Como funciona quando num concerto o próprio Solista rege a orquestra?

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/09


    Tenho alguns concertos aqui em que nas capas dos CDs dizem que o próprio Solista regeu a orquestra. Gostaria de saber como é que funciona, nos momentos em que o Solista toca junto da orquestra. Fica sem regência?

    Como exemplo tem este Concerto do Paganini, que tenho ele regido pelo próprio Solista. (Não é a mesma gravação que do vídeo postado, é apenas o mesmo concerto)



    Rafael do Baixo
    Veterano
    # set/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    O que eu vejo quando o regente também é o solista,é que a regência fica meio que "em aberto",normalmente o regente o faz através do olhar mesmo,olhando ou fazendo algum sinal para cada naipe na hora de suas entradas,e/ou para os instrumentistas nos eventuais solos dentro da obra,nesse caso eles já deixam acertados os trechos da obra onde ele irá dar o sinal.

    Alguns regentes deixam a parte da "regência" por conta do spalla,onde o mesmo usa o arco para contar o tempo da música [como acontecia no século 19]

    Dá uma olhada nesse vídeo do Concerto em G de Ravel,tendo como regente e solista,Leonard Bernstein,nele dá pra tirar uma idéia de como fica a regência nesses casos:[no youtube tem o concerto completo]


    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Rafael do Baixo

    Valeu ai pela explicação, cara!
    Deu pra sacar bem a idéia vendo este vídeo do Ravel!

    Sobre este lance ai do Spalla reger, eu sabia que ele fazia isso, mas não sabia que era com o próprio arco do violino ehehe Legal!
    Quando isso acontece, ele tem que parar de tocar? Ele rege sentado na própria cadeira dele?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    The Root Of All Evil

    Sobre este lance ai do Spalla reger, eu sabia que ele fazia isso, mas não sabia que era com o próprio arco do violino ehehe Legal!
    Quando isso acontece, ele tem que parar de tocar? Ele rege sentado na própria cadeira dele?


    Nesses casos onde o spalla também é o regente,ele toca apenas os trechos mais virtuosos da obra mesmo,o resto do tempo eles ficam apenas marcam o tempo da obra.Mas tem quem toque normalmente a sua parte,mas nesses casos eles dão apenas as entradas dos naipes,fazendo algo semelhante ao que um regente solista faz.

    O spalla quando rege, geralmente o faz de pé,mas sem sair muito do seu lugar,tem alguns preferem fazê-lo sentado em sua própria cadeira,pois a orquestra sempre tem uma visão bem privilegiada dele naquela posição,mas isso é algo muito raro de encontrar.

    Encontrei aqui um vídeo de um solista regente,que deve responder bem a sua pergunta inicial do tópico:



    The Root Of All Evil
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Rafael do Baixo

    Muito interessante, cara!!!
    Bigadão ae por todas as informações!!
    Bem legal :D

    pbotsaris
    Veterano
    # out/09
    · votar


    tem um concerto não me lembro qual que a anne sophie mutter também é a solista regente... alguma coisa de mozart

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Rafael do Baixo

    Fui em um concerto ontem em que as duas situações do tópico (spalla e solista regendo) se realizaram!
    auhuahahauhau Legal ver o spalla e/ou solista marcando o tempo com arco!

    Guguminator
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Guguminator
    · votar


    Tem um Box em DVD em que o Barenboim é solista e rege os 5 Concertos pra Piano e Orquestra de Beethoven, já pensei em comprar, mas é uma facada.

    Já vi os dois concertos para piano e orquestra de Chopin com o Zimmerman regendo e solista, mas não lembro se era vídeo ou só o audio.

    Tenho um DVD do Bernstein como solista e regente no concerto pra piano e orquestra nº19 de Mozart.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Em alguns casos, quando o solista é um guitarrista, ele pode aproveitar o próprio movimento da mão da palhetada para reger a orquestra:



    Esse modo de reger além de tudo oferece segurança, visto que a mão fica fechada e se ocorrer alguma confusão no palco, o soco já está pronto!

    =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como funciona quando num concerto o próprio Solista rege a orquestra?