Sobre o processo de Sulamericanização dos EUA

    Autor Mensagem
    Fidel Castro
    Veterano
    # fev/17


    América do Sul sempre teve a figura do caudillo, o cara forte que vai salvar os esquecidos, descamisados, trabalhadores, pobres, famintos e explorados. De Símon Bolívar, passando por Perón, Chávez e Kirchner.

    No Brasil é outra linhagem, nascida com Dom Sebastião, passando pelos dois Imperadores, Getúlio Vargas e Lula.

    Isso para mim sempre teve um pé forte na desigualdade estrutural e enorme aqui na América mais legal, que mantém grande parcela da população numa constante situação vulnerável e sem luz de saber sequer o que tá rolando.

    E a grande sacada da figura populista, salvo exceções, é ser a cola que junta e une essas sociedades extremamente desiguais, trazendo a esperança de mudança (ser um homem forte que vai brigar pelos descamisados) ao mesmo tempo, por centralizar o poder, faz conchavo com o alto empresariado. Perón e Lula são ótimos exemplos.

    Não é segredo que na ponta superior das faixas de renda americanas, a curva de Kuznets morreu e a povoação majoritária por executivos e não rentistas nessa faixa dos 10% alcançada no período pós guerra, já despencou. Logo o espaço outrora ocupado pela classe-média hoje é ocupado pela classe-media alta. A classe-média tradicional, o average working class Joe, perdeu espaço, voz, oportunidade e acesso à educação. E como reflexo de avanços produtivos e globalização avançada da MDO, perdeu emprego tb.

    Trump foi eleito pelos "descamisados" americanos como herói nacional para fazer a América grande novamente. Para voltar as rodas da história.

    Conclusão: e agora José? A dor do povo é real, o salvador dúbio. Será o Trump um Perón a ser lembrado como Messias ou um Lula a ser queimado?

    Fidel Castro
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Próximo passo João Dória presidente

    A era dos empresários salvadores, quando o povo perde a esperança em tudo e todos, resta o empresariado (lol) pelo fator novidade

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/17
    · votar


    Próximo passo João Dória presidente


    Triste, mas quando as opções são Lula, Bolsomito, Ciro Gomes, a gente vê qualquer pessoa mais ou menos ajustada com bons olhos.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Bem Getúlio Vargas fundou a Petrobras e Lula afundou.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Sei lá, chuto que o Trump é o primeiro republicano pós George Bush no seu tempo politizado, com a exposição na mídia que temos hoje.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Próximo passo João Dória presidente

    #JoaoTrabalhador

    Fidel Castro
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    brunohardrocker

    Bom, morei com uma família republicana oldschool, então conheço mais dos republicanos que democratas

    Aliás, em um passado funesto, eu era fã da dupla Reagan-Thatcher, leitor de Hayek e Rand e casaria com o Friedman, isso lá pros meus 15 anos. Aí eu superei o autismo, menos o Friedman que ainda sou fã. Nunca fui conservador per-se, mas era ligeiramente ancap tecnocrata, talvez por rebeldia de ter uma família SJW USP feat. Catalunya, coisa de adolescente

    Trump é um fenômeno diferente mesmo do Reagan, que é o mais próximo dele, e tende a acabar como Nixon se não aprender a palavra mágica compromise

    Fidel Castro
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    surprise DP

    Fidel Castro
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    Triste, mas quando as opções são Lula, Bolsomito, Ciro Gomes, a gente vê qualquer pessoa mais ou menos ajustada com bons olhos.

    Haddad com Suplicy vice em partido próprio, chapa da utopia

    Uma presidência com um bom gestor e um vice sonhador e um pouco doido

    Mas 2018 vai ser o jogo de volta de 2006: Lula (vice Meirelles, quem duvida do banqueiro oportunista?) x Alckmin 'n' friends

    Com Bolsonaro sendo o maluco do primeiro turno, substituindo a Heloísa Helena (na outra ponta do espectro), Ciro sendo o tiozão outsider do PDT no lugar do Cristovam Buarque

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Fidel Castro

    Ciro faz cover de Brizola.

    Wade
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    >critica JD
    >aponta Haddad como solução


    https://media0.giphy.com/media/3o7TKrau6cMz9BhKRa/200_s.gif

    Fidel Castro
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Wade

    to me candidatando a ser o próximo Guga Chacra

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/17
    · votar




    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    2018 tem tudo para dar um brigueiro. E vai ser interessante.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/17
    · votar


    brunohardrocker
    2018 tem tudo para dar um brigueiro. E vai ser interessante.


    Vai ser uma briga boua! rsrsrs

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    O Ciro tem um problema nas eleições pra presidente que é o de cair do cavalo. Ou do jegue.

    Em 2002 ele era o unico que podia bater o Lula no segundo turno. Sentou o pau no Serra e o Serra sentou o pau nele, que conseguiu reverter a vantagem e ir para o segundo turno. Quem ganhou com isso foi o Lula.

    Agora ta aí acreditando que o Bolsonaro desgasta o PSDB. Sendo que este, com a maquinaria que tem para as eleições, está bem quietinho e nem tocando no assunto. O PSDB pode ter candidatos muito bunda moles em questão de conquistar o povão, mas sempre tem a garantia de bater na trave.

    Se o Ciro acredita que o Bolsonaro desgasta o PSDB, ele é o que desgasta o Lula.
    Por questão de governabilidade, acho que o mais sensato é torcer por um tucano mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/17
    · votar


    Por questão de roubabilidade, acho que o mais sensato é torcer por um tucano mesmo.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/17
    · votar


    Por questão de roubabilidade, acho que o mais sensato é torcer por um tucano mesmo.


    Mas ele nem fui julgado. [P, Leandro, 2016]

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/17
    · votar


    Voto no Dória, presidente cosplayer. Vai se vestir de lixeiro e combater as pixação tudo.

    makumbator
    Moderador
    # fev/17
    · votar


    Black Fire
    Mas ele nem fui julgado. [P, Leandro, 2016]

    Foram meros erros, e não crimes.

    MENDIGO_PAISANA
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    É triste dizer, mas só o PMDB pode tirar o Brasil do buraco.

    sallqantay
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    bem por aí. O populismo se dá quando existe uma ligação direta massa-líder, como se não houvesse tribunais, leis ou demais instituições (que valem muito nos EUA, especialmente para os republicanos -- daí a ironia da história, que não tem rodas, mas uma máquina de piadas prontas).

    Nesse sentido Lula não é um populista, pois não ignora o arranjo institucional como faz Trump. Vamos ver até onde ele consegue peitar as instituições, que agora também são internacionais, ao contrário do que acontecia com Vargas, por exemplo

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Voto no Dória, presidente cosplayer. Vai se vestir de lixeiro e combater as pixação tudo.

    Vai entrar no Mato Grosso tapando buraco de rodovia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o processo de Sulamericanização dos EUA