Cruzamento de Vozes

    Autor Mensagem
    vernichtung
    Veterano
    # jan/08


    Alguém poderia me explicar o que é cruzamento de vozes. A um primeiro momento achei que tinha compreendido. Tinha pensado, dado duas vozes, se uma sobe e a outra desce, tem-se então um cruzamento. Até aí tudo bem, mas agora pensem no seguinte caso: tem-se em um tempo as notas D e F, e logo no tempo seguinte, as notas E e G. O que dizer desse movimento? Pode-se chama-lo de terças paralelas? Ou seria possível relativiza-lo, dizendo que houve um movimento cruzado de F para E (descendo) e, por sua vez (agora subindo), de D para G?

    Agredeço a atenção!

    Quico
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Quico
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    Quico
    Veterano
    # jan/08
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    ateh onde eu sei nao eh recomendado cruzar vozes um contraponto exatamente por isso

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/08
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    Creio que são terças paralelas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: fernando tecladista
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    se você separar quem executa o que fica mais facil:
    se isso for um arranjo pra coral e as sopranos cantarem:F-G
    e as contraltos cantarem: D-E isso foi terça paralelas

    se sopranos cantarem: F-E
    e contraltos cantarem: D-G
    isso foi cruzamento de vozes

    por exemplo:
    ha partituras pra coral que vem a grade de 4 pautas uma para cada voz, assim fica facil pra saber que é quem
    mas há partituras somente com 2 pautas onde soprano e contralto estão em uma pauta e tenor e baixo em outro, se a partitura está escrita correta, as notas com hastes para cima "(d d d d d ) é soprano e haste para baixo (p p p p p ) é contralto

    quando tem cruzamento de vozes há um quase embolado de hastes já que as notas mais altas são contralto e as mais baixas soprano


    --d-------------------------
    d---d-d----d--\-/p-p-p-p
    ---------d-----X------------
    p-p------p-p--/-\d-d-d-d
    ----p-p----------------------


    vernichtung
    Veterano
    # jan/08
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    fernando tecladista
    Valeu! Não sabia dessa dica das hastes... achava que para diferenciar as vozes (que como vc falou, contralto e soprano geralmente ficam na pauta de cima) era só identificar com a sua respectiva altura, soprano a mais alta e assim por diante...

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
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    É o que o Fernando falou.. em resumo, depende da condução melódica da peça, pegar um trecho isolado acaba dificultando a compreensão. Tem o caso também do encontro de vozes, em uma mesma nota!

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/08
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    Voce pode cruzar sim, mas tem regras para isso!!

    o recomendável é nao fazer unissono!!

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
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    quando se trata de contraponto renascentista sim, mas o contraponto é uma técnica que não precisa se restringir a um só periodo. Debussy por exemplo faz uso do contraponto no "Martirio de são sebastião", inclusive, incrivel !!

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/08
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    nao mesmo, nada na música na arte em geral voce nao deve ficar preso só em um período, eu pelo menos penso assim!!

    eu utilizo o contraponto sem pensar em regras, eu costumo dizer que uso apenas a filosofia do contraponto!! música eletroacustica tb utiliza contraponto pra quem nao sabe :P

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
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    Jabijirous
    música eletroacustica tb utiliza contraponto
    Utiliza? bastante interessante! Gostava de ouvir alguma obra de música electrónica que usasse esse efeito e também ver as partituras. Pelo que que pude ver um dia destes, são partituras bastante diferentes àquelas a que estamos habituados, bastante interessantes!

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/08
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    _music_4_ever_

    olha o topico de musica eletroacustica tem 2 musicas minhas uma com partitura até

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
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    Jabijirous
    olha o topico de musica eletroacustica tem 2 musicas minhas uma com partitura até

    eu vi sim. acho bastante interessante o tipo de escrita contemporânea e a própria exploração de recursos que ela faz tanto dos instrumentos como de outras fontes à partida não-musicais... Inda tou a anos-luz disso...rsrsrsrs ("meu Deus! em kê k me fui meter..." rsrsrsrs)

    Denda
    Membro Novato
    # ago/13
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    O Cruzamento de vozes, se dá quando uma voz aguda canta uma voz mais grave do que a voz grave ou vice-versa.
    Exemplo: O soprano canta uma voz mais grave do que o Contralto, ou o Contralto canta uma voz mais aguda do que o soprano. Isto se verifica quando analisamos as notas de um acorde. Ou seja, as vozes que compõem um acorde. Na partitura fica mais fácil de se explicar isto.

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