Qual idioma devo estudar agora?

Autor Mensagem
Diino
Veterano
# nov/07
· votar


Cri ou qualquer outro idioma que nunca ouvir falar na minha vida que tem no orkut [2]

:D

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Pra quem disse que japonês tem dificuldade de falar Esperanto, veja esse vídeo =)


Memoro de La Ŝtono, a música de abertura do Final Fantasy XI. Cantada em um Esperanto impecável por coralistas japoneses.


Diino
Desculpa a pergunta, mas você é homem ou mulher? Você fala Esperanto?

paranauê
Veterano
# nov/07
· votar


Ngm

Uma vez ouvi falar que o finlandês tem 16 casos de declinação! É verdade isso?


Quase...tem 15.
Tô quase entrando nessa parte...

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds

Hehhehe, amarrando as pontas:

Não descarto a necessidade do inglês nos dias de hoje.

Ótimo... concordamos.

seus trabalhos científicos seriam muito melhor escritos (...) escritos em Esperanto

Não sei, não conheço o Esperanto para opinar.

Todos os cursos de Esperanto são dados de graça

Sinceramente, acho que se o esperanto se tornasse hegemônico como "língua internacional", isso mudaria. Ia ter um monte de gente querendo aprender, e a demanda sempre faz aparecer quem queira capitalizar em cima.

Não que isso seja uma coisa ruim, necessariamente. Nem é uma coisa intrínceca do esperanto. Só que a gratuidade não é uma das vantagens do esperanto - tem mais a ver com o entusiasmo dos atuais falantes. Se tivesse MUITA gente aprendendo por necessidade, mudaria.

O mesmo vale para o "fazer amigos". Os esperantistas ficam amigos entre si por conta do entusiasmo que têm. Aprender esperanto, hoje em dia, tem um certo fundo ideológico, e logo todos os esperantistas tem algo que os aproxima. Mas isso mudaria bastante se tivesse gente aprendendo esperanto por necessidade, ou se o número de falantes fosse realmente grande. Novamente, isso não é uma coisa ruim do esperanto. Mas fazer amigos não é uma vantagem intrínceca do idioma, e sim do entusiasmo dos atuais falantes. Por exemplo, aqui no Japão existem uns japas que são "brasilomaníacos". Neste caso, só o entusiasmo deles em falar português os aproxima.

Outra coisa é com relação aos japoneses aprendendo: tenho a mais absoluta certeza que eles TERIAM SIM maior dificuldade. Qualquer povo, de maneira geral, tem dificuldade em aprender fonemas que não existem na sua língua nativa. O vídeo que você postou não prova nada. Conheço japas que falam muito bem inglês, espanhol e até português. Mas DE MANEIRA GERAL, eles têm muita dificuldade com o inglês, assim como os brasileiros. Tenho colegas que sequer conseguem pronunciar o meu nome. Mostrar um ou outro caso isolado não muda isso, porque eu estou falando de maneira geral. Claro, também não tenho por que duvidar de que, apesar das dificuldades, ainda seja mais fácil que inglês para eles.

Enfim, a minha ÚNICA ressalva real com relação ao esperanto é que não é um idioma que tenha se popularizado ainda o suficiente para me ser útil. Só isso. Deixo essa luta para os entusiastas como você. Eu aprendo se precisar. Até porque todos juram que é fácil de aprender...

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Bog

Certo, então vamos resumir todas essas páginas de posts que fizemos até aqui: Por que o Esperanto deve ser aprendido:

1) É mais fácil de aprender que outros idiomas, e por isso o movimento esperantista deve ser incentivado.

2) Posiciona todos os falantes em nível de igualdade. Concordamos que todos têm dificuldades, mas de forma geral, as coisas se equilibram. Por exemplo: Eu não consigo pronunciar os erres, mas a estrutura me ajuda bastante. O outro não tem afinidades com o vocabulário, mas a pronúncia das palavras é muito parecida com a sua língua materna, e por aí vai.

3) O aprendizado da língua deve ser acompanhado pelo seu lado ideológico. O objetivo do Esperanto não é apenas que o mundo aprenda a mesma língua, e sim que todos os povos se compreendam, possam dialogar e discutir com igualdade e respeitem uns aos outros. Por isso, o que no movimento chamamos de 'La Fina Venko' (A Vitória Final) não se concretizará a menos que TODOS os objetivos do Esperanto sejam cumpridos.

4) A adoção do Esperanto pouparia muito mais tempo e dinheiro para as nações, que não precisariam mais utilizar 12 línguas para passas suas mensagens.

Mas isso mudaria bastante se tivesse gente aprendendo esperanto por necessidade, ou se o número de falantes fosse realmente grande

Realmente, eu já havia pensado nisso antes, e isso muito me preocupava. Mas depois de um tempo eu tirei a seguinte conclusão: Quando as 'novas pessoas' (que aprenderem por necessidade) chegarem, elas serão lançadas em um ambiente novo, de respeito mútuo e intercompreensão, e como a tendência do ser humano em situações novas é se adaptar ao ambiente, essas 'novas pessoas' vão, por sua vez, adquirir as características do ambiente novo.

E eu digo: Na verdade, nem todos os esperantistas são amigos, mas TODOS se respeitam entre si, de modo que você nunca encontrará um racista, um nazista ou um xenófobo falando Esperanto. Eu por exemplo jamais seria amigo de alguém só porque esse alguém fala inglês ou francês, por mais que eu gostasse dessa língua, e por isso também eu jamais utilizaria esses 'sites de mochileiros' que você indicou nos outros posts, pelo simples fato de eu não conhecer meus hospedeiros.

Entretanto, já usei o 'Pasporta Servo' e usarei no ano que vem por pelo menos duas vezes e digo que nunca tive o menor motivo para temer qualquer coisa que seja. Inclusive existem relatos de pessoas que utilizaram o serviço e os hospedeiros chegaram a deixar a chave da casa com eles, quando saíam.

Desta forma, acho que se você reconhece a capacidade do Esperanto para o papel de Língua Internacional, a coisa mais sensata a se fazer seria pressionar para que isso se tornasse realidade.

Carolinee
Veterano
# nov/07
· votar


aprende alemão
depois da aulas aki no OT o/

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
Desta forma, acho que se você reconhece a capacidade do Esperanto para o papel de Língua Internacional, a coisa mais sensata a se fazer seria pressionar para que isso se tornasse realidade.

Não reconheço a capacidade do esperanto, já que não conheço o idioma. Reconheço que essa capacidade pode existir. Mas enquanto o potencial (que você acredita existir, e eu desconheço) não se realiza, prefiro deixar a luta para entusiastas como você. Eu prefiro me focar em outras coisas.

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Bog

Tudo bem, você que sabe.


Obs.: O vídeo que eu postei lá em cima foi só a título de curiosidade, não para provar nada.

Ainda a título de curiosidade, adiciono um outro texto que retrata bem as diferenças entre um falante nativo e um falante estrangeiro de determinado idioma:

A Vantagem do Inglês
Den Drown (EUA)

Eu tenho a sorte ultimamente de poder viajar bastante na Europa por causa do meu trabalho. Sou dos Estados Unidos, e por isso um amigo na Alemanha me disse que eu tenho uma vantagem de já falar, desde o berço, aquilo que se tem como mais próximo de uma língua internacional: o inglês. Eu acho que ele tem razão, mas eu fico incomodado com essa vantagem.

Sou um cidadão norte-americano, e muito me orgulho disto. Tenho orgulho que sejamos um país muito importante no mundo contemporâneo. Do que eu não me orgulho é a maneira como nós mantemos essa importância. Trata-se do uso do inglês em nosso mundo como instrumento de comunicação. Eu tenho uma vantagem. Nós norte-americanos temos uma vantagem. Nós somos a elite, nós dominamos no mundo inteiro e vamos continuar, porque eles, os outros, nunca vão poder se comunicar tão bem quanto nós. Eles trabalham anos e décadas a fio. Nunca vão nos alcançar. Nós somos a elite.

E os que falam outras línguas? Eles costumam achar que conseguem usam perfeitamente a nossa, mas por trás nós comentamos e fazemos piada dos erros que cometem. Eu tenho vontade de gritar para eles: "Vocês não conseguem ver o que então fazendo? São vocês mesmos que retiram o seu poder de comunicação! São vocês mesmos que nos colocam acima de vocês!". E acima deles nós ficaremos. Nós somos a elite e dominamos o mundo.

Eu não fico contente por ser a elite. Eis aqui um norte-americano que não se interessa em ser dominador do mundo. Sou cidadão dos EUA, mas acima disto - sim, acima disto - sou um cidadão do mundo. Vocês todos, eu os considero como amigos e até irmãos. Eu não quero ficar acima de vocês por causa de uma vantagem injusta. Eu gostaria muito mais de caminhar ao seu lado, e assim nós poderíamos dividir nossas culturas um com o outro, assim nós poderíamos ser iguais, respeitarmos um ao outro.

Mas vocês se recusam, vocês das outras línguas. Eu acho que vocês ficam cegos para a verdade. As pessoas parecem menos inteligentes do que elas realmente são quando falam com um pessoa em outra língua. Claude Piron, um esperantista, me deu esta opinião e eu cada vez mais vejo isso quando trabalho no exterior. O Esperanto foi criado para ser aprendido rapidamente e - mais importante - flexível para que todos possam usá-lo sem parecer um estrangeiro, sem parecer estúpido. O inglês, não! Se não morarem vários anos em um país de língua inglesa, vocês nunca vão dominar as regras não-escritas, uma enormidade de expressões e as nuances sutis da língua. Uma língua nacional é um labirinto que confunde o estrangeiro. É como as camadas de uma cebola, e quando vocês entendem um aspecto da língua, vocês podem estar certos que abaixo dela encontram-se exceções e nuances incompreendidas. Aprendam o inglês. É uma língua belíssima e rica, os diferentes povos que o têm como língua materna são amáveis e suas culturas muito interessantes. Mas entendam que ela não serve como instrumento de comunicação internacional. Pensem nas pessoas do seu país que cometem erros em sua própria língua, aí. Pensem nos erros que vocês cometem em sua língua materna. Vocês acha que falantes não-nativos podem concorrer de igual para igual? Vocês querem criar um mundo tão injusto? Como cidadãos do mundo, como humanidade, nós podemos nos orgulhar deste nosso mundo?

Eu queria por fim acrescentar umas reflexões sobre este mundo que criamos. Eu comecei falando dos EUA, meu país, e de como se trata de uma país importante em nosso mundo. Por que é importante? Eu acho que uma das razões principais é a nossa força. Não necessariamente a força militar, mas no comércio, relações diplomáticas, artes, esportes e tantos outros campos. Por que somos fortes assim? Eu acho que é porque somos um país de 50 Estados. Eles colaboram entre si, comunicam-se, compartilham suas diversas forças e formam uma União uito mais forte que a soma dos próprios 50 Estados. Vemos hoje que a União Européia tem a mesma consciência. Eu os convido a pensar em nosso mundo. Como ele é? Como ele poderia ser se nós, cidadãos do mundo, pudéssemos comunicar com eficiência e assim nos entender e compartilhar nossas diversas forças? Eu acho que nós não podemos criar um mundo assim, com uma língua nacional como instrumento de comunicação. Por sorte nós temos uma língua adequada, justa, que capacita qualquer pessoa a declarar: "Eis-me aqui um cidadão do mundo, um membro da humanidade. Deixe-me mostrar quem eu sou". Isso é entendimento. Isso é o que o Esperanto possibilita. Isso é o nosso mundo.

ScoobyD00
Veterano
# nov/07
· votar


Árabe.. sem mais..

Guitar_L
Veterano
# nov/07
· votar


Hebraico.
=)

Diino
Veterano
# nov/07 · Editado por: Diino
· votar


McBonalds

diinO

"o" artigo de identificação masculinO

:D

minha mae tinha (nao sei se tem ainda) um livro de esperanto, eu nao falao, ela deve saber o basico, eu era piá qdo ela tinha esse livro (ontem)...
:P
KOASKOPKOPKOPSAKOPSAPKO
to brincando fazem uns 9,10 anos
:D

mas eu nao falo nao
:S

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Diino
Ah, tá...

É que o seu nick significa Deusa em Esperanto. Dio= Deus, Diino = Deusa.
'Ino' é o 'artigo de identificação' feminino em Esperanto.

Juleea_
Veterano
# nov/07
· votar


Eu acho que francês seria melhor, porque é mais globalizada que as outras opções que você botou...

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


Mandarin

paranauê
Veterano
# nov/07
· votar



Eu acho que francês seria melhor, porque é mais globalizada que as outras opções que você botou...


Francês, a menos que tu queira ir pra França, pro Canadá ou pras ex-colônias francesas na África/Ásia, só dá currículo. Na prática, tu não vai usar pra nada.

Diino
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds

:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

ta brincando cmg?!?!?!?!?

ASOPKSAOKPAKPOKSAOPKSPAOKSAOPSAKOPSAKOPPKSOASAPKOSAKOP

porra, agorta nao da mais p muda
:S

pois eh, vai fika assim msm de Dino_SauLo
:P

mas valeu pela informação
:o

paranauê
Veterano
# dez/07
· votar


http://www.uusikielemme.fi/

Site ótimo pra finlandês.
Se tiver alguém interessado, além de mim.
Näkemiin.

WeslleyGuilber
Veterano
# dez/07
· votar


Lingua estranha...

Diino
Veterano
# dez/07
· votar


hum, util se o cara curte bandas de black metal...

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/08
· votar


Comecei a estudar francês pelo Pimsleur, duvido que vá pra frente, mas é muito batuta \o/

MoOn White
Veterano
# ago/08
· votar


Italiano

As mulheres se amarram...



Tá mais para o Frances do que italiano o.o HAUHEUAUEUAUEHA

aah as duas são bacanas \ô_

DrBrodsky
Veterano
# ago/08
· votar


Falo inglês bem, aliás entendo melhor do que falo, pois não treino conversação.

Comecei a estudar alemão, mas parei por falta de tempo. Tem uma gramática bem chata.

Agora to aprendendo sueco de autodidata. Me dei até bem com a língua.

O ideal é baixar algum curso com CD no emule.

Pretendo aprender árabe em seguida e, um dia, hebraico.

Ps: Esperanto? PQP! Não vou nem falar da utilidade, pois não ligo pra isso, mas qual é a graça de aprender uma língua que não engloba nenhuma cultura?

DrBrodsky
Veterano
# ago/08
· votar


Och ni? Vad talar ni för språk?

kktteerrii
Veterano
# ago/08
· votar


Français, com certeza!
ou Italiano se vc fez, faz ou fará Direito

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/12
· votar


Seguinte, holandês tem alguma utilidade (livros, filmes, etc)? Percebi que com o que eu sei de inglês e com meu vocabulário mixuruca de alemão (umas 200 ou 300 palavras), consigo ler boa parte dos textos da wikipedia. Então tô pensando em dar uma estudada na língua (assimil+gramática).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual idioma devo estudar agora?