Aulas de Economia

Autor Mensagem
Kensei
Veterano
# nov/11


Bom dia pessoal,

Aqui no OT tem um bom pessoal que curte economia, existem vários tópicos por aí, mas cada um geralmente aborda um aspecto, criei esse para centralizarmos os textos, matérias, etc que saem na mídia, e que tenham um conteúdo "didático". Começo hoje com um do Delfim Neto.

Kensei
Veterano
# nov/11 · Editado por: Kensei
· votar


ANTONIO DELFIM NETTO

Moderação

A dramática situação econômica da Eurolândia está produzindo efeitos políticos surpreendentes. De um lado, a queda em cascata dos poderes incumbentes. Todos são culpados por terem ficado inertes diante dos desarranjos fiscais que se praticavam. De outro, traz mais uma vez a demanda secular de "substituir o capitalismo", como se este não fosse sempre diferente devido ao seu dinamismo interno.

A oposição "oportunista" e os "indignados" tentam trazer de volta sugestões de cérebros que "inventaram" outros mecanismos de organização social. Os mesmos que rechearam de tragédias o século 20.

Para que o sistema de economia de mercado (que é compatível com a liberdade individual) funcione adequadamente, ele precisa de um Estado constitucionalmente limitado que:

1º) seja fiscalmente responsável;
2º) tenha poder para mitigar os seus defeitos (a flutuação que lhe é incitada e a redução das desigualdades que ele produz);
3º) seja capaz de controlar o sistema financeiro. Deixado a si mesmo, este tem a tendência de servir-se do setor real e de controlar o poder incumbente, pondo em risco, ao mesmo tempo, o "mercado" e a "urna".

É preciso reconhecer que o "mercado", como instrumento alocativo eficiente, não encontrou, ainda, nenhum substituto, como mostram o fracasso soviético e o sucesso chinês, e que o seu bom funcionamento não depende do irrestrito movimento internacional de capitais e, muito menos, de mistificações "científicas" de "inovações" financeiras.

Pelo contrário, a história mostra que um de seus defeitos (a flutuação do emprego), produzido, em parte, pelo próprio comportamento humano, é ampliado quando o sistema financeiro não é submetido a um permanente controle.

A tragédia da Eurolândia revela com clareza que o jogo dialético (apoiado no sufrágio universal) entre o "mercado" e a "urna" -que, no longo prazo, tem levado ao processo civilizatório que combina a liberdade de iniciativa com o aumento da eficiência produtiva e a construção de uma sociedade mais "justa"- não é uma linha reta: pode sofrer graves e custosos desvios.

O fato, porém, é que não há sistema que resista à irresponsabilidade fiscal. Quando ela leva as lideranças políticas à completa predominância do curto prazo sobre o longo, para aproveitarem-se de passageiras situações econômicas favoráveis que lhes permitam permanecer no poder, o "mercado" (isto é, a realidade fática) acaba cobrando seu preço.

O Brasil pagou esse preço no passado. É por isso que a presidente deve ser fortemente apoiada quando corta na carne do Executivo e pede moderação aos poderes Legislativo e Judiciário e aos sindicatos. Ela está certa: nunca a solidez fiscal foi tão necessária para proteger-nos da crise.

ANTONIO DELFIM NETTO escreve às quartas-feiras nesta coluna.
contatodelfimnetto@terra.com.br

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Kensei

Bom tópico; eu já havia decidido abandonar esse chiqueiro, porém, há sempre luz no fim do tunel:

De certa forma o texto abaixo é complementar ao do Delfim, no sentido de questionar efetivamente a o futuro de uma EU tão desequilibrada, vale a leitura, de qualquer forma:

http://www.economist.com/node/21536872

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/11
· votar


De maneira geral, eu gosto dos artigos do Instituto Ludwing von Mises. Pra quem não conhece http://www.mises.org.br/.

Konrad
Veterano
# nov/11
· votar


Achei o material interessante também:





Também há um documentário produzido pela TV Senado, salvo engano, com a participação do Delfim Netto, em que ele fala sobre a economia brasileira nos tempos ditatoriais.

Fala de forma mais histórica do que propriamente "economicista"; é bem interessante para quem quer ter uma visão mais "interna" do período, bem diferente do que me ensinaram na escola aqui no Brasil.

Vou procurar e depois posto por aqui.

Joseph de Maistre
Veterano
# nov/11
· votar


Aulas de Economia austríaca para adolescentes:



Excelente iniciativa essa. Daqui a seis meses, a garotada aqui só vai falar sobre sistemas dinâmicos complexos e estruturas de capital.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Joseph de Maistre

verei

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


ANTONIO DELFIM NETTO
1º) seja fiscalmente responsável;
2º) tenha poder para mitigar os seus defeitos (a flutuação que lhe é incitada e a redução das desigualdades que ele produz);
3º) seja capaz de controlar o sistema financeiro. Deixado a si mesmo, este tem a tendência de servir-se do setor real e de controlar o poder incumbente, pondo em risco, ao mesmo tempo, o "mercado" e a "urna".


Preciso ler mais desse cara.

dibass
Veterano
# nov/11
· votar


Virei visitante deste site:

http://dinheirama.com/

Conteúdo de fácil entendimento e de ótima qualidade.

tambourine man
Veterano
# nov/11
· votar


Joseph de Maistre

avisa para essa mina do vídeo que a física também se apóia em dedução lógica. E fala para ela parar de usar as hard sciences como critério de verdade superior, porque hierarquia de saber é coisa do Séc XIX.

O vídeo # 2 afirma que a praxiologia se funda em singularidades. Até onde eu sei a ciência lida com casos gerais, singularidades estão fora da teoria

verei o #3 mais tarde

qew
Veterano
# 30/out/23 12:00
· votar


Aulas de Economia

aqui onde eu trabalho a gente tem um programinha simples que usamos uma vez por mês, só pra converter o arquivo X em Y

perdi uns dias escrevendo um código básico pra fazer essa conversão, acabei de testar e funcionou perfeitamente

ou seja, agora a empresa pode cancelar a assinatura do programa e usar meu código, gerando uma economia de aprox. 25k/ano e eu continuo ganhando a mesma coisa

isso é economia,
isso é capitalismo
\o/

viva a exploração da mão de obra

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 30/out/23 12:10
· votar


Black Fire
De maneira geral, eu gosto dos artigos do Instituto Ludwing von Mises
# nov/11

aquela época que o bruno sente tanta saudade

Wanton
Veterano
# 30/out/23 12:13
· votar


qew
viva a exploração da mão de obra

A magia do capitalismo é você produzir 5, 10, 20 vezes o valor do que receberá pelo serviço. Não foi em Marx que li coisas assim, não. Foi no discurso da elite empresarial e dos seus lacaios.

qew
Veterano
# 30/out/23 12:22
· votar


Wanton

eu aprendi na primeira aula de economia da faculdade

brunohardrocker
Veterano
# 30/out/23 12:38
· votar


Wanton
produzir 5, 10, 20 vezes o valor do que receberá pelo serviço

Se cada um produzir 1x o valor do serviço, como é que se atenderá a demanda?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 30/out/23 12:53
· votar


Se cada um produzir 1x o valor do serviço, como é que se atenderá a demanda?

a questão não é a produção de riqueza, mas o quanto dela volta para quem a produziu

Pedro_Borges
Veterano
# 30/out/23 12:55 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
A magia do capitalismo é você produzir 5, 10, 20 vezes o valor do que receberá pelo serviço.

Se você receber o valor total do seu serviço, você passará a ser um inútil para a sociedade. Consome tudo o que produz. Seria o caso daquela energia que consome o quanto produz numa motion perpetuo, por exemplo, sem produzir sobras.

E os impostos? E os benefícios sociais? E os bens que são produzidos para o seu consumo que é a sobra de consumo de outrem? E a riqueza circulando que por si produz benefícios para você?

Não só os serviços públicos que produzem benefícios para você. Quando você anda numa calçada, é o serviço privado que está sendo usado de graça por você.

A maior parte do mais valia reverte é pra você mesmo, cabritinho!

E aquilo que você pode está mensurando como sendo "seu serviço", uma parte é da máquina, da ferramenta e do insumo que você utilizou e a essa parte, que também cobra pelo sua remuneração, chama-se:

CAPITAL

God bless our capitalist partners

LeandroP
Moderador
# 30/out/23 14:08
· votar


#TocaRaul

Insufferable Bear
Membro
# 30/out/23 14:10
· votar


Jonas Kahnwald
aquela época que o bruno sente tanta saudade
pra ver como o BF cresceu, né? isso que dá ler livros...
acho que na mesma época eu tava curtindo as ideias de Ayn Rand. era uma epidemia libertalóide no OT.

Wanton
Veterano
# 30/out/23 14:30
· votar


Caralho! Olha esse post do rardiroque! Olha esse post do pedrobó! Uma lambança conceitual!

Insufferable Bear
Membro
# 30/out/23 14:46
· votar


Wanton
isso que dá não ler livros...

LeandroP
Moderador
# 30/out/23 14:46
· votar



E os impostos? E os benefícios sociais? E os bens que são produzidos para o seu consumo que é a sobra de consumo de outrem?


Patrão sofre!

Pedro_Borges
Veterano
# 30/out/23 14:51 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
qew
LeandroP

Viu que a minha primeira aula de economia foi melhor que a de vocês?

Comunista enxerga tudo dentro da caixinha, sem vê todos os fatores que estão fora dela.

Karl Marx, que deveria ter estudado economia, deveria, como disse o professor Kanitz, ter estudado contabilidade. Economia não é o bastante para compreender, ela tem débito sem crédito e vice versa. Na contabilidade para cada débito tem que ter necessariamente e obrigatoriamente o crédito correspondente, e vice versa.

Pedro_Borges
Veterano
# 30/out/23 14:52
· votar


Insufferable Bear

isso que dá não ler livros...

Verdade, verdadeira...

LeandroP
Moderador
# 30/out/23 14:53
· votar


Pedro_Borges

Contador ser maior que economista é o mesmo que dizer que um serralheiro é maior que um engenheiro civil ou mecânico.
Mas, dá pra entender, você é contador.

Insufferable Bear
Membro
# 30/out/23 14:56
· votar


Pedro_Borges
Karl Marx além de ter estudado economia, deveria
Cite o que leu de Marx para basear sua opinião.

Pedro_Borges
Veterano
# 30/out/23 15:11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


LeandroP
Contador ser maior que economista é o mesmo que dizer que um serralheiro é maior que um engenheiro civil ou mecânico.
Mas, dá pra entender, você é contador.


Eu não disse que uma ciência é maior que a outra. Ambas ocupam patamares iguais, cada uma na sua área de saber. E não desfiz das ciências econômicas, apenas disse que para entender do assunto em questão é necessária conhecer as duas disciplinas. A sua comparação é que foi altamente estúpida.

Mas quero fazer-lhe apenas uma alerta. 90% dos economistas estão empregados em áreas de administração, contabilidade, vendas, etc. e não onde exige-se registro no CORECON. Não são tantos postos de trabalho que tem a necessidade desse profissional.

No tocante a contabilidade, é uma das disciplinas que mais dá fomento às demais no setor corporativo. O advogado tributarista/trabalhista, trabalha a partir dela; o administrador trabalha a partir dela; o economista trabalha a partir dela.

Aquele cara que trata do teu MEI e da tua DIRPF modelo simplificado, do registro da tua doméstica, que você conhece na esquina, não é contador. É despachante, ok? Talvez você não conheça nenhum. Essas tarefas estão a cargo dele, como disse o Makumba, por mera reserva de mercado dos conselhos.

E outra, cabritinho, não é economista que prepara e assina os balanços que dão sustentação ao mercado de capitais, como também as auditorias que confirmam essas informações, para serviços de todas as bolsas em todo o mundo. São contadores, sabia? BOVESPA, NASDAQ, Tokyo Stock Exchange, NYSE? Como também para vida de todo o SFN - Sistema Financeiro Nacional.

Me diga qual a gestão que funciona sem o emprego da contabilidade. Estou falando de empresas, e não de botecos. Qual a organização governamental que funciona sem.

E tu vem com essa história de serralheiro. Respeita, caralho. Vai lavar teus dedos antes de escrever bobagens.

Insufferable Bear

Cite o que leu de Marx para basear sua opinião.

Aliás, editei lá, o que eu queria dizer mesmo é: Karl Marx, que deveria ter estudado economia, também deveria, como disse...

Bom sobre o que eu li de Marx, a própria tese do "mais valia", que nunca vi vocês aqui citar, que é cheia de furos, pois ele cita como sendo uma expropriação do trabalhador, quando na verdade não é. E eu mostrei isso de forma simples.

Se quiser uma contestação mais completa, vou procurar uma texto meu que escrevi certa vez para o site da ACIEG.

qew
Veterano
# 30/out/23 15:12 · Editado por: qew
· votar


LeandroP
Contador ser maior que economista é o mesmo que dizer que um serralheiro é maior que um engenheiro civil ou mecânico.
Mas, dá pra entender, você é contador.


eu sou contador e acho que cada um na sua profissão dá certo, nem mais nem menos

Pedro_Borges
Se você receber o valor total do seu serviço, você passará a ser um inútil para a sociedade. Consome tudo o que produz.
A maior parte do mais valia reverte é pra você mesmo

como isso? não, cara

fetichismo da mercadoria é exatamente sobre destacar quem produz de quem compra, excluir o produtor pra entregar algo que deveria custar menos por mais visando exclusividade

Wanton
Veterano
# 30/out/23 15:14
· votar


Pedro_Borges
Viu que a minha primeira aula de economia foi melhor que a de vocês?

Eu vi é que você não sabe nada do assunto. Você disse que tem acesso à UFG, né? Pois matricule-se em alguma turma de introdução à economia. Vai te fazer bem.

Insufferable Bear
Membro
# 30/out/23 15:26
· votar


Pedro_Borges
Bom sobre o que eu li de Marx, a própria tese do "mais valia",
Onde nos escritos do Marx você leu sobre a tese do mais valia?

que nunca vi vocês aqui citar
ninguém aqui leu o capital, ninguém aqui é marxista

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas de Economia