O limite entre ontem, hoje e amanhã

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Faz parte de um projeto de artigo meu; em tudo saindo corretamente, darei todos os créditos.

Que legal, fale mais sobre ele ai!

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Só sei que nem sei mais se o tempo existe.

kohler1000
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Física rules, bi4tch.

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/10
· votar


É cada maluco!!!!!!

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar


Quando é 0:00.

O que é


Hora de ir pra cama.:)

Atomic
Veterano
# mai/10
· votar


thebassx
A gente pode dizer que o PRESENTE é função transformada do PASSADO em FUTURO.

PRESENTE(PASSADO) = FUTURO, para todo t, sendo t um número real.

agora tava pensando em como classificar essas funções. isso sim é uma pergunta interessante. a função presente tem inversa ?

eu pensei por muito tempo sobre isso, pra provar matematicamente se dá ou não pra voltar no tempo.


se vc me permite uma modificaçao:

estado_futuro_do_universo = aplicar_tempo (estado_presente_do_universo)

acho que assim faz mais sentido :)



varios disseram que o tempo eh continuo - isso ta longe de ser uma verdade estabelecida... o problema eh que a relatividade trata o espaço-tempo como continuos e a quantica os trata como discretos e isso eh um dos grandes problemas da fisica ate hoje - criar uma teoria que nao de bug quando aplicada a coisas em escalas muito pequenas de tempo e espaço mas ao mesmo tempo em escalas grandes de distorçao (gravidade, velocidade)

atualmente existem controversias sobre como deve ser interpretado o tempo de plank - como uma imperfeiçao do nosso modelo fisico ou como um "tick" minimo de tempo discreto

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad

Não sei se estou certo, mas as medidas de tempo e distâncias são infinitas.

Se um coelho precisa de 3 pulos para tocar a parede, se ele der 2,99 pulos ele não tocará. Se der 2,9999999.... também não tocará. Ele precisa dar 3 pulos. (isso claro, cada pulo tendo uma medida igual e exata.)

Sephiro
Veterano
# mai/10 · Editado por: Sephiro
· votar


Konrad
Quando é 0:00.

O que é?

Considerem o segundo zero também.

Um milionésimo de hoje?
Um centésimo de ontem?
A um centésimo do amanhã?

Qual a mínima medida aferível de tempo?


Acho q têm algumas coisas que não ficaram claras na sua questão.

Primeiro, a idéia de 'ontem', 'hoje' e 'amanhã' são apenas nomeclaturas que aprendemos a utilizar para discretizar o que podemos perceber do tempo.
Porém, sabemos que na escala que podemos observar o tempo não é um processo discreto e sim contínuo e todas essas nomeclaturas citadas são relativas a um ponto de referência.

Segundo, o que é 0:00 pra você?
Então, assumindo que 0:00 seja um instante x qualquer na dimensão do tempo, o que é o ontem, hoje e amanhã? Como eu disse, depende do ponto de referência, e como não ficou claro na sua pergunta, vou supor que você esteja observando o tempo no exato instante x (ou 0:00). Nesse caso:

amanhã: y, onde y >= x+24
hoje: y, onde x <= y < x+24
ontem: y, onde y < x

Note que x e y são valores na dimensão contínua do tempo (representando medidas de horas), isto é, a quantidade de instantes possíveis no intervalo [x,y] é infinito. Mas ainda não sei se entendi sua pergunta, se puder explique again :].

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
T.S. Eliot

I

Time present and time past
Are both perhaps present in time future,


Caramba, esse foi citado por um livro que eu estou lendo. Li ontem, eu acho [agora nem sei se foi amanhã]. Que lombra...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O limite entre ontem, hoje e amanhã