Exercícios de Lógica

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Adrianodevil

Bete -> Morena -> França

Elza -> Loura -> Alemanha

Sara -> Ruiva -> Espanha



Loura -> Alemanha

Morena -> Bete -> França

Ruiva -> Não é a Elza - Não vai para a França


Alemanha -> Loura -> Elza

França -> Morena -> Bete

Espanha -> Ruiva -> Sara


A Bete não é a ruiva. A ruiva e a Elza não vão pra França. Então a Bete vai.

Se quem vai para a Alemanha é a loura, então a ruiva vai para a Espanha, já que a Morena vai pra França.

A ruiva não é a Elza nem a Bete, então é a Sara. Então a Elza é loura.



E novamente

_FrEd_
Veterano
# dez/09
· votar


adnz


Quando você pergunta pro 1 se ele é Deus, ele responde da. Você não sabe se da é sim ou não, você não sabe se ele falou a verdade ou mentiu.

Uai, se eu soubesse eu n precisaria de tres perguntas. A resposta só vem depois da terceira pergunta, e relacionando as combinações de respostas possiveis.

E eu vi que realmente n da certo.. haha

Espero só saber como que é pq n entendi bulhufas pelo jeito...

GuitarHouse
Veterano
# dez/09 · Editado por: GuitarHouse
· votar


O paradoxo da confirmação.

Se todo corvo é preto
Logo, todo não-corvo é não-preto?

Sedank
Veterano
# dez/09
· votar


GuitarHouse

não, todo corvo é preto, mas os não-corvos podem ou não serem pretos.

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


adnz
Existem 3 deuses A, B e C. Em alguma ordem, um deles sempre fala a verdade, um deles sempre mente e o outro fala a verdade e mente randomicamente. Eles apenas respondem a perguntas cuja resposta seja sim ou não. Porém, eles não respondem com sim ou não, e sim com "da" e "ja", que significam sim e não, em alguma ordem. Fazendo uma pergunta apenas a cada deus, definir quem é o que fala a verdade, o mentiroso e o randômico.

A -> Se vc fosse o Deus da mentira, e eu pergunto se o B é o randômico, vc me diz da?

Se da for sim

-> Se ele for verdadeiro e dizer ja, o Deus B é randômico, porque eu perguntei se ele fosse o Deus da mentira. Logo, ele tá dando uma resposta como o Deus da Mentira. Se responder da ele não é.

-> Se ele for mentiroso e dizer ja, o Deus B é randômico, porque ele iria dar uma resposta de Deus Verdadeiro, já que eu falei pra ele dar uma resposta de Deus Mentiroso.

-> Se for aleatório tanto faz a resposta dele.

Pra não haver risco de pegar o aleatório vc faz a pergunta pro C.

Aew dependendo da resposta vc sabe se o B é randômico ou não.

Se os dois responderem ja, o Deus B é randômico, se os dois responderem da, um deles é o randômico. Se for invertido, o que falou da tá falando a verdade e vc descobre o randômico.

Agora tem que saber se da é sim ou não. E eu ainda nem sei que pergunta fazer pra descobrir isso. Se alguém souber poste aew.

Não sei como descobrir o resto. O máximo que consegui é descobrir quem é o randômico.

Outra coisa, pra que fazer pergunta cada três? Se for fazer pergunta pro randômico, tanto faz a resposta dele. Oo

adnz
Veterano
# dez/09
· votar


-Toolbar-
Boa lógica.

Mas, ou eu não entendi, ou tem uma falha:

Br = B randômico
¬Br = B não randômico

A/C(v) = A/C verdadeiro, A/C(m) = A/C mentiroso. A/C randômico não precisa considerar.

Supõe da sim:
Pergunta pra A se você fosse mentiroso, e eu pergutasse se Br, você responde da?

Caso A(v) Br: responderia ja, como Br e ele seria o mentiroso, inverte o da.

Caso A(v) ¬Br: responderia da, análogo.

Caso A(m) Br: responderia da, como Br e ele seria o mentiroso, responde ja, depois inverte pra da.

Caso A(m) ¬Br: responderia ja, análogo.

Mesmas perguntas pro C, temos:

A(v) Br -> ja, C(v) Br -> ja
A(v) ¬Br -> da, C(v) ¬Br -> da
A(m) Br -> da, C(m) Br -> da
A(m) ¬Br -> ja, C(m) ¬Br -> ja

Como que você chegou na conclusão Se os dois responderem ja, o Deus B é randômico, se os dois responderem da, um deles é o randômico. Se for invertido, o que falou da tá falando a verdade e vc descobre o randômico. a partir disso?

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


adnz
Mas, ou eu não entendi, ou tem uma falha:


Sei lá. Eu só sei descobrir quem é o randômico. Mas descobrir quem mente e quem fala a verdade eu não sei.

Tá bem confuso a sua explicação por vc ter usado muitos códigos e eu to com preguiça de prestar atenção agora. Tudo bem que minha resposta escrita pode estar meio confusa, mas eu tentei. =]


Como que você chegou na conclusão Se os dois responderem ja, o Deus B é randômico, se os dois responderem da, um deles é o randômico. Se for invertido, o que falou da tá falando a verdade e vc descobre o randômico. a partir disso?


Tipo, eu usei a "teoria da contradição".

Eu utilizei como da sendo sim. Se fizer a pergunta que eu falei pro Deus A, seja ele mentiroso ou verdadeiro, ele dirá a mesma coisa. Se for verdadeiro falará uma resposta como se ele fosse o deus mentiroso e o mentiroso iria dar como se fosse o deus da verdade.

Agora nem eu entendi direito o que escrevi. haha

Testando com o C, se eles disseram da o B é o randômico. ja, um deles é.

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


(ESAF) Percival encontra-se à frente de três portas, numeradas de 1 a 3, cada uma das quais conduz a uma sala diferente. Em uma das salas encontra-se uma linda princesa; em outra, um valioso tesouro; finalmente, na outra, um feroz dragão. Em cada uma das portas encontra-se uma inscrição: Porta 1: "Se procuras a linda princesa, não entres; ela está atrás da porta 2." Porta 2: "Se aqui entrares, encontrarás um valioso tesouro; mas cuidado: não entres na porta 3 pois atrás dela encontra-se um feroz dragão." Porta 3: "Podes entrar sem medo pois atrás desta porta não há dragão algum." Alertado por um mago de que uma e somente uma dessas inscrições é falsa (sendo as duas outras verdadeiras), Percival conclui, então, corretamente que atrás das portas 1, 2 e 3 encontram-se, respectivamente:

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jun/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


1 - "Não entra, a princesa está na porta 2"
2 - "Aqui tem um tesouro e na 3 tem um dragão feroz
3 - "Pode entrar que não tem dragão

Obs: Somente uma dessas é falsa.

Isso é só pra auxiliar meu raciocinio, vou tentar e daqui a pouco mando a resposta.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jun/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


-Dan
Fácil,
1 - Dragão
2 - Princesa
3 - Tesouro

Porque: A 2 discorda de todas as outras alternativas, pois diz que tem um tesouro nela (discordando que dentro dela tem uma princesa, como foi dito na porta 1) e diz que na 3 tem um dragão (discordando do aviso da porta 3 que fala que não tem dragão). Logo, ela é a errada, pois se ela estiver certa, nenhuma das outras estará.

Agora é só organizar:

A 1 e a 3 fala a verdade, então:

A princesa está na porta 2, pois a porta 1 diz isso

O dragão não está na 3 pois ela diz isso, e se não está na 3 (e a 2 já está ocupada) só pode estar na 1.

Agora, só resta uma porta (3) e o tesouro. Logo:

1- Dragão
2- Princesa
3- Tesouro

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


[M]@a.[K]!ller

FAcil né!

Proxima:

Em uma sala de aula estão 10 crianças sendo 6 meninas e 4 meninos. Três das crianças são sorteadas para participarem de um jogo. A probabilidade de as três crianças sorteadas serem do mesmo sexo é:

_FrEd_
Veterano
# jun/11
· votar


-Dan

Somatoria das probabilidades de sairem 3 meninas ou 3 meninos:

Menina: (6/10) * (5/9) * (4/8) = 120/720
Menino : (4/10) * (3/9) * (2/8) = 24/720

Probabilidade = 148/720

Trololo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Trololo
· votar


-Dan
Aloco tive prova disso ontem o/

Calculei a prob de serem 3 meninas: 12,74%

Ai vc calcula de serem 3 meninos e soma :)

Trololo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Trololo
· votar


_FrEd_
Fiz pela função binomial, acho que ta certo.

Combinação 10, 3 a 3 * (prob de sucesso)3 * (prob de não sucesso)7

qew
Veterano
# jun/11
· votar


-Dan

Isso nao é logica é probabilidade, e é um saco =\

SODAPOP
Veterano
# jun/11
· votar


urubu, porque segue o AEIOU

Simonhead
Veterano
# jun/11
· votar


Fera - me amarro em raciocínio lógico!

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


_FrEd_
Menina: (6/10) * (5/9) * (4/8) = 120/720
Menino : (4/10) * (3/9) * (2/8) = 24/720

Probabilidade = 148/720


Isso ai, mas fica 144/720, que da 20%

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


Em um aquário há peixes amarelos e vermelhos: 80% são amarelos e 20% são vermelhos. Uma misteriosa doença matou muitos peixes amarelos, mas nenhum vermelho. Depois que a doença foi controlada, verificou-se que 60% dos peixes vivos, no aquário, eram amarelos. Sabendo que nenhuma outra alteração foi feita no aquário, o percentual de peixes amarelos que morreram foi de ?

GuitarHouse
Veterano
# jun/11
· votar


O problema da internet é que com uma simples consulta ao google qualquer um "resolve" esses problemas.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jun/11
· votar


-Dan

50% do total e 62,5% dos amarelos?

_FrEd_
Veterano
# jun/11
· votar


-Dan

A sacada é ver que os 20% dos peixes vermelhos passaram a representar 40% após as mortes, uma vez que eles permaneceram constantes.

Antes: 80 amarelos e 20 vermelhos

Depois: 20 vermelhos representam 40% do total, ou seja, o total é de 50 peixes (100%), sendo que 60%, ou seja, 30 peixes, são amarelos.

Ou seja, morreram 50 peixes (80 - 30), representando 50% do total de peixes do aquario...

-Dan
Veterano
# jun/11
· votar


ISso ai! 62,5%!

-Dan
Veterano
# jul/11
· votar


Upando pro BOG aprimorar nosso conhecimento.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/265305/p4#7694597

fuska77
Veterano
# jul/11
· votar


GANSO

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11
· votar


-Dan

legal é lógica dialética, onde não + não = indeterminação [ao contrário da formal onde não + não = sim]

Dylan Thomas
Veterano
# jul/11
· votar


J. S. Coltrane
legal é lógica dialética, onde não + não = indeterminação

mas nessa lógica sim + sim tb é uma indeterminação. hehe

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/11
· votar


Dylan Thomas

é?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Exercícios de Lógica