Como obter uma boa fusão banda/orquestra?

    Autor Mensagem
    alexandrespa
    Veterano
    # mar/06


    ja ouvi e vi algumas coisas q deram certo e outras nao tanto. mas acho interessante.
    trabalho com banda e planejo uma integraçao com musicos de câmara futuramente.

    o q vcs acham q pode contribuir pra dar certo ou errado?

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    alexandrespa
    Otimo topico...
    Faz um tempo jah que eu estou tentando juntar a uma banda de metal, um quarteto de cordas! Se for ver, pela ''a ideia''...pode dar certo, jah que muitos outros projetos deram!

    Mas acho que pra isso dar certo mesmo, agente teria que ter no minimo bons equipamentos! Porque as casas de shows por ai, jah ficam meia boca quando é um show de Metal...agora, imagina uma banda de metal mais um quarteto de cordas?

    Agente vai ter que ralar muito pra deixar a qualidade do som boa...porque se não fica um lixo só! hehe

    Ata
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    o próprio espaço físico das casas não é legal... vcs já teriam que começar num bom patamar... ah, e acho que todos tem que ter noção de música, principalmente na leitura de partitura, mesmo baterista, vocalista, etc...

    alexandrespa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    valeu.
    Mas acho que pra isso dar certo mesmo, agente teria que ter no minimo bons equipamentos!
    verdade. mas tb é preciso musicos com bom senso musical(tanto os da orquestra qto da banda) senão um atrapalha o outro.

    agora, imagina uma banda de metal mais um quarteto de cordas?
    gosto da boa mistura do popular com o erudito. mt bom isso! siga em frente, mano.

    Ata
    ah, e acho que todos tem que ter noção de música, principalmente na leitura de partitura, mesmo baterista, vocalista, etc...
    concordo. e sensibilidade musical.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mas acho que pra isso dar certo mesmo, agente teria que ter no minimo bons equipamentos

    pra microfonar no minimo um quarteto acho que não pode só chegar lá e coloar 4 mics perto e tá feito, já toquei com violino solo e era muito chato microfonar, devido ao proprio movimento corporal do músico com o instrumento, tem que trocar alguma ideia com operadores de PA pra ver o que eles usam e como usam

    todos tem que ter noção de música, principalmente na leitura de partitura
    com os violinos por exemplo leitura não teria problema, praticamentetodos começam porpartitura, nunca vi ninguem que falou: eu só toco violino por cifras

    e esse é outro problema, a maioria dos músicos de orquestra são meio bitolados em partitura, pelo menos um do grupo vai ter que saber alguma coisa de arranjo, ou arrumar um maestro pra escrever a partitura do quarteto ou procurar na net (agora os tempos são outros)

    e como é instrumento erudito o conceito de música, o conceito de valores músicais vai ser diferente, o que músico popular as vezes faz e é considerado extraordinario, pra músico erudito é vergonhoso (tirei essa comclusão por experiencia e vendo isso em comunidades serias de pianistas no orkut)

    alexandrespa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    fernando tecladista
    pelo menos um do grupo vai ter que saber alguma coisa de arranjo
    po, verdade! nao adianta juntar um monte de musicos e ficar sem direçao. se tem metais, arrajo especifico pra metais. se tem cordas, arranjo pra cordas, etc.

    nunca vi ninguem que falou: eu só toco violino por cifras
    huahuahauhau

    Ata
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    fernando tecladista
    eu só toco violino por cifras

    Ou o baterista dizer: só toco por partitura.


    Não, claro... mas é que eu tenho pavor de ver gente que até sabe tocar no seu instrumento, mas nem imagina o que esteja fazendo... tem muita banda onde os guitarristas ficam trocando informação assim: "aí tu vai na sétima casa, desce uma corda, sexta, assim, aí bota o dedo aqui..."

    Ou mesmo não saber o que é acorde, e chamar acorde de nota, e chamar nota de, enfim, nem saber o que é nota.

    Já vi casos gravíssimos onde chamaram o acorde de Bm, no violão, de "Fá pra frente só que pra baixo".

    Ata
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ou Fá# de "Fá pra frente", ou Sol# de "Fá na quarta"

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    em um quarteto de cordas voce pode escrever 2 ou 3 vozes pra cada instrumento, 2 ele toca, entao voce pode ter 8 vozes em um quarteto de cordas! o negocio é o cara saber escrever bem!! e escrever pra cordas nao é facil nao!! boa sorte :P

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ata
    ou Fá# de "Fá pra frente", ou Sol# de "Fá na quarta"


    quanto a Sol# eu já ouvi chamar de: FA mais sustenido ainda

    ---------------------------------------------------------------------- --------

    uma vez eu vi na TV senado um grupo tocando the beatles só que não lembro mais o nome do grupo

    tinha bateria, 1 guitarra, baixo cantor e um quarteto

    algumas músicas (nas mais pauleiras) o quarteto saida do palco, ficava bom porque mudava a sonoridade, as vezes os arranjos neste estilo soam repetitivos

    já vi alguns casos em que quase a música inteira o quarteto fica com o acorde atacando em colcheias com as mesmas notas

    Ata
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    fernando tecladista
    Ah, na verdade, acho que era uma banda cover de Paul McCartney, não dos Beatles. É um brasileiro que foi considerado o melhor cantor de Paul McCartney, e o pessoal é de BH, se eu não me engano.

    já vi alguns casos em que quase a música inteira o quarteto fica com o acorde atacando em colcheias com as mesmas notas

    É, isso acontece muito... a maioria das bandas, mesmo boas, não consegue fugir dos acordes em seqüencias repetidas, sempre acaba tirando liberdade das cordas.

    Só pra citar, Eleanor Rigby, composta pelo Paul ainda nos Beatles, segue bem isso aí, menos por algumas partes. Mas nem tudo está perdido, os Beatles tinham arranjos bem legais em vários momentos, grande parte deles de autoria do produtor e arranjador George Martin, que às vezes aparecia também num solo de piano (Lovely Rita) ou clavicórdio (In My Life).

    Outro caso é em Get Your Filthy Hands Off My Desert (álbum The Final Cut), do Pink Floyd. As vozes só apresentam alguma novidade lá no nono compasso, e não dura muito não.

    Cordas, tocando junto com bandas, em geral só ficam martelando acordes, uma tocando a fundamental, outra a terça, outra a quinta e outra a oitava, ou coisas do tipo. Não há reais melodias pras vozes, o que é uma pena, mas, como em praticamente toda música popular, o que vale é escutar a voz do bonitinho lá da frente.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Ata

    a banda tinha um nome de "beatles alguma coisa sinfonica"

    e os caras não tocavam caracterizados, não tinham peruquinhas nem terninhos, mas o som era bom, e o vocalista cantava na dele sem tentar imitar

    Ata
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    fernando tecladista
    Ah, foi mal, eu não quis ser imperativo. Na verdade, eu quis apenas questionar se não era a mesma banda, mas conforme a coisa foi se desenrolando eu apenas afirmei que era.

    Mas não era a intenção.

    alexandrespa
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    quanto a Sol# eu já ouvi chamar de: FA mais sustenido ainda
    Ou...
    sol com joguinho da velha.

    Ata
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    É... aprender sem nunca aprender a ler partitura é realmente foda. Porque no começo, "não tem Mi sustenido", depois tem, e alguém que não leia dificilmente vai aprender alguma teoria à fundo. E se uns da banda não leem, têm que ser carregados pelos outros. Claro que não é sempre, existem grandes músicos que não sabem ler, mas querer ser músico e não querer aprender a ler é uma atitude no mínimo patética. Também tem o fato de que cada um fica mais seguro na sua parte, nas sua entradas, etc.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ata
    quando li não vi tom imperativo, sem problemas


    --------------------------------------------------

    outro dia eu vi o video do metallica tocando com uma orquestra

    umas músicas ficaram legais, mas no meio do show ficou meio cansativo
    tinha algumas músicas que parecia que se colocasse só um teclado lá com strings dava o mesmo efeito, algumas não tinha uma variedade sonora a orquestra era um bloco sonoro no meio das guitarras distorcidas, ficou meio com cara de briga

    parece que ficaram com medo de perder o peso da música, não se e pelo fato de acostumar de ouvir os "acusticos" nacionais, onde mudam toda a música

    mas outras faixas ficaram otimas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como obter uma boa fusão banda/orquestra?