Como que o filósofo paga suas contas?

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 07/nov/23 14:28
· votar


Nem toda atividade é benquista pelo capitalismo. Qual a chance de um cientista receber pelo valor das suas descobertas? Zero! E quando essas descobertas demoraram décadas para ganharem utilidade? O capitalismo é bom para premiar o imediato, mas é desastroso no longo prazo. A destruição ambiental é uma evidência muito clara disso.

Lucmac
Veterano
# 07/nov/23 14:31
· votar


qew

Po, eu responderia sua mensagem, mas para isso precisaria alimentar a neurose do Pedro e não quero mais fazer isso, mas lhe digo com convicção: não é trollagem.

Lucmac
Veterano
# 07/nov/23 15:01
· votar


qew

E você confundiu o filósofo com palito de filósforo.

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 15:13
· votar


Christhian

E qual é o objeto de estudo da ciência?

Primeiro o termo ciência é genérico e não tem aplicação por si e consequentemente objeto definido, mas para fins de estudo e definição como ciência aplicada ela se divide em áreas do conhecimento, aí sim ela tem que ter objeto, sendo este um dos pré-requisitos para ser considerado ciência.

Qual o objeto de estudo da filosofia?

Da sociologia = a sociedade ou o comportamento humano em grupos
Da psicologia = o comportamento humano
Da contabilidade = o patrimônio
Da economia = a riqueza
Da administração = a organização

E por aí vai.

Wanton
Veterano
# 07/nov/23 15:17
· votar


Pedro_Borges

Sua dúvida parece legítima, assim como demonstra dificuldade no uso da internet.

Da mesma maneira que a ciência se divide, a filosofia também se divide: temos a Ética, a Estética, a Lógica, a Metafísica, a Filosofia da Mente, a Epistemologia, as Filosofias da Ciência, a Filosofia da Linguagem etc.

qew
Veterano
# 07/nov/23 15:22 · Editado por: qew
· votar


Lucmac
E você confundiu o filósofo com palito de filósforo

a imagem de uma caixa °.°

Insufferable Bear
Membro
# 07/nov/23 15:29
· votar


talvez esse livro ajude
https://a.co/d/9eY0j9l

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 15:30
· votar


Wanton

Ok. Arremata então, embora o filósofo possa exercer várias atividades, escritor, professor, palestrante, etc., mas qual a atividade principal? Considere, para fins de facilitação um código CBO se preferir.

Na minha profissão a atividade principal é de contador, mas pode-se especializar em auditoria, perícia contábil, e mais umas outras, além de professor, escritor, palestrante, etc.

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 15:38
· votar


Insufferable Bear

Cara, obrigado. Vou comprar pois minha dúvida é real. Ela sempre povoou minha mente. Não é trollagem.

É claro que quando abordo esse assunto aqui, tem sempre uma dose de malvadeza, confesso, para por o Wanton contra a parece. Rsrsrs

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 15:41
· votar


Agora, nessa discussão, tem alguém entrando de gaiato no navio.

Black Fire
Gato OT 2011
# 07/nov/23 15:46
· votar


assim como demonstra dificuldade no uso da internet.


uauhauhauhauahua

megiddo
Membro
# 07/nov/23 16:36
· votar


Insufferable Bear
talvez esse livro ajude
https://a.co/d/9eY0j9l


nunca li Guattari, mas minha próxima compra vai ser esse livro, talvez te interesse também

Lelo Mig
Membro
# 07/nov/23 16:41
· votar


Pedro_Borges

Filósofo: CBO 2514-05

https://www.ocupacoes.com.br/cbo-mte/251405-filosofo

Wanton
Veterano
# 07/nov/23 17:01
· votar


Pedro_Borges
Na minha profissão

É isso, a tua atividade é uma profissão! Ela não faz sentido fora desse contexto. É que nem bombeiro, taxista ou flanelinha. Ainda que a ciência e a filosofia possam ser adaptadas a atividades profissionais, elas não são atividades profissionais em si. Sua pergunta traz um pouco de desdém à natureza da filosofia, das ciências, mas também das artes. Dá a entender que esses campos do conhecimento só têm importância se forem capazes de produzirem profissionais com uma finalidade específica. Além disso, chama toda a atividade correlata a essas áreas do conhecimento de bicos.

para por o Wanton contra a parece

Mas eu não sou filósofo, cara! Nunca fui. Desde 2018, pago minhas contas com trabalhos remotos diversos, a maior parte na área da educação. Já fiz até material didático que ensina presidiário a fazer pão. Já fui publicitário, já trabalhei com modelagem 3D, com edição de vídeo, com ilustração. Tá satisfeito? Será que agora você se aquieta um pouco?

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 17:04 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig

Condições Gerais de Exercício

Atuam, principalmente, em atividades culturais, editoriais, educacionais, de pesquisa, de recursos humanos e em organismos afins, podendo exercer mais de uma ocupação. É comum como professor e pesquisador. Nesses casos, são classificados pela atividade predominante. Trabalham em ambientes fechados, de forma individual, podendo, ocasionalmente, formar equipes. É comum, terem seus trabalhos divulgados através de livros, revistas, jornais e outros meios.


Dar palpites em jogos de sinuca, caixeta, xadrez, dama, etc. Podendo requerer e portar Carteira de sapo.

Mas, falando sério, eu respeito o filósofo, só não compreendia a sua utilidade prática de uma forma mais objetiva, mas isso não quer dizer que ele não tenha.

Wanton

Como você disse que tenho dificuldade com internet, embora em não tenha, mas é claro que tem gente muito mais expert em pesquisa do que eu, e pelo fato de que o conteúdo daqui do FCC não ser tão amigável, não vou buscar suas falas lá do passado.

Mas... tempos remotos você disse aqui que era graduado em filosofia e mestrando, também em filosofia, mas deixa pra lá.

Quanto à contabilidade ela é uma ciência, com objeto, doutores, PhD, pesquisas, trabalhos científicos dos mais variados temas publicadas em revistas especializadas, ao redor do mundo. Tem cientistas com laboratórios e tudo mais. Se duvidar usa até tubos de ensaios, pipetas e provetas (risos) como qualquer outra ciência.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 07/nov/23 17:09
· votar


Pedro_Borges
https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/341865/p1#9516033

Sua premissa está equivocada e, de acordo com esse post, a dúvida deveria ser "Como um cientista paga as contas?" (e, convenhamos, essa seria uma pergunta muito mais interessante e com menos viéses e preconceitos)

https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9718/96/95.pdf << Leitura recomendada.

Citação desse artigo: "A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação"

A prática sistemática, conhecida como "método científico" é um conceito inteiramente desenvolvido na filosofia (não vou discorrer sobre isso, é só pesquisar, inclusive devem haver aulas a respeito do assunto no YouTube).

Por fim, sabe o que significa o título de PhD que muitos cientistas ostentam?

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 17:21 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Christhian

A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação

Bravo, viva!

https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9718/96/95.pdf << Leitura recomendada.

Gostei do PDF, baixei. Gosto desse tipo de leitura.

Por fim, sabe o que significa o título de PhD que muitos cientistas ostentam?

A sigla PhD é uma abreviação de “Philosophy Doctor”, que significa, na tradução direta, “doutor em filosofia”. Entretanto, com o passar do tempo, o sentido do termo se expandiu para além da filosofia e atualmente tem um significado mais amplo e complexo.

Lelo Mig
Membro
# 07/nov/23 17:22
· votar


Pedro_Borges

"Dar palpites em jogos de sinuca, caixeta, xadrez, dama, etc. Podendo requerer e portar Carteira de sapo."

Pois é...

Depois quando eu digo que não tenho paciência para tanta asneira fica brabo e dando chifrada.

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 17:23
· votar


Lelo Mig

Cara, é troll, relaxa, mano!

Wanton
Veterano
# 07/nov/23 17:26
· votar


Pedro_Borges
tempos remotos você disse aqui que era graduado em filosofia e mestrando, também em filosofia, mas deixa pra lá.

Não, não disse. Não sou mestrando, terminei meu mestrado há mais de 10 anos. Fiz dois anos de filosofia, mas não concluí. Nunca contei nada diferente disso. Deve ser a síndrome do apartamento do Gilberto Gil afetando a sua memória.

Quanto à contabilidade ela é uma ciência

Você usa quais critérios de demarcação da ciência para alegar isso?

Pedro_Borges
Veterano
# 07/nov/23 18:07 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

Você usa quais critérios de demarcação da ciência para alegar isso?

Cara, já disse aqui que graduação, todas, são chamadas de ciências, mas na verdade são apenas técnicos de 3o. grau. Portanto, não me considero cientista. Mas há continuidade dos estudos e pesquisas, doutorado, pós doutorado, e etc.

Você tem que perguntar a esses caras fodões. Sou apenas pós graduado (3) e MBA (2), sendo estes dois últimos não interessam em termos científicos.

Ah, tem curso de ciências contábeis em Havard, viu?

megiddo
Membro
# 09/nov/23 23:22
· votar


Filosofos inventaram o computador. Eu mesmo tenho 03 empregos e ensino filosofia no OT de gratis. Mesmo banido 

Min inveje

/sall

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como que o filósofo paga suas contas?