Christopher Nolan, Interestelar, o culto à ciência e a falta de respostas para as questões últim

Autor Mensagem
pianoid
Veterano
# jan/16 · Editado por: pianoid
· votar


eu notei essa aparente ausência de deus no filme mas tive uma perspectiva bem diferente. spoilers adiante

Na verdade, o sobrenatural está lá, no "fantasma" se comunicando com a filha do cara. Mas, no fim, deus acaba se revelando com um grande deus ex machina, não? Ao invés de ser instantaneamente esmagado e virar energia ao entrar no horizonte de eventos de um buraco negro, o astronauta entra numa outra dimensão, uma puramente fantástica a cargo do autor, e é ele próprio responsável pela própria plot do filme, o começo e o fim. Foi ele quem causou os acontecimentos que o levaram a ir ao espaço e é ele quem leva a filha a encontrar uma solução para a humanidade. E então ele sai renascido (ressuscitado) e se reencontra com a filha, que poderia agora ser sua avó. O pai é o filho e o filho é o pai.

O filme é repleto de alusões espirituais, a ciência é superficial, a fantasia predomina, com direito a Zimmer incorporando Bach no orgão no momento mais tenso, praticamente uma catedral cósmica. A impressão clara que tive é que é um filme de fé disfarçado de scifi - e alguns poderiam até argumentar que fé na ciência empírica é uma nova forma de religião. Apenas não faz alusão direta à fé cristã para não ferir sensibilidades, muito importante para judeus de Hollywood lucrarem mais.

um filme scifi bem mais claramente cristão, praticamente um remake futurista do novo testamento, é Elysium, com Matt Damon. é mais filme de ação

enfim, bons filmes, principalmente Interestellar, mas prefiro livros hard scifi de Arthur Clarke e Asimov.

pianoid
Veterano
# jan/16
· votar


Edward Blake
É claro que, se você perguntar a esses homens, eles vão dizer: “Não, nossa fé é sincera. Nós nos convertemos porque o Profeta abriu nossos olhos para a Verdade, não porque queremos apenas f* uma pepeca”.

kkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Christopher Nolan, Interestelar, o culto à ciência e a falta de respostas para as questões últim