tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?

Autor Mensagem
Tears Of Fire
Veterano
# nov/12 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


blz galera... vamos tentar deixar mais barato o projeto...
quanto que eu preciso para um pequeno eletroímã funcionar? 1,5v são o suficientes? e quantas espiras eu preciso para criar legalzinho?

a ideia:
bem... algo que sempre gostei foi de magnetismo e raios (tesla, ainda eu monto uma)... e agora, quero jogar todo aquele projeto pro ar e usar um novo, que sera até mais leve e mais prático...
bem... serão dois eletroímãs, a parte central da roda terá um ferrinho... e os LDRs irão regular essa tensão que chegara nos ímãs.. quando os 2 tiverem nivelados, o ferro ficara no centro! acho que é viável... e vocês? o que acham da maluquice?

flw!!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/12
· votar


Foco - a gente vê por aqui.

o/

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


kkkk
o problema é que vai ficar muito caro de montar...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/12
· votar


bem... serão dois eletroímãs, a parte central da roda terá um ferrinho... e os LDRs irão regular essa tensão que chegara nos ímãs.. quando os 2 tiverem nivelados, o ferro ficara no centro! acho que é viável... e vocês? o que acham da maluquice?

Sinceramente? Eu achei uma bosta, arcaico demais.

Boa sorte =)

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


ZakkWyldeEMG
na verdade, eu também... achei que ficou simples de mais, e com isso, pouco usual também... bem... eu tenho um ferrinho e fio de cobre lá em casa... chegando lá eu testo, quem sabe o eletroímã dure bastante

mas para 2cm de metal com espiras... eu preciso de quanto para criar um campo magnético?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/12
· votar


Tears Of Fire
mas para 2cm de metal com espiras... eu preciso de quanto para criar um campo magnético?


Olha a dúvida do cidadão. =/

Vai pesquisar no google, rapá. Ninguém vai fazer o trabalho para você, no máximo uma ajuda em algo complicado, isso se você mostrar que está saindo do zero

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


ZakkWyldeEMG
cara... não acho nada que calcule no Google... peguei um livro de electromagnetismo... lembro de ter lido algo há muito tempo naquilo que pode me ajudar...
mas estou quase ficando com o "L293" mesmo... vou montar o eletrímã agora...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/12
· votar


Tears Of Fire

Se quiser outras ideias, acesse aqui -> http://www.instructables.com/

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


uhm.. vlw! vou dar uma olhada...

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


ZakkWyldeEMG
bem... tentei montar o eletroímã aqui... e pelo jeito não vai (o que você já deveria saber kkk)... não sei se é por falta de tensão (taquei 1,5V) ou falta de espiras... ou o fio que é muito grosso...
mas acho que vou pegar a grana com as meninas (consegui entrar num outro grupo... com 2 garotas que estavam saindo de seu grupo também..) segunda e comprar as coisas, se eu não conseguir comprar as coisas antes...

to dando uma olhada nesse site, na área de "Technology"... tem bastante coisa legal! acho que devo achar algo que preste para esse projeto nele....

Tears Of Fire
Veterano
# dez/12
· votar


aee galera! de hoje não passa! nem a pau! hoje eu compro aqueles componentes!

fgr
Veterano
# dez/12
· votar


Essa idéia do eletro-imã eu disse que não rolaria a tempos atrás, tú não quis acreditar rs;;

E mesmo que rolasse, eletro-imã com força pra virar uma roda com certo atrito no solo precisaria de uma corrente considerável e seu carrinho a pilha sóiria durar 2 curvas rsrs!!

Cara, use elásticos como eu te falei... um motorzinho dc simples e pronto! tá feito !!!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# dez/12
· votar


E o projeto, como anda?

Tears Of Fire
Veterano
# dez/12
· votar


não tão bem como o esperado...
ZakkWyldeEMG
não tão bem como o esperado...
os professores estão feito escopetas, atirando trabalhos e provas para todo o lado, semana passado inteira, por exemplo, eu saia as 8:30 e chegava as 20:00 em casa! ai esses projetos para 2013 ficam para tráz :S (sei que não é bom... mas tenho que notas boas neste bimestre, para compensar as notas do 3º)
mas já tenhos os componentes para montar a ponte H e o resto do sistema...

fgr
Essa idéia do eletro-imã eu disse que não rolaria a tempos atrás, tú não quis acreditar rs;;

E mesmo que rolasse, eletro-imã com força pra virar uma roda com certo atrito no solo precisaria de uma corrente considerável e seu carrinho a pilha sóiria durar 2 curvas rsrs!!

serio? nem me lembrava..kkk

Cara, use elásticos
eu tenho uma molinha boa comigo... vou usar ela para endireitar as rodas...

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


só uma pergunta, não entendi direito essa parte

porque tenho que usar a Ponte-H se o inversor deixa apenas uma das correntes passar? (até onde entendi, só a mais forte passa dele...)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/13
· votar


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_H

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/13
· votar


Ponte H é um circuito eletrônico que permite que um micro controlador controle um motor DC, o micro controlador por sí não consegue "dar" a corrente necessária para o funcionamento do motor, e ainda torna possível que o motor rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


ZakkWyldeEMG
cara... eu estou desde aquele dia procurando informação (já que estava osso achar as peças) mas essa parte ainda não consigo entender...

o motor queima se eu deixar o inversor ir direto no nele?

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


bem.. eu tenho uns motores a mais aqui, vou tentar fazer a minha teoria... será que a porta lógica vai queimar?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/13
· votar


Tears Of Fire
o motor queima se eu deixar o inversor ir direto no nele?


Não, provavelmente o inversor irá queimar por exceder a corrente exigida pelo motor.

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


deixa eu ver se eu entendi, se eu conectar o inversor direto no motor, ele vai querer mais energia e vai fazer com que o inversor queime?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/13
· votar


Tears Of Fire

Não, o motor não vai querer mais energia. O motor necessita de uma corrente maior para funcionamento do que o inversor pode suportar.

Exemplo prático: digamos que eu comprei esse motor para o projeto e pretendo operá-lo alimentado através de uma fonte de 9V (várias baterias em paralelo, fonte, whatever, isso não importa nessa análise)

Assim, com 9V de tensão o motor irá consumir 700mA de corrente.

Digamos também que eu comprei esse CI de portas lógicas para fazer o esquema que falamos.

Olhando o datasheet do CI, ele só suporta alguns mA, e o motor precisa de 700mA. Logo, quando você ligar o motor diretamente ao CI, o motor vai puxar 700mA e desses 700mA uma fração considerável de corrente vai passar através do inversor até que ele queime a saída ligada ao motor

Porém se você usar a ponte H, a saída do inversor vai estar conectada a entrada de um dos transistores da ponte, que precisa de uma corrente muito menor para desempenhar sua função. Assim ninguém extrapola seus limites de operação.

Capisce?

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


entendi sim...
vlw! to montando aqui.. o problema é que comprei as resistências erradas..kkk

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


beleza
mas ai, tenho algumas duvidas quanto ao 4n25...
1) porque ele tem a base, se a gente não o usa?
2) quanto a ligação deste, eu ligo o RDL no ânodo do LED mesmo?

vlw galera, desculpa com o descaso, parece que teve uma galera que botou fé no meu trabalinho..
flw!

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


blz galera, fudeu! perdi uma rodinha e o projeto é para o dia 16!!
então, vou fazer aquele original mesmo
mentira! vou fazer uma alteração, quero colocar motores de 12v no treco! será que eu tenho usar um capacitor proporcional (achei uma medida colocando a voltagem da fonte e a capacidade em uF do capacitor na regrinha de 3) de 1800uf? ou só não precisa? vlw!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/13
· votar


e aí, o que deu?

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


nada amigo.... inicialmente, sobrecarreguei os transistores então a roda não parava.. após isso, usei um transistor regulador de tensão e "foi", a não ser uma roda que não queria pegar... acontece (acho que queimei algo...)
mas vou ver com os professores, quando eles forem comprar uns "brinquedinhos" pela net eu junto uma grana e compro brinquedo também... parece que vai ter outra competição em 2013...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/13
· votar


Não entendi, você foi reprovado ou o professor deixou passar?

Tears Of Fire
Veterano
# jan/13
· votar


ele deixou... mal ele sabia o que aconteceu...kkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tem alguém que saca de eletrônica on? como almenta a velocidade do meu carrinho?