Câmera SLR - Dicas para fotografia noturna?

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay
isso tem cara de HDR (é montagem)

HDR é montagem mas não da pra dizer que é photoshop. Na verdade são varias fotos tiradas e se pega a "melhor" parte de cada e junta tudo.

Mas a questão do céu, é possível tirar aquela foto?

marcio_zav
tem que considerar também que esse tipo de foto é feita em locais com poluição luminosa zero (ou quase).

Então não seria puramente photoshop o céu?

d.u.n.h.a.
Veterano
# jun/13
· votar


Snakepit
Acho que é capaz de nem ser montagem... Ainda restam alguns lugares no mundo que dá pra ver o céu desse jeito, sem nada de poluição, na hora e no dia certo.
Tipo alasca... patagônia e talz...

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Snakepit

sim, acho que é possível, só que a praia vai ficar muito mais iluminada do que aquilo, vai aparecer um borrão branco. Teria que tirar a foto só do céu, com abertura máxima, tripé e disparador remoto (em um local com pouca poluição luminosa)

GuitarHouse
Veterano
# jun/13
· votar


Snakepit
Posso parecer ingenuo, mas existe alguma possibilidade de fotos desse tipo não serem 100% photoshop?

É a foto da via láctea.

Essa foto é uma "tratada" após a original.

A original é essa:

http://pcdn.500px.net/36516652/cf08e98eab025ba02fa9c750b57cb9d4ceccdf8 6/4.jpg

Nada que uns 30segs de exposição ou uma lente f/1.2 com menos tempo não faça.

Daí não dá o efeito da "luz riscando"..

GuitarHouse
Veterano
# jun/13 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Snakepit
E mais:

Quer aprender com o autor da foto? Seguem as dicas DELE:

Ele fala JUSTAMENTE desse lance dos efeitos nas fotos, dos riscos etc:

http://karllindsayphotography.com/blog/2013/04/how-to-take-stunning-ni ght-photos-1

http://karllindsayphotography.com/blog/2013/05/how-to-take-stunning-ni ght-photos-2

http://karllindsayphotography.com/blog/2013/06/how-to-take-stunning-ni ght-photos-3

Snakepit
Veterano
# jun/13 · Editado por: Snakepit
· votar


GuitarHouse
Nada que uns 30segs de exposição ou uma lente f/1.2 com menos tempo não faça.

Daí não dá o efeito da "luz riscando"..

Não entendi, como que as estrelas não deixaram a trilha na longa exposição? 30 segundos já é tempo suficiente pra "riscar" a foto.

Vou ver o site, valeu mesmo! Eu adoro tirar fotos noturnas, mas desde que eu consegui comprar uma maquina boa não tive mais tempo....

Ironias da vida. Quando se tem tempo não se tem dinheiro. Quando se tem dinheiro... cade o tempo?

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Snakepit

nao, em 30 segundos as estrelas se movem muito pouco

Snakepit
Veterano
# jun/13 · Editado por: Snakepit
· votar


sallqantay
nao, em 30 segundos as estrelas se movem muito pouco


In terms of shutter speed, it depends on your camera and lens. You are most probably aware that as the Earth rotates, the stars appear to move through the night. That means that there is a limit to the time you can have your shutter open before they start appearing as streaks in your photo. Someone clever has devised a rule to help us work out what the longest exposure is that we can use. Photographers refer to this as the 500 rule. You may read about the 600 rule but the 500 rule is more reliable.

The 500 rule involves a little maths: 500 divided by your focal length. Or, in practical terms, if I am shooting with my 28-300mm lens at 28mm the equation would be 500/28. That gives me a result of 17.85 seconds on a full frame camera. If you are shooting with a crop sensor camera, you have to divide that number again by 1.5 (Nikon sensor) or 1.6 (Canon sensor). You’ll notice that the wider the lens, the longer you can keep your shutter open.

Por mais estranho que possa parecer, o tempo que demora pra aparecer as linhas ta relacionado a lente que tu usa. De acordo com o cara que o GuitarHouse falou. Pode variar de 11s a 23s.

Vou fazer uns testes esse fim de semana.

Snakepit
Veterano
# jun/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Tirei umas fotos bem legais agora a pouco. A maior dificuldade é botar no foco, não adianta botar no infinito que fica ruim, achei bem difícil.

Ainda peguei uma estrela cadente, mas ficou ruim. Impressionante a quantidade de estrelas que aparecem nas fotos.

Ta frio de mais, vou botar mais roupa e tirar mais umas depois e postar aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Câmera SLR - Dicas para fotografia noturna?