Vamos viajar na maionese!

Autor Mensagem
adnz
Veterano
# abr/09
· votar


Mila Turunen
Experiências passadas no sentido das que já aconteceram desde que tu nasceste.


Nascer ------------------> 14 anos --------------------> Hoje.

As experiências em '14 anos' são experiências passadas. =]

Sephiro
Veterano
# abr/09
· votar


brunohardrocker
Enfim, 1+1=2.

Não necessariamente, se o sistema matemático for booleano 1+1 = 1 =p

adnz
Veterano
# abr/09
· votar


Sephiro
Quais as tuas idéias sobre as idéias apresentadas no tópico?

Lily_guitarrock
Veterano
# abr/09
· votar


[b][/b] adnz

vc está vivendo em um matrix ou qualquer coisa do tipo?
Que filosofia!

Sephiro
Veterano
# abr/09 · Editado por: Sephiro
· votar


adnz

Eu geralmente tento evitar este tipo de tópico (filosófico), apesar de ser a favor deles, por alguns motivos: primeiro porque acho que raramente idéias sobre esse tipo de discussão são bem expostas em posts de fórums, as minhas são exemplo disso; segundo porque em geral eu tenho a tendência de escrever muito, o que acaba gerando uns "nem li" nos posts subsequentes e terceiro porque em discussões como essas existe sempre um risco grande de os participantes cairem em um abismo filosófico, onde todo mundo divaga e não há algo conclusivo e proveitoso. Então acabo preferindo ficar postando no tópico "O que vc está escutando agora parte xx" =p .

Mas vou tentar comentar alguma coisa sobre o assunto, que é meio complexo por dar margem para discussão sobre outros temas.


Universo Bolha
Sobre o primeiro tema, é como já disseram, a idéia já foi abordada em alguns filmes de sci-fi (apesar de agora conseguir lembrar somente de MIB =/) e até gosto do conceito, mas sobre a pergunta, quando se diz, quem é o personagem que criou o primeiro universo, já se admite que ele é a causa e não o efeito. Mas será mesmo? Acho que uma pergunta mais geral pode ser feita, e ela é bem antiga: o que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Ou ainda, o que é a causa e o que é o efeito? Será mesmo, em relação à sua pergunta, que existe um primeiro criador de um primeiro universo, ou no final das contas ele só estava em um universo já anteriormente criado, isto é, ele só faz parte do efeito, e não é de fato causa. A questão é, se é possível admitir um infinito positivo no tempo e no espaço, por que não admitir um infinito negativo?

Razão
Sobre a razão, não vou me ater porque o Bog fez um comentário bem elucidativo.

Livre-arbítrio
Essa discussão sobre o livre-arbítrio também é bem antiga, e remonta a uma disputa filosófica entre o determinismo e o indeterminismo. Será que temos escolha? Isto é, o resultado futuro das nossas ações são independentes das ações tomadas no passado, e depende apenas da situação presente? Ou existe algum tipo de dependência entre o resultado das nossas escolhas atuais e o histórico das nossas escolhas passadas? Do ponto de vista da teoria estocástica e da teoria quântica, se é possível conhecer todas as variáveis de um sistema e seus atuadores, é possível determinar o estado futuro deste sistema. Ou seja, não há efeito de escolha que não possa ser previsto, e assim, se conhecemos todas as variáveis do sistema, sabemos quais serão as próximas escolhas, dado que conhecemos a primeira escolha. E assim, tudo no universo poderia ser previsto. Mas tudo isso são meras conjecturas e não foi provado.

Espero não ter viajado muito =s .

Locohawa
Veterano
# abr/09
· votar


Os grandes filósofos do mundo não tem um alinhamento do que é razão. Calcule os usuários de um fórum chegarem a um consenso.

Pseudonimum
Veterano
# abr/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Razão é a combinação complexa de sentidos, e valores, que nos dão a "impressão"(como você falou) de ter algum tipo de razão.

Se podemos nos inclinar para observar uma árvore, ainda que ela possa ter várias formas de ser vista, ela é alheia a nós. Da mesma forma é a razão, justamente por ser um plano de compreensão universal. A não ser que não estejamos falando da razão enquanto lógica.

Razão não está na cabeça, é uma artificialidade à mente.

brunohardrocker
Veterano
# abr/09
· votar


Filosofia (de cima para baixo):


!?
!??
!???
!????
!?????
!??????
!???????
!????????
!?????????
!??????????
!???????????
!???????????? [...]

Rapha_krust...
Veterano
# abr/09
· votar


Imaginem que a humanidade possui tecnologias inimagináveis

Afinal, imagino ou não??

brunohardrocker
Veterano
# abr/09
· votar


Rapha_krust...

Eis a questão...

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# abr/09
· votar


a palavra "razão" vem do latim "ratzio", que significa "raio"
raio em latim é "radius". a palavra razão vem da palavra "ratio", que significa cálculo. agir de uma forma racional é calcular os efeitos de seus atos.

adnz
Veterano
# abr/09 · Editado por: adnz
· votar


Sephiro
O tópico é sobre viajar na maionese, logo, podemos viajar. E achei o teu post muito bom.

Sobre o livre-arbítrio, acho que o pensamento que eu coloquei no post inicial é a definição de determinismo. Não entendo as teorias estocástica e quântica, mas acho que, de fato, sabendo todas as variáveis de um sistema qualquer é possível prever o futuro desse sistema. O problema é abordar isso na nossa realidade, pois o universo é um sistema de muiiiiiiiiiitas variáveis e então essa "premonição" se torna quase impossível.

Sobre o 'universo bolha', acho que tu disseste uma coisa ótima que eu antes nunca tinha pensado.
A questão é, se é possível admitir um infinito positivo no tempo e no espaço, por que não admitir um infinito negativo?
Interessante pensar assim, apesar de ser inicialmente um pouco difícil de entender/aceitar... =]

Crazy Batera
Veterano
# abr/09
· votar


Minha razão ainda pulsa! =)

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


And the meek shall inherit the earth
raio em latim é "radius". a palavra razão vem da palavra "ratio", que significa cálculo.


Nossa!
Peraí, mil perdões, eu embananei tudo, vamos esclarecer:
Razão vem do latim "ratio" (corta o 'z') que vem do verbo "reor", que pode significar (dependendo do contexto) contar, calcular, medir ou juntar.
A metáfora do raio é algo alheio ao significado, e que usavam bastante por ser de praxe na filosofia fazerem paralelos entre a própria e a geometria (provavelmente na busca da perfeição na filosofia)

Desculpaí pela minha memória ruim e obrigado pelo conserto da minha gafe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos viajar na maionese!