Pergunta aos Economistas: Produção de Moeda-Papel

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# fev/14
· votar


_Excelion
Essa pode não ser a área de interesse/pesquisa dele

mais um motivo para ficar calado

Thiago B.
Membro
# mar/14
· votar


Pelo nome do tópico, lembrei que tenho uma NOTA de 1 R$ antiga pra caramba, plastifiquei ela pra vender daqui uns 20 anos por 1bilhão.. :)

Roy.Mustang
Veterano
# mar/14
· votar


Necessita de lastro.

fernando tecladista
Veterano
# mar/14
· votar


sallqantay
o governo pode também gerar inflação ao aumentar o limite de quanto os bancos podem emprestar (gerando mais moeda virtualmente)

não gera, banco faz intermediação financeira, para um banco emprestar ele precisa captar de outro lado, pode ver que sempre há campanhas em bancos ou de emprestimos (pra sair dinheiro) ou de captalização: din din, ourocap, campanha em aplicações (coisas que entram dinheiro)

a inflação se gera pela demanda e procura a partir do momento que eu tenho um produto que todo mundo tá comprando eu resolvo inflacionar meu preço
se o governo segura a onda de emprestimos, não havera tanta gente querendo meu produto, então sou obrigado a deixar no preço que está

---------------------------------------------------
dinheiro físico não existe pra todo mundo, se todos resolver ir sacar o dinheiro fisico pra guardar no colchão, não há cédulas pra todos, o governo teria que imprimir, mas isso é somente imprimir o que já circula virtualmente, da mesma forma que você pode querer imprimir todos os seus PDF do PC, você já tem eles porem até agora no PC

é diferente de imprimir pra gerar mais dinheiro

--------------------------------------------------
dibass
leia sobre "lastro" já não é algo que funciona como era antigamente, mas é algo que te dara uma visão do por que de hoje
as primeiras respostas desse yahoo estão boas:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080131192510AAaQYUh

sallqantay
Veterano
# mar/14 · Editado por: sallqantay
· votar


fernando tecladista

bancos geram moeda e ganham juros com ela a partir do monopólio de meios de pagamento garantido pela coerção do leviatã (que autoriza e regula toda essa picaretagem)

o leviatã nos rouba com a inflação, os bancos nos roubam com juros. E nem adianta chamar a polícia, ela faz parte do mesmo lixo que rouba os frutos do seu trabalho na cara de pau e à luz do dia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiplicador_banc%C3%A1rio

"me dê o controle da base monetária de uma nação, e eu estou pouco me lixando para quem faz as leis"

[jesus cristo, "autobiografia não autorizada, psicografada por sallqantay" no prelo. Sampa, 2014]

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


Roy.Mustang
Necessita de lastro.

o lastro são as moedas internacionais, e o lastro delas são outras moedas internacionais

é tipo um loop

amador_ssa
Veterano
# mar/14
· votar


Pelo nome do tópico, lembrei que tenho uma NOTA de 1 R$ antiga pra caramba, plastifiquei ela pra vender daqui uns 20 anos por 1bilhão.. :)

Thiago B.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk veio, eu tb tenho umas 5 notas de 1 real dessa aew, que o BACEN não fabrica mais, mas continua valendo. Outro dia tava sem dinheiro, precisava pagar algo, e tive que recorrer a minha rara nota de 1 real. Paguei e a caixa ficou me olhando desconfiada, como se eu quisesse aplicar um golpe rsrs de tanto que essa nota está em desuso.

Tenho tb uma nota de 10 reais, daquela que tem a foto de D. Pedro, ou sei lá quem. Era num plástico. Essa não vale mais. Lembro de ver na net que um cara vendeu uma dessa por 100 reais, então eu guardei uma na esperança kkkkkkkkkkkk mas só se achar algum colecionador

Thiago B.
Membro
# mar/14 · Editado por: Thiago B.
· votar


amador_ssa
Eu lembro dessa de 10 R$ plastificada também, e vi uns cara na internet ofertando 100 R$ pela de 1 R$. Vou aguardar, quem sabe um dia consigo um valor melhor nela. ^^

fernando tecladista
Veterano
# mar/14
· votar


sallqantay
coerção do leviatã
o leviatã nos rouba com a inflação
viajou na maionese


sallqantay
bancos geram moeda
se banco gerasse moeda, varios bancos não teriam quebrado ou balançado como o panamericano do silvio santos
entrou no vermelho seria só fazer uma contabilidade e volta a ter dinheiro em caixa

gerava quando o governo tinha a conta movimento
http://mundofoco.blogspot.com.br/2013/01/conta-movimento.html

amador_ssa
Veterano
# mar/14
· votar


Thiago B.

vi uns cara na internet ofertando 100 R$ pela de 1 R$

Onde cara? Num brinca com isso não. Tenho 7 notas de 1 real. Se eu achar esse cara ganharei 700 conto? rsrsrsrss

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


De fato, emitir mais papel - seja virtual ou literal - gera desvalorização e inflação, mas... e se isso fosse acompanhado do congelamento dos preços?!

Konrad
Veterano
# mar/14
· votar


Ismah
e se isso fosse acompanhado do congelamento dos preços?!

Mercado paralelo acerta os preços (enquanto o mercado "oficial" apresentará desabastecimento, provavelmente) . E não há (des)governo que consiga "fiscalizar" as transações.

A Venezuela atual e o Brasil dos anos 80 são exemplos disso.

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


fernando tecladista

mas é bem óbvio que o leviatã nos rouba, basta ver o reajuste do índice de construção, que é muito maior do que a inflação oficial. Quem financia aptos em planta está sendo lesado na cara dura

O nome disso é roubo, e quem garante a legitimidade disso é o aparato coercitivo-legal do leviatã. Ok?

Digamos que amanhã o BC decide reduzir à metade o depósito compulsório. Pronto, os bancos vão ter milhões e milhões para emprestar. Na prática a moeda foi criada sem emissão de papel-moeda

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dep%C3%B3sito_compuls%C3%B3rio

nao sei como nao postaram isso ainda:



Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


Konrad

Muito interessante.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/14
· votar


Caramba!
Economia é fascinante!

sallqantay
Veterano
# mar/14 · Editado por: sallqantay
· votar


esqueci de dizer que a inflação é uma ótima maneira de concentrar renda e transferir ela dos pobres para os ricos

valeu, leviatã!!!

PigO
Veterano
# mar/14
· votar


os impostos lá em cima tem alguma coisa haver com inflacao?

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


PigO

Não diretamente... mas o imposto altera o valor de um produto, assim indiretamente contribui para a inflação... Mas a maior culpada da inflação é a questão de oferta e procura, e uma boa parte da ganância humana.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pergunta aos Economistas: Produção de Moeda-Papel