Syd Barrett [Tópico Oficial]

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# jul/11 · Editado por: buddy guy
· votar


L.A.M_Hard_Rock

David Gilmour >>> abismo >>> Syd.

Já ouvi dizer(não lembro quem disse),que o Gilmour ,"teria dado aulas de usar drogas" ao Syd!! Até que ponto procede,não sei !!!


EDIT Difícil saber ,"quem começou nessa" !!!

Sedank
Veterano
# jul/11
· votar


buddy guy

Entendi.

buddy guy
Veterano
# jul/11
· votar


Sedank

buddy guy

Entendi.



Ok !! Abração !!

Sedank
Veterano
# jul/11
· votar


L.A.M_Hard_Rock

Roger Waters >>>>> David Gilmour >>> abismo >>> Syd




/polemicaaaa

TWT ICE
Veterano
# jul/11
· votar


buddy guy
O Gilmour ensinou o Syd a tocar guitarra

ACIDO LISERGICO
Veterano
# jul/11
· votar


Não posso deixar de contribuir:


buddy guy
Veterano
# jul/11 · Editado por: buddy guy
· votar


TWT ICE

buddy guy
O Gilmour ensinou o Syd a tocar guitarra



Desta parte da história,eu desconheço !! Eu ouvi dizer,que bem dizer,Gilmour "que dava aulas de drogas" para o Syd!! Isto eu ouvi dizer.Mas não sei até que ponto procede e nem tão pouco me lembro que me falou(só estou passando "o peixe que comprei")!!


EDIT Em verdade,não tem como desvencilhar cada membro do Floyd.Pois ao meu ver,cada um teve seu papel,fundamental,para o floyd ser o que foi e ser o que é até hoje !!!

Sedank
Veterano
# jul/11
· votar


buddy guy
TWT ICE

Gilmour era o professor de guitarra de Syd.

Strogni
Veterano
# jul/11
· votar


Até parece que o Syd precisava de 'aulas de droga'.

kkkkkkkkkkkkkkkk

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Antes que comece a birra desnecessária...

Gilmour é o cara mais progressivo, menos brisado.

Barrett era o cara que tomava LSD de manhã, mais psicodélico.

O que aconteceria se o Syd tivesse continuado é que o Pink Floyd não seria progressivo e sim psicodélico com alto grau de lisergia.

buddy guy
Veterano
# jul/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Strogni


Até parece que o Syd precisava de 'aulas de droga'.

kkkkkkkkkkkkkkkk



Eu não afirmei isto,apenas comentei o que me comentaram em certa ocasião !!

EDIT Mas em fim,ao meu ver,todos sem execeção,tiveram papel fundamental dentro da banda !!

Strogni
Veterano
# jul/11
· votar


Entendi, cara, só comentei ;p

buddy guy
Veterano
# jul/11
· votar


Syd Barrett: o elefante efervescente não está na praça da apoteose

Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior

Comentar a respeito de Syd Barrett (1946-2006), o co-fundador do Pink Floyd, é tratar de um tempo em que a música popular era um universo efervescente de experimentação e o rock/pop não tinha se tornado, como hoje em dia, a Coca-Cola da música. Existia espaço para referências literárias e experimentalismos, que deram lugar, muitas vezes, ao império da mercadologia.
Criou-se toda uma aura mística em torno de Syd Barrett, gerando um mito que o compara a um Nietzsche de nosso tempo. Alguns anos antes, quando Barrett co-fundou o Pink Floyd com Roger Waters (que tocou recentemente na praça da Apoteose), Mason e Wright, o compositor deu um forte impulso à banda naquele início de carreira. Depois de ter lançado vários singles e The Piper in the Gates of Dawn, Barrett, que preferia o rythm and blues (o próprio nome Pink Floyd saiu de uma fusão dos nomes de seus jazzistas favoritos, Pink Andersenl e Floyd Consel) à fusão entre rock e música clássica, ou seja, o chamado progressivo. As razões de sua saída do Pink Floyd deram origem a muitas lendas, mas o fato é que Roger Waters assumiu a liderança e colocou David Gilmour como guitarrista no lugar de Barrett após a turnê norte-americana, em 1968.
Entre 1968 e 1972, Barrett partiu para uma mal sucedida carreira solo; lançou dois álbuns: The Madcaup Laughs (que contava com a maioria dos componentes da banda Soft Machine, com exceção de Kevin Ayers) e Barrett. Decepcionado, a seguir retirou-se completamente do universo da música. Um álbum de material inédito, Opel, saiu em 1988.
Ao falar sobre The Piper at the Gates of Dawn (O Flautista nos Portões da Madrugada), Syd respondia prontamente: "Wind in the Willows" (Vento nos Salgueiros, livro infantil de autoria de Kenneth Grahame). No referido álbum, a canção Chapter 24, por exemplo, saiu diretamente do I Ching, com muitas palavras retiradas diretamente do livro. Barrett gostava muito de canções simples, que atingissem muitas pessoas, podendo também ter mais de um sentido. Octopus (Polvo) foi uma canção que Barrett pensou e mentalizou durante seis meses, antes de chegar a realizá-la. Na canção, doze linhas são, cada uma, antecipando a próxima e remetendo a um tema comum. Funciona como uma combinação de palavras que se direcionou num sentido, para depois o refrão vir e mudar o tempo, dando uma unidade a toda a canção. O clima das canções de Barrett remetia muito à infância, aos contos de fadas e às rimas infantis, as chamadas nursery rhymes. As letras de Barrett eram colagens surrealistas. Numa entrevista realizada na época do lançamento do disco Madcaup Laghs (1970), afirmou que escutava Bo Diddley, Beatles e Stones e velhos discos de jazz. Nesta época, lia Shakespeare and Chaucer.
Numa das poucas entrevistas que deu após sua saída do Pink Floyd, em 1972, Barrett estava de cabelos curtos, quase como um skinhead. Sobre si mesmo, afirmou: "eu sou um pintor, estudei para ser pintor".
A escrita de Barrett sempre foi voltada para canções e não para as longas peças instrumentais que o restante do Pink Floyd apreciava. "A escolha do material dos demais membros do Pink Floyd tem muito a ver com o que estudantes de arquitetura costumam pensar", comentou Barrett após sua saída da banda. "Coisas pouco instigantes, primárias. Qualquer um que estivesse andando numa escola de artes poderia pensar coisas semelhantes, mas quem sabe eles estejam planejando voltar para a escola".
O Pink Floyd gradualmente afastou-se de canções como See Emily Play. Syd afirmou que, no começo, os ruídos eletrônicos foram necessários, eram algo excitante. Para Syd, ser um grupo pop era fazer singles. Mas ele afirmou que sua saída não foi uma briga, foram alguns problemas. Syd negava a versão de que saíra da banda porque enlouquecera em meio a viagens de ácido, dizendo que isso nada tinha a ver com o trabalho musical propriamente dito. Barrett atribuiu tudo ao fato de ter morado em Londres. As canções, afirmava ele, transmitiam uma atmosfera, mais do que contar uma história.
Syd voltou a usar seu nome real, Roger Barrett. Passou o resto da vivendo anonimamente em Cambridge, indo à casa da mãe, pintando e fazendo jardinagem. O trabalho com o Pink Floyd continuou lhe rendendo direitos autorais e ele viveu com certa segurança. No entanto, raramente aceitou falar com os fãs e jornalistas que o procuraram durante todos esses os anos.
Em torno dele floresceram lendas sobre o fato de que o excesso de drogas o fizera enlouquecer e levara à total instabilidade mental, o que não correspondia à realidade. Após sua morte em 2006, sua irmã Rosemary, enfermeira de profissão, afirmou que "Roger" não entendia o contínuo interesse por seu trabalho com o Pink Floyd, tinha certa dificuldade com o convívio social, mas era muito popular entre os lojistas da vizinhança e as crianças. Estudava profundamente História da Arte, tendo deixado um livro inédito a respeito. Para ilustrar as letras de Barrett, segue abaixo então a tradução de três das canções de Madcaup Laughs: Octopus, Dark Globe e Golden Hair:
Polvo



(FONTE)!!!

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


The Piper at the Gates of Dawn (O Flautista nos Portões da Madrugada)

Só pra corrigir, seria nos Portões do Amanhecer.

Interessante o texto camarada!

Acho interessante ler histórias de vida pouco ortodoxas, onde o motivo pelas ações é pouco claro para mim. Gostaria de ler uma autobiografia dele pra descontrair um pouco, se escrita por ele.

buddy guy
Veterano
# jul/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Vale muito à pena assistir !!!

A História do Pink Floyd e Syd Barrett:







buddy guy
Veterano
# jul/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Fidel Castro

The Piper at the Gates of Dawn (O Flautista nos Portões da Madrugada)

Só pra corrigir, seria nos Portões do Amanhecer.

Interessante o texto camarada!

Acho interessante ler histórias de vida pouco ortodoxas, onde o motivo pelas ações é pouco claro para mim. Gostaria de ler uma autobiografia dele pra descontrair um pouco, se escrita por ele.



Valeu,brother,estamos aí é para contribuir,mesmo !! Tópico bacana !! Pink Floyd,curto muito !!!

buddy guy
Veterano
# jul/11
· votar


Syd Barrett - Jornal da Globo




Dylan Thomas
Veterano
# jul/11
· votar


Não há necessidade de comparação.

TWT ICE
Veterano
# jul/11
· votar


Dylan Thomas
concordo

existe o pink floyd antes e depois, com o syd era essa loucura toda, com o gilmour passou a ser mais ''musical'' propriamente dito

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar






Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Sempre que eu leio o nome desse cara eu penso naquele punk famoso... o que era daquela banda lá...

pulgadopc
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Sid Vicious? Detesto esse cara.

Henry Chinaski
Veterano
# jul/11
· votar


Lucifer sam não é a musica do Batman antigo?

hahaha mó igual..

DrStrangelove
Veterano
# jul/11
· votar


Famoso por seu esôfago.

Excelion
Veterano
# out/11
· votar




Dental Floss Tycoon
Veterano
# out/11 · Editado por: Dental Floss Tycoon
· votar


Uma música bem legalzinha e underrated/pouco conhecida dele:



E uma das minhas preferidas. Acho que é a mais triste, mostra como ele se sentia na época, creio que com a saída do Floyd e a decadência de sua saúde mental, "won't you miss me, wouldn't you miss me at all?"... e o estilo meio troncho dele de cantar nessa música transmite esse sentimento de desespero e tristeza, ele fala de um abandono, de uma forma meio enigmática e estranha, como a fala de um louco. Eu acho ela muito "pesada", se você conhece mais ou menos o contexto:



Excelion
Veterano
# out/11
· votar




neologist_
Veterano
# out/11
· votar


Dental Floss Tycoon
Dark Globe é minha favorita.
Gosto de imaginar o rumo que o Pink Floyd teria tomado se o Syd não tivesse sido afastado...

Excelion
Veterano
# out/11
· votar






Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Syd Barrett [Tópico Oficial]