Sono Polifásico - Alguém ai faz?

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09


Tô pensando em adotar o sono polifásico, no qual ao invés de dormir um bloco de 8 horas por dia você dorme 6 cochilos de 20 a 40 minutos, sem apresentar problema de saúde (teoricamente).

A grande maioria dos mamíferos realiza este tipo de sono.

Não achei na internet uma prova de que faz mal ou não, tá tudo muito no achômetro, então gostaria de ouvir aqui de quem faz este método.

E como tenho os lugares ideais pros cochilos e preciso de mais tempo pra aprender piano, violão, guitarra, violino e ainda ser pesquisador, tô achando que vale a pena.


A outra, ainda dizem que é mais fácil de acordar, coisa que tenho muita dificuldade.

thebassx
Veterano
# mai/09
· votar


com ou sem anfetaminas?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09
· votar


Sem.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


Me parece uma coisa tão maluca quanto virar vegetariano.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Mahasiah
Me parece uma coisa tão maluca quanto virar vegetariano.


Na verdade podem ser coisas praticamente opostas.
Nossa espécie tem toda uma maquinaria própria pra alimentação de origem animal e vegetal, necessitando dos dois, pelo menos em certas fases da vida, para o funcionamento correto.

Já os nossos ciclos de sono, acredita-se que o Polifásico seja o natural, visto que a grande maioria das espécies de mamíferos (mais de 90%) também apresenta este tipo de ciclo, o que não prova nada mas é um forte indício de que era natural.

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


pow, sem chances, tem dias que eu durmo umas 10 horas e ainda acordo querendo dormir mais

adnz
Veterano
# mai/09
· votar


É legal. Mas você provavelmente vai ficar mais cansado do que nunca por algum tempo, depende do seu organismo. :)
Eu acho que é algo muito útil, porém, o resto da sociedade não vive polifásicamente, logo, é uma mudança bem difícil de conseguir fazer. E antes que você concorde com o que lê na Internet, fale com o seu médico sobre isso, eu falaria. /:>

B.Frusciante
Veterano
# mai/09
· votar


Cara, acho que o problema está no fato de o sono humano ser composto por várias fases. Isso também existe na maioria dos mamíferos, mas no humano para passar de uma fase a outra demora horas.

A fase de reconhecimento do que aconteceu durante o dia(tem um nome.. algo como fase dos olhos em movimento) só chega depois de cerca de 2 horas de sono.. E esta fase é a mais importante..


Mas eu estou falando isso com conhecimentos aleatórios, não tenho certeza absoluta disso, se eu fosse você tentava pesquisar sobre essas fases do sono!


Até mais

oiio
Veterano
# mai/09
· votar


mah que frescura!!!

Kaíque
Veterano
# mai/09
· votar


eu durmo 4hrs de noite +4 de tarde, sempre assim, todo dia de semana

Sumerrew
Veterano
# mai/09
· votar


que baita bobagem...

DarkMakerX
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Acho que pode causar alguns danos.
Pelo que sei, as crianças tem que ter um sono longo para poderem "digerir" tudo o que aprenderam ao longo do dia.
Talvez essa técnica não cause problemas físicos, mas podem causar danos mentais

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09
· votar


Dogs2
pow, sem chances, tem dias que eu durmo umas 10 horas e ainda acordo querendo dormir mais


Isso acontece porque você deve estar em algumas das fases NREM (non-rapid eye movement), o ciclo do nosso sono alterna entre REM e NREM, a fase REM é a importante e quando a gente está nela é que acontecem as coisas boas do sono, ela é a primeira fase que a gente entra quando pega no sno, dai depois vem a NREM1 ai volta pra REM e ai vai pra NREM 2 e assim por diante. Se você acordar numa fase REM, você acorda sem sono, se você acordar numa fase NREM é mais difícil de acordar. Pode ser que se você dormir só 6 horas, por exemplo, você tenha mais facilidade de acordar do que se dormir 12, tudo depende da fase que você vai estar na hora que acordar.

adnz
É legal. Mas você provavelmente vai ficar mais cansado do que nunca por algum tempo, depende do seu organismo. :)

Então cara, pelo que tô lendo, nos cochilos a gente vai direto pra fase que importa do sono e algumas correntes de pesquisadores acreditam que esta é a única que importa. Outros acham que não.

Eu to pesquisando artigos científicos e sinceramente acho que isso é mais confiável do que perguntar pra médico, visto que nos próprios artigos não tem nada muito concreto.

B.Frusciante
Cara, acho que o problema está no fato de o sono humano ser composto por várias fases.

Então, como expliquei pro Dogs, tem uma fase principal que fica alternando entre as outras. Esta fase é a primeira do sono e ela que recarrega as energias. Se eu tiver vários cochilos eu terei várias fases desta ao longo do dia.

Nunca aconteceu de você estar mortão dai pegar no sono no ônibus, depois você acorda um tempinho depois e tá regeneradão? Comigo já aconteceu várias, ai fui pesquisar sobre isso e vi algumas coisas que pareceram interessantes.

Dogs2
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Isso acontece porque você deve estar em algumas das fases NREM (non-rapid eye movement), o ciclo do nosso sono alterna entre REM e NREM, a fase REM é a importante e quando a gente está nela é que acontecem as coisas boas do sono, ela é a primeira fase que a gente entra quando pega no sno, dai depois vem a NREM1 ai volta pra REM e ai vai pra NREM 2 e assim por diante. Se você acordar numa fase REM, você acorda sem sono, se você acordar numa fase NREM é mais difícil de acordar. Pode ser que se você dormir só 6 horas, por exemplo, você tenha mais facilidade de acordar do que se dormir 12, tudo depende da fase que você vai estar na hora que acordar.


Pow interessante!

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/09
· votar


Dogs2

Pow interessante!


Lembrando que mesmo eu tendo lido isso em artigos científicos, é um campo pouco estudado então a porra toda pode estar errada.

Zuzza
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Sei lá se pode ser eficiente. Para algumas poucas pessoas, acho que sim. Mas, para a maoria (essas que necessitam de 8 horas de sono/dia), acredito que não seja eficiente. A gente demora um pouco pra relaxar e precisamos de um tempo relativamente grande (e específico para cada um), para um total descanso físico e mental. Além do mais, a gente costuma dormir bem durante a madrugada, pelas características de luz, barulho, etc. Se vc começar a dormir 6 vezes por dia durante um período pequeno, vai ter que dormir durante o dia, que geralmente diminui a qualidade do sono.
A maioria dos mamíferos realiza esse tipo de descanso porque são preparados para isso. Demoram quase nada para cair no sono, não tem muita coisa pra pensar antes de dormir, ficam alertas para o caso de ataques, dormem mais que a gente, enfim... Várias coisas.

Acho interessante você tentar. E, depois, coloque o resultado aí pra gente. =)

Sumerrew
Veterano
# mai/09
· votar


eu não conseguiria, pq demoro 1 monte pra pegar no sono =/

Zuzza
Veterano
# mai/09 · Editado por: Zuzza
· votar


Sumerrew
Idem.

Edit: eu tive que fazer o ''sono polifásico'' durante uma semana por conta de estar trabalhando de madrugada e de dia ter que ir na faculdade. No final da semana, eu nem sabia meu nome. Olheiras, cansaço físico e mental... Enfim, foi horrível. E olha que se eu dormir 3/4 horas por noite, fico bem.

Kaíque
Veterano
# mai/09
· votar


mar né bom não, tem coisas essenciais pro corpo que só ocorrem após 6 horinhas de sono, por aí.

Zuzza
Veterano
# mai/09
· votar


Kaíque
Também acho que não é bom, não.
Mas o período varia muito de pessoa pra pessoa. Como disse aí em cima, se eu dormir 3 horas por noite, fico muito bem.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Isso aí nem funciona.


Já experimentei muito quando tava no colégio.

brunohardrocker
Veterano
# mai/09
· votar


Eu durmo 4 ou 5 horas por dia.

Fico cansado, mas é só isso.

Headstock invertido
Veterano
# mai/09
· votar


The Root Of All Evil
Olha só quem está por aqui...hehe

@: Acho que isso não está certo. O cerebro libera substancias importantes durante aquelas várias horas de sono.

fill.zanchez
Veterano
# mai/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


The Root Of All Evil

O seguinte cara... Eu faço porque trabalho com redes computadores de madrugada. Mas como não gosto de perder o dia, adotei a seguinte rotina com 8 períodos:

23h as 3h (acordado no trabalho, trabalhando e no FCC)
3h as 5h (dormindo - no trabalho? =p )
5h as 7h (acordado no trabalho, agora só trabalhando)
7h:30 as 9h:30 (dormindo no ônibus indo pra casa)
9h:30 as 14h (tv, FCC, almoço, família, etc...)
14h as 19h (dormindo em casa \o/ )
19h as 21h (guitarra e preparação p trabalhar)
21h:30 as 22h:45 (dormindo no ônibus indo trabalhar)

tempo acordado = 13 horas e 45 min
tempo dormindo = 10 horas e 15 min

- o horário que sinto mais sono é das 7h:30 as 11h:30
- não tenho me sentido cansado

faço isso pq é preciso... n sei se vale a pena p vc! abs!

Headstock invertido
Veterano
# mai/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


fill.zanchez
# Enviado: 4/mai/09 02:21
9h:30 as 14h (tv, FCC, almoço, familia, etc...)

Tem algo errado, não?

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


Headstock invertido
ahhhhh cara!!! vc acha q só to no FCC aquele horário...? editei ve se melhorou... =p

Headstock invertido
Veterano
# mai/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


fill.zanchez
hehehe, FCC vicia mais que heroína, comprovado! o Samuel deve ter feito algum ritual de magia negra, sei lá.

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


Headstock invertido
segue a mesma lógica viciante do Orkut, porém não é tão fútil, e se usado da maneira correta até construtivo, sendo assim pode prender um cara aqui por anos... =(

Headstock invertido
Veterano
# mai/09
· votar


fill.zanchez
Eu já estou ha mais de 2.
O Sam tá negociando minha alma com Lucifer.
=O

fill.zanchez
Veterano
# mai/09
· votar


Headstock invertido
Tá amarrado! =/

Botei umas mini-pizzas pra esquentar lá na copa... vou comer e tentar dar um cochilo (a essa é um saco + faz parte do ciclo...) =/

Bom dia a todos! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sono Polifásico - Alguém ai faz?