Brasil, o país piada: Câmara propõe inventar cargos para agradar a partidos

    Autor Mensagem
    DrStrangelove
    Veterano
    # jun/11


    Câmara propõe inventar cargos para agradar a partidos

    O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), propôs criar cargos comissionados (que dispensam concurso público) para que os partidos aumentem seu quadro de funcionários com Cargos de Natureza Especial (CNEs) na Casa, noticiou o "Correio Braziliense" em 1º.jun.2011. A reportagem está disponível no site do jornal para assinantes e no site do Ministério do Planejamento para todos os internautas.

    O projeto, segundo o jornal, "inventa 57 postos para distribuir entre as legendas e consegue a façanha de não reduzir os Cargos de Natureza Especial (CNEs) nem das Lideranças que encolheram na última eleição". Para conseguir esse objetivo, a Mesa Diretora da Câmara deve extinguir uma norma da Casa que estabelece relação direta entre o número de deputados de cada partido e o número de funcionários de confiança a quem têm direito.

    No dia de publicação da reportagem, os deputados tinham disponíveis 1.168 cargos de confiança, equivalente a despesa anual de R$ 95 milhões para os cofres públicos, informou o jornal.

    Para que nem os partidos que encolheram na Casa (como DEM e PMDB) percam funcionários a proposta de Maia diminui o número de funcionários efetivos e cria cargos comissionados. "Na prática, contudo, o Parlamento faz de conta que tirou da legenda que encolheu e deu à que cresceu e aumenta o número de apadrinhados —o que mais importa aos parlamentares— para todos", relatou o "Correio".

    "A proposta vai representar um "incremento financeiro" de R$ 3,6 milhões, para o qual não há orçamento previsto este ano. A saída para fechar a conta foi propor a extinção —pelo menos por ora— de vagas disponíveis aos setores técnicos da administração e cortar funções comissionadas que eram concedidas a funcionários de carreira. Nos bastidores, a ideia é que no próximo ano as novas vagas sejam incorporadas ao orçamento e as funções extintas voltem a existir", relatou o jornal.

    O projeto defendido por Maia estabelece que legendas cujas bancadas diminuíram percam 10 funcionários, mas aumentem a quantidade de comissionados. A proposta faz com que o DEM aumente de 71 para 76 seu quadro de comissionados, quando deveria perder 17, segundo a regra da proporcionalidade entre bancada e funcionários, exemplificou o "Correio".

    O PMDB tem 89 comissionados. Deveria perder 23, mas vai ganhar 4. "Ainda mais satisfeitos estão partidos como o PDT, que ganha 16 postos em vez de apenas nove; PTB, que recebe 22 cargos; e PP, que vai ganhar 20 CNEs", citou o jornal.

    Outro lado
    O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), informou via assessoria de imprensa que a proposta ainda não foi a plenário porque tenta um acordo para evitar que alguns partidos percam mais assessores que outros, informou o "Correio". Disse também que, se não houver entendimento em torno da proposta, pode aplicar a norma em vigor, o que prejudicaria DEM e PMDB. "A assessoria informa ainda que a prioridade é não aumentar as despesas. Outros três integrantes da Mesa afirmaram que era cedo para comentar a proposta", publicou o "Correio".

    O que aconteceu?

    O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), informou via assessoria de imprensa que a proposta ainda não foi a plenário porque tenta um acordo para evitar que alguns partidos percam mais assessores que outros, informou o "Correio" em 1º.jun.2011.

    http://noticias.uol.com.br/escandalos-congresso/2011/2011/06/12/span50 span-camara-propoe-inventar-cargos-para-agradar-a-partidos.jhtm

    LeD_HaleN
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
    DrStrangelove
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    LeD_HaleN
    Denunciado.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Acompanhei um trecho da discussão pela Tv camara.

    Mas é isso aí. Ninguém derruba a base do governo lá.

    Tão até falando em ampliar o tempo de exercício de professores substitutos sem a necessidade de concurso.

    Apadrinhagem total.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    #BombaNoSenadoJÁ

    Snakepit
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Isso é tão ridiculo que nem tem o que discutir, por isso que ninguem escreve nada.

    Nem quem defende o governo/PTistas tem coragem de dar as caras pra defender isso...

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Snakepit

    Vamos subir pra ver no que dá.

    qew
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Geral critica, mas mais da metade gostaria de ocupar um desses cargos.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    de vez em quando,eu me pergunto poruqe matar é crime

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    qew
    Geral critica, mas mais da metade gostaria de ocupar um desses cargos.

    Não sei o que impede alguém de criticar e ao mesmo tempo estar lá porque existe um bom salário.

    Conheço um senador que é contra a imunidade parlamentar e está lá, imune.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Brasil, o país piada: Câmara propõe inventar cargos para agradar a partidos