Efeitos psico-somáticos causados pelo ato de matar, na espécie humana.

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
sendo muitíssimo improvável que tenha surgido neste pouco tempo alguma alteração evolutiva que modificasse um instinto tão necessário à nossa espécie.

Qualquer um sente prazer em matar um mosquito, barata, ou mosca quando esses estão o incomodando, nesses casos a matança não é por questão de sobrevivência mas não deixa de ser "necessário". Em outras palavras o que eles sentiam era uma satisfação em fazer o que era necessário para a sobrevivência, até porque alguém morrer naquela época era bem comum, então a morte não era vista como algo tão chocante quanto é hoje.

Creio que as mesmas substancias liberadas na antiguidade ao se matar alguém são liberadas hoje com outros acontecimentos, que tenham igual satisfação. Levando em conta que para um ser das cavernas matar não era nada anormal, podemos dizer que ele sentia algo parecido com o que sentimos hoje quando compramos o que queríamos muito, ou conseguimos um bom emprego, ou ficamos com uma gatinha que estávamos afim ;) Porque achamos que isso hoje é nossa necessidade número um.

Necrophagist
Veterano
# jan/10
· votar


Já senti sim. E você?


me lembrou uma conversa q eu tive com uma mina uma vez:
eu - o q a gente vai fazer agora?
ela- eu vou beber, e voce?

... me deu vontade de matar ela...

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


Respostas?

GProtti
Veterano
# jan/10
· votar


Opa, bom tópico.
*procurando artigos*

GProtti
Veterano
# jan/10
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Killer_ape_theory corrobora a sua idéia de que "matar é natural pro homem".

GiulianoB
Veterano
# jan/10
· votar


vou matar mais alguem hoje pra saber se é isso ai mesmo e venho aqui postar !

/serial killer

brunohardrocker
Veterano
# jan/10
· votar


Sou a favor de trocar muitos hábitos naturais por hábitos artificiais.

maggie
Veterana
# jan/10
· votar


Luciano_the_rocker
engraçado que agente só tem dó dos animais, ninguem liga de matar as plantas só pq elas não tem aqueles olhos tristonhos nem são bonitinhas uhasuhasuhas

Plantas não sentem dor, ao contrário dos bichinhos.

GProtti
Veterano
# jan/10
· votar


Plantas não sentem dor, ao contrário dos bichinhos.
Nos abatedouros os animais são dessensibilizados antes de mortos, portanto não sentem dor no abate.

maggie
Veterana
# jan/10
· votar


GProtti
Nos abatedouros os animais são dessensibilizados antes de mortos, portanto não sentem dor no abate.

Já viu como funciona?
Hoje existem formas, mas na maioria dos casos o bicho sofre sim.

anonymous4
Veterano
# jan/10
· votar


Não sei se a vontade de matar deva ser encarada como premissa.

Acho que pelo contrário, a primeira vez que a gnt mata alguma coisa é estranho.

O que eu acho que acontece é que com fome ou em situação de perigo algum evento químico tira esse receio nosso e aí a gnt mata sem problemas.

Isso eu falo tanto para animais para comer como para defesa de outros humanos.

Inclusive, já ouvi dizer que o que nós chamamos de empatia é uma vantagem evolutiva que permite os seres humanos a viverem em sociedade, por isso temos um asco tão grande de matar outros seres humanos ou mesmo de ouvir falar de assassinatos.

Não vejo matar como uma nescessidade que no caso do seu tópico foi uma premissa. Eu vejo a necessidade (fome/medo) como um gatilho que desliga nossas resguardas sociais.

GProtti
Veterano
# jan/10
· votar


mas na maioria dos casos o bicho sofre sim.
Isso é regulado por lei. Além de que a qualidade da carne fica prejudicada se o animal passar por stress.

Uma conversa com um veterinário esclarece que aqueles vídeos do PETA mostram minorias que só são expressivas por chocarem tanto.

Necrophagist
Veterano
# jan/10 · Editado por: Necrophagist
· votar


Isso é regulado por lei. Além de que a qualidade da carne fica prejudicada se o animal passar por stress.

isso é true
sou jeca e arigó, sei do que eu to falando :)

shoyoninja
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
Interessante.

Mas acho que matar não é algo tão crítico para a sobrevivência quanto comer, a reprodução ou os reflexos (susto).

Considerando que matar não é algo assim tão simples e demanda grande trabalho e energia, principalmente em nossos primórdios, procurar alimentos que pudessem ser obtidos de forma mais fácil deveria ser preferível, matar deveria ser sempre a última opção, pensando em termos de eficiência e segurança.

Você disse que pesquisou a respeito, existe algo sobre efeitos similares em animais estritamente carnívoros e que vivem da caça, como tigres/leões, criados em cativeiro?

Lembrando também que nossa capacidade de matar deve ter crescido juntamente com nossa inteligência, humanos não são muito bem equipados para caçar de mãos vazias. Uma vez que existe a inteligência para decidir matar ou não uma criatura para se alimentar ao invés de agir pelo o instinto é a inteligência que será responsável pela perpetuação da espécie e é ela que será a característica transmitida.

Não sei se fui muito claro no último parágrafo. O que quero dizer é que uma vez que você pode decidir racionalmente que vai "matar para se alimentar" você não precisa ter esse impulso já programado no seu cérebro, o que exclui o último como fator evolutivo. Não elimina algo que já existe, claro, mas também não reforça. Ao passo que um membro da sociedade (mesmo que primitiva) que tenha uma inclinação em sair matando por prazer causaria danos para o resto do grupo ao invés de ajudar.

Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


Vários outros comportamentos naturais da nossa espécie, como orgasmo, susto, comer

Comer não é comportamento, é necessidade.. se eu não comer eu morro, se qualquer pessoa ficar sem comer ela morre, vc está realmente comparando isso com o ato de matar???

Alguém ai que esteja envolvido na área, conhece algum estudo, ou alguma matéria de revista, ou algo do tipo, que trate destes aspectos relacionados à supressão do ato de matar

tenho quase certeza que a compulsão pelo ato de matar seja consequência de algum desvio psicológico, não é algo natural e necessario como comer, eu não preciso matar pra estabelecer minha sobrevivência, logo creio que no caso de pessoas normais não há necessidade de algo que supra essa vontade de matar, visto que por mais que as vezes tenhamos essa vontade, ela passa quando nos acalmamos, já alguem com desvio psicologico não tem essa capacidade de parar e evitar de matar quando sente vontade.

james_the_bronson
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
Não me venham com moscas, mosquitos e baratas.

Por que não???

adnz
Veterano
# jan/10 · Editado por: adnz
· votar


Fazer um furo em uma lâmpada e encher com gasolina e depois fechar o furo. Aí colocar no lugar onde a lâmpada vai ficar (cuidar pra luz estar desligada) e esperar alguém entrar. A pessoa que acender a lâmpada vai morrer com certeza. <o>

edit: Será que funciona?

GProtti
Veterano
# jan/10
· votar


adnz
Do jeito que tem juiz sem noção, você poderia ser preso por esse post. haha

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Bom dia.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Não acredito em natureza humana, acredito na apropriação humana da natureza mediada pela cultura. Falar de evolução sem falar do modo como evoluímos COM a cultura é perda de tempo. Fomos moldados como seres que falam há muito tempo, e esse processo invalida muitas das categorias que você usa, tratando o homem como um animal e o pensamento como um osso.

lovehatelove_fe
Veterano
# mai/10
· votar


Quem fala muito bem disso é Freud, pelo pouco que li ele fala muito sobre essa questão do "id" e do inconsciente, segundo Freud o "id" é uma energia psíquica de prazer que desconhece a moral, a crença, a lógica, a ética. Fala também que o homem tem duas necessidades sem as quais não viveriamos de forma sã, o sexo e a agressão.
Assim, eu disse o que eu li de forma bem arcaica, porque não lembro as palavras exatas, mas a idéia é essa... eu li isso depois de ver um filme chamado "Natural born killers", filme o qual o roteiro é do Quentin Tarantino. Esse filme é fantástico e me instigou a curiosidade sobre os instintos humanos, dentre eles, a vontade de matar, e ai fui ler um pouco Freud. Aliás o Tarantino mostra essa questão em diversos filmes dele, Death Proof, entre muitos outros.

Acabei achando um artigo interessante que fala exatamente sobre o que você quer. Mas fora isso to lendo uma obra do Freud que chama "A interpretação dos sonhos", que é muito bom e fala sobre o inconsciente... ainda não li nenhuma parte que fala exatamente sobre a vontade de matar, mas é um assunto instigante, recomendo.

http://www.coladaweb.com/filosofia/a-natureza-humana-segundo-freud-e-c al-rogers

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


lovehatelove_fe

O general Freud querendo conquistar o inconsciente, esse história é das antigas. Imperialista a serviço de uma civilização em declínio movida por uma maquinaria de guerra infernal.

Naturalizando o que é sócio-histórico para vender drogas e tentar salvar a indústria química pela medicalização da vida cotidiana, a ciência mostra o seu despotismo e sua arrogância. Capacho do poder e do capital.

lovehatelove_fe
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Pra vc que curte grunge.. a trilha sonora do Natural Born Killers vai te agradar demais.. =p... L7 tocando Shitlist enquanto a Mallory e o Wood, que são os protagonistas, matam a galera no buteco ^^.
Esse filme é incrivel,a trilha sonora é divina... tem Leonard Cohen, Bob Dylan, Jane's Addictio...
vishhhh

"the t.v.'s go them images
t.v.'s got them all
it's not shocking!
every half an hour
someone's captured and
the cop just moves them along...
it's just like the show before
now the news is
just another show
with sex and violence..

sex is violent "J.A.

O da foto ai é o Woody, e quem ta no óculos dele é a Malory. Cara, assita!




lovehatelove_fe
Veterano
# mai/10
· votar


J. S. Coltrane
Essa crítica pode até ter alguma verdade... mas o fato é que ele era um gênio, pelo menos eu me identifiquei muito com o pouco do que li do Freud até agora. Aliás, não achei arrogância no que li ... pelo contrário... no livro que estou lendo "Interpretação dos sonhos".. ele mostrou até agora diversas visões de muitos autores sobre o assunto, sem ser arrogante e sem impor sua opinião... diferente de muitos outros atores que já li como o Nietszche.
Eu sou leiga, estudo engenharia, não tenho tempo de ficar estudando muito sobre o assunto, muito menos sobre a vida dos autores... mas pelo o pouco que li até agora, achei divino.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


lovehatelove_fe

A arrogância é justamente pelo fato dele querer colonizar o inconsciente, assim como os europeus tomaram a América. Ele faz isso por um discurso sedutor, muito lindo mesmo, mas que esconde por trás um projeto político.

lovehatelove_fe
Veterano
# mai/10
· votar


J. S. Coltrane
Olha, realmente não tenho base pra discutir isso contigo... mas eu realmente ando aprendendo muito com o que leio do Freud... responde muitas perguntas as quais eu me interesso muito.

Atomic
Veterano
# mai/10
· votar


acho provavel que essa supressao do instinto de matar cause uma certa "panguice" nas pessoas.. igual quando um animal selvagem fica muito tempo em cativeiro

tambem gostaria de ver algum estudo sobre isso

ja reparei que a distancia na classificaçao biologia eh proporcional a pena sentida ao matar.. fazer um genocidio de plantas eh trivial, matar um inseto eh legal mas um cachorro ja eh mais tabu

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil

Eu acho que alguma coisa tem a ver com as nossas necessidades básicas. Elas estão sendo supridas sem a necessidade de matar (embora a gente mata mesmo, mas de outras formas).

Pirêmide de Maslow

A fome é uma necessidade básica, de primeira necessidade conforme a pirâmide de Maslow.
Então, se no nosso estágio atual a gente trabalha para ganhar dinheiro e nos alimentar, antes de qualquer coisa, estamos suprindo essa necessidade sem sair à caça ou tendo que matar outros humanos por algum outro motivo.

Isso também é uma resposta do por que de existir maiores índices de criminalidade nas áreas de população mais pobre e faminta.

lovehatelove_fe
Veterano
# mai/10 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


J. S. Coltrane

Não acredito em natureza humana, acredito na apropriação humana da natureza mediada pela cultura.

Isso é um ponto muito polêmico... conversei com um amigo sobre isso... e ele até me convenceu em alguns pontos... disse que se houvessem formas mais dignas de vida para todos, e se a cultura dominante fosse a ética e o consciente... o ser humano não seria violento.

Mas, infelizmente, acho esse um ponto de vista muito romantico, eu não acredito que a sociedade viveria em paz de forma alguma, pois independente de cultura... a maioria das pessoas foge de padrões impostos de moral e ética... e seguem os próprios instintos de proteção ao sangue, do prazer em matar, e do sexo, ambos como forma de poder, psicologicamente falando. Sendo assim, acredito no inverso do que você disse, acredito na natureza humana, e acredito que muitas vezes ela é modelada, mas também que muitas vezes não se aflora pelo fato de alguns conceitos terem sidos impostos pela cultura. Eu acho que o mundo não chegou a esse ponto por conta do sistema não, mas sim por conta da natureza humana e o seu descontrole.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


lovehatelove_fe

O cérebro humano evoluiu com a cultura, sendo que é impossível colocar um homem sem cultura no laboratório e achar essa tal natureza humana.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos psico-somáticos causados pelo ato de matar, na espécie humana.