Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui

Autor Mensagem
qew
Veterano
# jul/11
· votar


AnaClara

Relaxa. Ta tudo bem agora.

ok, not.

Penta_Blues
Moderador
# jul/11 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

anonymous4

Mas o fato de saber não invalida a essência do argumento de que serviço militar obrigatório é um fóssil de mentalidades despóticas e ou nações com severo atraso de infraestrutura militar.
Pra mim isso não é um argumento, é uma opinião e o fato de não saber sobre o assunto realmente não a invalida, só a deixa carente de argumentos. Só pra citar dois exemplos, até onde eu sei, a Suécia não possui severo atraso em sua infraestrutura militar. A Alemanha até recentemente adotava a conscrição e nunca foi um país ao qual se pode classificar como severamente atrasado em sua infraestrutura militar.

Mas além disso ele é errado também por ser visivelmente ineficaz.
Baseado em que vc afirma isso?
Até onde eu sei nosso Exército está invicto e tem ensinado países como os Estados Unidos, por exemplo, em algumas questões como no Haiti.

Recruta que faz um ano de TG vai sair pra guerra sabendo o que? Atirar e limpar um rifle da primeira guerra? Marchar em formação como se estivessem lutando em guerra do século XVII?
Não sei se vc sabe, mas TG não tem a finalidade de formar militares para a guerra. Tanto assim que quem faz TG recebe Certificado de Reservista de Segunda Categoria.
O armamento usado pelo atirador é eficiente para o fim a que se destina, ou seja, ensinar a atirar. Mesmo que não fosse só pra isso, o modelo de fuzil usado em TG é o mais utilizado por snipers. Não sei a que formação vc se refere, mas certamente não é utilizada em combate pois como lhe expliquei o Atirador não vai para o combate enquadrado numa Unidade.

Que tal acabar com os tiros de guerra e investir em centros que treinem soldados de verdade, e não escoteiros da reserva.
Vc saberia me dizer quanto se gasta com a manutenção dos TG's?
Faz idéia do quanto se gasta na formação especializada de um combatente de Guerra na Selva, por exemplo?
Caso fosse acatada a sua idéia, vc saberia propor de onde sairiam os recursos para a formação desses soldados?
A criação dos TG foi uma concessão feita pelo Exército em benefício dos conscritos. Uma forma que o Exército elaborou pensando em auxiliar os jovens a cumprirem com a lei e ainda assim permitir que os mesmos continuem trabalhando e estudando.
Argumentar sobre o reaparelhamento das Forças Armadas é muito fácil enquanto não se responde a pergunta sobre quem vai pagar a conta. Particularmente vc pode ter certeza que qualquer profissional, e não só os militares, gostaria imensamente de ter equipamentos novos e de última geração. Pergunte se algum guitarrista do Fórum de Guitarra não gostaria de ter uma Fender, uma Gibson ou uma PRS...
Mas de onde o dinheiro sairá?
Ter o mesmo armamento que a Alemanha não fará nosso Exército mais eficiente. Me permita dizer que vc está observando sob uma ótica invertida. As Forças Armadas não desenvolvem suas doutrinas baseadas no armamento, mas desenvolve os armamentos de acordo com a necessidade de suas doutrinas de emprego.
Não é a falta de equipamento moderno que obriga uma nação a ter Serviço Militar Obrigatório; tão pouco a abundância de recursos justifica a extinção do mesmo.

A guerra do golfo mostrou como não adiantou nada o Iraque ter 400 mil soldados mal treinados e mal equipados.
A guerra do Vietnã mostrou como um Exército mal vestido e mal equipado derrotou o "melhor" Exército do mundo...
As questões que envolvem o combate são infinitamente mais complexas que apenas a observação do resultado. Tal discussão é objeto de cursos militares superiores a um ano de duração e eu não teria a pretenção de debater isso em poucas linhas num fórum onde a descontração é a tônica nas discussões.

E daí, finalmente, que enquanto o existir essa mentalidade de comodismo com uma situação errada, o brasil continuará sendo o gigante em berço esplêndido que não vai acordar tão cedo.
Volto a insistir na pergunta, pois a mesma não é uma afronta à sua capacidade de concluir um raciocínio, mas um estímulo à reflexão mais aprofundada e uma forma de tentar mostrar que reclamar do problema sem propor uma solução ao mesmo é improdutivo.
E daí?
Qual seria a sua solução para o aparelhamento humano das Forças Armadas brasileiras com o fim do Serviço Militar Obrigatório?

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jul/11
· votar


Boa tarde!!!

qew
Agora vou pra seleção e passo como apto para servir.
De fato, não há como eu diminuir essa sua natural apreensão.
O que eu posso lhe dizer é que não só vc como inúmeros outros jovens foram considerados aptos para o Serviço do Exército. Mas isso não significa que vc irá servir, pois o número de jovens aptos é certamente superior ao necessário para a Incorporação.
O jeito é aguardar...
Valeu!!!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jul/11
· votar


Vou prestar tiro de guerra no ano que vem. Algumas dicas sobre? E realmente tem que ficar correndo por 3km todo dia? o.0

Sniper
Veterano
# jul/11
· votar


[M]@a.[K]!ller

com 13 anos? wtf

ROTTA
Veterano
# jul/11
· votar


qew
Você serviu?

Eu não sirvo para nada...
Abraços.

wild.man
Veterano
# jul/11
· votar


Sniper

Ele já tem até uma AK, isso aí pra ele não é nada.

Volunteer
Veterano
# jul/11
· votar


Realmente, o grande medo dos nerds "mão-peluda" próximos de completar 18 anos...

Não entendi. Acho que a chance do cara ser dispensado quando o tio manda você descer a roupa e vê a flacidez pelancuda de um nerd digno é bem grande.

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Penta_Blues
De fato, não há como eu diminuir essa sua natural apreensão.
O que eu posso lhe dizer é que não só vc como inúmeros outros jovens foram considerados aptos para o Serviço do Exército. Mas isso não significa que vc irá servir, pois o número de jovens aptos é certamente superior ao necessário para a Incorporação.


Parceiro, tu já me deu uma força danada, me esclarecendo várias duvidas!
Nem se incomode com alguns dos meus posts, eu sou ancioso mesmo! =)

ROTTA
Eu não sirvo para nada...

Sorte sua.

Ou não...

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Porra peidinho! Para de mentir!

qew
Você vai servir?

qew
Veterano
# jul/11
· votar


Viciado em Guarana
Você vai servir?

O que me disseram foi que eu ainda não sei. Posso estar incluido numa pequena parcela de excesso de contingente em janeiro.

Mas a ansiedade é demais.

qew
Veterano
# ago/11
· votar


Upando novamente.. Alguém que seja canhoto e tenha servido, teria como relatar se teve alguma dificuldade?

Acredito que não, pois se tivesse eles pelo menos teriam perguntado algo a respeito... mas, vale a curiodadade =)

Sniper
Veterano
# ago/11
· votar


qew

Eles te dão um rifle pra canhoto

qew
Veterano
# ago/11
· votar


Sniper

Haha sério? o_O

_FrEd_
Veterano
# ago/11
· votar


qew

80% dos atiradores são canhotos.....

qew
Veterano
# ago/11
· votar


_FrEd_

sério? que legal! mas existe essa diferenciação canhoto/destro nas armas?

Acho que estou falando merda, mas sou leigo =/

condor guitar
Veterano
# ago/11
· votar


Galera to na Bosta. eu me apresentei quinta-feira(18/08/2011) ai eu tava na fé que eu ia sair de primeira mais não foi isso que aconteceu eu fiz todos os testes e vou ter que voltar lá ano que vem. Sera que eu vou te que servir? nao quero ficar lá quando fiquei sabendo que ia ter que voltar lá já pensei foi no mal ex: ficar sem tocar guitarra por dias, não ir para Casa de Deus, ficar sem ver minha familia e minha namorada.

Será que fico lá?
eu vou ser dispensado?

da uma luz ai galera valeu!!!

qew
Veterano
# ago/11
· votar


condor guitar

le o tópico, falavamos exatamente sobre isso, estou na mesma que vc.

The Quack
Veterano
# ago/11
· votar


Eu também tô....
é foda haha
Eu me mudei pra uma cidade diferente da qual eu moro para estudar, e resolvi me alistar nessa cidade. Primeira vez, nada. Segunda vez, nada. Terceira vez, fiquei peladão, fiz prova, levei chá de cadeira como sempre, e vou ter que voltar em janeiro. É bom saber que tem mais gente nessa situação. Boa sorte para nós!
Algo positivo é que é só ano que vem, foda é se fosse a cada mês haha.
Um amigo meu, que está nessa mesma situação me falou que apenas 10% dos convocados pra janeiro são convocados.... talvez seja só um boato. Me falaram também pra eu ir tentar conversar com alguém do exercito...

qew
Veterano
# ago/11
· votar


The Quack
É bom saber que tem mais gente nessa situação. Boa sorte para nó

Realmente! é nóis!

Algo positivo é que é só ano que vem, foda é se fosse a cada mês haha.

Aí eu descordo completamente, amigo.

Aceito que são muitas pessoas, mas deixar uma pessoa mais de um ano (me alistei dia 10.01.11 e volto agora dia 04.01.12) presa a um processo seletivo involuntário é no minimo, falta de consideração com o povo.

diegoloko12
Veterano
# ago/11
· votar


Fui dispensado YEAHHHHHHH

qew
Veterano
# ago/11
· votar


diegoloko12

Vc nao imagina como eu gostaria de poder dizer o mesmo.

condor guitar
Veterano
# ago/11
· votar


qew


Eu tb maluko

diegoloko12
Veterano
# ago/11
· votar


qew
condor guitar


Eu imagino

qew
Veterano
# set/11
· votar


Penta_Blues

Penta, no dia da entrevista eu fui e lancei toda a verdade, só não fui dispensado porque a minha mãe estava com registro em carteira. Conforme eu havia dito a eles, ela não passaria na experiencia, e agora ela já esta com baixa na CT novamente. Onde eu trampo estão havendo cortes e, com isso, eu sendo estagiario, estou ficando em evidencia. Minha chefe já me elogiou varias vezes e me disse que eu gostaria de passar outras responsabilidades para mim, já que estamos defasados com o corte, porém, como estagiario eu nao poderia assumir tais responsabilidades. Para me registrar ela disse que teria que ter a certeza de que eu permaneceria na empresa por um bom tempo, no minimo uns 2 anos, e eu poderia dar esta certeza, se não nao fosse o problema de esperar até o ano que vem para saber sobre o serviço militar obrigatorio.
Concluindo, é uma questão de tempo para eu ser trocado por outra pessoa.

Se eu for até a junta militar, adiantaria eu falar isso tudo ou eu seria ignorado e me mandariam voltar apenas no dia que esta marcado no verso do CAM (inicio de jan)? Pois a entrevista já foi, eles aceitariam me ouvir e tal ou eu seria escorraçado de lá ?

TWT ICE
Veterano
# set/11
· votar


antes de tudo eles vao perguntar ''vc sabe nadar?"

um simples ''não'' te livra

Penta_Blues
Moderador
# set/11
· votar


Boa tarde!!!

qew
Eu consigo fazer apenas uma idéia do tamanho de sua apreensão e até entendo o certo exagero de algumas palavras suas, mas infelizmente eu não tenho algo muito encorajador a lhe dizer.
Se vc for até a Junta, eu acredito que vc não será ignorado mas tb não será possível fazer alguma coisa para resolver sua situação pois o processo já não se encontra mais nas mãos da Junta.
Por sua vez, o local onde ocorreram os exames de seleção já não se encontra mais em funcionamento, pois os trabalhos para aquela fase foram concluídos e todos os militares envolvidos retornaram às suas atividades de rotina em seus quartéis.
Mesmo que vc vá à uma Unidade Militar, eles lhe ouviriam sim e não lhe escorraçariam, mas tb não será possível fazer alguma coisa pois eles ainda não receberam o processo de volta. Não há como fazer alguma coisa porque não se sabe ainda onde vc está incluído, se no Excesso de Contingente ou se na Seleção Complementar.
Eu estou certo de que este novo fato em sua situação familiar terá um significativo peso numa eventual Seleção Complementar e, caso vc esteja nela, não deixe de apresentar isso. Diga que na época sua mãe trabalhava e agora não e que por isso vc teve que assumir responsabilidades que não tinha na época.
Não há como garantir nada ainda, mas vc pode falar com sua chefe caso ela pergunte. Há possibilidade de vc ser dispensado no excesso ou na entrevista devido à sua nova condição.
Sinto por não poder lhe ajudar mais ou por não ser exatamente a resposta que vc gostaria, mas por enquanto será um teste à sua paciência...
Valeu!!!

Rafa-Ban
Veterano
# set/11
· votar


desculpem minha ignorancia,mas eu acho uma bobagem vc ser obrigado a fazer o serviço militar

Penta_Blues
Moderador
# set/11
· votar


Boa tarde!!!

Rafa-Ban
Tb acho uma bobagem vc ser obrigado a votar quando vive numa Democracia, mas enfim, devemos cumprir com as leis vigentes num regime em que seus representantes são eleitos pela maioria e, consequentemente, mantenedores dos interesses dessa maioria.
Valeu!!!

qew
Veterano
# set/11
· votar


Penta_Blues
até entendo o certo exagero de algumas palavras sua

hehe
digamos que eu tentei ser claro apenas ^^

Mesmo que vc vá à uma Unidade Militar, eles lhe ouviriam sim e não lhe escorraçariam, mas tb não será possível fazer alguma coisa pois eles ainda não receberam o processo de volta.

Isso mesmo que eu gostaria de saber. Se haveria algo a ser feito. Obrigado!

Sinto por não poder lhe ajudar mais ou por não ser exatamente a resposta que vc gostaria, mas por enquanto será um teste à sua paciência...

Pois é! Mas eu agradeço imensamente pela sua boa vontade em ajudar e responder as questões, por mais até exageradas que pareçam! não tenho palabras para agradecer mesmo! Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Serviço militar - vamos tentar esclarecer aqui