Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?

Autor Mensagem
_Excelion
Veterano
# jun/13
· votar


é preciso estimular a iniciativa privada

j.m.keynes seal of quality

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Como ficou na virada da página eu posto novamente:

Não há espaço para carros em uma grande cidade, afirma Eduardo Paes

Prefeito do Rio acredita que futuro é o transporte público de qualidade.
Em SP, aposta de Fernando Haddad é construção de faixas exclusivas.


Os dois maiores municípios do Brasil concentram 16,82% do PIB e 9,2% da população do país. Como todas as grandes cidades, Rio e São Paulo têm como desafio manter o crescimento ao mesmo tempo em que se tornam mais sustentáveis. “Cidade sustentável utiliza pouco carro, tem transporte público de qualidade mesmo em deslocamentos pequenos e tem espaços verdes para que as pessoas desfrutem”, diz o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a sustentabilidade deve levar em conta também fatores sociais, como moradia. “Se você está a uma longa distância do seu posto de trabalho, por mais que exista transporte público, ele sempre vai estar sobrecarregado. Trata-se de construir mais metrôs, corredores de ônibus e monotrilhos, mas também de distribuir melhor as oportunidades de emprego onde não há emprego e de moradia onde há emprego e não há morador”, destaca.

Segundo ele, é preciso estimular a iniciativa privada para que ela ajude o poder público a organizar a cidade de forma mais adequada. “Estamos estimulando o comportamento de manada. Todos os empresários vão para o mesmo bairro, erguem grandes edifícios, complicam o trânsito, concentram o emprego, obrigam o município a criar rotas de transporte público cada vez mais distantes e congestionam o ambiente. Você tem esse ciclo vicioso do qual nós queremos nos libertar”, aponta.

Um dos maiores entraves ao transporte público é a grande utilização de carros. “Em qualquer grande cidade, o espaço para o automóvel é nenhum. Ônibus e carro não são solução para a cidade”, afirma Paes. O prefeito do Rio acredita que o futuro é o transporte público de qualidade e que os carros deverão ser usados apenas em ocasiões especiais.

Leiam o restante:

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/06/nao-ha-espaco-para-carr os-em-uma-grande-cidade-afirma-eduardo-paes.html

Eae?

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


Die Kunst der Fuge

somente o óbvio: o sistema de carros saturou e deve ser substituído para que os fluxos fluam (razão de ser de uma cidade)

distribuir melhor as oportunidades de emprego

da série: leviatã fazendo merda onde não é chamado. Planejamento urbano não deve dirigir porra nenhuma, somente ser pragmático e resolver os problemas pontuais nas questões coletivas urgentes. O resto fica com os wild spirits

_Excelion
Veterano
# jun/13
· votar


sallqantay

animal spirits*

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


_Excelion

animal spirits era o termo do coxinha do keynes, wild spirits é mais true

Mensonstratosx
Veterano
# jun/13
· votar


Eu Ainda não tenho, e por isso não compraria, mas se ja tivesse o costum de andar de carro, acho improvavel deixar de usar...

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


Se o onibus/metro simplesmente passasse em intervalos curtos, e tivessem mais rotas diretas (sem dar voltas pela cidade toda), pra mim já era motivo pra deixar de andar de carro pra trabalho. Nao precisava de ar condicionado, vidro eletrico, som ao vivio, dvd, nada disso. O tempo perdido esperando o onibus e dentro dele esperando chegar no destino é terrivel. No meu caso, um trajeto que de carro leva 15 minutos, de onibus chego a levar 1:10 hrs. Insano.

Era so passar rapido e ter varias linhas que vao direto ao destino, problema resolvido.

Mensonstratosx
Veterano
# jun/13
· votar


Buja
Aqui em Recife, o prefeito tirou as linhas diretas e centralizou todo o transporte público na integração metrô-ônibus, dai vc tira o inferno que ta acontecendo por aqui :-(

Xeper
Veterano
# jun/13
· votar


centralizou todo o transporte público na integração metrô-ônibus

Msm coisa que aconteceu em sampa quando vingou a integração onibus-metro via bilhete unico.
Mta linha que saia dos extremões da periferia para o centro foi encurtada. Resultado a galere já sabe

on topic: Aqui já acho besteira comprar carro, no máximo uma motoca para uns roles mais longos. Mas o investimento em ciclovias por aqui tem que ser mais unificado

Drowned Man
Veterano
# jun/13
· votar


Ciclovias + VLT + entrocamento de fluxos em superfície

Não adianta fazer entrocamento só pelo Metrô, o bagulho vai saturar mesmo.

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


Mensonstratosx
Aqui em Recife, o prefeito tirou as linhas diretas e centralizou todo o transporte público na integração metrô-ônibus, dai vc tira o inferno que ta acontecendo por aqui :-(

Aqui na região metroponiatana de BH já é assim.
E pior ainda, em Contagem, TODOS os obinus passam pela regiao central. Nao importa se estão indo de bairro a bairro proximos um do outro.
Eles sao obrigados a ir até no centro comercial, ir no metro, dar mole por la, e so depois ir ao destino certo. Detalhe: isso é na viagem de ida e de volta tambem. Uma bela !@#$%¨.

ROTTA
Veterano
# jun/13
· votar


Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?

Para algumas coisas, sim. Mas não deixaria de ter um carro e usá-lo.
Abraços.

Jack Kerouac...
Veterano
# jun/13
· votar


o rolê é esperar que todas as ruas congestionem de carros o máximo possível para que os ciclistas possam passar com segurança pelos carros parados.

na moral, essa é a melhor sensação em termos de trânsito.

MenteSuja
Membro
# jun/13
· votar


Eu deixaria fácil. É uma chatice andar pela cidade de carro, ter que achar lugar pra estacionar, congestionamento. Nem tenho carro, mas sei dirigir, e não sou de São Paulo, mas o interior está copiando a capital. Sabe, tá na hora de começarem a reestruturar as cidades... Por exemplo, a cidade do México era uma das mais poluídas há vinte e poucos anos, passaram a implantar um sistema de transporte público mais eficiente e até aluguel de bicicletas. Agora, se aqui no Brasil começar hoje, só lá pra 2030 que vamos ver os efeitos. O nosso país é uma contradição bizarra... Têm índices econômicos altíssimos, mas a população ainda vive ruim pra caramba e sem acesso a serviços públicos de qualidade apesar de pagarmos os mais altos impostos.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Se o sistema de transporte público fosse excelente, você deixaria de andar de carro?