Sobre o nome social

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 25/mai/23 08:30
· votar


Pedro_Borges

Foi pensado para trans... Ou seja, pra Roberta Close não se chamar João, oficialmente.

ProgVacas
Membro Novato
# 25/mai/23 09:10
· votar


Eu penso em tirar José e Cerra do meu nome. Tô avaliando mesmo.

ProgVacas
Membro Novato
# 25/mai/23 09:12
· votar


Gosto muito de Maria Clara, também.

brunohardrocker
Veterano
# 25/mai/23 09:42
· votar


ProgVacas
Eu penso em tirar José e Cerra do meu nome

Tem referências ao best ministro da saúde e ao maior construtor de obras de sp? Eu não tiraria!

Pedro_Borges
Veterano
# 25/mai/23 09:59
· votar


No meu nome tem Silva, mas foi um engano do cartorário no registro de minha mãe, o certo seria Cerqueira. Penso em mudar mas sei que vai dar uma dor de cabeça muito grande. Entendo que tem que passar por um juiz e depois por toda a burocracia de atualizar cadastros com a cópia do despacho judicial. Se não me engano ainda tem que fazer publicações no Diário Oficial e tals e coisa.

Acho que mudar de masculino para feminino (que fique claro, não é o meu caso), deve envolver outros fatores, sei lá, laudos, etc. etc.

Wanton
Veterano
# 25/mai/23 10:23
· votar


Pedro_Borges

Nome social é diferente, eu acho. Não deve ter tanta complicação.

JJJ
Veterano
# 25/mai/23 10:27
· votar


Mudar de nome é uma coisa, nome social é outra.

brunohardrocker
Veterano
# 25/mai/23 10:36
· votar


O irmão de um amigo literalmente mudou de nome. E de nome comum para nome comum. Não entrei em detalhes para entender o processo, como funciona isso.

Lelo Mig
Membro
# 25/mai/23 11:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

"literalmente mudou de nome..."

Tenho um conhecido que mudou também. Ele se chamava Cornélio e mudou para Nélio. As razões são óbvias e achei que ele fez uma mudança bastante coerente. Parece que não teve grandes dificuldades, foi relativamente fácil.

Wanton
Veterano
# 25/mai/23 11:24
· votar


brunohardrocker
Lelo Mig
Parece que não teve grandes dificuldades, foi relativamente fácil.

Tem dois motivos que facilitam a troca de nome (não falo de nome social, falo de troca mesmo). 1) Nome muito simples, com muitos homônimos, ex: João da Silva. 2) Nome vexatório, ex: Valdisnei.

Lelo Mig
Membro
# 25/mai/23 11:42 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Nome vexatório..."

Quando a gente leciona (o ProgVacas poderá confirmar) é foda! A gente depara com cada nome e cada situação envolvendo nomes.

Dei aula numa 5a série, em que eu fazia a chamada e o último da lista "Washington", não respondia. É bem comum isso no primeiro mês, porque sempre há alunos que se matriculam mas não iniciam.

Porém, após alguns dias, percebi que um garoto, tímido, não era chamado ou não respondia a chamada. Para não correr nenhum risco de exposição, um dia, ao término da aula disse ao guri que queria falar com ele.
(obviamente, quando estamos professores, ficamos "macaco velho", em evitar motivos que exponham alunos).

- Por que você não responde a chamada?
- Porque o senhor não chama meu nome professor!
- Me diga seu nome para eu anotar aqui no diário e não deixa-lo com faltas.
- Meu nome é Vassinguitom!

Ou seja, eu chamava Uóshintom, e ele não identificava como sendo seu nome.

Foda...

Wanton
Veterano
# 25/mai/23 11:57
· votar


E o velho Miqueias, conhecido como Mimas, que foi abrir uma oficina mecânica de preparação de esportivos? Mimas Turbo.

brunohardrocker
Veterano
# 25/mai/23 12:05
· votar


Lelo Mig
Ele se chamava Cornélio e mudou para Nélio

Mudar de nome é fácil, difícil é remover o chifre!

Pedro_Borges
Veterano
# 25/mai/23 12:43
· votar


Wanton
Valdisnei

Mas Valdisnei não é vexatório. Tem nomes bem vexatório como o que Lelo falou. Tem Bráulio, pais que põem nome de medicamentos, já ouvi dizer de aginilda. Tem erros de cartório. Tenho um conhecido, aliás foi meu dentista, que o pai escolheu Lúcio Lauro e o cartorário, na época escrita à mão, pós Luci- no fim da linha, para completar na outra e na linha seguinte escreveu só Lau. Assim ficou Luci-lau. Ele ficou adulto e gostou do nome e não mudou.

Tenho dois amigos, oriundos do meio rural, hoje letrados e até pós graduados que tem os nomes Irso e o outro Adirso. Um não é conhecido do outro, mas certeza que foram os pais que pronunciaram errado aos cartorários e estes não corrigiram. Com certeza era pra ser Wilson e Adilson, respectivamente.

Lelo Mig
Membro
# 25/mai/23 12:53 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton
brunohardrocker
Pedro_Borges

Têm nomes frutos da ignorância, como o exemplo Irso e Adirso que o Pedro citou.

Têm nomes inventados, que os pais tiram do cu. Já tive aluno chamado Zigomar e Beronildo. Também dei aula a um Jonatan Saimon... este é o tipo nome de pobre que acha que botar nome "americano" vai dar ar de nobreza ao garoto, na verdade este tipo de nome revela uma inconformidade com o meio a qual pertence. É mais sério do que parece.

Têm nomes frutos de fanatismo (seja qual for), artistas, futebol, religião. Tenho uma amiga mineira que têm um casal de primos gêmeos chamados Corjesus e Cormaria.

Hoje em dia parece que há orientação aos cartórios recusarem este tipo de nome. Porém não sei quais são os limites legais.

JJJ
Veterano
# 25/mai/23 14:09
· votar


Lelo Mig
Tenho um conhecido que mudou também. Ele se chamava Cornélio

O vocalista do Made in Brazil?

Lelo Mig
Membro
# 25/mai/23 14:20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"O vocalista do Made in Brazil?"

Cornelius Lúcifer? O maior vocalista que já existiu no Brasil? nem fudendo, este nome é sensacional!!



"Existem pessoas como baratas grandes
Que passam a vida sem nada fazer, ser.

Sem nunca conseguir aparecer.
E quando aparecem, é prá serem...

Empurradas, socadas, pisoteadas, esmagadas.

E a mentira dessa gente, não atinge os inocentes
E a mentira dessa gente, não atinge os inocentes, Não!"


Made in Brazil faz a poesia do Renato Russo parecer coisa de criancinha...hehehe.

JJJ
Veterano
# 25/mai/23 17:13
· votar


Lelo Mig

Muito bom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o nome social