Superqualificação - Max Gehringer

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# abr/12


"Muitos jovens estão a procura de sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Nem todos vão conseguir a vaga com a qual sonhavam, numa empresa grande e cheia de grandes promessas. E os poucos que conseguirem, logo descobrirão o significado de uma palavrinha estranha: superqualificação.

Como existem muitos candidatos para poucas vagas, as grandes empresas estão exigindo uma porção de coisas que não são necessárias para o desempenho da função. Esse foi o caso da Fabiana.

Depois de passar por várias entrevistas, duas dinâmicas de grupo e uma avaliação psicológica, ela finalmente foi admitida por uma grande corporação.

A função da Fabiana era a de Assistente de Gestão de Atendimento Interno. E a tarefa mais relevante que deram a ela foi a de tirar cópias. Depois de alguns dias, a Fabiana já estava pirando.

Ela tinha sido admitida por ter profundos conhecimentos de informática. Por isso, ela propôs digitalizar documentos, ao invés de copiá-los. A empresa não aceitou.

A Fabiana foi admitida porque era criativa e logo preparou um projeto para reduzir o número de cópias pela metade. A empresa nem leu o projeto.

A Fabiana foi admitida porque tinha espírito de liderança, mas ela não tem nenhum subordinado.

A Fabiana foi admitida porque fala inglês fluentemente, mas só se comunica em português.

A Fabiana foi admitida porque tinha ambição e potencial. Depois de passar um mês só tirando cópias, ela disse para o gerente que aquele serviço estava muito abaixo de suas ambições e de suas potencialidades. E foi advertida por ter reclamado.

Superqualificação é isso. Sem ela, a Fabiana não teria sido admitida. E agora, por causa dela, corre o risco de ser demitida."


Outro parágrafo que achei interessante sobre o assunto e me identifiquei:

"Pelas cabeças de vários empresários, infelizmente, passa a ideia de que quem possui mais supostas comprovações documentáveis de conhecimento (leia-se diplomas e certificados) é o mais indicado para assumir o cargo. Por conta da competição, desenvolve-se a ideia de que a pessoa deve estar cada mais mais preparada. Isso, por um lado, é excelente. O problema é que, depois que a pessoa passou pelo patamar da sensatez e, mesmo assim, dá-se por insatisfeita, resta-lhe apenas o patamar do exagero, que é o de sentir-se na obrigação de cursar duas graduações, um mestrado, um doutorado e um MBA fora do país, para se tornar um mero gerente quando retornar ao Brasil."

Isto ocorre demais na área de tecnologia, é utilizado um filtro com muitas questões que talvez nunca se use.

Recebo vagas pra minha área às vezes e é comum vir mais ou menos da seguinte forma:

Obrigatória graduação de ensino superior em ciências da computação, engenharia da computação ou sistemas de informação, experiência mínima de 3-5 anos na área e inglês avançado. Desejável pós graduação em gerenciamento de projetos e certificação PMP e conhecimentos em administração de empresas e processos BPMN.

Certificação em Cobit, ITIL, CSM, Prince2 e conhecimentos em espanhol são diferenciais.

Ninguém vai usar metade disto, pior, a empresa nem sabe qual metodologia se adequa a ela e coloca um monte de nome de certificações de gerenciamento de projetos que são conhecidas no mercado e algumas que são para um nível hierárquico acima (como o COBIT, que é em relação a governança corporativa de TI).

Boa parte das certificações que eu fiz foram interessantes, mas o motivador foi o mercado e hoje em dia nem lembro mais direito, depois tenho que ficar estudando pra recertificar a cada três/cinco anos dependendo da certificação pra algo que sei que dificilmente vou utilizar num futuro próximo.

É Fabiana, da próxima vez vamos fazer um concurso.

Fica aí a reclamação classe média sofre like.

Dissertem ou não.

O poder é de vocês.

rodsom
Veterano
# abr/12
· votar


achei que era algum jeito de acessar a qualificaçao fora das 5 da manha.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


rodsom

Espingarda

rodsom
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
acertou em cheio

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Superqualificação é isso. Sem ela, a Fabiana não teria sido admitida. E agora, por causa dela, corre o risco de ser demitida."
Isso é phoda demais, estou sentindo na pele isso aí. O pessoal pede fluência em inglês e consideram espanhol como diferencial, mas só tem negócios com brasileiros. Pedem MBA pra cargo operacional...

Pra quem tá saindo da faculdade é horrível, as empresas só querem gente com experiência mínima de 2 anos na área, isso é muito broxante...

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


O negócio é passar num concurso público federal e panz

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Roy.Mustang
Tá aí um negócio que eu não me animo de jeito nenhum.

François Quesnay
Veterano
# abr/12
· votar


Max Gehringer

ROFL²

François Quesnay
Veterano
# abr/12
· votar


O negócio é passar num concurso público federal e panz

as perspectivas de vocês são deprimentes

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


François Quesnay

Concursos são deprimentes em forma geral.

Você que queria diplomacia?

François Quesnay
Veterano
# abr/12
· votar


Concursos são deprimentes em forma geral.

Você que queria diplomacia?


enfim, concordamos em algo.


não, é o Atom Heart Mother. mas é jovem ainda, são os pais colocando minhocas na cabeça dele.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


François Quesnay

E o que você faz/ deseja fazer?

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


ROFL²

Eu acho meio idiota este negócio de atacar o autor ao invés da argumentação, aka ad hominem.

Max Gehringer é bem mainstream e tem comentários pra massa, mas nem por isto seus argumentos são auto-invalidados.

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari
Tá aí um negócio que eu não me animo de jeito nenhum.

Pois é. Tem gente q vive para fazer concursos. Passam 10 horas por dia estudando.

François Quesnay
as perspectivas de vocês são deprimentes

qual a sua?

François Quesnay
Veterano
# abr/12
· votar


Eu acho meio idiota este negócio de atacar o autor ao invés da argumentação, aka ad hominem.

Max Gehringer é bem mainstream e tem comentários pra massa, mas nem por isto seus argumentos são auto-invalidados.


eu li o texto, mas aqui é o OT.

qual a sua?
E o que você faz/ deseja fazer?

produzir conhecimento até eu ser aceito no grupinho de chá escocês da intelligentsia norte-escocesa, que paradoxalmente baliza-se em Glasgow.

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Roy.Mustang
Pois é. Tem gente q vive para fazer concursos. Passam 10 horas por dia estudando.
Neemm, eu até faria isso, mas se fosse pra algo que eu gostasse.
Tipo, estou muito focada agora em uns projetos aí e tals, estou me dedicando bastante pq é algo que gosto de fazer.

Não entro em concurso público pq sei que serei infeliz, dinheiro não é tudo.

Roy.Mustang
Veterano
# abr/12
· votar


produzir conhecimento até eu ser aceito no grupinho de chá escocês da intelligentsia norte-escocesa, que paradoxalmente baliza-se em Glasgow.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

CindyFerrari
Nã entro em concurso público pq sei que serei infeliz, dinheiro não é tudo.

mas ajuda um bocado. Sem contar a estabilidade e talz

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Roy.Mustang
Mas eu prefiro ganhar dinheiro fazendo o que gosto [/capitão óbvio] e sim, isso é possível.

Sobre a estabilidade, é bom e ruim.
Bom: vc vai te esse emprego pro resto da vida.
Ruim: vc vai ter esse emprego pro resto da vida. Os planos de cargos e carreiras não funcionam, a pessoa vai passar o resto da vida fazendo a mesma coisa, isso é aterrorizante.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


Estabilidade = estagnação.

Mas ter uma companheira que tem estabilidade até que tem um lado bom, dá pra arriscar mais.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari

Neste seu exemplo, também seria aterrorizante tornar-se presidente de uma empresa.

Se o cara for desembargador ou diplomata, ele não vai reclamar muito do crescimento profissional.

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Estabilidade = estagnação = acomodação.

dá pra arriscar mais.
Em que sentido dude?

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Neste seu exemplo, também seria aterrorizante tornar-se presidente de uma empresa.
Mas o mercado é inconstante, mutável e tals. Tem os riscos, frio na barriga, decisões, adrenalina, todo dia tem uma coisa nova surgindo e tal e tal. Funcionalismo público tem oq?

Se o cara for desembargador ou diplomata, ele não vai reclamar muito do crescimento profissional.
Por causa do dinheiro, provavelmente... Vai ter uma coisinha aqui outra ali, mas nada comparado à dinâmica do mercado.

Bizet
Veterano
# abr/12
· votar


Academia >

Pedro_Borges
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Primeiramente, parabéns pelo tópico.

Sou um pequeno empregador, porém, a área que emprego requer perfil cognitivo. O grande mal é que não se está dando importância para a capacidade intelectual dos candidatos. O grande desafio das empresas, sobretudo num país onde as escolas não qualificam, é desenvolver/qualificar seus profissionais.

Pois bem, é nesse qualificar que está o grande erro desses pseudos recrutadores. Para se ter certificados não necessariamente precisa ser bom. Cursos de pós-graduações não reprovam e as notas são obtidas através de trabalhos em grupo, trabalhos estes que estão mais para pró-forma (fazer somente para constar).

Antes de me estabelecer em atividade de profissão liberal, estive à frente de liderança de pessoas em organizações e sempre procurei o "cristal a lapidar", ou seja a pedra bruta, porém que absorvesse lapidação, pois é isso que se tem a esperar de um jovem ou uma jovem. A qualificação, por mais que tenha sido feito com profundidade, carece de laboratório real.

Tenho visto jovens que saem da graduação e vão direto para a pós-graduação sem nunca ter tido um contato com sua profissão. E aí vai essa loucura desenfreada.

No próximo post conto um historinha que serve de parâmetro para quem quer ingressar no mercado de trabalho.

André Perucci
Veterano
# abr/12
· votar


https://twitter.com/#!/maxgeringer

Lucas Borlini
Veterano
# abr/12
· votar


François Quesnay
ROFL²

???

Lucas Borlini
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari
Ruim: vc vai ter esse emprego pro resto da vida. Os planos de cargos e carreiras não funcionam, a pessoa vai passar o resto da vida fazendo a mesma coisa, isso é aterrorizante.

Isso é ruim de um ponto de vista jovem empreendedor que ''tem a vida pela frente''.

Pra uma pessoa que está entrando no mercado, com todas as barreiras e dificuldades de se arrumar um bom emprego hoje em dia, ou pra uma pessoa velha, que está fora da faixa etária do mercado e não consegue ser contratada nem a pau, passar num concurso público é uma maravilha.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari

Mas o mercado é inconstante, mutável e tals. Tem os riscos, frio na barriga, decisões, adrenalina, todo dia tem uma coisa nova surgindo e tal e tal. Funcionalismo público tem oq?

Mas eu não discordei deste ponto, talvez só seja um pouco complicado generalizar. A minha mãe é funcionária pública, médica de hospital de oncologia, poucas pessoas trabalham tanto e com tal afinco e se atualizam de tal forma, as pessoas do mercado de trabalho em geral (mainstream) também são bastante acomodadas.

Em que sentido dude?

No sentido de que como casal, eu vou ter a certeza do salário dela no fim do mês, então posso empreender com uma certa segurança.

Por causa do dinheiro, provavelmente... Vai ter uma coisinha aqui outra ali, mas nada comparado à dinâmica do mercado.

Tudo bem, mas a dinâmica do mercado não é necessariamente a dinâmica do profissional do mercado. Há uma tendência de que no mercado privado a pessoa sempre busque aprimorar-se mas normalmente não é isto que acontece, principalmente no Brasil.

Normalmente as pessoas se acomodam mesmo em empresas privadas depois de uns cinco anos em média. Desembargadores, por exemplo, tem uma vida com mais "dinâmica" do que a grande maioria dos trabalhadores.

Outra questão é que salário não motiva, ele é fator higiênico, se você tem um salário alto você não se sente motivado, simplesmente adequa sua vida a ele, agora se tem um salário baixo sente-se desmotivado. Por isto que o plano de cargos e salários funciona bem, a busca pelo crescimento profissional é motivadora, mas não o salário ao longo do tempo depois de alcançado.

O funcionalismo público faz com que você tenda a se estagnar porque não há

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/12
· votar


Behringer > Gehringer

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Mas ter uma companheira que tem estabilidade até que tem um lado bom, dá pra arriscar mais.

print para a eternidade

@topic

Isso ocorre muito porque o RH virou uma entidade à parte, sendo que eles nem sabem como funcionam as diversas funções. Aí pedem um monte de coisa genérica só para garantir que o caboclo seja no mínimo alfabetizado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original