Qual é a trilha sonora mais recomendável para a primeira infância?

    Autor Mensagem
    Lekso
    Veterano
    # ago/08


    A estória de haver benefícios na audição de música erudita na primeira infância é muito divulgada por aí. Mas algumas peças eruditas já me sugeriram tanto conflito espiritual quanto certas obras de Marilyn Manson (sério!). Como não sou experimentado no ramo, peço a opinião de vocês. Ainda, se possível, gostaria de dicas sobre onde posso encontrar as gravações para download.

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Vc jah ouviu falar no "Guia dos Jovens para a Orquestra" d Benjamin Britten???

    Ouvi falar ki pedagogos, entre muitas outras músicas, recomendavam esse CD inteiro p/ a criançada...

    Lekso
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Musicista,

    Bem, nunca tinha ouvido falar, mas se for o que diz esta referência, não é exatamente o que eu procuro. Procuro uma música para colocar, suavemente, ao lado do berço de um recém-nascido. Pelo que entendi, essa é uma obra educativa, destinada a "jovens de 5 aos 85 [anos]".

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Vc ker sugestões???

    C fôr issoo... Deixarei 02:

    Beethoven - Pour Elise
    Beethoven - 1º movimento da Moonlight Sonatta (minha irmã ki eh hiper-ativa e costuma ficar ateh altas horas da madruga c deixar, "tombou" certa noite escutando o começo dessa sonata executada soh no piano)

    Não sei c eh sugestões ki vc ker,
    c fôr, aih estão as minhas...

    O 1º movimento da Moonlight Sonata vc consegue no Wikipedia (em formato .ogg), mas daih vc arruma um conversor e passa p/ mp3 ou algum outro formato ki t agrade...

    Lekso
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    El Musicista, valeu mesmo pela sugestão. Eu nem havia me lembrado de pesquisar na Wikipedia, que tem muitos links bacanas! Valeu mesmo.

    Ouvi dizer que ouvir Mozart no berço pode ajudar a desenvolver a percepção musical da criança. Ouvi ainda que música clássica deixa a criança mais tranqüila e emocionalmente equilibrada, e que há um pouco do efeito inverso com outros gêneros musicais (tais quais o Death Metal). Mas não duvido que, no mesmo sentido, possa haver obras eruditas não recomendáveis. Gostaria de ouvir opiniões sobre o assunto.

    Estava pensando em fazer um cedezinho com coisas do Chopin (apenas piano)...

    Minow
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lekso
    Põe o Köln Concert, Vienna, Paris, Bremen - Lausanne e Sun Bear Concerts, todos do Keith Jarrett.

    Lekso
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Valeu pela sugestão, Minow. Você saberia indicar um site com gravações já em MP3? Peguei uma penca de midis do Chopin e estou compilando com o NIAP. Como já comecei, pretendo terminar, mas é uma tarefa bastante desgastante... De qualquer forma, assim que sobrar máquina, vou checar a sugestão.

    Alguém com experiência em educação musical infantil teria alguma opinião sobre a experiência musical na primeira infância?

    Minow
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lekso
    De graça, infelizmente não sei não...

    Lekso
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Você é impagável, caro Minow! Valeu aí!

    Ricnach
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lekso

    http://www.educacao-artistica.gov.pt/intervenções/João%20Reigado.pdf

    Dê uma lida neste artigo.


    Na verdade não há necessidade de ser musica erudita, mas como você verá o estágio auditivo da primeira infancia gira em torna da percepção de relações musicais mais abrangentes, menos específicas, como estruturas melódicas seguidas de pausas, intervalos mais simples, Quintas e Terças. Ou seja, nenhuma musica do nosso mundo Pop foge disso.

    Eu pessoalmente não gosto das versões infantis das musicas eruditas, pois servem para fazer a criança dormir, quando que isto, em um primeiro momento deve acontecer no colo dos pais, e depois as proprias crianças devem aprender a dormir por si só, sem condicionamento musical. Esta questão do condicionamento pode se tornar um verdadeiro problema para o adulto, existem casos de insônia devido a condicionamentos dos pais, em por exemplo colocarem a criança para dormir sempre em silêncio absoluto, quando estas criaças vão morar sozinhas, em bairros que possuem barulho ela simplesmente não consegue dormir... e assim por diante.

    Acho que a musica deve acontecer de acordo com o costume da familia, ou mesmo sem hora marcada, desde alguns meses antes de nascer a criança já é capaz de escutar e este é um sentido muito forte e que chama sempre a atenção da criança, portanto, basta colocar a musica que ela fatalmente escutará.

    Caso queira um musica que não seja "barulhenta" recomendo musica gregoriana e renascentista, são peças que possuem todas estas características proprias para a primeira infância e não são modificadas em estudio para causar nenhum efeito "hipnotico", é musica genuína.
    Mas não se prive de escutar a musica que gosta de ouvir no seu dia a dia pois mesmo um rock barulhento não fere ninguém se estiver em um volume aceitável.

    Lembre-se que a escuta musical é uma atividade cognitiva complexa que exige um esforço mental, e ela não necessariamente vai relaxar seu filho, e, o momento de relaxamento deve fazer parte apenas do final do dia... fique atento pois desde pequenos possuem predileções musicais.


    Sobre musica gregoriana e renascentista compre em sebos, sempre tem coletâneas renascentistas bem baratas e mesmo gregoriano. Evite discos de canto gregoriano harmonizados com teclados, em geral são de grupos de baixa qualidade que colocam o teclado para encobrir problemas tecnicos do conjunto, procure sempre musica apenas vocal.

    Alguns compositores: Palestrina, Josquin des Pres, Perotin (recomendo muito). Canto gregoriano do Mosteiro de Solesmes.

    Aroveite e descubra um pouco da musica antiga!!

    Ricnach
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Já ia me esquecendo,


    Muita musica folclórica brasileira!!!


    Senão vai crescer pensando ser um bardo flamenco!

    El Musicista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lekso

    Naum sabia ki Mozart no berço poderia ajudar a desenvolver a percepção musical das crianças... Mtoo interessante!!!

    Pq papai e mamãe não ouviam Mozart na época em ki nasci???
    Ashuashauhsuahsuahsuahsuahsuahsuahsauaaaaaa

    Chopin??? Boa escolha... Excelente escolha!!!

    _music_4_ever_
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Lekso
    El Musicista, valeu mesmo pela sugestão. Eu nem havia me lembrado de pesquisar na Wikipedia, que tem muitos links bacanas! Valeu mesmo.

    Ouvi dizer que ouvir Mozart no berço pode ajudar a desenvolver a percepção musical da criança. Ouvi ainda que música clássica deixa a criança mais tranqüila e emocionalmente equilibrada, e que há um pouco do efeito inverso com outros gêneros musicais (tais quais o Death Metal). Mas não duvido que, no mesmo sentido, possa haver obras eruditas não recomendáveis. Gostaria de ouvir opiniões sobre o assunto.

    Estava pensando em fazer um cedezinho com coisas do Chopin (apenas piano)...


    Pelo que andei pesquisando há um tempo atrás para um projecto na escola, Mozart é bastante recomendado por desenvolver a capacidade de previsão de acontecimentos, ou seja: a nossa capacidade de conseguirmos prever o que vai suceder a seguir àquela cadência, etc. aumenta. Assim, a nossa capacidade lógica aumenta e é um estímulo para a aprendizagem. Isto porque nas obras clássicas existem padrões que são bastante repetidos. E além disso, há o tema que é explorado e variado e isso faz com que a criança particularmente antes dos 3 anos, desenvolva a sua capacidade de reconhecimento, ou seja (por exemplo): saber quem são os seus pais (relacionar as imagens que vê com o seu conceito de "seus pais"), reconhecê-los e reconhecer-se a si própria quando se vê ao espelho. Ajuda-os a ter noção destas coisas. Isto porque incentiva a criança a conhecer o tema de uma peça e a saber reconhecê-lo quando se apresenta em diversas formas, disfarçado ou não.

    Há um efeito de que falam bastante, o Efeito Mozart, que consiste num alegado aumento no desenvolvimento cerebral que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart.

    Para saber mais, pode visitar este link: http://brazil.skepdic.com/mozart.html ou pesquisar por "Efeito Mozart" ou "Mozart Effect" (em inglês obterá melhores resultados).

    Slowhand-
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    li o tópico e achei muito interessante essa discussão, estou no aguardo de alguém que tenha mais material sobre o assunto.....

    Lekso
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ricnach,
    Muitíssimo obrigado pela atenção. Suas informações foram extremamente úteis e apropositadas. A partir do artigo proposto, consegui extrair muitas informações e minha pesquisa ficou bem mais orientada. Valeu mesmo, rapaz!

    Quanto às sugestões, sobretudo quanto à música gregoriana e a renascentista, estou tratando de me informar a respeito. Encontrei alguma coisa de música gregoriana aqui (indicado pela Wikipedia), mas não parece haver nada que não esteja acompanhado pelo órgão, altém de que a qualidade de áudio deixa a desejar. Mas me valeu para conhecer o gênero. Realmente, sua sugestão faz muito sentido, pois se trata de melodias simples e bem mais fáceis de serem inteligidas, em comparação, por exemplo, com um Chopin (que, a propósito, já está rolando), ou com um Keith Jarrett (que tive a felicidade de conhecer por sugestão do Minow). Os compositores sugeridos estão devidamente anotados.

    Quanto à "música folclórica brasileira", não pretendo aderir. Movimentos patrióticos, anti-patrióticos, estrangeiristas e anti-estrangeiristas não me atraem. Mesmo porque, inevitavelmente, para o bem e para o mau, a minha afilhadinha sofrerá ainda muitas outras influências musicais.

    El Musicista,
    Embora não tenha encontrado (ainda) nenhuma informação direta sobre a influência de Mozart no desenvolvimento propriamente musical da criança, tal afirmação encontraria apoio na teoria construtivista, que possui cada vez mais adeptos na área de educação infantil. Não obstante, nesse caso, Marilyn Manson também teria lá seu valor...

    _music_4_ever_,
    Excelente explanação! Li há pouco sobre o "Efeito Mozart" e suas observações foram enriquecedoras!

    Ricnach
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lekso

    Não se trata de nenhum nacionalismo, falei brincando... é que temos boas melodias que se enquadram nos requisitos da primeira infância, e a vantagem é que a letra é em português, o que vai ser um estimulo interessante.

    Por exemplo o grupo de percussão da UFMG gravou o seguinte disco:

    Grupo de Percussão da UFMG e Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado - Villa-Lobos e os Brinquedos Roda

    Têm passa passa gavião, Rosa amarela, garibaldi foi á missa, sambalele...

    São muito divertidas sem serem complexas, e têm o diferencial do som percursivo, que não ocorre na musica medieval e renascentista que lhe indiquei, inclusive, não ocorre com tal uso na musica clássica e romântica.

    Padrões ritmicos estimulam também a movimentação corporal e consequentemente a coordenação... estimula a dança...

    Vale a pena!

    Lekso
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Lekso
    · votar


    Ricnach,
    Opa, colega! Valeu pela explanação! Realmente, a sugestão é muito boa. Inclusive vai a encontro do que li aqui: "(...) este processo [o desenvolvimento das aptidões musicais] significa uma assimilação regrada de pequenas conquistas musicais, como o desenvolvimento das capacidades rítmicas, do conhecimento do corpo (movimento e dança) e do mundo que rodeia a criança."

    Lekso
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ainda a propósito da música folclórica brasileira, há potencialmente os benefícios da ludicidade, a partir de certo nível de desenvolvimento intelectual.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é a trilha sonora mais recomendável para a primeira infância?