Sobre o movimento separatista em Catalunha

    Autor Mensagem
    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # out/18


    Acho digno




    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # out/18 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar


    It's happening

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Por questões pragmáticas, alguma parte de um país sempre vai ser eleita para se desenvolver mais do que outras. Aí, quando essa parte fica bem rica, resolve se separar.

    Aí essa merda justifica cisões étnicas, religiosas e o escambau. Na prática, é só elitismo e síndrome de Dona Florinda.

    sallqantay
    Veterano
    # out/18 · Editado por: sallqantay
    · votar


    vai ser eleita

    claro, um país é uma construção racional e planejada pragmaticamente. Vamos acreditar nisso

    Wild Bill Hickok

    como os ancaps ainda não conseguiram convencer nenhum país para testar suas teorias?. Incompetência?

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    sallqantay

    muhroadsmeme.jpeg

    sallqantay
    Veterano
    # out/18
    · votar


    é bem fácil implantar as propostas ancap em um micropaís (tem vários por aí). falta vendendor de ideologia e sobram ideólogos nessa pocilga

    lamas92
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Estive em Barcelona ano passado, antes do plebiscito. Quem era da Catalunha não queria continuar espanhol e quem não era, não abria mão da Catalunha, ainda mais por ser a parte mais forte da economia do país.
    Mas o que constatei in loco é que a língua catalã NÃO é o espanhol, mas sim uma mistura. Os hábitos são próprios e a cultura, idem.
    Daí pensei nas minhas aulas de história, lá no início... O que é preciso para ser considerada uma nação? Língua, cultura, território...

    Tá tudo lá. É questão de tempo.

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    lamas92
    Mas o que constatei in loco é que a língua catalã NÃO é o espanhol

    É porque senão seria... espanhol... né?

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    A solução para o separatismo é a venda de parte do País aos interessados.

    Primeiro, os separatistas devem virar apátridas, depois, comprar o território pelo valor estipulado pelo país.

    lamas92
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    JJJ, na verdade EU achava que era a mesma coisa... Imaginei que na Espanha seria tudo igual, não tinha essa noção. Tolinho eu kkkk

    No hotel onde fiquei os atendentes faziam questão de não usar o espanhol, mas apenas o Catalão. Ou inglês. E conversando, vi que eles não estavam levando numa boa essa questão separatista não... E assim foi na maioria dos lugares onde passei. Menos, lógico, na área turística.

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    lamas92

    Mas eles achavam ruim quando se tentava falar com eles em espanhol (ou portunhol)? Pergunto isso porque Barcelona é um dos 100 lugares que quero conhecer, antes de partir pra outra esfera...

    lamas92
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    JJJ, pra eles o o turista não entra muito nessa discussão não... Não é esse o ponto focal da discussão. O separatismo é que é assunto tenso entre eles... Quem é contra ou de fora, opta pelo espanhol. Quem é da terra ou separatista, vai de catalão... Só reparei porque fui perguntando, de curioso, o que eles achavam sobre o tema (estive lá em agosto do ano passado, uma semana antes daquele atropelamento nas Ramblas e às vésperas do plebiscito) e as caras iam se fechando... Resolvi deixar pra lá...
    Mas vc, turistão, vai chegar lá e vai falar o que conseguir e eles vão te ajudar numa boa! Eles adoram brasileiros, nos acham simpáticos!
    Tenho uma amiga que está lá agora e adora! Não pensa em voltar não...
    Foi um dos lugares que eu mais gostei de visitar. Pretendo voltar!

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    lamas92

    OK, valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o movimento separatista em Catalunha