Sobre o processo de Coaching

    Autor Mensagem
    thiaguinhu
    Veterano
    # abr/10


    "Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

    Como funciona

    O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

    Definida a meta, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com a meta e se há congruência entre eles. O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objectivos visados e ao meio em que este actua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.

    A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos através de sessões de uma hora, que podem ser presenciais ou não, depende da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

    É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.

    Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento através de um ângulo novo de visão.

    O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos. Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.

    Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.

    Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.
    [editar] Os diferentes tipos de coaching
    [editar] Coaching Executivo

    Visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.
    [editar] Coaching Pessoal

    Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida.
    [editar] Coaching de Performance

    O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho - tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo auto-conhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional.

    O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que ELES identifiquem e removam obstáculos de desempenho

    O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.

    O Coaching de Performance é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 ou 6 meses."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Coaching

    Já ouviram falar? Semana passada fiz um trabalho de liderança de equipes e boa parte do treinamento foi sobre técnicas do coaching. Interessante e vale a pena estudar. Você pode aumentar a sua performance e ainda motivar outras pessoas e/ou liderar equipes!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/10
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    Pode fazer um resumo do que é mais ou menos? Li só o começo desse texto ai e não entendi muito.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # abr/10
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    Lidera quem sabe fazer. Aprenda a fazer, chame a responsa e já era. RH de cu é rola.

    thiaguinhu
    Veterano
    # abr/10
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    LeondelFefon
    resumo nas 4 primeiras linhas ...

    McBonalds
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: McBonalds
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    definido em comum acordo entre o coach

    Saúde!

    Pelo que eu entendi, isso é um tipo de Consultoria, é isso?

    Ed_Vedder
    Veterano
    # abr/10
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    "Mamãe, o seu Madruga disse que vai me cochear..."

    be5
    Veterano
    # abr/10
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    Quem manja mto desse coach ai é o sapo, vlw?

    agora falando sério, J. S. Coltrane disse tudo.

    Lidera quem sabe fazer


    É o famoso método, quem sabe faz, quem não sabe... bate palma :)

    McBonalds
    Veterano
    # abr/10
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    É o famoso método, quem sabe faz, quem não sabe... bate palma :)



    De todas as besteiras que os meu professores falavam na faculdade, com uma delas eu concordo:

    "Se você não souber fazer, pelo menos tenha o telefone de quem sabe. O mundo é dos espertos".

    ROTTA
    Veterano
    # abr/10
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    Nós praticamos coaching na empresa, mas não é muito formalizado. Usamos o termo em português "mentorização", e além de tudo acaba sendo uma boa forma de avaliar o recém-ingresso. Aplicamos do programador aos gerentes juniores.

    Abraços.

    thiaguinhu
    Veterano
    # abr/10
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    ROTTA
    poxa! Show!

    Aí é o que? Consultoria?? Vcs utilizam a metodologia Ágile? Eu tava pensando em fazer pós de gerenciamento de projetos com ênfase em PMI, mas acho q ta caindo em desuso .... acho que a onda agora é Ágile....

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