votar


hpept

Ficou legal. Não conheço bem a música e achei que algumas notas estavam um pouco fora (imagino que não deve ser fácil mesmo acertar a nota sem uma referência). Mas de um modo geral achei bem legal e dá pra ouvir mais de uma vez na boa.
Eu que já tinha um leve interesse por tocar violino devo confessar que aumentou o meu interesse... Parabéns e, como tá agora?

Ah, sou fã do Stephane Grappelli.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


pbotsaris
uma vez que você decidi ir para o violino você ganha uma carteirinha do clube dos desafinados.

Eu comecei a tocar cello há alguns meses, minha carteirinha tá super ativa!!

hpept
Veterano
# nov/09
· votar


LeandroP
Postei um video, da mesma musica, gravado 9 meses depois. Não sei se melhorou, confiram...


blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


Parabéns, eu tinha notado o som metálico nas cordas antes de ver o seu vídeo. Tire os afinadores de metal, deixe só o da corda mais fina. Também sou auto ditata, meus violinos, eu mesmo fiz, faz uns anos comentei sobre a mesma coisa, e só tenho a dizer que continuo tocando... Parabéns mais uma vez e continue assim !
tenta não olhar para as cordas e solta os ombros, relaxa e manda ver !

hpept
Veterano
# dez/09
· votar


Obrigado pelo retorno blonski.
Sobre o olhar as cordas, na realidade estou olhando para o arco, porque se tento não olhar deois de um pouco perco o controle da posição e vou muito perto do cavalete, e as vezes acontece que o ultrapasso... eheheheh.
Sobre os afinadores, eu sei que eles estragam o som do violino, mas afinar este xingling sem micros, é um pé no saco... portanto ficarei com eles.
Sobre a posição, tem razão. Acredito que irei me beneficiar de uma espaleira, mas como estou querendo trocar violino( Papai Noooeeeellll, escuteeeeee) , o que estou pensando em comprar (Eagle VK-544) já vem com espaleira, portanto o problema espero estar resolvido.
Obrigado pela força. Continuarei treinando e postando logo mais videos. Está no forno a Ave Maria de Schubert.

blonski
Veterano
# dez/09
· votar


hpept olha para algum ponto na sua frente e marca a posição visualmente com o talão do arco, e mira alí naquela direção com o talão enquanto toca, que daí, instintivamente vai mantendo no lugar o arco sem olhar.

Boa Sorte !

pbotsaris
Veterano
# dez/09
· votar


cara, se prepara que o caminho é logo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violino autodidata: da pra quebrar um galho sim!