Análise da esquerda periférica

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 11/set/22 17:52
· votar


Jonas Kahnwald
e em comparação consigo mesmo, não com outros

Isso tem cara de emenda constitucional feita depois da lei.

Wanton
Veterano
# 11/set/22 18:37
· votar


Jonas Kahnwald
Temos que ser inocentes como as pombas, mas astutos como as serpentes

Acho que imprimiram umas páginas do I Ching na tua Bíblia.

Lelo Mig
Membro
# 11/set/22 20:04 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"Temos que ser inocentes como as pombas, mas astutos como as serpentes"

Ao longo de toda minha vida nunca fui picado por uma serpente... em compensação o que já teve de pomba que cagou na minha cabeça.

-Dan
Veterano
# 12/set/22 11:26
· votar


Wanton
Muitos diziam que sintetizava a luta de classes. Besteira. O bolsogado que frequenta motociata é composto por um bando de zé-ninguém.

Ate o pessoal de esquerda confunde burguesia com pessoa com salario alto. Falta conscientização de classe pra geral.

-Dan
Veterano
# 12/set/22 11:29
· votar


Wanton
Quando vejo marxistas falando em idealismo

Ao que me consta, Marx era materialista. Os idealismos surgem das interpretações. Mas tambem sou verde no assunto.

-Dan
Veterano
# 12/set/22 11:30
· votar


E esse debate vergolha alheia aqui. Será que nao tem um dito liberal estudado pra participar nao?



brunohardrocker
Veterano
# 12/set/22 11:32
· votar


pessoa com salario alto.

Se ganha 50/100k por mês e ainda é empregado, é porque gosta de ficar tranquilo, curtindo férias, com estabilidade, sem riscos.

Insufferable Bear
Membro
# 12/set/22 11:47
· votar


-Dan
Será que nao tem um dito liberal estudado pra participar nao?
não

mas é bom. pra mim ter professor desconstruindo o pensamento simplista e ignorante da massa é um bom remédio. devia ter mais.

-Dan
Veterano
# 12/set/22 11:59
· votar


brunohardrocker
Se ganha 50/100k por mês e ainda é empregado, é porque gosta de ficar tranquilo, curtindo férias, com estabilidade, sem riscos.


nao entendi. Se recebe salario do trabalho, não é burgues.

Wanton
Veterano
# 12/set/22 12:52 · Editado por: Wanton
· votar


-Dan
Ao que me consta, Marx era materialista.

Sim. Por isso, faz críticas ao idealismo.

Na tradição filosófica, materialismo é um termo que caiu em desuso. Hoje em dia faz mais sentido falar em fisicalismo. Para a filosofia, são quase sinônimos. Para Marx, o significado é bem diferente. Por isso que nesse caso o uso do termo não incomoda tanto.

Só que o idealismo ainda é discutido na filosofia. Ele opõe-se ao realismo (e não ao materialismo, como em Marx). É um tema da teoria do conhecimento, que questiona a nossa capacidade de conhecer a realidade. Essa questão está presente em Kant, que distingue númeno (a realidade incognoscível) e fenômeno (nossa interface com a realidade), mas também na fenomenologia e em outras vertentes contemporâneas do idealismo.

O problema de Marx não parece ser um problema da teoria do conhecimento, mas uma crítica aos projetos de sociedade. Hoje, tenho a impressão que esse problema se alinharia bem à teoria dos sistemas. O problema das projeções de sociedade não estão na falta de "realismo", mas na presunção de controle sobre sistemas complexos.


E esse debate vergolha alheia aqui. Será que nao tem um dito liberal estudado pra participar nao?

Vi uns pedaços. Esses influencers liberais são burros pra caralho! É o produto de um público nada exigente.

brunohardrocker
Veterano
# 12/set/22 13:14
· votar


-Dan

Concordo. O senhor do espetinho aqui é burguês. O Silvio Santos explora a mais valia do Ratinho.

-Dan
Veterano
# 12/set/22 13:44
· votar


brunohardrocker
Concordo. O senhor do espetinho aqui é burguês. O Silvio Santos explora a mais valia do Ratinho.


Eu ja nao sei se voce ta tentando ser ironico ou sendo burro, ou os dois. Qual a definição de burguesia, no conceito marxista, que voce usa? Terá coragem de citar uma fonte (o proprio Marx talvez)?

Penso que esse ruido dos conceitos gera muita distorção, fazendo com que o playba do HB20 acho que o comunismo é sobre ele, e revoltado da perifa acha que o playba do HB20 é o inimigo

brunohardrocker
Veterano
# 12/set/22 14:06
· votar


-Dan

A fonte é o -Dan.

Wanton
Veterano
# 20/nov/22 00:44
· votar


A análise reversa:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Análise da esquerda periférica