O Mundo Corporativo e suas nuances

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# out/09
· votar


Rato
Erros de português são muito comuns.

(...)

Surgiu à vaga
Tem aquelas coisas bacias
quase sai na porrada
muitas grandes presas
falar alguma bogem

Hohoho, porque nem tudo é detectado pelo corretor automático do Word! =P

No mais, achei o texto interessante mesmo cara, apesar de, a essas alturas, já ter mais do que consolidado na minha cabeça que esta definitivamente não é a minha praia. Daqui a uns anos, tá lá o Rato no Fantástico falando de emprego de Z a A, hehehe.

Gui
o pessoal desiste de algo pensando que é dificil

Isso não vale apenas para empregos, mas provavelmente para tudo quanto é oportunidade na vida. Desde aquela menina que o cara nem chega porque já pensa que "AQUELA ali nunca vai ficar comigo" até um monte de gente que vive falando naquele "um dia" que nunca chega... Ah, um dia eu saio desse emprego (mas achar outro é difícil), um dia eu vou abrir uma empresa (mas ter capital e enfrentar a burocracia é difícil), um dia eu vou para o Japão (mas juntar e gastar o dinheiro é difícil)...

Eu lembro que o processo seletivo da bolsa que eu recebi para estudar no Japão era propositalmente complicado, para filtrar de cara esse pessoal que desiste logo que vê uma coisa um pouco diferente. Não duvido que algumas empresas usem esse artifício também.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Bog
Eu lembro que o processo seletivo da bolsa que eu recebi para estudar no Japão era propositalmente complicado, para filtrar de cara esse pessoal que desiste logo que vê uma coisa um pouco diferente. Não duvido que algumas empresas usem esse artifício também.

Filosofia Tropa de Elite o/

"Desisto Senhor!"

Gui
Veterano
# out/09
· votar


Bog
Eu lembro que o processo seletivo da bolsa que eu recebi para estudar no Japão era propositalmente complicado, para filtrar de cara esse pessoal que desiste logo que vê uma coisa um pouco diferente. Não duvido que algumas empresas usem esse artifício também.

EXATAMENTE.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
acho q o q pega para o cobrador é a questão do plano de carreira.
Tipo, a evolução do crobrador seria, motorista? fiscal?

=/


Gui
tod se aprende =D

isso ae

Rato
Veterano
# out/09
· votar


Bog
haha
nem usei o word ^^

daqui a pouco isso vira filosofia de buteco =D

Isso não vale apenas para empregos, mas provavelmente para tudo quanto é oportunidade na vida. Desde aquela menina que o cara nem chega porque já pensa que "AQUELA ali nunca vai ficar comigo" até um monte de gente que vive falando naquele "um dia" que nunca chega... Ah, um dia eu saio desse emprego (mas achar outro é difícil), um dia eu vou abrir uma empresa (mas ter capital e enfrentar a burocracia é difícil), um dia eu vou para o Japão (mas juntar e gastar o dinheiro é difícil)...

Eu lembro que o processo seletivo da bolsa que eu recebi para estudar no Japão era propositalmente complicado, para filtrar de cara esse pessoal que desiste logo que vê uma coisa um pouco diferente. Não duvido que algumas empresas usem esse artifício também.



bem nessa.
Já passei por situações do tipo 3 concorrentes a vaga. Todos com o mesmo perfil.
O critério de desempate era o sujeito pegar e ligar para empresa para saber como estava o processo seletivo.
Os que ficaram esperando a empresa ligar, estavam fora.

Cheio dessas presepadas =D

Gui
Veterano
# out/09
· votar


Rato
Tive um que a primeira parte, deram um ovo pra cada um e sairam, falaram que a entrevistadora chegaria em breve.

Era pra perguntar o que era pra fazer com o ovo e pans...entre os candidatos a vaga e com a secretaria...

Fui o primeiro eliminado.

Questionei o que fazer com o ovo com os outros candidatos, mas de forma errada..."alguém tem noção do que fazer com essa porra? porque eles nos deram essa merda?"

Meio minuto depois me chamaram pra fora da sala, seria um dos primeiros contratados, se não tivesse falado palavra de baixo calão.

Bog
Veterano
# out/09
· votar


Gui

Hhaahah...

Mas sejamos francos, às vezes essas paradas de seleção caem num mundo totalmente bizarro. Infelizmente, seleção de emprego não é uma ciência, e sim uma arte. Dependendo de quem comanda o processo, uma mesma atitude pode tomar diferentes significados. Essa do ovo foi tosca. O cara poderia ter ficado em silêncio, mas não por lhe faltar curiosidade ou espírito investigativo, mas simplesmente porque ele sabia que o ovo não era um mistério: alguém tinha dado por algum motivo, e este motivo podia ser revelado logo em seguida, não sendo algo que precise ser investigado ou comentado no mesmo minuto. Enfim, não ter perguntado do ovo para os outros não quer dizer que, dentro da cabeça, o cara não estava se questionando, formulando hipóteses, mas ciente de que logo a dúvida seria resolvida.

No fim das contas, a pessoa acaba dependendo muito do bom senso do contratante, e o que vale mais não é o que você é, e sim o que o cara se convence de que você é. =P Mas acho que não tem muita saída, porque você só consegue conhecer mesmo as práticas, qualidades e defeitos de um profissional com alguns meses de trabalho - e trabalho próximo.

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


Olha, eu tenho vontade de entrar no mundo Corporativo'
;D
OT dando lições de vida.
E uma coisa do meu perfil, eu nunca desisto de algo!
=)
Vou relembrar como que mexe no Pack Office, deve ajudar bem no currículo!
;D

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


Gui
se não tivesse falado palavra de baixo calão.


Porra... que empresa de merda.

Se fosse eu, teriam me perdido certeza. E eu sou um cara foda. Modéstia à parte.

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


Ps: mundo corporativo: quero distância.
Ps2: tópicos relacionados: Farra com o Cartão Corporativo

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09 · Editado por: Benjamin_the_Linus
· votar


MajorKong
Ps: mundo corporativo: quero distância.
Ps2: tópicos relacionados: Farra com o Cartão Corporativo

PS3: vou comprar

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Rato

Tem plano de carreira sim... O cara se frustra e... dorgas, mano.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Eu, por exemplo, trabalho como "assistente administrativo" e não tenho perspectivas de carreira dentro da empresa que eu trabalho, e que não é pequena.

Sei lá, muitas exigências pra tão pouco... Deveria ter estudado pra ser um juiz nerd que só sabe da vida pelos livros, baba na cadeira, mas ganha bem pra caráleo... e que te julga °.°

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Ganha quanto?

McBonalds
Veterano
# out/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Mas grandes empresas atuais, prezam por essas qualidades...

brunohardrocker
Rato

Sim, para o pessoal do Marketing e afins.
Na minha ex-área (Comércio Exterior) o pessoal costuma torcer o nariz para tudo que é novo, até que eles vejam que aquilo dá certo em uma outra área. É o tipo de campo onde você só vai usar aquilo que já foi criado por outras especialidades (TI, Direito, RH, Contabilidade), não tem muito o que inovar.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Soul Wyx

Menos do que deveria... A metade do que pagariam por aí... Por outro lado, valorizo muito o ambiente de trabalho e trabalho com 4 meninas que fazem do meu trabalho menos estressante e o meu patrão é guitarrista e entende quando eu vou tocar em outra cidade, em outro Estado.

Sumerrew
Veterano
# out/09
· votar


tu escreve pra prestar atenção nos erros de portugues, mas no seu texto tem muitos, muitos mesmo :(


btw, ótimo texto

Sab_Ian
Veterano
# out/09
· votar


Rato

Eu trabalho com a porcaria do mundo corporativo. É uma bosta. Diria que 90% do que você disse é verdade. É igual em qualquer grande empresa.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


Sab_Ian
boa guras.
Tem que se acostumar.
Foda
:)


continuando com esse assunto muito interessante ^^

Sobre ensinar ...

"Não seja insubstituí­vel. Se você não pode ser substituí­do, não pode ser promovido."
Lair Ribeiro

Muitos que vc irá encontrar nesse abismo são pessoas com aquele pensamento mesquinho e às vezes inconsciente: "porra! se eu ensinar tudo para ele, ele vai tomar meu lugar".

Isso ocorre?
Sim, mas pelo que percebi, quando acontece, em 90% dos casos é que o sujeito já está de avisó prévio, vai para outro depto ou coisa parecida.
Já ouvi histórias, mas nunca presenciei algo factível a ponto de tomarem o lugar do sujeito depois que ele ensinar todo o trabalho.

Tudo deve fluir como uma escada.
A cada degrau que seu chefe subir, vc tb deve subir.
Se vc quer subir, alguém precisa administrar seu lugar.

Se porventura o sujeito tomar seu lugar, algo improvável na adm moderna, o Mercado está aí, horas. Certamente vc deu alguma brecha para perder sua posição. Não é ensinando seu trabalho que alguém vai querer te mandar embora.
Tempo ocioso é igual a tempo para aprender coisas novas.

=D

E sim, esse tipo de situação é bem típica.
:)

Rato
Veterano
# out/09
· votar


McBonalds
Na minha ex-área (Comércio Exterior) o pessoal costuma torcer o nariz para tudo que é novo,

essa área é uma porcaria, não?

thiaguinhu
Veterano
# out/09
· votar


Rato
excelente tópico =]

Morgenstern
Veterano
# out/09 · Editado por: Morgenstern
· votar


Rato

Muito bom topico cara, confirma muita coisa que eu vivencio aqui ...


- Pró-atito, sempre.

E é assim que eu estou ficando efetivo na HP =]

Obrigado Deus !!!!!

Rato
Veterano
# out/09
· votar


thiaguinhu
boa guras
:)


Morgenstern
isso ae.
Na verdade gostaria de escrever sobre isso depois de pelo menos 20 anos, mas sei lá, é mais do mesmo.

Sobre o Headhunter

Para encurtar seu 1º contato com um, as palavras networking e pró-ativo devem estar presentes no seu dia a dia.

Headhunter é o sujeito contratado pelas empresas para caçar talentos no mercado de trabalho.
Independente se está empregado ou desenpregado.
Geralmente vão atrás inicialmente dos que já estão empregados.

Aí que começa o círculo.
Muito provavelmente, quando um Headhunter ligar para você, é pq alguém te indicou.
Se a vaga que ele descrever para vc, não fazer parte do seu perfil, a grande maioria pede para que vc indique outra pessoa, que tenha o perfil adequado para a vaga.
O interessante é que eles tb não divulgam quem te indicou... enfim ...

Ano passado, pelo menos a cada 2 ou 3 meses um tipo desse aí me ligava, oferecendo emprego. Eu sempre indicava outras pessoas, já que nunca era um depto que almejava.
Compensação esse ano, se uns 3 ligaram, foi até que muito ^^.
Acho que estou fazendo algo errado =D
Inclusive, o último que me ligou eu indiquei vc Maggie.
Não comentei nada pq o sujeito não me passou muita confiança quando soube que vc era de outro Estado.

vamos falando ...

:)

TWT ICE
Veterano
# out/09
· votar


bacana o tópico.. apesar de ja ter tido dicas parecidas.. conversando por ai

McBonalds
Veterano
# out/09
· votar


Rato
essa área é uma porcaria, não?


Dá bastante dinheiro, mas a um preço muito alto.

TWT ICE
Veterano
# out/09
· votar


McBonalds
como começar nessa área?

McBonalds
Veterano
# out/09
· votar


TWT ICE
Começa com uma faculdade, hehehe.
Depois, começa a trabalhar a rede de contatos (o Q.I. é muito importante na área).

Em Comex é difícil conseguir o "primeiro emprego" (leia-se estágio), mas depois que você consegue, o "sistema" não de deixa mais sair hehehe

TWT ICE
Veterano
# out/09
· votar


McBonalds
é que eu penso em fazer relações internacionais.. gostaria de ter mais informações sobre o assunto e tal..

não sei se vc pode me ajudar, mas é verdade que o curso de RI da Unesp é voltado apenas para a área de pesquisa?

vi alguem falando sobre isso em algum lugar, estou completamente perdido haha

McBonalds
Veterano
# out/09
· votar


TWT ICE

Não sei como é o curso da Unesp, mas pelo que sei RI estuda mais a parte de política internacional (leis, organismos internacionais, economia, etc) e Comércio Exterior é mais a parte "pratica"*, para as empresas e tal.

É uma boa pra quem almeja tentar concurso pra diplomata.


*entre aspas porque tem mais burocracia do que qualquer coisa.

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


As Duas Pulgas

Muitas empresas caíram e caem na armadilha das mudanças drásticas de coisas que não precisam de alteração, apenas aprimoramento. O que lembra a história de duas pulgas.

Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a Outra:

- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.

E elas contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:

- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.

E elas contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. A primeira pulga explicou por quê:

Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.

E um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen. Resolvido, mas por poucos minutos. Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha:
Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

- E por que é que estão com cara de famintas?
Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você? Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.Era verdade. A pulguinha estava viçosa e bem alimentada. Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer:

Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?

- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.

- O que as lesmas têm a ver com pulgas?

- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me deu o diagnóstico.

E o que a lesma sugeriu fazer?

- "Não mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança".

MORAL: Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de reposicionamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Mundo Corporativo e suas nuances