Mais um sobre incoerências e extremismos

Autor Mensagem
Indiegesto
Membro Novato
# set/21 · Editado por: Indiegesto
· votar


Ok, vamos participar da brincadeirinha.

Fulano estava prestes a assaltar mulher e é baleado por policial que trabalhava à paisana

Estamos discutindo casos supostamente reais. O fulano assaltou ou o policial deduziu que ele era assaltante? O fulano estava armado? Ele apontou a arma para a vítima ou o policial? Havia a necessidade do policial atirar? O fulano resistiu à prisão? O fulano atirou contra o policial? O Policial agiu em legítima defesa? O policial deu voz de prisão ao fulano? São variantes que tem que ser consideradas.

Sobre os comentários, obviamente, são recheados de senso comum. Especialmente, o grupo x. É o mesmo tipo de ser que protagoniza coisas desse naipe:


Gente iletrada e provinciana que aborda tudo empiricamente.

É difícil falar em motivação legítima para um crime sem o conhecimento prévio dos envolvidos.

ProgVacas
Membro Novato
# set/21
· votar


ProgVacas
Não existem apenas dois lados

Jonas Kahnwald
Existe, e existe muito, está presente no mundo todo, e a maior prova disso é que oes exemplos que dei, ... Sobre as correntes de pensamento, não existem apenas 2

Véi! Decida-se!

ProgVacas
Membro Novato
# set/21
· votar


e a maior prova disso é que oes exemplos que dei


Eu riria se não achasse a frase por si patética.

Indiegesto
Membro Novato
# set/21
· votar


É um tópico que rende. Mas, não sou Psicólogo que consegue ver uma maluquice freudiana ou uma neurose lacaniana em qualquer asneira que qualquer imbecial escreve ou fala na internet. Então, deixo para mentes mais qualificadas comentarem mais.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# set/21 · Editado por: kafka à beira-mar
· votar


Jonas Kahnwald
Agora foque menos nas correntes em si, e mais nos comentários quitados, é sobre eles que quero conversar, entende?

O caso 1 traz 1 policial a paisana que mata um suposto assaltante. Não sou um operador do direito e tampouco conheço as leis que regem o exercício do policial, seja a paisana ou fardado. Sei que o policial só pode matar em dois casos, quando para proteger sua vida ou a vida de outra pessoa. Nesse caso, a conduta dele deve ser apurada pra descobrir se houve excesso ou não por parte dele. Se passar por todos os trâmites legais e descobrirem que não houve abuso, o policial merece o devido reconhecimento. Se houve abuso, deve passar por todo o processo legal. A competência de julgar se o policial se excedeu ou não deve ser delegada exclusivamente a justiça e as instituições, e não a sociedade. Acho que só dá pra ter uma opinião mais concreta depois dessa decisão...

Os comentários X desse caso me parecem refletir o pensamento de uma parcela da população que acredita na autojustiça e no linchamento. São pessoas que desconhecem o modus operandi das instituições, que um policial só pode matar em situações bastante específicas e que ele tem de responder legalmente a esse caso. Essas pessoas veem a violência como um dos principais males da sociedade, mas podem ou não estar cientes das causas da violência. Podem assumir esse lado porque são pessoas vis ou porque simplesmente são ignorantes.

Já os comentários Y desse caso me parecem refletir mais o pensamento de uma parcela da população que igualmente desconhece como as instituições funcionam, mas ao contrário dos comentários X que enaltecem cegamente as instituições (ou o policial enquanto instituição aplicadora da lei), os comentários Y desprezam essa instituição. Para elas, o problema deve ser resolvido combatendo as causas da violência, mas esquecendo-se de que a violência é um problema que se resolve a longo prazo e que desmantelar as instituições é uma resposta imediatista e inconsequente.

Esse caso só daria pra comentar melhor se a gente soubesse o desfecho do policial.

O curioso é que os dois são muito parecidos no que diz respeito a aplicação da lei de Talião:

Comentário X:
- bandido bom é bandido morto (e afins)
Comentário Y
- tinha que matar era o policial que fez isso


Isso me faz pensar um pouco que no final das contas a gente é exatamente igual e o que muda é como a gente encara o mundo, se pelas causas ou pelas consequências, e no final tudo é orgânico e ninguém tá certo de nada...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21
· votar


ProgVacas
Véi! Decida-se!

Eu quis dizer que esses 2 lados existem, e que são altamente antagônicos, porém existem outras formas de se posicionar

agora quem tem de decidir se está com preguiça ou não é você, e aí? Vai falar algo ou ficar nesse lenga lenga tergiversador aí?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21
· votar


-Dan
Melhor manter as coisas em duas caixinhas mesmo.

Por que você ficou tão afetado com os comentários? Eu pedi para apontarem os erros dos comentários, portanto pq você mesmo não concluiu algo sobre eles ao invés de reclamar que eu dei 2 opções apenas

eu dei duas opções pq o próprio título do tópico já avisa: (" EXTREMISMOS")

Sim, são posicionamentos burros, o que os torna burros? qual elemento em específico em cada comentário você nota? Qual é o grande problema dessa polarização? Que aspectos da vida em comunidade ela põe em risco?

To colocando apenas alguns exemplos de perguntinhas que sua mente preguiçosa não quis parar para pensar. (prefiro acreditar na preguiça do que na incapacidade)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21
· votar


Lelo Mig
Eu acho que essa "corrente de pensamento" na prática não é muito real. Não é uma questão de posicionamento X ou Y... têm bastante gente de "bom senso" que não se enquadra nessa generalização.

Sim, pela milésima vez, não existem apenas as linhas de pensamento X e Y!
Mas que elas existem e tem, se não aumentado, tem ao menos tido mais voz, tem ficado mais corajosas para exporem as barbaridades que pensam... quais as consequências desse tipo de problema?

Eu, e creio muitos colegas aqui do fórum, não condenamos um policial que mata. Condenamos um policial que mata quando não precisava matar. Na real, não é o policial "pessoa física" mas seu despreparo e o despreparo da instituição que ele representa.

Não é esse o ponto, como comentado acima, não pressuponho que todos aqui do forum sejam parte ou do grupo X ou do grupo Y (embora alguns partam para extremos similares vez ou outra

2- Quando "amenizamos" alguém que rouba, não é o ato de roubar. E sim a dúvida "será que se ele tivesse tido melhores opções ele estaria roubando?"

Nessa equação, alguém que roubou (mas poderia não roubar se a vida fosse outra) e foi morto por um policial despreparado (que não precisava ter matado), o sujeito é vítima social SIM! e garanto que de cada 10 destas vítimas 9 é preto, o que em "ciências" não é por coincidência.


Ok, não estou discordando de você, pelo contrário. Mas não é esse o ponto também. Eu não disse de qual ponto de vista eu discordo ou concordo e nem em que grau. O meu ponto é que vocês avaliem essa distorção da realidade, que observem esses comentários e percebam o que há de errado neles (se há algo)

O caso que você apontou, por exemplo, não acho um erro, acho que você está certo

ProgVacas
Membro Novato
# set/21
· votar


Eu prefiro targiversar. Esse tópico é muito ruim.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21
· votar


Indiegesto
Estamos discutindo casos supostamente reais
São reais.

O fulano assaltou ou o policial deduziu que ele era assaltante? O fulano estava armado? Ele apontou a arma para a vítima ou o policial? Havia a necessidade do policial atirar? O fulano resistiu à prisão? O fulano atirou contra o policial? O Policial agiu em legítima defesa? O policial deu voz de prisão ao fulano? São variantes que tem que ser consideradas.

Puxa vida, doeu pensar um pouquinho? Caiu algum dedo enquanto digitava? Concordo contigo, são questões importantes mesmo.
me baseei especificamente neste caso aqui mas poderiam ser tantos outros...
a sua opinião mudaria de que forma com a mudança das circunstâncias?
Haveria algum momento em que a morte do ladrão é justificada? haveria algum momento em que comemorar a morte do mesmo seria algo de boa moral?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21
· votar


ProgVacas
Eu prefiro targiversar. Esse tópico é muito ruim.

beleza, então sinto lhe informar que vc já perdeu tempo com ele por pelo menos 5 vezes hoje. Aguardo sua sexta perda de tempo quando seu siricutico para ter a palavra final for mais forte que sua preguiça mental

ProgVacas
Membro Novato
# set/21
· votar


Jonas Kahnwald

Só por vê-lo explicitando a sua burrice já vale.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


ProgVacas
Membro Novato # há 11 minutos


Eu sabia que minha previsão não iria falhar, mas não imaginei que o siricutico seria tão forte e demoraria tão pouco pra se ativar

ProgVacas
Membro Novato
# set/21
· votar


É, você é foda.

-Dan
Veterano
# set/21
· votar


Jonas Kahnwald
Por que você ficou tão afetado com os comentários? Eu pedi para apontarem os erros dos comentários, portanto pq você mesmo não concluiu algo sobre eles ao invés de reclamar que eu dei 2 opções apenas

Porque seu eu quiser comentar comentários imbecis eu vou no site da uol. Acho que concordamos que são muito imbecis.

E concordamos que estamos preguiçosos hoje kkkkk

Mas qual debate voce quer criar ? Encerra na conclusão da imbecilidade dos comentarios mesmo?

Indiegesto
Membro Novato
# set/21
· votar


Jonas Kahnwald

a sua opinião mudaria de que forma com a mudança das circunstâncias? Haveria algum momento em que a morte do ladrão é justificada? haveria algum momento em que comemorar a morte do mesmo seria algo de boa moral?

Como eu exemplifiquei no começo dessa página com aquele vídeo, só endossa violência policial quem não é vítima dela. Até o bandido é vítima de violência policial. Punir um crime com outro maior não é o que eu chamo de justiça. Agora, se o bandido oferece risco à integridade física de outros e se esgotaram as possibilidades de diálogo, tem que passar fogo mesmo.

Quanto a comemorar a morte de bandido, não há o que fazer. Eu posso fazer isso. Mas, por exemplo, os policiais que comemoraram a morte do Lázaro não poderiam por serem agentes públicos e terem que seguir manual de conduta.

Quanto ao caso 2, você vê nos comentários o pessoal equiparando situações diferentes em contextos diferentes. "Eu era chamado de gordo e tinha que aguentar". Não tinha. Ele não teve meios pra se defender na época. Mas, ninguém é obrigado a suportar calado discriminação de nenhum tipo. Aí, o fdp vê isso acontecer com outros e passa o pano. Vá a merda. Vem o outro e fala que há crimes piores e que ficam impunes. Entre outras besteiras.

Aí, tem o outro lado. Vou citar o caso do Kendrick Lamar. Ele chamou uma garota branca ao palco pra cantar uma música que contêm o que eles chamam de "n word". Ele a interrompeu quando ela pronunciou a palavra e o público a vaiou, ela foi chamada de racista e tudo mais. Aí, eu pergunto: ela foi racista? A palavra não faz parte da música? Não foi ele que convidou uma garota pra cantar a música? Uma garota branca ainda por cima?



Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21
· votar


Porque seu eu quiser comentar comentários imbecis eu vou no site da uol. Acho que concordamos que são muito imbecis.
Concordamos que são imbecis, embora tenha demorado umas 10 horas para você perceber...

qual debate voce quer criar ? Encerra na conclusão da imbecilidade dos comentarios mesmo?

As perguntas que eu fiz lá atrás não são apenas acerca da imbecilidade dos comentários, mas nos efeitos dos mesmos. Você podia voltar e ler novamente (me refiro às perguntas que sugeri respondendo um comment seu

ProgVacas
Membro Novato
# set/21
· votar


O Jonas já disse que o Dan cai de paraquedas?

Indiegesto
Membro Novato
# set/21
· votar


Um trecho da letra

"M.a.a.d City (Feat. Mc Eiht)


[Intro/Bridge]

If Pirus and Crips all got along

They'd probably gun me down by the end of this song

Seem like the whole city go against me

Every time I'm in the street I hear


[Schoolboy Q]

"Yawk! Yawk! Yawk! Yawk!"


[Mc Eiht: Hook]

"Man down

Where you from, nigga?"

"Fuck who you know, where you from, my nigga?"

"Where your grandma stay, huh, my nigga?"

"This m.A.A.d city I run, my nigga"


Jonas Kahnwald
Membro Novato
# set/21
· votar


O Jonas já disse que o Dan cai de paraquedas?
ele não paraquedeou neste tópico, teve preguiça até de passar a régua moral

Black Fire
Gato OT 2011
# set/21 · Editado por: Black Fire
· votar


O antiextremismo vai até alguém duvidar de um dos muitos títulos duvidosos do Palmeiras ou da Seita de maluco lá.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# set/21
· votar


entamoeba
Indiegesto
a centro esquerda tem mais medo de um esquerdista radical do que de um direitista neoliberal simpatizante da extrema direita

Só no seu mundinho fantástico de cosplayers de revolucionários.


Tá erado não, a centro esquerda é a faceta do neoliberalismo

brunohardrocker
Veterano
# set/21
· votar


Wild Bill Hickok

O nosso Lulão, depois de 2 tragos, confessa que é neoliberal. Precede?

ProgVacas
Membro Novato
# set/21
· votar


brunohardrocker

E você não vota nele por quê, se este é o seu espectro político?

Rasistskiy Stalker
Membro Novato
# set/21
· votar


Lulão, privatizou meu coração.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um sobre incoerências e extremismos